Banner 1 Milhão Topo

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.297 - Setembro 2025
Voltar
CONCRETE SHOW 2025

Vitrine da inovação

Feira reúne mais de 450 marcas nacionais e internacionais, incluindo alguns dos principais fabricantes e fornecedores de máquinas e equipamentos voltados para o setor
Por Melina Fogaça

Foto:INFORMA MARKETS


Realizada em São Paulo (SP) entre os dias 19 e 21 de agosto, o Concrete Show South America 2025 chegou à sua 16ª edição no Brasil reunindo mais de 450 marcas nacionais e internacionais. Com mais de 32 mil m² de área expositiva, o evento recebeu um público de 26.541 visitantes (+14,4%), consolidando a posição de importante vitrine para a divulgação de tecnologias e equipamentos no país, além de geração de negócios e disseminação de conhecimento técnico para o setor.

Na abertura, o presidente da Informa Markets (organizadora da feira), Marco Basso, destacou o papel da feira em “conectar mercados e gerar negócios para os principais setores da economia”. “Não é apenas no tamanho que o setor impressiona, mas também na capacidade de inovação”, reforçou Fernando D’Ascola, head de infrae


Foto:INFORMA MARKETS


Realizada em São Paulo (SP) entre os dias 19 e 21 de agosto, o Concrete Show South America 2025 chegou à sua 16ª edição no Brasil reunindo mais de 450 marcas nacionais e internacionais. Com mais de 32 mil m² de área expositiva, o evento recebeu um público de 26.541 visitantes (+14,4%), consolidando a posição de importante vitrine para a divulgação de tecnologias e equipamentos no país, além de geração de negócios e disseminação de conhecimento técnico para o setor.

Na abertura, o presidente da Informa Markets (organizadora da feira), Marco Basso, destacou o papel da feira em “conectar mercados e gerar negócios para os principais setores da economia”. “Não é apenas no tamanho que o setor impressiona, mas também na capacidade de inovação”, reforçou Fernando D’Ascola, head de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets Latam.

Segundo ele, a indústria do concreto já representa quase 6% do PIB nacional, sendo que a projeção de crescimento da construção civil é de até 2,5% em 2025. “Vemos uma adoção crescente de tecnologias digitais, soluções sustentáveis e processos mais eficientes, como uso de inteligência artificial, automação e métodos construtivos industrializados, que reduzem custos, prazos e impactos ambientais”, completou.

Cerimônia de abertura refletiu o tom de otimismo que permeia o setor da construção. Foto:INFORMA MARKETS


O tom otimista foi compartilhado por representantes do setor e empresários. “Estamos otimistas com a expansão de novas construções, mas atentos aos desafios, especialmente na capacitação com vistas à produtividade e qualidade”, afirmou Newton Cavalieri, representando a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ressaltando o avanço do emprego formal no setor, que já ultrapassa 3 milhões de colaboradores.

Neste ano, a feira trouxe novidades como a Praça de Alvenaria e o inédito espaço Mega Demo, com demonstrações de construções eficientes e sustentáveis. Além de diversas atrações em processos e tecnologias construtivas, o evento também não deixou por menos no que se refere a lançamentos e atualizações em máquinas e equipamentos para o setor do concreto, reunindo alguns dos principais fabricantes e fornecedores do país.

Nas próximas páginas, confira alguns destaques do Concrete Show, que volta a ocorrer entre os dias 25 e 27 de agosto do próximo ano, novamente na capital paulista.

NOVIDADES

O Grupo Convicta preparou dois lançamentos para o evento, incluindo a central de concreto C53B, equipada com balança dupla, e a inédita betoneira C-14.000 R, um modelo rebocável de 14 m³ montado sobre semirreboque de três eixos. “Inspirada em práticas internacionais, essa solução permite que as concreteiras usem cavalos mecânicos já existentes em suas frotas, reduzindo custos de logística e aumentando a capacidade de transporte de concreto em cada viagem”, afirmou Suelen Prudente, diretora comercial da empresa, destacando que o usual é o transporte de apenas 8 ou 10 m³ por viagem. “Além disso, as concreteiras que já possuem cavalos mecânicos para transporte de agregados podem aproveitar esses mesmos veículos para economizar ainda mais, sem a necessidade de maiores investimentos”, complementa.

Outro diferencial é a operação independente, pois a betoneira conta com motor diesel próprio, que permite continuar trabalhando mesmo desacoplada do cavalo. “Isso possibilita que o caminhão seja utilizado em outras funções, enquanto a betoneira realiza mistura ou descarga do concreto na obra”, explica.

Montada sobre semirreboque de três eixos, a betoneira rebocável Convicta C-14.000 R tem capacidade de 14 m³. Foto:MELINA FOGAÇA


Segundo a diretora, a novidade não substitui totalmente as betoneiras tradicionais, mas oferece mais uma alternativa valiosa para diferentes necessidades e combinações logísticas. “Em conjunto, esses dois lançamentos têm a proposta de garantir a agilidade na produção”, destacou.

A Liebherr, por sua vez, exibiu a primeira betoneira montada sobre caminhão 10x4 do Brasil. De acordo com Gian Romano, gerente divisional de vendas de tecnologia de concreto da marca, o modelo HTM-1004 é montado sobre o caminhão protótipo Mercedes-Benz 3330B 10x4 e conta com capacidade para 10m³, atendendo à legislação de pesos. “Baseada no Atego 3330 8×4 da Mercedes-Benz, essa versão recebeu um quinto eixo de rodado duplo direcional visando otimizar operações com balão de 10 m³”, informou o especialista.

Além desse destaque, a empresa divulgou equipamentos já conhecidos do portfólio, como o caminhão-betoneira HTM 804 e a betoneira hidráulica sobre caminhão HTM 1004, além da pá carregadeira L 538 Plus, indicada para concreteiras que “precisam de alta produtividade e máxima economia”, que também marcou presença no estande. “Essa pá carregadeira entrega um menor peso operacional, sem perder da capacidade de carregamento, o que resulta em uma redução do consumo de combustível e desgaste dos freios e pneus, além de rápidos ciclos de trabalho”, assegurou Julio Ramos, supervisor de vendas da área de movimentação de terra da Liebherr Brasil.

No Concrete Show 2025, a Putzmeister reservou lançamentos de peso para o mercado brasileiro, incluindo as bombas lanças SY 56 RZ6 e 68 RZ6, fabricadas pela Sany, controladora da marca.

Estrela da Liebherr, a betoneira HTM-1004 foi anunciadacomo a primeira do Brasil montada sobre caminhão 10x4. Foto:MELINA FOGAÇA


A SY 56 RZ6 é um modelo de 56 m montado sobre caminhão Mercedes-Benz 10x4, enquanto a bomba lança SY 68 RZ6 é montada sobre caminhão Scania 10x4 e chega a 68 m, o que a torna a maior bomba da América Latina, Caribe e México. “Os dois projetos levaram praticamente um ano para ficarem prontos, tanto pela montadora de caminhões, quanta pela Sany, fabricante do equipamento”, ressaltou o gerente de vendas Rodrigo Satiro, acrescentando que a Putzmeister fornece suporte, garantia e peças de reposição para os equipamentos.

A Schwing Stetter preparou o lançamento de dois novos equipamentos, incluindo a autobomba lança XS 33 (com 5 braços e alcance vertical de 33 m) e a autobetoneira AM8FHC, além de destaques como a linha de bombas rebocáveis SP 500 e a autobomba 36X. Montado sobre caminhão 6x4, o modelo XS 33 é equipado com bateria de bombeio com rendimento de 130 m³/h, tubo “S” e sistema hidráulico aberto, enquanto a autobetoneira AM8FHC é equipada com redutor hidráulico ZF e bomba hidráulica Bosch Rexroth, oferecendo capacidade de 8 m³. “Esses equipamentos despertaram a atenção dos visitantes, gerando muitos negócios”, comentou Renato Torres, presidente da empresa. “Isso reforça a nossa expectativa de novas vendas no pós-evento.”

Na área externa, a Putzmeister exibiu lançamentos como a bomba lança 68 RZ6, fabricada pela Sany. Foto:MELINA FOGAÇA


Já a Zoomlion apresentou alguns equipamentos já consagrados para o mercado de concreto nacional, como a bomba de concreto Spritz – Modelo CSS3-Z1, com vazão de 33,8 m³/h, e o caminhão-betoneira K8JBD, com agitador de 8 m³. De acordo com a fabricante, o “design do equipamento garante uniformidade da mistura e velocidade de descarga”.

A Schwing divulgou a autobomba lança XS 33, com 5 braços e alcance vertical de 33 m. Foto:SCHWING STETTER


Durante o evento, a fabricante também trouxe mostrou o guindaste ZMC450V532, sucesso em mercados globais e agora disponível no Brasil. O modelo apresenta capacidade bruta máxima de elevação de 450 t, tornando-se capaz de manusear grandes materiais de construção, equipamentos industriais pesados e componentes de grandes dimensões. “Esse guindaste apresenta um design inovador em forma de U, com cinco seções e 53,2 m de comprimento”, explicou Paulo Andreotta, especialista de marketing da Zoomlion.

Mercado

Segundo Romano, da Liebherr Brasil, o segmento do concreto apresenta um cenário misto no Brasil, refletindo tanto desafios quanto oportunidades. Para ele, as perspectivas são positivas para o setor, com expectativa de crescimento moderado, com viés de crescimento puxado por obras residenciais e de infraestrutura. “No entanto, o momento demanda certa cautela, pois fatores como alta dos juros e inflação podem inibir os investimentos por parte do mercado”, comenta.

Para Torres, da Schwing Stetter, há vários grandes projetos em andamento no país, como as linhas do metrô em São Paulo, além de demanda crescente nos ramos imobiliário e rodoviário, que estimulam o consumo de concreto. “O cenário é de otimismo, com a entrada de grande volume de vendas de equipamentos novos e retrofit de equipamentos antigos em nossa fábrica”, diz Torres.

Destaque da Zoomlion, o guindaste ZMC450V532 tem capacidade bruta máxima de elevação de 450 t. Foto:MELINA FOGAÇA



Fiori exibe soluções inteligentespara pré-moldados de concreto

No Concrete Show 2025, a Fiori surpreendeu os visitantes com uma mostra diferenciada de soluções inteligentes como o sistema Superbloc, uma solução de produção de blocos concreto para calçadas extrusadas, meios-fios e outras peças pré-moldadas. De acordo com André Penso, coordenador comercial da Fiori, o sistema – que utiliza contenção por gravidade – se inspira na técnica de montagem de blocos “Lego”, permitindo a montagem modular e de forma flexível no local da obra.

Segundo ele, os blocos são projetados para encaixar de forma precisa, garantindo maior estabilidade e resistência, sem a necessidade de uso de argamassa ou materiais de ligação, resultando em uma montagem mais sólida e segura. “Com a fôrma, é possível fazer a montagem em vários formatos e, depois, preencher com concreto”, disse Penso.
Sistema de contenção por gravidade da Fiori utiliza blocos pré-moldados de concretos. Foto:MELINA FOGAÇA


Feira adota nova identidade visual

Uma das novidades da 16ª edição foi a apresentação da nova identidade visual do evento de negócios, que busca reforçar a conexão com a promotora Informa Markets. “A órbita transmite uma sensação de agilidade, ação e de movimento, sugerindo o impulsionamento contínuo do setor”, ressaltou a empresa em comunicado. Com predominância do Azul (estabilidade), o conceito também busca transmitir maior “clareza, legibilidade e contemporaneidade. “A mudança reforça não apenas a grandiosidade do evento, mas também sua conexão direta com a inovação, a credibilidade e o alcance mundial da Informa”, comentou Fernando D’Ascola, head de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets Latam.

Nova identidade visual busca refletir a confiança no setor, destacou a promotora do evento. Foto:INFORMA MARKETS


Soluções de Linha Amarela reforçam a 16ª edição

Durante o Concrete Show 2025, a XCMG levou um leque de equipamentos ao São Paulo Expo, com destaque para a carregadeira LW300KV, com capacidade nominal até 3.000 kg, peso de 11.100 kg, potência de 130 hp e caçamba de 1,8 m³, reforçada por opcionais como garfo, garra e braço de movimentação. Outro foco foi suprido pela minicarregadeira XC7-SR07, equipada com cabine ROPS/FOPS e que tem peso operacional de 2.950 kg, motor de 67,3 hp e caçamba de 0,4 m³, além de outros produtos.

Por sua vez, a multinacional japonesa Yanmar expôs cinco modelos da linha de compactos, abrangendo as miniescavadeiras ViO12, ViO20, ViO38 (com rompedor hidráulico SB35), ViO55 (com compactador) e SV100. Além dos equipamentos voltados para construção, a empresa também exibiu o motor industrial 3TNV70-ASA e o grupo gerador YBG15TE.S0153, fortalecendo a oferta para diferentes segmentos.

Feira exibiu máquinas como a carregadeira média XCMG LW300KV (foto superior) e a miniescavadeira Yanmar SV100 (acima). Foto:YANMAR


Saiba mais:

Concrete Show: www.concreteshow.com.br

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E