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Caminhões da Volvo são 90% recicláveis

Reciclagem tem impacto no equilíbrio ambiental e na estratégia das empresas

Assessoria de Imprensa

26/06/2012 09h51 | Atualizada em 26/06/2012 15h18

Atualmente, com o avanço da tecnologia e do conceito de responsabilidade ambiental, cerca de 90% de um caminhão Volvo podem ser reciclados. Com isso, peças em boas condições podem ser usadas novamente, enquanto outras são recicladas ou utilizadas como fonte de energia.

Segundo a empresa, os materiais de fabricação são selecionados já tendo em mente a reciclagem. “Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da marca e a sustentabilidade ambiental está presente em todos os processos e produtos da empresa”, diz Lars Martensson, diretor de meio ambiente de caminhões Volvo.

Como exemplos de peças que podem ser reutilizadas, recicladas ou transformadas em

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Atualmente, com o avanço da tecnologia e do conceito de responsabilidade ambiental, cerca de 90% de um caminhão Volvo podem ser reciclados. Com isso, peças em boas condições podem ser usadas novamente, enquanto outras são recicladas ou utilizadas como fonte de energia.

Segundo a empresa, os materiais de fabricação são selecionados já tendo em mente a reciclagem. “Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da marca e a sustentabilidade ambiental está presente em todos os processos e produtos da empresa”, diz Lars Martensson, diretor de meio ambiente de caminhões Volvo.

Como exemplos de peças que podem ser reutilizadas, recicladas ou transformadas em energia, é possível citar as baterias (com 60% do peso de chumbo, 30% de ácido sulfúrico e 10% de plástico), motor, caixa e eixos (que fornecem metal que pode ser fundido e aplicado em novos componentes), óleo (que pode ser utilizado como fonte de energia em indústria de cimento), vidro, discos e tambores de freio (que pode ser reciclado por meio de fundição), pneus e borrachas (que são transformados em tapetes, cones de trânsito, compostos de asfalto e outras aplicações) e outras.

A aposta na reciclagem, no entanto, não é apenas uma questão ambiental, pois também existem importantes aspectos econômicos envolvidos. “No futuro, poderá haver escassez de metais e, quando os preços subirem, será necessário reciclar mais ainda”, prevê Martensson.

 

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