Assessoria de Imprensa
13/06/2024 10h44 | Atualizada em 17/06/2024 13h28
O setor de construção civil desponta como um dos segmentos de maior crescimento no país, com projeções de alta de 2,9% em 2024, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
No entanto, mesmo desempenhando um papel vital na economia, a indústria da construção ainda enfrenta preocupações significativas em relação aos acidentes.
Em todo o Brasil, ocorre em média uma morte por acidente de trabalho a cada 3 h e 40 min.
Em 2022, foram registrados 612 mil acidentes, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), sendo 2.538 fatais
...O setor de construção civil desponta como um dos segmentos de maior crescimento no país, com projeções de alta de 2,9% em 2024, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
No entanto, mesmo desempenhando um papel vital na economia, a indústria da construção ainda enfrenta preocupações significativas em relação aos acidentes.
Em todo o Brasil, ocorre em média uma morte por acidente de trabalho a cada 3 h e 40 min.
Em 2022, foram registrados 612 mil acidentes, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), sendo 2.538 fatais.
As principais causas incluem quedas de altura, queda de objetos, picadas de insetos e animais peçonhentos e lesão por esforço repetitivo (LER), além de impacto e colisões causadas por veículos.
Para ajudar a reverter esse cenário, novas tecnologias buscam contribuir para a prevenção de acidentes.
No âmbito da segurança relacionada a veículos e cargas, a videotelemetria – coleta remota e o monitoramento de dados via vídeo em tempo real – tem se tornado uma ferramenta essencial.
Segundo Victor Cavalcanti, co-fundador e CEO da Infleet, que desenvolve soluções tecnológicas para gestão de frotas, as câmeras podem ser instaladas em caminhões, tratores, guindastes, empilhadeiras, escavadeiras e outros equipamentos.
O sistema captura imagens que mostram o comportamento do motorista e as intercorrências da estrada.
“Com a videotelemetria, é possível verificar situações como uso do celular, fadiga, distração ao volante, fumar ao dirigir, frenagens bruscas, riscos de colisão, excesso de velocidade etc.”, descreve Cavalcanti.
"Quando a tecnologia identifica um desses comportamentos, uma mensagem é emitida pela câmera, funcionando como um assistente de modo de condução do motorista”, destaca.
A videotelemetria também promete acompanhamento preciso da localização e desempenho das máquinas por meio de um mapa digital do local da obra.
Cavalcanti destaca que a tecnologia é capaz de realizar um controle estrito de velocidade em regiões específicas, com o disparo de alerta sonoros em tempo real para os motoristas.
"Por meio de um aplicativo embarcado na câmera, o monitoramento da velocidade se torna até 10 vezes mais rápido e fácil que as soluções convencionais, permitindo criar uma quantidade ilimitada de 'cercas' virtuais e definir a velocidade máxima em cada uma delas", explica.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade