Assessoria de Imprensa
01/09/2020 11h00 | Atualizada em 01/09/2020 12h11
A Fitch Ratings classificou, no último dia 17 de agosto, os Ratings Nacionais de Longo e Curto Prazos do Banco CNH Industrial Capital S.A. em ‘AAA (bra)’ e ‘F1+(bra)’ (F1 mais (bra)), respectivamente. A perspectiva é estável, segundo a agência. A Fitch Ratings é um dos maiores players mundiais de classificação de risco de crédito.
Na opinião da agência, o Banco CNH Industrial no Brasil é uma subsidiária estrategicamente importante para o grupo CNH Industrial pois suporta as operações do grupo no país, um mercado considerado estratégico para a operação global, principalmente no segme
...A Fitch Ratings classificou, no último dia 17 de agosto, os Ratings Nacionais de Longo e Curto Prazos do Banco CNH Industrial Capital S.A. em ‘AAA (bra)’ e ‘F1+(bra)’ (F1 mais (bra)), respectivamente. A perspectiva é estável, segundo a agência. A Fitch Ratings é um dos maiores players mundiais de classificação de risco de crédito.
Na opinião da agência, o Banco CNH Industrial no Brasil é uma subsidiária estrategicamente importante para o grupo CNH Industrial pois suporta as operações do grupo no país, um mercado considerado estratégico para a operação global, principalmente no segmento de máquinas agrícolas.
Ainda segundo a Fitch Ratings, a integração operacional e comercial entre a instituição e o grupo é importante, uma vez que o Banco CNH Industrial desempenha o papel de banco cativo das montadoras pertencentes ao grupo, importância demonstrada principalmente em momentos de inconsistência econômica.
As taxas de penetração do Banco na venda de máquinas e veículos mantiveram-se altas e estáveis.
“Mesmo diante do atual cenário econômico, a carteira de crédito do Banco CNH Industrial apresentou um crescimento de aproximadamente 15% em junho desse ano, comparado ao mesmo período de 2019. Este resultado foi favorecido por um crescimento relevante na originação de crédito em todas as nossas linhas de negócio, com destaque para os equipamentos de construção que tiveram o maior crescimento nesta comparação contra o mesmo período de 2019”, informa o presidente do Banco CNH Industrial, Heberson José de Goes.
O modelo de negócios do Banco CNH Industrial tem como foco o financiamento de clientes e concessionárias nas linhas de negócios e marcas que compõem o grupo.
Em junho de 2020, as operações de financiamento de máquinas agrícolas representavam 52,1% do total da carteira de crédito, seguidas pelo segmento de construção civil (12,3%) e veículos comerciais da marca Iveco (10,5%). Além disso, a instituição financia o estoque das concessionárias Case, New Holland e IVECO (24,0%) e recebíveis da montadora (1,1%).
Outro destaque, segundo a agência, foi a inadimplência do Banco, que se manteve controlada, mesmo em meio ao ambiente operacional deteriorado, por conta da pandemia do Coronavírus e considerando a sazonalidade de vencimentos concentrada no primeiro semestre.
A Fitch destaca em seu relatório a redução da dependência de repasses do BNDES na concessão de crédito, 64% do total do funding, comparado a 75% no ano anterior, o que, combinado às incertezas desde o início da pandemia do Coronavírus, fez com que o Banco CNH Industrial elevasse sua liquidez, por meio da emissão de instrumentos de mercado como Depósitos a Prazo com Garantias Especiais (DPGE), além de Letras de Crédito Agrícolas (LCAs) e CDBs, por meio de sua base de distribuidores parceiros. Ao final do primeiro semestre, os ativos líquidos do Banco totalizavam BRL 812 milhões, ou 22% dos depósitos totais.
Em 2020, a instituição financeira ocupa o primeiro lugar no ranking geral do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre os bancos de montadora, além do primeiro lugar no ranking Moderfrota, também do BNDES.
13 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade