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Americanos contestam retrofit das máquinas para o controle de emissões

Construction Equipment

28/04/2010 17h00 | Atualizada em 29/04/2010 13h30

As adequações impostas pela agência de regulação ambiental da Califórnia (Carb – California Air Resources Board), nos Estados Unidos, para a adequação às novas normas de controle de emissão de poluentes em equipamentos fora-de-estrada, estão gerando polêmicas entre construtoras, locadoras e demais empresas que operam com essas máquinas. Segundo esses usuários, a instalação dos kits para a redução de emissões nos equipamentos antigos pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida de operadores e demais profissionais que trabalham nos canteiros de obras.

Eles alegam que, devido a suas grandes dimensões, os filtros instalados para o cumprimento dessas normas podem comprometer a visibilidade nas manobras de determinados equipamento

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As adequações impostas pela agência de regulação ambiental da Califórnia (Carb – California Air Resources Board), nos Estados Unidos, para a adequação às novas normas de controle de emissão de poluentes em equipamentos fora-de-estrada, estão gerando polêmicas entre construtoras, locadoras e demais empresas que operam com essas máquinas. Segundo esses usuários, a instalação dos kits para a redução de emissões nos equipamentos antigos pode colocar em risco a saúde e até mesmo a vida de operadores e demais profissionais que trabalham nos canteiros de obras.

Eles alegam que, devido a suas grandes dimensões, os filtros instalados para o cumprimento dessas normas podem comprometer a visibilidade nas manobras de determinados equipamentos. Além disso, os tubos de escape também seriam posicionados em locais passíveis de provocar queimaduras nos trabalhadores. A associação nacional de construtoras (Associated General Contractors of America) já solicitou à agência federal de meio ambiente (EPA – Environmental Protection Administration) uma protelação na adoção das novas medidas pela Carb, alegando a falta de estudos mais aprofundados para a segurança nos canteiros de obras.

Para alguns analistas, as reclamações também estão relacionadas aos custos da adequação. Alguns usuários de equipamentos informam que o cumprimento às novas regras exigiria uma redução na frota de equipamentos, com consequente diminuição nos níveis de emprego, em decorrência dos investimentos necessários. A próxima etapa de controle de emissões imposta pela EPA (Tier IV) implica uma significativa redução na emissão de óxido de nitrogênio (NOx), o que exige a instalação de grandes catalisadores de uréia para a maior absorção de NOx, entre outras medidas.

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