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Brasil necessita de investimentos em transporte sobre trilhos

Evento discute a importância do setor ferroviário brasileiro para o crescimento do país

Assessoria de Imprensa

12/11/2013 14h42 | Atualizada em 12/11/2013 17h45

Durante a NT Expo – 16ª Feira Negócios nos Trilhos realizada semana passada em SP, Guilherme Quintella, Chairman da UIC International Union of Railways, prevê que nos próximos 15 anos o mundo investira US$ 1 bilhão por dia em transporte sobre trilhos.

“É um desafio enorme que no Brasil ainda é incipiente e contamos com um vasto território a ser explorado. Temos que trazer essa cultura ferroviária para o país e aqui é o grande momento de você encontrar o que é melhor, mais moderno e mais adequado para as demandas atuais”.

O evento contou com a presença de autoridades representativas do setor metroferroviário brasileiro, como Jurandir Fernandes, secretári

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Durante a NT Expo – 16ª Feira Negócios nos Trilhos realizada semana passada em SP, Guilherme Quintella, Chairman da UIC International Union of Railways, prevê que nos próximos 15 anos o mundo investira US$ 1 bilhão por dia em transporte sobre trilhos.

“É um desafio enorme que no Brasil ainda é incipiente e contamos com um vasto território a ser explorado. Temos que trazer essa cultura ferroviária para o país e aqui é o grande momento de você encontrar o que é melhor, mais moderno e mais adequado para as demandas atuais”.

O evento contou com a presença de autoridades representativas do setor metroferroviário brasileiro, como Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, João Gouveia, Diretor de Operações da concessionária Supervia; Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); Tólio Edeo Ribeiro, coordenador geral do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); entre outros.

Segundo Fernandes, o evento foi um reflexo do que o setor vive atualmente em termos de desenvolvimento contínuo em mobilidade urbana que evoluiu consideravelmente nos últimos cinco anos. “É também um reflexo da boa imagem nacional e da confiança internacional para investir no Brasil”, finaliza.

Renovação

Segundo Ribeiro, o governo federal está examinando a proposta de renovação de frota dos vagões e locomotivas de cargas feita pela Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e ANTF (Associação Nacional de Transportadores Ferroviários) visando atender ao desenho das novas concessões ferroviárias.

Segundo o plano, as concessionárias deixariam de recolher as taxas de arrendamento e os recursos iriam para o programa de substituição de 1.429 locomotivas e 40.700 vagões obsoletos, mais lentos e de baixa produtividade.

Um programa de renovação de longo prazo, segundo Ribeiro, regularizaria o mercado de vagões e locomotivas, eliminando os picos e quedas na produção, protegendo os empregos.

 

 

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