Assessoria de Imprensa
07/07/2022 07h21 | Atualizada em 11/07/2022 15h09
A BASF vai construir uma planta para reciclagem de baterias em escala comercial em Schwarzheide, na Alemanha.
O investimento fortalece a produção de materiais catódicos ativos (CAM) e o centro de reciclagem da BASF na cidade.
Com operação prevista para o início de 2024, o site é um local ideal para o desenvolvimento de atividades de reciclagem de baterias, devido à presença de muitos fabricantes de carros elétricos e produtores de células na Europa Central.
Baseada em tratamento mecânico, a produção de massa negra é o primeiro passo no processo de reciclagem das baterias. A massa negra produzida cont&eacut
...A BASF vai construir uma planta para reciclagem de baterias em escala comercial em Schwarzheide, na Alemanha.
O investimento fortalece a produção de materiais catódicos ativos (CAM) e o centro de reciclagem da BASF na cidade.
Com operação prevista para o início de 2024, o site é um local ideal para o desenvolvimento de atividades de reciclagem de baterias, devido à presença de muitos fabricantes de carros elétricos e produtores de células na Europa Central.
Baseada em tratamento mecânico, a produção de massa negra é o primeiro passo no processo de reciclagem das baterias. A massa negra produzida contém altas quantidades dos principais metais utilizados para produzir CAM: lítio, níquel, cobalto e manganês.
Trata-se da matéria-prima para a refinaria hidrometalúrgica comercial de reciclagem de baterias que a BASF planeja construir até meados desta década.
"Com o investimento na planta de massa negra de reciclagem de baterias em escala comercial damos o próximo passo para estabelecer na BASF toda a cadeia de valor de reciclagem de baterias. Isso nos permite otimizar o processo de reciclagem de ponta a ponta e reduzir a pegada de CO2", afirma Peter Schuhmacher, presidente da divisão de catalisadores da BASF.
A reciclagem de baterias é uma alavanca importante para reduzir a pegada de CO2 de veículos elétricos, sendo fundamental para atender aos requisitos de políticas ambiciosas e voltadas para a circularidade, previstas no Regulamento de Baterias da UE proposto.
"O ciclo fechado de baterias esgotadas até o CAM para novas baterias oferece suporte a nossos clientes ao longo de toda a cadeia de valor da bateria, reduz a dependência de matérias-primas mineradas e permite a economia circular", acrescenta Schuhmacher.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade