Assessoria de imprensa
21/11/2023 09h21
A Caterpillar lançou ontem (20) um programa de três anos para o desenvolvimento de uma solução de energia híbrida a hidrogênio baseada em sua nova plataforma de motores Cat C13D de 13 litros para aplicações fora de estrada.
Apresentada na ConExpo em março, a versão a diesel do motor Cat C13D oferece oito classificações de potência, de 456 a 690 hp, com até 3.200 Nm de torque.
Com seis cilindros em linha, o motor permite o uso de combustíveis renováveis como HVO e biodiesel.
Além de usar hidrogênio, a arquitetura do propulsor foi projetada para desenvolvimento futuro de recursos com gás natural.
Segundo a fabricante, o projeto visa “demonstrar como sistemas de controle de última geração e componentes elétricos e híbridos podem ajudar motores movidos a hidrogênio a superar a densidade de potência e o desempenho dos motores a diesel tradicionais”.
O projeto é financiado parcialmente pelo Vehicle Technologies Office (VTO) do Departamento de Energia dos EUA (DOE), por meio do Office of Energy Efficiency and Renewable Energy (EERE).
...A Caterpillar lançou ontem (20) um programa de três anos para o desenvolvimento de uma solução de energia híbrida a hidrogênio baseada em sua nova plataforma de motores Cat C13D de 13 litros para aplicações fora de estrada.
Apresentada na ConExpo em março, a versão a diesel do motor Cat C13D oferece oito classificações de potência, de 456 a 690 hp, com até 3.200 Nm de torque.
Com seis cilindros em linha, o motor permite o uso de combustíveis renováveis como HVO e biodiesel.
Além de usar hidrogênio, a arquitetura do propulsor foi projetada para desenvolvimento futuro de recursos com gás natural.
Segundo a fabricante, o projeto visa “demonstrar como sistemas de controle de última geração e componentes elétricos e híbridos podem ajudar motores movidos a hidrogênio a superar a densidade de potência e o desempenho dos motores a diesel tradicionais”.
O projeto é financiado parcialmente pelo Vehicle Technologies Office (VTO) do Departamento de Energia dos EUA (DOE), por meio do Office of Energy Efficiency and Renewable Energy (EERE).
A Caterpillar atua como principal contratada no projeto, fornecendo pesquisa e desenvolvimento de motores, bem como integração de sistemas.
À medida que o projeto avance, outros colaboradores (acadêmicos e do setor) devem ser incluídos no programa para agregar conhecimento especializado adicional.
Disponível para os projetos-pilotos em 2025 e programado para produção em 2026, o motor Cat C13D a hidrogênio será desenvolvido nas instalações da Caterpillar em Chillicothe, Illinois, e em San Antonio, Texas.
"Cada aplicação fora de estrada tem seus próprios ciclos de trabalho, demandas de ciclo de vida e expectativas de desempenho", disse Steve Ferguson, vice-presidente sênior da Caterpillar Industrial Power Systems.
“Essa complexidade está impulsionando o desenvolvimento de uma ampla gama de soluções para viabilizar a transição energética”, ressaltou.
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