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Revista M&T - Ed.78 - Ago/Set 2003
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M&TEXPO’2003 CARGA & MOVIMENTAÇÃO

Versatilidade com tecnologias exclusivas

Escavadeiras para indústria de reciclagem e madeira, recicladores de concreto, guindastes e betoneiras com novos recursos embarcados são as principais novidades da marca.

A Liebherr Brasil apresenta na M&T EXPO’2003 duas escavadeiras de sua linha Litronic, a R944B e a 954 B, além de um outro modelo A924, versão para madeira. Outro equipamento em exposição é a pá-carregadeira L580. Os visitantes também poderão conhecer de perto o guindaste LTM 1500 e três diferentes alternativas para serviços de concretagem a betoneira HTM 804, de 8 metros cúbicos, montada em um caminhão Mercedes-Benz 2423 B; um reciclador de concreto, modelo LRS708, com painel de comando; e o balão de uma betoneira, também de 8 metros cúbicos, em corte, montado sobrecavaletes.

A Liebherr Brasil demonstra na M&T Expo’2003 que sua linha de escavadeiras hidráulicas, bastante conhecida e difundida na mineração e construção também atende à indústria da reciclagem metálica e de madeira. A924, versão para madeira, que está em apresentação pertence a uma vasta linha de máquinas especialmente desenvolvidas para este fim. Com implementos próprios a esse tipo de operação compreendendo diferentes alcances e alturas de descarga, pesos operacionais que variam entre 16 a 113 toneladas, potências entre 117 a 425 hp, e garras de 0,4 a 4 m3.

As garras Liebherr para sucata metálica ou para a movimentação de madeira são especialmente dimensionadas e desenvolvidas para as respectivas operações e podem ser adquiridas em diferentes configurações, dependendo do material a ser movimentado e da produção necessária. Ainda há a opção de se agregar às garras um cabeçote rotativo de 360 graus que facilita a operação de carga e descarga. Um outro facil


Escavadeiras para indústria de reciclagem e madeira, recicladores de concreto, guindastes e betoneiras com novos recursos embarcados são as principais novidades da marca.

A Liebherr Brasil apresenta na M&T EXPO’2003 duas escavadeiras de sua linha Litronic, a R944B e a 954 B, além de um outro modelo A924, versão para madeira. Outro equipamento em exposição é a pá-carregadeira L580. Os visitantes também poderão conhecer de perto o guindaste LTM 1500 e três diferentes alternativas para serviços de concretagem a betoneira HTM 804, de 8 metros cúbicos, montada em um caminhão Mercedes-Benz 2423 B; um reciclador de concreto, modelo LRS708, com painel de comando; e o balão de uma betoneira, também de 8 metros cúbicos, em corte, montado sobrecavaletes.

A Liebherr Brasil demonstra na M&T Expo’2003 que sua linha de escavadeiras hidráulicas, bastante conhecida e difundida na mineração e construção também atende à indústria da reciclagem metálica e de madeira. A924, versão para madeira, que está em apresentação pertence a uma vasta linha de máquinas especialmente desenvolvidas para este fim. Com implementos próprios a esse tipo de operação compreendendo diferentes alcances e alturas de descarga, pesos operacionais que variam entre 16 a 113 toneladas, potências entre 117 a 425 hp, e garras de 0,4 a 4 m3.

As garras Liebherr para sucata metálica ou para a movimentação de madeira são especialmente dimensionadas e desenvolvidas para as respectivas operações e podem ser adquiridas em diferentes configurações, dependendo do material a ser movimentado e da produção necessária. Ainda há a opção de se agregar às garras um cabeçote rotativo de 360 graus que facilita a operação de carga e descarga. Um outro facilitador para a operação de nossas máquinas está na concepção das cabinas que, em função das necessidades, podem ter elevação fixa ou hidráulica, possibilitam ao operador uma visão total do material movimentado, uma vez que normalmente as pilhas de materiais são muito mais altas que as encontradas no segmento de mineração.

Nos demais equipamentos em exposição, o objetivo da marca é o de reforçar as vantagens de seus diferenciais tecnológicos em relação aos concorrentes. E o caso, por exemplo, do know how em sistemas hidrostáticos aplicado em carregadeiras sobre pneus, principal particularidade de um projeto amplo desenvolvido para garantir um grau máximo em economia e rentabilidade para o usuário. Testes com os modelos L544. L554, L564 e L574 (similar ao modelo L580, que está sendo fabricado no Brasil), com caçambas de 3 a 4,5 m3, revelam uma economia de 25% no consumo de combustível em relação a outros modelos similares - cerca de 4 a 6 litros de diesel por hora.

Para atingir essa performance tem sido decisivo o novo e econômico motor Turbodiesel Liebherr, a otimização do sistema hidrostático de translação, o sistema de freios inch, que combina a frenagem hidrostática de serviço com o freio de lamelas, o emprego de bombas “loadsensing” para a hidráulica de serviço e direção, o sistema da direção de emergência, bem como um novo sistema de resfriamento energeticamente otimizado. Outra vantagem adicional que pôde ser verificada nos testes de fábrica. A tecnologia motriz hidrostática finamente dosada extremamente baixo. Os freios de translação de lamelas imersas são praticamente isentos de desgaste, pois operacionalmente é acionado em primeiro lugar o freio hidrostático. Isto contribui para a redução contínua dos custos operacionais.

Outro diferencial, presente em outro produto em exposição - o guindaste LTM1500 - é o exclusivo sistema automático de telescopagem (Telematik) de lanças de seis ou sete estágios dos guindastes móveis LTM 1080/1, LTM 1090/2, LTM 1120/1, LTM 1160/2 e LTM 1500. O Telematik funciona com apenas um cilindro hidráulico e um sistema de intertravamento interno para os telescópios individuais. Todo o mecanismo de telescopagem está instalado da base desse único cilindro hidráulico.

O processo de intertravamento do cilindro de telescopagem com cada seção da lança é feito sucessivamente por um dispositivo composto de pinos e molas e seguido pela liberação e desengajamento da mesma seção da lança telescópica. Um dispositivo mecânico garante que um telescópio liberado possa apenas ser posicionado quando este telescópio 1 estiver travado com o cilindro hidráulico e verdadeiramente seguro contra deslocamentos.

O sistema automático de telescopagem Telematik, de ciclo rápido, em essência, consiste no seguinte-' pistão de telescopagem com dupla ação: um único sistema de sensoriamento interno na base do cilindro hidráulico-' um sistema de sensoriamento elétrico e eletrônico e um módulo adicional de controle o LICCON (que fornece informações básicas, além de monitorar e controlar as principais funções dos guindastes).

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