O Estado de S.Paulo / Estradão
28/09/2021 11h00
Um Volvo FH elétrico percorreu 1.099 km com uma única carga de bateria. O feito ocorreu em um campo de provas da Continental perto de Hanover, na Alemanha. A pista da fabricante de pneus é oval e tem cerca de 2,8 km de extensão. O caminhão feito pela empresa suíça Futuricum rodou 23 horas a uma velocidade média 50 km/h.
Segundo a companhia, dois motoristas se revezaram ao volante a cada 4,5 horas. No total, o Volvo FH elétrico completou 392 voltas. Portanto, bateu o recorde mundial para a mais longa distância percorrida por um caminhão rígido elétrico com uma única carga de baterias. Assim, o resultado foi oficializado no Guinness.<
...Um Volvo FH elétrico percorreu 1.099 km com uma única carga de bateria. O feito ocorreu em um campo de provas da Continental perto de Hanover, na Alemanha. A pista da fabricante de pneus é oval e tem cerca de 2,8 km de extensão. O caminhão feito pela empresa suíça Futuricum rodou 23 horas a uma velocidade média 50 km/h.
Segundo a companhia, dois motoristas se revezaram ao volante a cada 4,5 horas. No total, o Volvo FH elétrico completou 392 voltas. Portanto, bateu o recorde mundial para a mais longa distância percorrida por um caminhão rígido elétrico com uma única carga de baterias. Assim, o resultado foi oficializado no Guinness.
Antes de bater o recorde, o Volvo FH elétrico já era utilizado pela DPD. De acordo com a empresa de logística, o caminhão rodava em rodovias da Suíça. Porém, para realizar a prova o modelo ganhou atualizações. Conforme a Futuricum, as novas baterias têm 680 Kw/h de capacidade. Ou seja, a maior para um veículo do tipo na Europa.
Com isso, os quatro motores elétricos instalados nos dois eixos passaram a gerar cerca de 680 cv. De acordo com a Continental, o caminhão recebeu pneus EfficientPro. Segundo a marca, os compostos têm baixa resistência à rolagem e foram desenvolvidos para operações de longas distâncias. Assim, contribuem par reduzir o consumo de energia.
Porém, embora o Volvo FH elétrico tenha peso bruto total (PBT) de 19 toneladas, estava com a área de carga vazia. Com isso, o consumo médio de energia foi de 0,58 Kw/h a cada 100 km. Portanto, essa simulação não pode ser utilizada como parâmetro de comparação com operações reais.
De acordo com a DPD, o caminhão elétrico atua em operações entre as cidades suíças de Möhlin e Buchs. Ou seja, percorre diariamente uma rota de aproximadamente 180 km. Assim, em condições normais, carregado de carga e com o pacote de baterias convencional, a autonomia é de 300 km.
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