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Revista M&T - Ed.87 - Fev/Mar 2005
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CONEXPO

Um show de tecnologia em Las Vegas

Novidades em equipamentos e acessórios apresentadas na maior feira do ano

por: Wilson Bigarelli


Os atrativos da cidade de Las Vegas não foram suficientes para ofuscar a maior feira de equipamentos do ano, realizada no Las Vegas Convention Center, entre os dias 15 e 19 de março. A CONEXPO-CON/AGG’2005 e a Exposição Internacional de Transmissão de Energia (IFPE) reuniram um público visitante de 124.200 profissionais, em uma área de 185 mil m2, para avaliar as mais recentes novidades da indústria nos estandes de 2.408 expositores.
Realizada de três em três anos, a CONEXPO-CON/ AGG’2005 não é a maior feira mundial do setor, ficando atrás de Bauma, em Munique, e a Intermat, em Paris, em área e número de visitantes, mas é a mais importante da região. “É uma feira focada no mercado norte-americano, que se tornou com o tempo, mais até que Bauma, a grande referência em tecnologia para os usuários de equipamentos da América Latina”, diz Yoshio Kawakami, president


por: Wilson Bigarelli


Os atrativos da cidade de Las Vegas não foram suficientes para ofuscar a maior feira de equipamentos do ano, realizada no Las Vegas Convention Center, entre os dias 15 e 19 de março. A CONEXPO-CON/AGG’2005 e a Exposição Internacional de Transmissão de Energia (IFPE) reuniram um público visitante de 124.200 profissionais, em uma área de 185 mil m2, para avaliar as mais recentes novidades da indústria nos estandes de 2.408 expositores.
Realizada de três em três anos, a CONEXPO-CON/ AGG’2005 não é a maior feira mundial do setor, ficando atrás de Bauma, em Munique, e a Intermat, em Paris, em área e número de visitantes, mas é a mais importante da região. “É uma feira focada no mercado norte-americano, que se tornou com o tempo, mais até que Bauma, a grande referência em tecnologia para os usuários de equipamentos da América Latina”, diz Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin América.

Quadro


Maior prova desse interesse do profissional sul-americano foi a Missão Técnica organizada pela SOBRATEMA (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção) que reuniu 142 brasileiros no evento. A esse grupo, pode-se somar um contingente de cerca de 200 outros profissionais do país que visitaram o evento a convite de fabricantes e distribuidores instalados no Brasil. Também estiveram presentes delegações oficiais do Chile, da Colômbia e da Venezuela. A revista M&T — Manutenção & Tecnologia também integrou a Missão Técnica da Sobratema com o objetivo de identificar entre os diversos expositores tendências tecnológicas, equipamentos e serviços de interesse para o usuário da área de equipamentos.

PC POWER PLUS
A Komatsu montou um videogame de caminhões fora-de-estrada que fez a alegria dos visitantes em seu estande na Conexpo. Mas havia novidades bem me- nos virtuais. A começar por uma nova versão da sua escavadeira PC300LC-T, agora na versão Power Plus. São três “upgrades” básicos: maior altura de elevação frontal (8,2%), maior força de desagregação no braço (16,8 kgf) e na caçamba (22,6 kgf) e maior estabilidade. A nova versão ganhou 1.134 kg adicionais de contrapeso e teve o chassi reforçado - resultando em um peso operacional entre 34,3 e 35,4 t, dependendo da configuração.
Dois outros equipamentos também estiveram em evidência no estande. A escavadeira hidráulica PC 1.800- 6-o maior equipamento da feira - com motor de 908 HP e peso operacional de 181 t. Com caçamba de 14,3 m3, a PC 1.800-6 pode carregar um caminhão de 100 t em no máximo cinco passes. Já a pá-carregadeira WA 700-3, com peso operacional de 70,8 t, motor de 641 HP e caçamba de 10,4 m3, foi apresentada como opção para a carga de caminhões de 50 a 65 t. Seu principal diferencial é não possuir volante de direção, pois é totalmente controlada por joysticks (Advanced Joystick Steer System).

Outra novidade foi a assinatura do acordo entre a Komatsu e a Topcon, para instalação opcional em autores e motoniveladoras da marca de sistemas de controle bi e tridimensional, com posicionamento através de GPS, para agilizar e tomar mais preciso operações de terraplenagem. A Komatsu já desenvolveu kits específicos para instalação desses sistemas.
A Komatsu também fez um balanço do estágio atual de desenvolvimento de seus motores (entre 302 e 751 HP) para atender à norma Tier 3, a partir de 2006. A redução das emissões implicará em avanços na câmara de combustão para melhorar o processo de mistura ar e diesel, e nos sistemas de injeção, gerenciamento de ar e gerenciamento total do motor.


TECNOLOGIA ACERT
Com exceção da motocicleta com “design CAT”, especialmente preparada para o evento pelos inventivos enge-nheiros Paul Teutul e Paul Teutul Jr., do “American Chopper”, o grande destaque da Caterpillar na Conexpo não foi um equipamento em particular, mas a tecnologia ACERT (Advanced Combustion Emissions Reduction Technology), que reduz as emissões no local em que são criadas (na câmara de combustão) e não através da recirculação dos gases de escape. Sete dos equipamentos apresentados já contavam com essa tecnologia - entre os quais o trator DST (veja matéria nesta edição), recém-lançado no Brasil.
Outra novidade foi a apresentação da série H de carregadeiras de rodas modelos 980 e 988. Equipadas com os novos motores “ACERT”, os dois modelos se destacam em relação à série anterior pela maior eficiência e economia de combustível. A 980H também conta com um controle eletrônico de pressão de embreagem e um novo sistema de arrefecimento, além de avanços para aumentar o conforto do operador e facilitar o acesso da manutenção.
A Caterpillar dividiu-se em três áreas na Conexpo, levando praticamente toda a sua linha de produtos, incluindo pavimentadoras e grupos geradores. Uma grande ênfase, no entanto, foi dada as novos serviços e ferramentas recentemente desenvolvidos pela fábrica. Entre os quais o chamado SystemOne, para prolongar a vida útil e reduzir os custos operacionais do material rodante. É um sistema novo, que estará disponível somente no segundo semestre deste ano inicialmente para tratores de esteiras (do D3 ao D6) e modelos híbridos (trator e pá-carregadeira (como o 963 C).


O SystemOne consiste basicamente em um material rodante, onde os componentes são selados, completamente vedados - não sendo necessário nenhum tipo de manutenção, inclusive nas buchas. Os testes em campos de prova da América do Norte e Europa já somam 100.500 horas e tem revelado significativa redução no desgaste de buchas, segmentos de roda motriz, elos, roletes e na roda guia. A Caterpillar diz ser possível aumentar em até 50% a vida útil do material rodante, que também proporciona um deslocamento mais suave para o trator.
Também foi difundida na Conexpo a série K, de ferramentas de penetração no solo. Já conhecida dos brasileiros, embora ainda pouco difundida, a série K se constitui em um novo sistema de engate de pontas de caçamba. Ele não tem pino e o sistema de retenção não é horizontal nem vertical. No sistema K, é só colocar a ponta e encaixar o retentor lateralmente. Há uma vantagem estrutural, pois a ponta e o adaptador não têm furos, as pontas (mesmo as maiores) podem ser substituídas por uma única pessoa e o movimento relativo entre a ponta e o adaptador, que é um importante fator de desgaste, é menor com o sistema de encaixe por pressão.


VOLVO DE 70t
No estande da Volvo Construction Equipment (VCE), todos os equipamentos apresentados estão alinhados com os fabricados e comercializados no Brasil. Com exceção da linha de miniescavadeiras e carregadeiras compactas, a motoniveladora 720, em breve, deverá estar sendo fabricada no Brasil em substituição ao modelo 710, e a escavadeira sobre rodas EW200, de 18 t, que a Volvo já está introduzindo no país para aplicação industrial e florestal. A grande novidade, no entanto, foi o lançamento da escavadeira EC700B, de 70 toneladas.
A EC700B - talvez o maior e mais importante lançamento da Conexpo - representa a entrada da linha de escavadeiras da marca no segmento de construção pesada, pois até então o maior modelo era da classe de 46 toneladas. A EC700B é uma alternativa às carregadeiras de grande porte e o equipamento adequado para carregar, por exemplo, os caminhões articulados de 40 t da própria Volvo (veja especificações no quadro da página seguinte).
“E um equipamento de grande porte, com a agilidade de uma máquina de 45 t”, resume Amaury Tartari, diretor comercial da VCE no Brasil. Segundo ele, o equipamento deverá chegar ao Brasil no início de 2006, pois a produção, que é exclusiva da fábrica coreana, para o segundo semestre, já está toda vendida.
Na Conexpo, a VCE Latin América já se apresentou com sua nova estrutura organizacional, redefinida pelo presidente Yoshio Kawakami, depois que a subsidiária brasileira passou a atender toda a América Latina, inclusive México e Porto Rico. Toda essa área de atendimento foi dividida em sub-regiões (a primeira o próprio Brasil, a segunda incluindo México, Porto Rico e América Central e a terceira (que será futuramente desdobrada em duas), incluindo Região Andina e Cone Sul. Cada uma delas é atendida por uma diretoria comercial, com suporte da fábrica em Curitiba (PR).

Volvo EC700B (Especificações básicas)
MotorlTlerS): Volvo D16C EAE3
Potência bruta: 464 HP
Alcance máximo de escavação: 13,1 m
Profundidade de escavação: 8,4 m
Peso operacional: 67,570 kg - 70,300 kg
Caçamba: 3m3- 5,3m3


35 ANOS DE AMERICA
A Liebherr comemorou na Conexpo 35 anos de atuação nos Estados Unidos. Recepcionou os visitantes com shows de rock in roll e pintou, com as cores da bandeira americana, um de seus equipamentos mais conhecidos, a pá-carregadeira 580 (que também é fabricada no Brasil), exposta ao lado de uma moto Harley Davidson.
Isolde Liebherr e Willi Liebherr, filhos do fundador e atuais controladores, participaram pessoalmente da exposição de praticamente toda a linha de equipamentos para construção da marca, trazidos das fábricas da Áustria, Alemanha e Espanha, pois, nos Estados Unidos, a Liebherr só fabrica caminhões fora-de-estrada, em Newport News, no estado da Virgínia, na costa leste. E de lá que concentra todas suas operações na América do Norte, através das divisões Liebherr Mining Equipment, Liebherr Construction Equipment e Liebherr Cranes Incorporation.
Esta última divisão foi a que apresentou a grande novidade da Liebherr na Conexpo. Trata-se do guindaste LTM 1095-5.1, equipamento todo-terreno, de 5 eixos, com capacidade para 95 t de carga e a maior lança telescópica de sua classe (57,9 m). Com essa lança, uma extensão de 7 m e jib de 19,2 m, o LTM 1095-5.1 pode alcançar alturas de 81,9 m. Segundo César Schmidt, gerente de vendas da Liebherr Brasil, é um guindaste de uso geral (de manutenção e montagem industrial a construção civil e execução de pontes).
Essa nova geração de guindastes, segundo ele, caracteriza-se por um controle eletrônico mais avançado. Um indício dessa evolução é o chicote elétrico de apenas 300 metros (contra até 3 mil metros dos guindastes mais antigos). Isso ocorre porque a máquina funciona como uma verdadeira rede de micros, onde cada um processa sua informação (e não com um único computador central). “Essa configuração facilita muito a manutenção e, além do mais, todas as máquinas, de 30 a 500 t, têm basicamente os mesmos componentes. Isso racionaliza o estoque de peças, o treinamento de pessoal e até a assistência técnica”, diz Schmidt.
César Schmidt lembra que o LTM 1095-5.1 também está disponível para comercialização no Brasil, assim como todos os outros equipamentos da Liebherr. “O mercado hoje é globalizado. O que varia é o estágio tecnológico da construção. No Brasil, pelo volume de obras, a demanda é baixa, porque nem todo setor está adequado a um equipamento de nova geração. Não adianta instalar uma grua na obra e chegar um caminhão de tijolo para descarregar. Mas é uma situação que está mudando passo a passo.”


NEW HOLLAND GLOBAL
A New Holland - nova marca global da CNH, que reúne as linhas de equipamentos da FiatAIlis, Fiat Kobelco, O&K e New Holland Construction e Kobelco - pode ser vista na Conexpo nos estandes da New Holland Construction e da Kobelco. “São duas marcas fortes no mercado norte-americano, que estão ainda em processo de integração à nova New Holland”, explica Gino Cuchiari, diretor comercial do grupo na América Latina. O que importa, diz ele, é que com a nova marca global todos os equipamentos expostos nos dois estandes da CNH poderão ser disponibilizados no Brasil.
“As opções para o usuário latino-americano realmente aumentaram muito. Antes, para importarmos para o Brasil uma minicarregadeira ou um produto qualquer de cada uma dessas marcas, tínhamos que encomendar algumas unidades laranjas, com a roupagem da FiatAIlis. Agora não, é tudo New Holland, amarelo, com a garantia de assistência técnica e um pacote de serviços integrado”.
Entre os equipamentos que em breve poderão ser introduzidos no Brasil, Gino Cuchiari cita as escavadeiras de 35 e 48 toneladas, que reúnem a tecnologia da New Holland Construction e da Kobelco. As duas, aliás, já estão disponíveis no catálogo da nova New Holland. Trata-se dos modelos E485 LCH (340 HR peso operacional de 49,6 a 50,2 t e caçamba de 1,66/2,26 m3 ou l,66/2,60m3) e E335LC (247 HR peso operacional de 35 a 35,5 t e caçamba de 1,20/1,80 m3). Especificações completas no site (http://www.newholland. com). “Mais tarde”, adianta Cuchiari, “poderemos levar também os manipuladores telescópicos e os equipamentos compactos.”


CASE DE 20 T
No estande da Case, que integra como marca independente o grupo CNH, também não faltaram novidades. Em meio a uma linha de produtos bastante variada, o maior interesse do usuário latino-americano deveria ser a escavadeira CX210. Ela deve ser a base do modelo de 20 toneladas que, atendendo a uma antiga aspiração do mercado, deve mesmo começar a ser produzido em Contagem (MG), a partir do final do primeiro semestre deste ano.
A série de escavadeiras CX, como pôde ser visto na Conexpo, caracteriza-se pelo elevado nível de automação operacional, ou seja, sem intervenção do operador, a máquina responde a diferentes condições de trabalho. Um dos recursos embarcados é o Auto Power Boost, que acrescenta 10% de potência em intervalos de oito segundos, quando outro sistema, o Pro Control System, detecta alguma resistência (em trabalhos pesados de escavação ou elevação de carga, por exemplo).


NASCE O MOTOR JCB
A JCB mostrou na Conexpo alguns dos novos recursos de seu mais tradicional equipamento - a retroescavadeira. O sistema de comando de precisão com alavancas montado no banco ganhou novos ajustes ergonômicos, permitindo ao operador utilizar mais facilmente os comandos em qualquer uma das posições de trabalho.
Alguns modelos da linha de retrós - como o 3CX e 4CX - também passaram a ser fornecidos com uma nova concepção de capô, em uma peça única, com duas opções de abertura para a manutenção diária ou para as revisões completas. Outro aprimoramento importante ocorreu no sistema hidráulico. Nessa nova geração, a pressão foi aumentada para garantir mais 10% de capacidade de elevação e força de desagregação tanto no carregador frontal quanto na retro.
A maior novidade da JCB, no entanto, é o seu motor. É um grande passo, para uma marca que sempre utilizou em seus equipamentos motores de terceiros (da Perkins, em particular). A matriz da JCB investiu US$ 150 milhões nesse desenvolvimento. Os primeiros modelos já estão embarcados nos modelos JCB 3CX Super e 4CX na Europa. Por enquanto são três opções: motor de aspiração natural de 85 HFJ motor turbo assistido de 92 HP e de 100 HP.


CAÇAMBA COM TRITURADOR
Integrante da Missão Técnica Sobratema, a empresa Macberth apresentou aos brasileiros duas novas opções de acessórios hidráulicos expostos na Conexpo por duas empresas que representa no Brasil. A principal novidade é da empresa francesa Allu, que desenvolveu uma caçamba especial para escavadeiras e carregadeiras, com dispositivo triturador incorporado. O conceito da caçamba Allu é o de uma ferramenta capaz de desagregar e peneirar materiais, como resíduos de materiais de construção, madeira e argila.
“E um acessório que pode ser utilizado tanto em recobertura de valas, de gasodutos, por exemplo, quanto em obras de tratamento de solo e de meio ambiente”, explica José Alberto Moreira, diretor da Macberth. Outra importante opção de ferramenta apresentada na Conexpo, segundo ele, foi feita pela Montalbert. Trata-se do rompedor V65, para desmonte primário e demolição de grande porte. Com peso operacional de 5.800 kg, pressão de 165 bar e frequência de 380 a 950 blows/m, ele pode substituir total ou parcialmente o uso de explosivos em operações de desmonte.
“O desmonte com rompedor é uma tendência mundial em razão das restrições ambientais e da proximidade de pedreiras e algumas minerações de centros urbanos. Além disso, com o rompedor pode-se reduzir custos e fazer um desmonte muito mais seletivo.” O único limitador, segundo Moreira, é a necessidade de escavadeiras de grande porte (mínimo de 45 e máximo de 75 t, no caso do V65) e a escolha correta do rompedor, segundo o volume de produção desejado.


DESMONTE SEM EXPLOSIVOS
Rompedores de grande porte também foram um dos destaques da Atlas Copco na Conexpo. São várias opções, o maior com peso de 7.000 kg, que podem ser utilizadas em escavadeiras de até 120 t. Segundo Jurgen Kleschies, gerente de assistência técnica da Atlas Copco, hoje já existem 150 unidades trabalhando no mundo em desmonte de calcário, granito e basalto, atingindo produções de até 200 t/h. “É um conceito novo, que já estamos debatendo com vários usuários no Brasil. Já há, inclusive, dois martelos Atlas Copco trabalhando em desmonte primário, na Pedreira Mimoso e da leal, em São Paulo”, diz Kleschies. No estande da Atlas Copco, também foram apresentadas as perfuratrizes da linha Ingersoll-Rand Drilling Solution (que foi totalmente adquirida pela Atlas Copco). Destacam-se as perfuratrizes de grande diâmetro (até 16”) e a grande variedade de bits. Álvaro Marques Jr., gerente da área de ferramentas da Atlas Copco no Brasil, lembra que agora o grupo tem condições de fornecer toda gama de perfuratrizes.
O mesmo ocorre, diz ele, em sua área. A Atlas Copco adquiriu há três meses a Lifton, empresa dinamarquesa, e ampliou sua oferta de produtos pneumáticos e hidráulicos para construção e demolição.
É uma linha completa que inclui bate-estacas, serras elétricas e ferramentas diversas para escoramento, execução de cercas e instalação de postes, dentre outros. Na linha de geradores, a Atlas Copco apresentou o QAX20, de 14 a 20 kVA, que é montado sobre ela plataforma de um compressor. A diferença é que, em vez da unidade de compressão, é instalado um altemador.


PERFURAÇÃO
A carreta de perfuração Titon 600 é a mais recente proposta tecnológica da Sandvik. A Titon 600 é um equipamento especialmente desenvolvido para perfurações pelo método DTH (Down the Hole), em pedreiras, minerações e obras. Podendo utilizar martelos DTH da série Mirror Impact, especificados para qualquer condição de rocha, a Titon 600 pode executar furos com diâmetros de 110 a 190 mm, a uma profundidade de até 42 metros. Com compressor de ar de 28m3/min a 24 bar (350 psi), propulsão a diesel, controles por joysticks, e cabine com ar-condicionado e aquecimento padrão, o equipamento caracteriza-se também pela facilidade com que pode ser transportado, pois sua altura de transporte é inferior a 3,30 metros.
Na série Rammer, a maior novidade na Conexpo foram os martelos compactos da linha “in”, que a fabricante garante serem inquebráveis e isentos de manutenção. São várias opções. A versão mais recente, o “in22”, incorpora uma placa de ligação, que permite que seja utilizado por muitas máquinas portadoras, com diferentes diâmetros de pinos e centralizações - miniescavadeiras, skid steers e retroescavadeiras. Abaixo, as principais especificações do in’22.

Especificações Rammer in 22
Peso operacional: 206 kg
Freqüência de impacto: 400 a 1900 bpm
Pressão operacional: 110 a 150 bar
Fluxo de óleo: 20 a 70 l/m
Potência de entrada: 17,5 kW
Diâmetro da ferramenta: 150 mm
Máquina portadora: 2,5 a 5,51


CONCRETAGEM
Um dos destaques da Schwing na Conexpo foi a bomba de concreto telescópica S41 SX - a maior do mercado montada sobre carreta de três eixos. Seu alcance horizontal é de 41 m e o vertical de 33,5 m, com possibilidade de giro da lança de até 740 graus. Com lança de quatro secções Roll and Fold, o equipamento pode ser utilizado tanto em projetos residenciais quanto em obras de grande porte. O Vector Control System, disponível também em equipamentos fabricados no Brasil (veja matéria nesta edição), é padrão. O diâmetro da tubulação da S41 SX é de 112 mm. Já a Putzmeister levou para a Conexpo a 63Z, a maior lança de concreto montada sobre caminhão do mundo. A BSF 63Z tem alcance vertical de 200 ft e horizontal de 190 ft. A lança tem cinco secções, com configuração Z, para facilitar a manobrabilidade em áreas de difícil acesso.


BRITAGEM MÓVEL
A Metso está realmente investindo na divulgação de seu conceito de britagem móvel “in pit". Na Conexpo, um dos destaques foi o LT200HP, da série Lokotrack Desenvolvido especialmente para britagem secundária e de finos, o LT 200 HP utiliza como componente central o britador cônico Nordberg HP200 e pode processar 275 t/h com uma abertura de alimentação de 8/1/4 polegadas. A unidade é gerenciada eletronicamente pelo módulo IC600 - que monitora e controla o processo de britagem, garantindo contínuo e estável fluxo de material para o cone. Diversos parâmetros, como velocidade de britagem por exemplo, também podem ser ajustados e otimizados manualmente, através de um display interativo. Leia matéria nesta edição sobre as unidades Lokotrack que estão sendo introduzidas no mercado brasileiro.


HIDRÁULICA
Projetada como válvula inteligente PGV 100 desenvolvida pela Sauer- Danfoss, faz a interface eletrônica com máquinas móveis. Como uma válvula proporcional de alimentação, ela fornece um fluxo equilibrado sob quaisquer condições de carga e fornecimento, com uma tecnologia de distribuição de fluxo pós-compensado. Com o sistema compatível PLUS 1 (tm), as válvulas PVG 100 propiciam força e fluxo otimizados, sem prejuízo da produtividade, ao mesmo tempo minimizando o consumo de energia.
A válvula PVG 100 assegura um controle suave da máquina, e a sua segurança, através de uma ampla variação de fluxo. Em função do sensor de carga da PVG, o desgaste de outros componentes é reduzido. Devido ao seu caráter modular, a PVG 100, em função das necessidades, pode ser configurada em grupos de válvulas. As pressões de trabalho efetivas para a PVG 100 vão até 350 bar (5.076 psi); o fluxo compensado para 180 l/m (48 gpm), com fluxo de retorno até 360 l/m (95 gpm).


TRANSMISSÃO
A transmissão DANA Spicer TE15, que passará a ser disponibilizada no final de 2005, será compatível com a nova geração de controles de trans- missão. Projetada para as aplicações em mineração subterrânea, construção, manuseio de materiais e gruas em terrenos acidentados, a transmissão Spicer TE15 FLT substituirá a série 32000 de grande sucesso e proporcionará um aumento da razão kW/HP em 15%, usando rolamentos maiores e engrenagens e eixos mais fortes. A nova transmissão terá a mesma “silhueta” da série 32000 para facilitar a compatibilidade com os comparti- mentos dos motores e, em sequência, minimizar os esforços de engenharia.

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