P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.64 - Abr/Mai 2001
Voltar
Transporte

Volvo amplia suporte aos frotistas

Além do Plano de Manutenção, que otimiza custos e garante melhor performance e maior disponibilidade da frota, a Volvo do Brasil está lançando um programa inédito de intercâmbio entre gerentes.

Considerado como mais uma das ferramentas oferecidas dentro de seu “Conceito Total de Negócios”, para assegurar condições ideais de produtividade aos empresários de transporte, o Plano de Manutenção da Volvo do Brasil chega ao quinto ano de seu lançamento com características únicas, baseadas na experiência pioneira da empresa nesse tipo de serviço.

Para disponibilizar essa gestão de manutenção de frota, a Volvo criou a área de Produtos de Gestão de Frota, que mantém o controle total dos veículos cobertos pelo plano de manutenção. Além desse serviço, a Volvo também acaba de implementar um programa inédito de intercâmbio de conhecimento e experiências, o Treinamento Prático de Gerentes de Manutenção de Frotistas”. Voltado para gerentes de manutenção e operação dos clientes frotistas de ônibus da América do Sul


Considerado como mais uma das ferramentas oferecidas dentro de seu “Conceito Total de Negócios”, para assegurar condições ideais de produtividade aos empresários de transporte, o Plano de Manutenção da Volvo do Brasil chega ao quinto ano de seu lançamento com características únicas, baseadas na experiência pioneira da empresa nesse tipo de serviço.

Para disponibilizar essa gestão de manutenção de frota, a Volvo criou a área de Produtos de Gestão de Frota, que mantém o controle total dos veículos cobertos pelo plano de manutenção. Além desse serviço, a Volvo também acaba de implementar um programa inédito de intercâmbio de conhecimento e experiências, o Treinamento Prático de Gerentes de Manutenção de Frotistas”. Voltado para gerentes de manutenção e operação dos clientes frotistas de ônibus da América do Sul, o programa tomou por base pesquisa realizada pela fabricante que apontou, entre outras, a necessidade dos frotistas de conhecer melhor a estrutura por trás dos produtos, da fábrica às concessionárias.

A expectativa agora, afirma Evalner Turci Sidney, gerente de Suporte Técnico ao Produto - Ônibus para América do Sul, é estender o programa a outros países da América Latina para “oferecer a possibilidade confirmação da alta qualidade e tecnologia de nossos produtos através do contato direto entre os clientes da marca”.

Máximo Desempenho e Menor Custo

Segundo o gerente de Produtos de Gestão de Frota, Giovanni Lo Bianco, a essência do plano de manutenção é garantir que o cliente possa “utilizar ao máximo os veículos de transporte, reduzindo custos de manutenção e riscos de operação e obtendo, assim, o melhor desempenho da frota”.

Para isso, um estudo detalhado da operação do cliente define o custo por quilômetro rodado e a prestação mensal fixa do plano para prazos que podem variar até cinco anos, conforme o tipo de contrato. A vantagem dessa prestação, que passa a ser considerada na planilha de custos, é possibilitar um melhor planejamento do fluxo de caixa da empresa. Além disso, o cliente conta com mão-de-obra especializada, peças de reposição genuínas e cobertura nacional, sem necessidade de cadastro ou aprovação de crédito. Para Lo Bianco, o plano “evita custos e investimentos com oficina própria, otimiza a performance, dá maior disponibilidade e assegura um maior valor de revenda ao veículo, que possui histórico assinado pela fábrica e sua rede”.

A Volvo conta, ainda, com “gestores de planos de manutenção” em cada uma de suas 73 concessionárias, que acompanham a quilometragem mensal percorrida, identificam os itens que necessitam de manutenção e elaboram uma programação de atendimento para envio à concessionária mais próxima do local de operação do veículo. Por esse sistema é possível, por exemplo, realizar a revisão de um caminhão com plano contratado em Curitiba (PR) e operando em Recife (PE), através do gestor da concessionária dessa cidade. Para facilitar a identificação, todo veículo coberto pelo plano tem um adesivo vermelho fixado no canto esquerdo inferior do para-brisa.

Intercâmbio

O primeiro intercâmbio do programa de “Treinamento Prático de Gerentes de Manutenção de Frotistas” foi realizado com gerentes de frotas vindos de Cuba, país onde a quase totalidade dos veículos de turismo e transporte rodoviário de passageiros é da marca Volvo e com a empresa Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa (PR), que possui uma frota de aproximadamente 300 veículos e certificação ISSO 9002.

De acordo com José Gulin, chefe de Manutenção da Veracuba, o intercâmbio criou a oportunidade de conhecer formas diferentes de se trabalhar com a manutenção de uma frota. “Menos de duas semanas após o curso, já estamos aplicando os novos conhecimentos que trouxemos para nossas oficinas”, afirmou. Para Oswaldo Schmitt, diretor de Ônibus da Volvo, não só os clientes buscam uma maior transparência, como é também necessária uma total consciência da qualidade dos e serviços oferecidos dos pela marca. “Estamos colocando nossos ônibus à prova, mas com muita tranquilidade, já que temos uma plataforma global de produção que segue os mais rígidos conceitos de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente", acrescentou.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema