Em sua terceira edição a M&T Expo, movimenta o mercado de equipamentos, consolida-se como o maior evento do gênero na América Latina
A volta inaugural em grande estilo: no destaque, o governador Mario Covas, Afonso Mamede, e Evaristo Nascimento.
Um verdadeiro show, no sentido de “exhibition” e de “spectacle", a M&T Expo’99 reuniu,entre 9 e 14 de agosto, em um único espaço (no caso, o renovado Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo), o que há de melhor em equipamentos para construção e mineração. No total, 220 expositores, representando mais de 300 marcas nacionais e internacionais, ocupando uma, privilegiada de 70 mil m2, tomaram contatocom um público extremamente técnico e qualificado (14.000 profissionaisaproximadamente) gerando um volume de negócios da ordem de US$330 milhões - 10% superior ao realizado na última edição de evento em 1997.
Na abertura do evento, o engenheiro Mario Covas, governador do estado, lembrou que a M&T ultrapassava os limites de uma exposição d
A volta inaugural em grande estilo: no destaque, o governador Mario Covas, Afonso Mamede, e Evaristo Nascimento.
Um verdadeiro show, no sentido de “exhibition” e de “spectacle", a M&T Expo’99 reuniu,entre 9 e 14 de agosto, em um único espaço (no caso, o renovado Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo), o que há de melhor em equipamentos para construção e mineração. No total, 220 expositores, representando mais de 300 marcas nacionais e internacionais, ocupando uma, privilegiada de 70 mil m2, tomaram contatocom um público extremamente técnico e qualificado (14.000 profissionaisaproximadamente) gerando um volume de negócios da ordem de US$330 milhões - 10% superior ao realizado na última edição de evento em 1997.
Na abertura do evento, o engenheiro Mario Covas, governador do estado, lembrou que a M&T ultrapassava os limites de uma exposição de máquinas - ainda que, a maior do Hemisfério Sul no segmento. "A construção sempre teve um caráter integrador, ao viabilizar a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento do país. Nesse sentido, a M&T abre todo o universo de possibilidades, agora que estamos às portas de um novo milênio, apresentando tecnologia para se fazer mais, mais barato e com qualidade", afirmou.
“ A M&T abre todo um universo de possibilidades no novo milênio, apresentando tecnologia para se fazer mais, mais barato e com qualidade”.
(Mario Covas)
M&T EXPO movimenta o mercado de equipamentos
Para Afonso Legaspe Mamede, presidente da SOBRATEMA - Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, entidade técnica responsável pela M&TExpo, as feiras (a 3ªFeira Internacional de Equipamentos para Construção e a 1ªFeira Internacional de Equipamentos para Mineração, realizadas conjuntamente) coincidem com um momento de retomada nos dois mercados, alavancada pelo processo de concessões e privatizações, e pelas discussões em torno de uma nova legislação mineral. ”É uma grata surpresa que passados quatro anos desde a primeira edição do evento, possamos realizar uma feira em uma área 10 vezes maior. Éuma demonstração de um Brasil, diferente do apresentado no noticiário negativista, com muitas oportunidades e muito trabalho pela frente”.
Caio de Alcântara Machado, parceiro da SOBRATEMA nessa empreitada, através da Alcântara Machado Feiras de Negócios, a maior empresa de exposições da América Latina, disse estar seguro de que a M&T Expo já conquistou o seu lugar ao lado das grandes feiras internacionais, como a Bauma, na Alemanha, e aConexpo,em Las Vegas, nos Estados Unidos. ”Éhoje a grande vitrine de equipamentos para obras de infra-estrutura e um acontecimento estratégico
para usuários e fabricantes”.
Caio de Alcântara Machado: mais uma feira consolidada
Ninguém melhor do que Don Moore, presidente da EMC (Equipment Maintenance Council), congênere norte-americana da SOBRATEMA, para confirmar o fato. Emsua primeira visita ao país, MrMoore declarou-se impressionado com o porte do evento. Para ele, o sucesso deve ser creditado principalmente ao nível de profissionalismo do corpo técnico da SOBRATEMA. "Todos são engenheiros competentes e muito dedicados e estão fazendo bem o seu trabalho de levar aos usuários informações sobre equipamentos e tecnologias com o mais alto nível de serviços e mais baixo custo". Carlos Pimenta, diretor de Comunicações daSOBRATEMA e coordenador do comitê organizador da M&T"EXPO 99, afirmou ao final do evento ter ficado amplamente satisfeito com os resultados obtidos. “Se levarmos em conta as dificuldades que superamos para conseguirum local amplo e uma data no calendáriode eventos de São Paulo, e a avaliação positiva que recebemos tanto do público quanto dos expositores, só temos motivos para comemorar".
Mario Covas: M&T EXPO abre novos horizontes tecnológicos
A parceria com a Alcântara Machado, segundoele, foi fundamental para o sucesso da M&T EXPO'99 e já está confirmada para a próximaedição do evento, que ocorrerá em 2.001, nomesmo local. "Hoje, a M&T Expo, não é mais uma feira da SOBRATEMA, mas um eventoque atende ao mercado de equipamentos detoda América Latina, e por isso tem que ser organizada com muita antecedência".
“É uma demonstração de um Brasil diferente, com muitas oportunidades e muito trabalho pela frente”.
(Afonso Mamede)
"É o Brasil real, com muitas oportunidades de trabalho pela frente"
"Um evento que atende ao mercado de equipamentos de toda a América Latina"
Um dos pontos altos da M&TExpo, ocorreu logo na abertura com a homenagem prestada a várias empresas do segmento, que comemoram neste ano o seu cinqüentenário, (caso da Randon, da Sandvik e da Bozza), ao lado da
experiente Sotenco (25 anos de atividades) e Case, presente no Brasil há 80 anos.
A Case, aliás, fez, literalmente, muito barulho durante a M&TEXPO. Contratou uma trupe de artistas, com roupas multicoloridas que, sem aviso prévio, faziam soar pelo pavilhão uma batucada ensurdecedora. Muitos até reclamaram, mas ninguém permaneceu impassível. Nem mesmo Hermano Henning renomado apresentador de tevê que foi contratado pela empresa para gerar ao vivo e diariamente ali mesmo de um mini-estúdio montado no stand um telejomal de notícias - da própria Case, é claro. Parece que funcionou: ao final do evento, a empresa saiu com um saldo de 40 máquinas comercializadas, entre retro-escavadeiras, pás-carregadeiras e escavadeiras, o equivalente a US$ 4 milhões.
Empresas foram homenageadas pela SOBRATEMA, por seus aniversários
A Komatsu lembrou a todos que também é ouro emWinnepeg. Levou para a feira a judocamedalha de ouro no Pan-americano, Vânia Ishii, que tem patrocínio exclusivo da marca. Noestande, a KBI (Komatsu Brasil International), braço comercial e de assistência técnica da marca, fazia sua estréia em feiras no Brasil trabaIhando em absoluta integração com distribudores de norte a sul do país. Tanto que acabou constituindo uma “empresa” - comtodo um escalão hierárquico e presidida por um distribuidor - com direito a um amplo bar e um mini-campo de golfe. Bingo! Mais
de US$ 4 milhões em vendas.
Caterpillar e Volvo, por outro lado, foram as que mais aproveitaram as possibilidadesabertas no Centro de Exposições Imigrantes para demonstração de equipamentos. Nos camposde prova exclusivos que montaram durante M&T Expo, brindaram o público com evoluções ininterruptas dos equipamentos das marcas, simulando todas as condições operacionais.
Caterpillar se instalou em dois pisos e providenciou um elevador para visitantes
A Caterpillar, que locou espaços em dois diferentes níveis, tambéminstalou um elevador para facilitar a vida de seus potenciais clientes, montou uma pequena loja de brindes em seu estande e uma legítima rental store. Não se sabe quanto a empresa faturou com os souvenirs, mas com relação às máquinas, em tamanho e tempo real, o balanço final apontou o dobro do inicialmente previsto - nada menos que US$ 12 milhões.
Na Volvo, a atração ficou por conta de um pequeno equipamento robô, dirigido por controle remoto - uma réplica perfeita de seu articulado A25, que foi adquirida junto a um cliente alemão. Outra atração, sem dúvida, foi o próprio
locutor da apresentação, o gerente de vendas Carlos VanderleyCorradine, um autêntico locutor de rodeio”, e, com certeza, o melhor apresentador de demonstrações de equipamentos do país, não só pelo seu talento natural, mas porque entende do assunto. A ponto do próprio presidente da Volvo, Oswaldo Tuacek, exclamar: “que garganta, tem esse cara!'’. Não se sabe se foi por isso, mas o fato é que a Volvo, durante a M&T EXPO'99, faturou US$5 miIhões, com a venda de 30 produtos de sua linha, e alavancou negócios da ordem de US$ 8 miIhões.
O barulhento estande da Case na M&T EXPO
Outro peso-pesado, a Liebherr, não programou nenhuma atração extra, talvez para não ofuscar a presença de sua grande vedete - a escavadeira 944 lançada durante a M&T Expo’99, à sombra de uma grua e rivalizando em atenções com o guindaste LTM1030/2, para 35 t e a betoneira líder da marca, a HTM704. Sabe-se apenas, e extra-oficialmente, que a Liebherr vendeu pelo menos 10 betoneiras na feira e encaminhou novos negócios. A gaúcha Randon, por outro lado, foi mais explícita e anunciou negócios de US$ 3,5milhões com a venda de nada menos do que 15 caminhões de carregamento pesado.
Na área externa, o pessoal da Putzmeister também parecia ter bons motivos para comemorar, a julgar pela divertidas rodadas de chopp e a festa promovida por um talentoso trio de artistas que não deixou para trás nenhum dos mais famosos hits populares, do sertanejo à axé music. Animação maior, só mesmo no stand da Asserc - ponto de encontro de muita gente no final da tarde. Lá, negócios envolvendo 18marcas de equipamento tinham como pano de fundo um ambiente descontraído, criado por mesinhas, guarda-sóis e drinques generosos.
"Hoje, a M&T Expo, não é mais uma feira da SOBRATEMA, mas um evento que atende ao mercado de equipamentos de toda América Latina"(Carlos Pimenta)
Lá dentro do pavilhão, os últimos a fecharem eram os stands da Bozza, da TBM e da Landroni que não abriram mão do famoso happyhourcom clientes e amigos ao final de cada dia de trabalho. A Sotenco, do mesmo modo, garantiu a todos alguma descontração, com direito a coquetel e teclados. Em seu estande também ocorreu a entrega do prêmio “Inovadores”, da revista Construction Equipment, a duas construtoras brasileiras.
A Sandvik, como já tem virado tradição em suas participações, também não abriu mão de alguns elementos cênicos para atrair a atenção dos visitantes. Contratou três grupos de dança e alguns cantores que se revezaram nos vários dias da feira.
Não faltaram também, na ampla área descoberta, alguns passeios de balão - com as cordas devidamente presas é claro - e performance de modelos nos controles de plataformas verticais. Finalmente, a FatAllis, que vendeu 22 máquinas, num total de US$3 milhões, e estima somar outros US$15 milhões com os negócios encaminhados no decorrer da feira, através de seu diretor comercial, Gino Cucchiari também reservou um tempo em seu movimentado estande para prestar uma homenagem ao trabalho realizado pela SOBRATEMA para o desenvolvimento do segmento de equipamentos como um todo. Na presença de representantes de sua rede de distribuidores e clientes de norte a sul do país, simbolizou esse reconhecimento com a entrega de uma placa comemorativa ao presidente da entidade Afonso Mamede. "Vocês estão de parabéns e, antes que o mundo acabe (era o dia anunciado por Nostradamus), não quero deixar de cumprimentá-las”, brincou Cucchiari.
Novo Centro de Exposições Imigrantes: moderno e funcional