Assessoria de Imprensa
03/02/2025 10h54
A Armac traz para o mercado uma tecnologia que permite que suas operações tenham a disponibilidade de peças para manutenção a pronta entrega.
Trata-se de contêineres inteligentes de peças e produtos que já estão em funcionamento em 12 operações de mineração, florestal, indústria, portos, terminais ferroviários e obras de parques de energia renovável.
A nova tecnologia está presente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Operações no Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe receberão o equipamento nos próx
...A Armac traz para o mercado uma tecnologia que permite que suas operações tenham a disponibilidade de peças para manutenção a pronta entrega.
Trata-se de contêineres inteligentes de peças e produtos que já estão em funcionamento em 12 operações de mineração, florestal, indústria, portos, terminais ferroviários e obras de parques de energia renovável.
A nova tecnologia está presente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Operações no Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe receberão o equipamento nos próximos meses, totalizando mais 24 estruturas, pelo menos, neste período inicial de implantações.
O contêiner inteligente é uma solução de gestão automatizada de estoque de peças, em que o próprio mecânico consegue entrar no espaço, pegar o produto que precisa para manutenção das máquinas e, através de um sistema tecnológico integrado, escanear a peça e dar baixa no estoque.
Esse novo modelo de gerenciamento traz um grande benefício para projetos de locação (Rental) com prazos definidos de conclusão, como obras de infraestrutura rodoviária, operações de mineração e construções de parques de energia renovável, com locação de um número grande de equipamentos.
Os produtos e peças que estarão no contêiner são escolhidos de acordo com o tipo de operação e com as diretrizes da manutenção da Armac.
“Essas medidas tornam todo o processo de manutenção mais ágil e eficiente, mantendo ainda o controle e a mesma segurança que temos em uma gestão presencial. Além disso, pode reduzir custos e despesas da operação para o cliente”, afirma Arthur Vazquez, gerente nacional de Suprimentos da Armac.
O principal ganho para o cliente é a agilidade nos processos de manutenção. O contêiner possibilita que a equipe da oficina tenha em mãos as peças necessárias para que os equipamentos sigam rodando o maior tempo possível, garantindo a máxima produtividade para a operação.
“O time de manutenção não precisa mais esperar a peça chegar à operação. Isso reduz significativamente o tempo necessário para as manutenções corretivas e garante o equipamento mais tempo em operação com eficiência e segurança”, analisa Gilson Oseas, gerente nacional de manutenção da Armac.
São dois tipos de contêineres: 6 e 12 metros de comprimento, ambos com 2,34 metros de largura e 2,38 metros de altura.
A capacidade aproximada de armazenamento de produtos varia entre 3 mil e 6 mil itens. Em algumas operações, o valor de estoque pode ser superior a R$ 500 mil.
“O contêiner inteligente contribui para atender, de maneira mais eficiente, os itens de consumo direto das operações, garantindo agilidade no processo, enfatiza Vazquez.
Caso a peça não esteja disponível no contêiner o sistema integrado rastreia qual a oficina ou container da Armac mais próximo que tem o produto e já organiza o pedido e o processo de transferência.
O equipamento lançado pela companhia conta ainda com fechadura automática que permite abrir e fechar espaço através de um sistema com monitoramento em tempo real, tablet com scanner para o mecânico fazer o processo e registro de saída da peça, atendimento pelo WhatsApp para suporte e câmeras de monitoramento.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade