P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.289 - Novembro 2024
Voltar
ENTREVISTA – LINJUN WANG

“Tivemos um ano espetacular de vendas”

“A LiuGong alcançou marcos significativos na área de inteligência elétrica, seguindo uma década de busca contínua e inovação no segmento”, diz o presidente da operação latino-americana da empresa

Expandir o portfólio de máquinas de construção e mineração, além de introduzir novas linhas de produtos, incluindo equipamentos de pavimentação, são os próximos passos da fabricante chinesa LiuGong no mercado brasileiro, onde a empresa dobrou a participação de mercado neste ano.

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o presidente da LiuGong Latin America, Linjun Wang, ressalta a relevância do Brasil para a marca, com destaque para os lançamentos recentes realizados no país, assim como os bons resultados obtidos pela empresa em solo brasileiro.

“O potencial de crescimento econômico no Brasil, juntamente com a necessidade de modernização da infraestrutura e o aumento da produção agrícola e de mineração, faz do país um mercado-chave para a LiuGong, com alta demanda por equipamentos de construção e mineração”, afirma Wang, que e


Expandir o portfólio de máquinas de construção e mineração, além de introduzir novas linhas de produtos, incluindo equipamentos de pavimentação, são os próximos passos da fabricante chinesa LiuGong no mercado brasileiro, onde a empresa dobrou a participação de mercado neste ano.

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o presidente da LiuGong Latin America, Linjun Wang, ressalta a relevância do Brasil para a marca, com destaque para os lançamentos recentes realizados no país, assim como os bons resultados obtidos pela empresa em solo brasileiro.

“O potencial de crescimento econômico no Brasil, juntamente com a necessidade de modernização da infraestrutura e o aumento da produção agrícola e de mineração, faz do país um mercado-chave para a LiuGong, com alta demanda por equipamentos de construção e mineração”, afirma Wang, que está à frente da operação latino-americana desde 2021, quando chegou ao país após uma bem-sucedida experiência com a marca na Europa.

No Velho Continente, Wang ocupou o cargo de vice-presidente da LiuGong Machinery no Reino Unido, onde permaneceu de junho de 2019 a dezembro de 2020.

Anteriormente, o executivo também foi diretor de vendas da LiuGong Europe, baseado na região de Amsterdã, na Holanda, no período de 2016 a 2019.

O executivo possui formação acadêmica em Engenharia de Projetos e Fabricação Mecânica e Automação Mecânica pela Universidade de Guangxi, na China.

“A LiuGong alcançou marcos significativos na área de inteligência elétrica, seguindo uma década de busca contínua e inovação no segmento”, diz ele.

“Desde 2014, a marca já comercializou mais de 5.000 máquinas elétricas em todo o mundo.”

Acompanhe os principais trechos.

• Como avalia o ano no país em termos de desempenho comercial?

Em 2024, o mercado de construção no Brasil está a caminho de bater recordes de vendas. E a LiuGong está acompanhando esse ritmo forte, dobrando a participação de mercado no cenário nacional de máquinas. De fato, foi um ano espetacular de crescimento, durante o qual lançamos e posicionamos mais de 20 modelos de forma eficaz, entrando em novos segmentos como agregados e mineração. Crescemos em linha com a indústria, mas também ampliamos nosso portfólio de produtos e entramos em novos setores onde anteriormente não tínhamos presença. Assim, enquanto a indústria cresce 8% em média, a LiuGong está dobrando sua participação de mercado.


Estratégia abrange o lançamento de máquinas elétricas como a pá 856H-E, diz Wang

• Quais são os destaques entre esses lançamentos?

Como parte dessa estratégia, lançamos a carregadeira de rodas eletrificada 856H-E, a série T de carregadeiras de rodas, a escavadeira hidráulica 990FHD e a colhedora de cana-de-açúcar S935TA. Além dessas novas máquinas, lançamos o iLink, o sistema de gestão de frotas da LiuGong. Oferecida sem custo, essa ferramenta foi projetada para ajudar a otimizar os cronogramas de manutenção e serviços, maximizando o tempo de operação do equipamento. Para apoiar esse crescimento, contamos com uma rede de distribuidores extremamente capacitada, que cobre 100% do território nacional.

• Após quase 10 anos, qual é a estrutura atual da fábrica de Mogi Guaçu?

Inaugurada em 2015, a unidade da LiuGong em Mogi Guaçu (SP) é um importante centro de produção e distribuição da marca no Brasil. Com quase uma década de operação, a fábrica se estabeleceu como um hub estratégico para a empresa na América Latina. Atualmente, a planta possui uma vasta área de produção e montagem de máquinas pesadas, como escavadeiras e carregadeiras. Além dessa estrutura, a empresa também opera uma unidade produtiva em Cariacica (ES) e mantém um escritório comercial em Campinas (SP), que dá suporte à unidade.

• Qual é a capacidade instalada da unidade fabril?

A capacidade instalada inclui linhas de produção modernas e tecnologias avançadas para garantir a eficiência e a qualidade dos produtos fabricados, permitindo a produção de um número significativo de máquinas anualmente, com flexibilidade para ajustar a produção conforme a demanda do mercado. Além disso, a unidade de Mogi Guaçu desempenha um papel crucial no suporte pós-venda, oferecendo peças de reposição e serviços de manutenção para garantir o desempenho ideal dos equipamentos da marca LiuGong.


Fábrica de Mogi Guaçu é um importante centro de produção e distribuição da marca no Brasil

• Como a marca trabalha a capacitação da rede?

Atualmente, a LiuGong possui dois centros de treinamento certificados pela Cummins e pela ZF, em sua planta de Mogi Guaçu (SP). No local, as instalações são equipadas com tecnologia de ponta, incluindo oficinas de treinamento prático e campo de testes, que proporcionam o ambiente indicado para o treinamento técnico da rede de serviços.

• Qual é o objetivo do novo centro de treinamento, inaugurado recentemente?

Inaugurado em 2023 na unidade de Mogi Guaçu, o novo centro de treinamento representa um avanço significativo na formação de técnicos. A estrutura do centro é moderna e bem-equipada, refletindo o compromisso da empresa com a excelência na capacitação de profissionais que trabalharão com seus equipamentos.

• Como a LiuGong se posiciona em termos de tecnologia embarcada nos equipamentos oferecidos no Brasil?

A LiuGong se posiciona estrategicamente em termos de tecnologia embarcada nos seus equipamentos no Brasil buscando alavancar inovações para melhorar a eficiência, a segurança e a produtividade das máquinas oferecidas no país, além de cumprir todas as regulamentações locais.

• Quais são os destaques atuais do portfólio da marca para o mercado nacional?

Começando com o lançamento da série T, que substitui a renomada série H de pás carregadeiras de rodas, a marca oferece atualmente os modelos 835T, 838T e 848T. Na oferta atual, também se destaca a introdução da nossa primeira máquina elétrica, a já citada 856HE, um modelo com peso operacional de 20 t, lançado durante a M&T Expo 2024. Adicionalmente, introduzimos a motoniveladora 4215D com controle por joystick hidráulico. Em 2024, trouxemos ainda inovações importantes em equipamentos de mineração, como o caminhão fora de estrada DW90A, as escavadeiras 950E e 990FHD, o trator de esteiras LD20D e a carregadeira 870H, todos equipados com tecnologia embarcada, oferecendo maior versatilidade ao mercado de mineração.

• E nas demais áreas atendidas, quais são as principais apostas em termos de produtos?

No segmento agrícola, o portfólio abrange a escavadeira 920EES, a retroescavadeira 766A e as pás carregadeiras 818H, 835H (na versão para fertilizantes) e 848H (na versão para cana-de-açúcar). E, em breve, daremos mais um passo fundamental em direção à expansão do mercado no país, fornecendo equipamentos de pavimentação.

• Qual é a estrutura atual da rede de atendimento ao cliente?

Com 22 distribuidores na América Latina e 40 unidades de serviço estrategicamente posicionadas, a empresa fortalece o suporte pós-venda no país especialmente por meio do LiuGong Care, um canal de contato direto com a fábrica que é focado em soluções e eficiência no atendimento ao cliente do mercado nacional e latino-americano.


Segundo o executivo, centro de treinamento desempenha papel crucial no pós-venda

• Como a empresa avalia os investimentos em eletrificação para descarbonizar o setor?

Desde o início do desenvolvimento de tecnologia elétrica, ainda em 2014, a LiuGong alcançou marcos significativos na área de inteligência elétrica, seguindo uma década de busca contínua e inovação no segmento. Desde então, a marca já comercializou mais de 5.000 máquinas elétricas em todo o mundo.

• Nesse sentido, qual é a estratégia da empresa em termos de descarbonização?

Até 2025, planejamos lançar novos produtos para expandir nosso portfólio global de soluções elétricas, introduzindo novas linhas de produtos, desde minicarregadeiras até equipamentos mais robustos, como um caminhão fora de estrada 100% elétrico para mineração. No médio prazo, todo o nosso portfólio estará disponível com uma alternativa elétrica.

• Qual é a importância do Brasil na estratégia de globalização da marca?

O Brasil tem uma importância significativa na estratégia de globalização da LiuGong, que vem estabelecendo e fortalecendo sua presença ao redor do mundo ao longo de 22 anos de operação. E essa relevância se reflete em vários aspectos. Isso se aplica, por exemplo, ao tamanho e potencial de mercado, pois o Brasil possui o maior parque industrial da América Latina. Além disso, o país também é conhecido por seus grandes e relevantes projetos de infraestrutura e iniciativas de mineração, criando uma demanda constante para máquinas pesadas de classe mundial.


Lançamento de produtos para pavimentação é o próximo passo no país, revela o presidente

• É possível dimensionar essa participação do mercado brasileiro nos negócios?

O potencial de crescimento econômico no Brasil, juntamente com a necessidade de modernização da infraestrutura e o aumento da produção agrícola e de mineração, faz do país um mercado-chave para a LiuGong, com alta demanda por equipamentos de construção e mineração. Mas o Brasil também é considerado um ponto estratégico para expandir a presença da empresa na região latino-americana. Essa posição estratégica no país permite à LiuGong dar suporte a diversos outros países da América Latina.

• Nesse quadro, quais são os planos futuros da empresa no país?

Nosso próximo passo é expandir o portfólio de máquinas de construção no Brasil, além de desenvolver ainda mais o mercado de mineração e introduzir novas linhas de produtos, incluindo equipamentos de pavimentação, guindastes, plataformas elevatórias e empilhadeiras.


Saiba mais:
LiuGong: liugongla.com

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E