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4Truck atinge a marca de 100 baús com teto laminado de fibra de vidro

Primeiras 100 unidades fabricadas fazem parte de um pedido da locadora Vamos, com 190 implementos 

Assessoria de imprensa

01/11/2023 08h01 | Atualizada em 06/11/2023 12h48

Atendendo um pedido da locadora Vamos, a 4Truck Implementos Rodoviários entregou os 100 primeiros baús com teto em fibra de vidro para caminhões.

As primeiras 100 unidades fabricadas fazem parte de um pedido com 190 implementos rodoviários.

A inovação promete maior sustentabilidade, diz a empresa, uma vez que os laminados de fibra de vidro são fabricados com resina proveniente de PET reciclado.

Por ser mais leve, o material também otimiza o processo de confecção e manufatura, demandando menos tempo de fabricação.

“Além disso, contribui para a melhora da vida útil do veículo e reduz a emissão de carbono nos trajetos e na fabricação’, afirma a fabricante.

Para cada quilo de resina produzida são utilizados 0,25 kg de garrafas PET, trazendo em voga o conceito de economia circular – que visa um melhor uso de recursos naturais por meio de processos de fabricação com menor dependência de matérias-primas virgens e soluções mais duráveis e renováveis.

Num ensaio de impacto, usado para medir o comportamento de um material qua

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Atendendo um pedido da locadora Vamos, a 4Truck Implementos Rodoviários entregou os 100 primeiros baús com teto em fibra de vidro para caminhões.

As primeiras 100 unidades fabricadas fazem parte de um pedido com 190 implementos rodoviários.

A inovação promete maior sustentabilidade, diz a empresa, uma vez que os laminados de fibra de vidro são fabricados com resina proveniente de PET reciclado.

Por ser mais leve, o material também otimiza o processo de confecção e manufatura, demandando menos tempo de fabricação.

“Além disso, contribui para a melhora da vida útil do veículo e reduz a emissão de carbono nos trajetos e na fabricação’, afirma a fabricante.

Para cada quilo de resina produzida são utilizados 0,25 kg de garrafas PET, trazendo em voga o conceito de economia circular – que visa um melhor uso de recursos naturais por meio de processos de fabricação com menor dependência de matérias-primas virgens e soluções mais duráveis e renováveis.

Num ensaio de impacto, usado para medir o comportamento de um material quanto à sua fragilidade, foram comparados uma chapa de alumínio de 0,70 mm de espessura e um laminado de resina poliéster com fibra de vidro com 2 mm de espessura.

A fibra apresentou melhor avaliação em 15 características, incluindo maior resistência a impactos e rasgamento, maior isolamento de temperatura e durabilidade, além de oferecer custo menor de manutenção.

Outra vantagem é que a fibra de vidro apresenta uma condutividade térmica menor em comparação com o alumínio, reduzindo a ocorrência de gotejamento por condensação causado pela umidade interna de carrocerias.

A produção do material, sem divisões e emendas entre as chapas, dispensa a vedação interna, que é realizada apenas nos cantos e no lado externo do baú.

Devido a essas características, as lâminas de fibra de vidro apresentam resistência à água, corrosão e ferrugem.

“Hoje, vemos que as empresas estão preocupadas com a sustentabilidade e, por isso, buscam implementos cada vez mais leves, que garantam maior capacidade de carga e menor consumo de combustível no dia a dia”, comenta Osmar Oliveira, CEO e fundador da 4Truck.

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