Revista M&T - Ed.132 - Fevereiro 2010
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Em foco

Sistema monitora a frota de concreteira

A corretora de seguros Potenza, em parceria com a desenvolvedora Cerruns, lançou no mercado um sistema de rastreamento e monitoramento remoto de veículos e equipamentos. Desenvolvido para atender grandes redes varejistas e os setores bancário e de logística, ele já está sendo aplicado por uma concreteira no monitoramento de seus caminhões-betoneira.

Segundo Edson Seigi Simizo, diretor da Cerruns, o sistema incorpora dispositivo de geoposicionamento (GPS), permitindo precisão na localização dos veículos e na gestão da segurança da frota. “No caso da concreteira, ele monitora até mesmo a rotação do balão da betoneira, liberando sua reversão apenas no ponto indicado de entrega do produto”, diz o especialista.

O sistema também previne desvios de produto ou combustível e, nesse último caso, mostra-se mais eficaz que os controles realizados pela boca do tanque, segundo a avaliação de Simizo. “Não basta monitorar o veículo apenas pela boca do seu tanque, pois existem oito pontos de desvio desde esse local até a injeção de combustível no motor”, ele pondera.


A corretora de seguros Potenza, em parceria com a desenvolvedora Cerruns, lançou no mercado um sistema de rastreamento e monitoramento remoto de veículos e equipamentos. Desenvolvido para atender grandes redes varejistas e os setores bancário e de logística, ele já está sendo aplicado por uma concreteira no monitoramento de seus caminhões-betoneira.

Segundo Edson Seigi Simizo, diretor da Cerruns, o sistema incorpora dispositivo de geoposicionamento (GPS), permitindo precisão na localização dos veículos e na gestão da segurança da frota. “No caso da concreteira, ele monitora até mesmo a rotação do balão da betoneira, liberando sua reversão apenas no ponto indicado de entrega do produto”, diz o especialista.

O sistema também previne desvios de produto ou combustível e, nesse último caso, mostra-se mais eficaz que os controles realizados pela boca do tanque, segundo a avaliação de Simizo. “Não basta monitorar o veículo apenas pela boca do seu tanque, pois existem oito pontos de desvio desde esse local até a injeção de combustível no motor”, ele pondera.

O sistema oferecido pelas duas empresas conta com navegador para que o motorista encontre seu destino. Por meio do sistema, o frotista controla a rota dos veículos, eventuais desvios, os tempos de deslocamento e até mesmo o engate e desengate entre o cavalo mecânico e a carreta, no caso de uma transportadora. “Ele pode ser customizado para qualquer necessidade e, além disso, ficamos responsáveis pelo servidor que gere todo o sistema.”

De acordo com Décio Ignácio, diretor da Potenza, o uso de sistemas como esse contribui para a redução de custos com o seguro da frota, além de conferir segurança contra furtos. Ele sabe o diz, já que a seguradora pertence ao mesmo grupo que detém uma empresa especializada em obras de pavimentação e operações tapa-buraco, com muitos veículos operando pelas ruas de São Paulo.

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