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Caterpillar anuncia projeto de motor híbrido a hidrogênio

Programado para produção em 2026, projeto para veículos fora de estrada aproveita a nova plataforma de motores Cat C13D

Assessoria de imprensa

21/11/2023 09h21

A Caterpillar lançou ontem (20) um programa de três anos para o desenvolvimento de uma solução de energia híbrida a hidrogênio baseada em sua nova plataforma de motores Cat C13D de 13 litros para aplicações fora de estrada.

Apresentada na ConExpo em março, a versão a diesel do motor Cat C13D oferece oito classificações de potência, de 456 a 690 hp, com até 3.200 Nm de torque.

Com seis cilindros em linha, o motor permite o uso de combustíveis renováveis como HVO e biodiesel.

Além de usar hidrogênio, a arquitetura do propulsor foi projetada para desenvolvimento futuro de recursos com gás natural.

Segundo a fabricante, o projeto visa “demonstrar como sistemas de controle de última geração e componentes elétricos e híbridos podem ajudar motores movidos a hidrogênio a superar a densidade de potência e o desempenho dos motores a diesel tradicionais”.

O projeto é financiado parcialmente pelo Vehicle Technologies Office (VTO) do Departamento de Energia dos EUA (DOE), por meio do Office of Energy Efficiency and Renewable Energy (EERE).

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A Caterpillar lançou ontem (20) um programa de três anos para o desenvolvimento de uma solução de energia híbrida a hidrogênio baseada em sua nova plataforma de motores Cat C13D de 13 litros para aplicações fora de estrada.

Apresentada na ConExpo em março, a versão a diesel do motor Cat C13D oferece oito classificações de potência, de 456 a 690 hp, com até 3.200 Nm de torque.

Com seis cilindros em linha, o motor permite o uso de combustíveis renováveis como HVO e biodiesel.

Além de usar hidrogênio, a arquitetura do propulsor foi projetada para desenvolvimento futuro de recursos com gás natural.

Segundo a fabricante, o projeto visa “demonstrar como sistemas de controle de última geração e componentes elétricos e híbridos podem ajudar motores movidos a hidrogênio a superar a densidade de potência e o desempenho dos motores a diesel tradicionais”.

O projeto é financiado parcialmente pelo Vehicle Technologies Office (VTO) do Departamento de Energia dos EUA (DOE), por meio do Office of Energy Efficiency and Renewable Energy (EERE).

A Caterpillar atua como principal contratada no projeto, fornecendo pesquisa e desenvolvimento de motores, bem como integração de sistemas.

À medida que o projeto avance, outros colaboradores (acadêmicos e do setor) devem ser incluídos no programa para agregar conhecimento especializado adicional.

Disponível para os projetos-pilotos em 2025 e programado para produção em 2026, o motor Cat C13D a hidrogênio será desenvolvido nas instalações da Caterpillar em Chillicothe, Illinois, e em San Antonio, Texas.

"Cada aplicação fora de estrada tem seus próprios ciclos de trabalho, demandas de ciclo de vida e expectativas de desempenho", disse Steve Ferguson, vice-presidente sênior da Caterpillar Industrial Power Systems.

“Essa complexidade está impulsionando o desenvolvimento de uma ampla gama de soluções para viabilizar a transição energética”, ressaltou.

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