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A importância do setor privado no auxílio às vítimas das chuvas no RS

Segundo Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para Massey Ferguson, o apoio das empresas em momentos de crise contribui para uma relação de confiança com a comunidade local

Assessoria de Imprensa

25/06/2024 15h01 | Atualizada em 01/07/2024 13h32

Por Angélica Kanashiro*

As chuvas intensas no Rio Grande do Sul têm causado estragos significativos, afetando milhares de famílias, comunidades inteiras e diversas operações empresariais.

Em meio a essa calamidade, a importância do envolvimento das empresas se torna ainda mais evidente, não apenas como um gesto de responsabilidade social, mas também uma necessidade moral e estratégica para a recuperação da região.

O apoio das empresas em momentos de crise contribui para uma relação de confiança com a comunidade local.

Ao atuar de maneira proativa para ajudar seus colabora

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Por Angélica Kanashiro*

As chuvas intensas no Rio Grande do Sul têm causado estragos significativos, afetando milhares de famílias, comunidades inteiras e diversas operações empresariais.

Em meio a essa calamidade, a importância do envolvimento das empresas se torna ainda mais evidente, não apenas como um gesto de responsabilidade social, mas também uma necessidade moral e estratégica para a recuperação da região.

O apoio das empresas em momentos de crise contribui para uma relação de confiança com a comunidade local.

Ao atuar de maneira proativa para ajudar seus colaboradores e comunidades afetadas, é possível estimular um ambiente de cooperação e solidariedade mútua. Este tipo de liderança inspira a seguir o exemplo, criando uma rede de suporte mais ampla e eficaz.

A AGCO, por exemplo, se mobilizou para coletar e distribuir itens essenciais, como alimentos, água, produtos de limpeza e roupas, oferecendo apoio para aqueles que perderam tudo.

O envio de doações, cerca de 950 toneladas de donativos até o momento, está sendo coordenado diariamente por meio de caminhões para as áreas afetadas.

Com a participação de colaboradores voluntários, já foram distribuídas 44 mil refeições produzidas no refeitório da fábrica da AGCO, em Canoas (RS).

É impressionante ver a capacidade das pessoas de solidarizar e buscar apoiar, doando-se da forma como pode. Em alguns dias, tínhamos montado um novo mecanismo de gestão da catástrofe e vários líderes realizando atividades nunca antes treinadas ou pesada por eles, de forma incrivelmente dedicada e cuidados dos dados, anotando os números, fazendo os cálculos, verdadeiros especialistas voluntários.

A situação dos funcionários na região de Canoas, Porto Alegre e arredores está sendo monitorada de perto, totalizando 1.567 pessoas, permitindo oferecer assistência imediata àqueles em situação de risco. Um canal de comunicação foi aberto para os colaboradores que necessitem de assistência imediata e um serviço telefônico de suporte emocional e psicológico. Recentemente a AGCO realizou por meio da AGCO Foundation e em parceria com a Brazil Foundation uma doação de $ 100.000 dólares para suporte aos impactados pelas enchentes e realizou a contratação da Global Communities para suporte com mapeamento e entrega de suprimentos aos colaboradores afetados.

Outras iniciativas relacionadas a saúde e prevenção de doenças estão sendo adotadas e a AGCO segue com um plano robusto para minimizar os impactos dessa tragédia no âmbito comunitário com suporte aos órgãos locais através do empréstimo de equipamentos e voluntariado assim como segue focada nos seus colaboradores.

A empresa disponibilizou tratores para entidades como Cruz Vermelha e Federarroz, que são reconhecidas por estarem realizando um excelente trabalho à frente de catástrofes, para apoiar o escoamento de água em Canoas e Porto Alegre.

A AGCO também auxilia na remoção de entulho e desobstrução de acessos com o empréstimo de tratores com lâmina traseira e concha carregadeira.

Além do suporte aos colaboradores, a companhia também está focada em oferecer auxílio aos produtores rurais, realizando contatos telefônicos e disponibilizando orientações sobre seguro dos maquinários, apoio no recolhimento de equipamentos danificados e deslocamento para oficinas.

Um manual foi desenvolvido por especialistas da empresa, oferecendo orientações detalhadas para a manutenção inicial de máquinas que foram submersas pelas enchentes.

Esse recurso é essencial para ajudar os agricultores a lidarem com os danos causados aos equipamentos de forma adequada. Ações locais para doação de alimentos para gado de corte e leiteiro, incluindo silagem, também estão sendo realizadas.

Com três de suas quatro fábricas localizadas no Estado do RS, a empresa segue buscando atuar proativamente com as autoridades e comunidades locais. Para garantir uma resposta ágil e ativa, estabeleceu um comitê diário dedicado a entender e analisar as melhores formas de apoio.
A companhia trabalha em colaboração com os concessionários do Rio Grande do Sul para que as necessidades locais sejam rapidamente identificadas, permitindo uma resposta mais coordenada e eficaz.

O Estado enfrenta desafios significativos e o fortalecimento do vínculo com a comunidade, a responsabilidade social e o incentivo ao voluntariado são exemplos de uma resposta empresarial robusta em tempos de crise.

Essas ações reforçam a importância do setor privado na reconstrução do Rio Grande do Sul, desenvolvendo soluções que minimizem os impactos negativos das enchentes e promovam a segurança.

Acreditamos no poder de reconstrução do povo gaúcho e estamos investindo o que for necessário para que a nossa força de trabalho também esteja amparada e fortalecida para essa retomada.

*Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para Massey Ferguson

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