Assessoria de Imprensa
11/09/2023 13h48 | Atualizada em 12/09/2023 09h21
No dia 21 de setembro, a partir das 15h, será realizado o Webinar Sobratema O avanço da conectividade nos equipamentos, que mostrará como essas tecnologias ligadas à conectividade têm contribuído para agregar valor ao mercado de máquinas, ao reduzir custos e aumentar a disponibilidade e a segurança dos equipamentos.
O evento online terá transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube.
“A conectividade permitiu uma interação em tempo real entre a máquina e seu usuário, otimizando recursos e custos, e ampliando as possibilidades para a gestão da operaç&a
...No dia 21 de setembro, a partir das 15h, será realizado o Webinar Sobratema O avanço da conectividade nos equipamentos, que mostrará como essas tecnologias ligadas à conectividade têm contribuído para agregar valor ao mercado de máquinas, ao reduzir custos e aumentar a disponibilidade e a segurança dos equipamentos.
O evento online terá transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube.
“A conectividade permitiu uma interação em tempo real entre a máquina e seu usuário, otimizando recursos e custos, e ampliando as possibilidades para a gestão da operação e manutenção, identificação de falhas, gestão de contratos de locação e de produtividade, logística, entre outros”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
A conectividade tem crescido pela maior cobertura e confiabilidade de telefone, rádio e GPS. “A chegada do 5G é um passo importante, e apesar de ainda ter uma cobertura pequena, vai avançando dia a dia”, pondera Auler Neto, que acrescenta outro ponto fundamental para o maior uso de tecnologias: a quantidade expressiva de desenvolvedores de softwares e soluções para atender todo tipo de demanda.
O vice-presidente da Sobratema comenta ainda que os aplicativos estão cada vez mais interativos e intuitivos, e os equipamentos usados pelos técnicos e mecânicos, como tablets, smartphones e notebooks estão menores, com preços mais competitivos e maior capacidade de memória.
“O desenvolvimento da Inteligência Artificial, da Internet das Coisas e do Metaverso estão trazendo também mais inovações neste terreno, portanto, considero o céu o limite”.
Entretanto, essa evolução foi gradual. Auler Neto lembra que a eletrônica embarcada entrou no mundo dos equipamentos no final na década de 1980, e os sistemas atendiam somente os fabricantes e dealers como ferramenta para consolidar o histórico de operação dos equipamentos, a fim de avaliar com mais propriedade os pleitos de garantia, de coletar dados operacionais para promover o desenvolvimento do produto.
“Esses sistemas eram escondidos e tidos como estratégicos aos fabricantes”, pontuou.
Com o rápido avanço das tecnologias e das demandas dos usuários, hoje, os sistemas de eletrônica embarcada estão incorporados em todos os equipamentos, desde os menores aos maiores e mais complexos, assim como os sistemas de gestão se tornaram importantes ferramentas para os clientes.
“Praticamente todos os fabricantes oferecem um pacote de conectividade que engloba, pelo menos, o sistema de monitoramento, motores eletrônicos e sistemas de diagnóstico e detecção de falhas”, finaliza Auler Neto.
O Webinar Sobratema O avanço da conectividade nos equipamentos terá as apresentações de Francisco Neto, gerente de engenharia, desenvolvimento e pós-venda da Sitech, Rodrigo Rotondo, CEO da Manusis4, e Vinícius Callegari, cofundador da GaussFleet. A abertura ficará a cargo de Afonso Mamede, presidente da Sobratema.
O evento é direcionado para os profissionais das áreas de equipamentos, construção, rental, infraestrutura e mineração, e fornecedores de soluções de tecnologia, startups e construtechs
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade