P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Tendências
Voltar

Tendências

Alckmin anuncia que duplicação da Tamoios começa em março

Sobratema

26/10/2011 13h48 | Atualizada em 26/10/2011 18h31

As obras para duplicação da Rodovia dos Tamoios estão previstas para começar em março de 2012 e devem ser concluídas num prazo de 20 meses, é o que prevê o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Orçada em R$ 4,3 bilhões, a rodovia terá 53 quilômetros de extensão e facilitará a ligação com o litoral norte paulista e com o Porto de São Sebastião.

“A duplicação da Tamoios permitirá o acesso a um dos melhores portos do Brasil, que é o de São Sebastião, pois ele tem 16 metros de calado e tem uma condição geográfica privilegiada, pois não assoreia”, disse o governador.

Segundo Alckmin, a duplicação da Tamoios será feita pelo governo na parte de planalto e, em parce

...

As obras para duplicação da Rodovia dos Tamoios estão previstas para começar em março de 2012 e devem ser concluídas num prazo de 20 meses, é o que prevê o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Orçada em R$ 4,3 bilhões, a rodovia terá 53 quilômetros de extensão e facilitará a ligação com o litoral norte paulista e com o Porto de São Sebastião.

“A duplicação da Tamoios permitirá o acesso a um dos melhores portos do Brasil, que é o de São Sebastião, pois ele tem 16 metros de calado e tem uma condição geográfica privilegiada, pois não assoreia”, disse o governador.

Segundo Alckmin, a duplicação da Tamoios será feita pelo governo na parte de planalto e, em parceria com a iniciativa privada, no trecho de serra. De acordo com o governador, a obra na Tamoios é parte de um grande esforço do Estado para melhorar a infraestrutura logística e portuária no Estado, principalmente tendo em vista as perspectivas futuras em relação à produção do pré-sal.

Paralelamente à duplicação da Tamoios, serão feitos investimentos em dutos, sobretudo para o transporte de etanol até o Porto de São Sebastião. “Não dá mais para sermos competitivos transportando etanol em caminhões”, disse o governador.

Ainda em relação às obras de infraestrutura no litoral, o governador também afirmou no Fórum da Sobratema que estão em fase final a licitação para a construção de um túnel que ligará Santos ao Guarujá. Após vários estudos, quando se aventou até a possibilidade de se fazer a ligação por meio de uma ponte, definiu-se por um túnel em função da menor interferência na circulação dos navios pela região. Alckmin ainda adiantou que deve estar previsto até a passagem de um sistema de transporte de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) pelo futuro túnel. Aliás, está previsto o VLT em boa parte do litoral, ligando Santos, Cubatão e Praia Grande.

O governador também lembrou em sua palestra no Fórum Sobratema das obras que estão em andamento no interior do Estado, como as da Hidrovia Tiete-Paraná, que deverá ampliar dos atuais 6 milhões de toneladas/ano de capacidade transportada, para 20 milhões de toneladas/ano.

Alckmin confirmou que o ferroanel nos trechos sul e norte já está também em fase de licitação. “Essa obra também representará um grande passo para acelerar a movimentação de cargas que vem do interior do Estado e também de outros estados, para o maior porto do Brasil, que é Santos. Afinal de contas, essa movimentação toda não terá mais de passar pela capital paulista”, disse.

Trem-bala
Outra frente que o Estado deve abrir, é em relação ao apoio ao Trem Bala. “Se ele não sair, temos um projeto nosso, que batizamos de Expresso Bandeirantes. Seria uma ligação moderna e rápida por ferrovia entre Campinas, Guarulhos e São José dos Campos. Com isso interligaremos o maior aeroporto de cargas do Brasil, que é Viracopos, com o maior aeroporto de passageiros do País, Cumbica, além de facilitar o acesso, com a chegada até São José, ao maior porto da América Latina, que é Santos”, completou o governador.

O presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, Afonso Mamede, salientou a importância dos investimentos que o governo do Estado está fazendo, que só em 2012 totalizam R$ 24 bilhões. Mamede ressaltou que o setor de infraestrutura aplaude esse tipo de ação do Estado, sobretudo num momento crítico vivido pelas maiores economias do mundo.

“Muitos analistas internacionais dizem, no entanto, que parte da solução dessa crise passa exatamente pelos países do BRIC, Brasil, Rússia, Índia e China”.

De acordo com Mamede, a Sobratema vem cumprindo um papel importantíssimo para colaborar com o País nesse contexto internacional crítico.

A Sobratema também é organizadora e promotora das maiores feiras do setor de infraestrutura no País. Uma delas, a M&T Expo, que será realizada no ano que vem, já é a maior e a mais importante feira de negócios de equipamentos para construção do hemisfério sul, tendo gerado, na edição de 2009, vendas estimadas em R$ 800 milhões.

“Assim, temos a certeza de que contribuímos, em pouco mais de 20 anos de existência, para o aprimoramento, o reconhecimento e o fortalecimento tanto dos profissionais como das empresas que participam do Novo Brasil que todos nós almejamos”, encerrou Mamede, que falou para uma plateia superior a 400 pessoas, entre os quais engenheiros, técnicos, arquitetos e consultores empresariais ligados à cadeia da construção.

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E