Sustentabilidade
Construction Equipment
28/04/2010 17h00 | Atualizada em 29/04/2010 13h30
As adequações impostas pela agência de regulação ambiental da Califórnia (Carb – California Air Resources Board), nos Estados Unidos, para a adequação às novas normas de controle de emissão de poluentes em equipamentos fora-de-estrada, estão gerando polêmicas entre construtoras, locadoras e demais empresas que operam com essas máquinas. Segundo esses usuários, a instalação dos kits para a redução de emissões nos equipamentos antigos pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida de operadores e demais profissionais que trabalham nos canteiros de obras.
Eles alegam que, devido a suas grandes dimensões, os filtros instalados para o cumprimento dessas normas podem comprometer a visibilidade nas manobras de determinados equipamento
...As adequações impostas pela agência de regulação ambiental da Califórnia (Carb – California Air Resources Board), nos Estados Unidos, para a adequação às novas normas de controle de emissão de poluentes em equipamentos fora-de-estrada, estão gerando polêmicas entre construtoras, locadoras e demais empresas que operam com essas máquinas. Segundo esses usuários, a instalação dos kits para a redução de emissões nos equipamentos antigos pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida de operadores e demais profissionais que trabalham nos canteiros de obras.
Eles alegam que, devido a suas grandes dimensões, os filtros instalados para o cumprimento dessas normas podem comprometer a visibilidade nas manobras de determinados equipamentos. Além disso, os tubos de escape também seriam posicionados em locais passíveis de provocar queimaduras nos trabalhadores. A associação nacional de construtoras (Associated General Contractors of America) já solicitou à agência federal de meio ambiente (EPA – Environmental Protection Administration) uma protelação na adoção das novas medidas pela Carb, alegando a falta de estudos mais aprofundados para a segurança nos canteiros de obras.
Para alguns analistas, as reclamações também estão relacionadas aos custos da adequação. Alguns usuários de equipamentos informam que o cumprimento às novas regras exigiria uma redução na frota de equipamentos, com consequente diminuição nos níveis de emprego, em decorrência dos investimentos necessários. A próxima etapa de controle de emissões imposta pela EPA (Tier IV) implica uma significativa redução na emissão de óxido de nitrogênio (NOx), o que exige a instalação de grandes catalisadores de uréia para a maior absorção de NOx, entre outras medidas.
05 de maio 2020
18 de fevereiro 2020
24 de setembro 2019
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade