Assessoria de Imprensa
11/11/2024 10h52 | Atualizada em 11/11/2024 13h18
O mercado de implementos rodoviários se rende cada vez mais ao aço inoxidável.
Na maior feira de transportes da América Latina, Fenatran, pelo menos seis grandes fabricantes de caçambas e graneleiras apresentaram novos modelos confeccionados em aço inox Endur, fabricado pela Aperam.
Isso é algo inédito na história da feira, considerada o “Salão do Automóvel” do setor de transporte de carga, que termina nesta sexta-feira, em São Paulo.
São nove carretas expostas: uma tradicional com tanque em inox 304, trazida pela Metanox; Quatro empresas trouxeram as caçambas basculantes em Endur: Facchini, Librelat
...O mercado de implementos rodoviários se rende cada vez mais ao aço inoxidável.
Na maior feira de transportes da América Latina, Fenatran, pelo menos seis grandes fabricantes de caçambas e graneleiras apresentaram novos modelos confeccionados em aço inox Endur, fabricado pela Aperam.
Isso é algo inédito na história da feira, considerada o “Salão do Automóvel” do setor de transporte de carga, que termina nesta sexta-feira, em São Paulo.
São nove carretas expostas: uma tradicional com tanque em inox 304, trazida pela Metanox; Quatro empresas trouxeram as caçambas basculantes em Endur: Facchini, Librelato, Rossetti e Truckvan; e também estão em exposição quatro novas carretas graneleiras apresentadas pelos fabricantes Randon, Facchini, Librelato e Truckvan.
“É a virada do aço inox no segmento de implementos rodoviários”, comemora João Paulo Porto, engenheiro de aplicações da Aperam South America.
Ele participou da concepção desse projeto ousado, há cinco anos, quando a siderúrgica identificou que o desgaste rápido dos modelos existentes até então, no transporte de cargas corrosivas, era uma das grandes dores das empresas transportadoras.
Porto explica que os tanques em inox já estão consolidados no mercado, enquanto a fabricação de caçambas e graneleiras com o material é uma novidade no setor. Nesses equipamentos, os fabricantes adotaram o aço especial Endur.
Segundo ele, maior vida útil dos implementos, menor consumo de recursos naturais e maior resistência à corrosão são características cada vez mais demandadas pelo setor de transporte de cargas, em função da necessidade de mais sustentabilidade em todas as partes da operação: do meio ambiente ao próprio negócio.
“Os equipamentos em aço inoxidável Endur, um desenvolvimento exclusivo da Aperam para atender a essa necessidade do mercado, estão se consolidando com o material mais avançado nesse sentido”, acrescenta o engenheiro.
Porto acrescenta que, atualmente, 6% dos implementos rodoviários em circulação já são fabricados com Endur, e a expectativa de Aperam é alcançar uma fatia ainda maior do mercado nos próximos anos.
“Temos atualmente cerca de 3.000 caçambas em inox circulando no país, e a tendência é de crescimento”.
Roberto Bamenga Guida, gerente executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, também comentou o bom momento do aço inox.
“O sucesso na Fenatran 2024 é a consolidação de um trabalho de desenvolvimento de produto e mercado. Inovações sempre moveram o mundo e, através da inovação, estamos fortalecendo o mercado de inox no Brasil.”
11 de novembro 2024
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