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Revista M&T - Ed.272 - Abr/2023
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CONEXPO 2023

Sintonizada aos novos tempos

Com a sustentabilidade em primeiro plano, feira norte-americana reúne mais de 2.400 expositores em quase 280 mil m² de área expositiva tomada por novas tecnologias
Por Redação

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Atenta a um tema que avança rapidamente na construção, a ConExpo 2023 mostrou o maior foco em sustentabilidade desde a sua primeira edição, em 1948. Os esforços refletem uma mudança de paradigma, com muitas empresas percebendo que os clientes exigem práticas mais sustentáveis e reconhecem os benefícios da mudança para equipamentos e práticas verdes.

“Como a indústria da construção, a feira está evoluindo de muitas maneiras para se adaptar e apresentar tecnologias, produtos e práticas mais sustentáveis”, afirmou Dana Wuesthoff, diretora do evento.

Para colocar a sustentabilidade em primeiro plano, a feira – que nesta edição foi 10,5% maior que a anterior, com 278.709 m2 de área de exposição e a adição dos novos pavilhões West Hall e Diamond Lot – privilegiou desde equipamentos elétricos com emissão zero até máquinas movidas a hidrogênio, passando por barreiras infláveis, materiais recicláveis, soluções para resíduos e concreto ecológico.

“As inovações lançadas no evento desempenham um papel importante ao impulsionarem o crescimento econômico e sustentável do setor”, disse Phil Kelliher, VP sênior da Caterpillar e presidente da feira. “Os eventos ao vivo e presenciais também são muito importantes para a indústria da construção, pois permitem ver, tocar e experimentar os produtos”, completou.

Com mais de 2.400 expositores de 36 países, a feira recebeu 139 mil visitantes (+6% sobre a anterior, em 2020), sendo 24 mil provenientes de 133 países, além de abrigar 190 sessões de conteúdo, que abordaram temas como redução da pegada de carbono, gerenciamento de equipamentos elétricos, reciclagem de asfalto e concreto, mudanças geracionais, mulheres na construção, avaliação de custos e outros.

“A nossa grade sempre


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Atenta a um tema que avança rapidamente na construção, a ConExpo 2023 mostrou o maior foco em sustentabilidade desde a sua primeira edição, em 1948. Os esforços refletem uma mudança de paradigma, com muitas empresas percebendo que os clientes exigem práticas mais sustentáveis e reconhecem os benefícios da mudança para equipamentos e práticas verdes.

“Como a indústria da construção, a feira está evoluindo de muitas maneiras para se adaptar e apresentar tecnologias, produtos e práticas mais sustentáveis”, afirmou Dana Wuesthoff, diretora do evento.

Para colocar a sustentabilidade em primeiro plano, a feira – que nesta edição foi 10,5% maior que a anterior, com 278.709 m2 de área de exposição e a adição dos novos pavilhões West Hall e Diamond Lot – privilegiou desde equipamentos elétricos com emissão zero até máquinas movidas a hidrogênio, passando por barreiras infláveis, materiais recicláveis, soluções para resíduos e concreto ecológico.

“As inovações lançadas no evento desempenham um papel importante ao impulsionarem o crescimento econômico e sustentável do setor”, disse Phil Kelliher, VP sênior da Caterpillar e presidente da feira. “Os eventos ao vivo e presenciais também são muito importantes para a indústria da construção, pois permitem ver, tocar e experimentar os produtos”, completou.

Com mais de 2.400 expositores de 36 países, a feira recebeu 139 mil visitantes (+6% sobre a anterior, em 2020), sendo 24 mil provenientes de 133 países, além de abrigar 190 sessões de conteúdo, que abordaram temas como redução da pegada de carbono, gerenciamento de equipamentos elétricos, reciclagem de asfalto e concreto, mudanças geracionais, mulheres na construção, avaliação de custos e outros.

“A nossa grade sempre se destacou por ajudar os profissionais da construção a construir tanto um conjunto de habilidades técnicas quanto de perspicácia empresarial”, acentuou Wuesthoff, destacando ainda a parceria com a Fundação Arbor Day, que se comprometeu a plantar mais de 139 mil árvores, uma para cada inscrito no evento.

Na maior edição de todos os tempos, a ConExpo 2023 também recebeu cobertura de mais de 600 veículos de mídia de 33 países, incluindo a Revista M&T. Confira alguns destaques nas páginas a seguir.


BOMAG

Com mais de 40 máquinas, a fabricante apresentou soluções inovadoras para compactação, a exemplo de um rolo elétrico e um rolo conceito autônomo. O novo rolo tandem elétrico BW 100 AD e-5 funciona com baterias recarregáveis que alimentam dois motores elétricos, responsáveis por controlar a vibração e o deslocamento de forma independente. “Apenas um motor é necessário para deslocamentos, o que economiza a vida útil da bateria”, disse a empresa.

Voltado para trabalhos noturnos ou áreas urbanas onde o ruído e as emissões são restringidos, o modelo traz tambores de 1 m de largura que operam na faixa de 3.900/3.336 vibrações por minuto. Já o novo rolo combinado BW 120 SLC-5 apresenta direção de caranguejo para compactação em torno de edifícios.

A máquina a diesel é equipada com controle inteligente de vibração, que permite ao operador saber quando a compactação ideal foi alcançada. O rolo tem tambor de aço vibratório frontal de 1,2 m e quatro pneus traseiros lisos.

Já o conceito autônomo Robomag 2 é baseado no compactador de tambor liso BW 177 D. Com largura de compactação de 1,6 m, o modelo é equipado com GPS, LiDAR e sensores para guiar seu funcionamento. Também traz opção de controle remoto para carregar e descarregar e completar padrões de movimento manual.


Novo rolo tandem elétrico Bomag BW100AD e-5 funciona com baterias recarregáveis

Outras soluções expostas incluíram o sistema digital de controle Bomap Connect, capaz de rastrear frotas de qualquer marca no canteiro, e o programa de planejamento Asphalt Manager, que ajusta automaticamente a força de compactação à espessura e temperatura da camada de asfalto, combinando as direções de vibração e deslocamento do rolo para evitar ondulações.

“Baseada em nuvem, a solução é capaz de calcular requisitos de mistura, comunicar-se com a usina de asfalto, determinar o caminho mais rápido para o canteiro de obras e passar as mudanças de processo para a equipe da usina e motoristas de caminhão”, acentuou a empresa, que também exibiu o novo tamper portátil BT 60e alimentado por bateria, a nova placa unidirecional a bateria BP 18/45 para valas profundas, as fresadoras a frio BM 2200/65 e BM 1200/35-2, as pavimentadoras BF 200, Série CR 820 e CR 1030 e o compactador articulado de trincheira BMP 8500, além de recicladoras e estabilizadoras.


CATERPILLAR

Com mais de 30 máquinas no estande, foram expostas novidades como a carregadeira de médio porte 950 e as carregadeiras de pequeno porte 926, 930 e 938 – que chegam ao mercado no final do ano. Para pavimentação, foi mostrada a fresadora a frio PM822, com largura de 2.235 mm e que conta com a tecnologia Cat Grade, além de opção de rotor System K, que promete maior desempenho, produtividade e precisão no corte.

Com design compacto, a pavimentadora AP455 Mobil-trac também atraiu as atenções, destacando características como o novo sistema de fixação modular, que promete melhorar a densidade das esteiras e reduzir o tempo de troca em até 80%.

A divisão de sistemas de energia exibiu os motores C3.6 IPU, C7.1 e C9.3B, que atendem aos padrões Stage V/Tier 4 e são compatíveis com biodiesel e HVO, além de baterias de íons de lítio, motores remanufaturados e serviços de remanufatura Certified Rebuild.

Outro destaque foi o novo motor diesel fora de estrada C13D (foto) para aplicações OEM, com 13 l e 6 cilindros, na faixa de 456 a 690 hp, que começa a ser produzido em 2026. “Os motores de combustão interna são predominantes na maioria dos canteiros em todo o mundo, e por isso investimos nessa plataforma de próxima geração”, disse o VP sênior da Caterpillar Industrial Power Systems, Steve Ferguson.


Com 13 l e 6 cilindros, novo motor diesel C13D cobre a faixa de 456 a 690 hp

A empresa divulgou ainda o novo aplicativo Cat Central, a mais recente ferramenta de acesso a peças genuínas e serviços da marca, assim como o aplicativo para gerenciamento de manutenção SIS2GO, ambos disponíveis para Windows, iOS e Android.

O Centro de Tecnologia permitiu ao visitante experimentar uma gama de tecnologias digitais, com destaque para as mostras interativas “Looking Glass”, que exibiu as capacidades da aplicação de gerenciamento VisionLink e Strike Pay Dirt Challenge, para controle remoto de escavadeira.

Já o Centro de Sustentabilidade destacou fontes alternativas, incluindo protótipos elétricos a bateria como a miniescavadeira 301.9, a escavadeira média 320, a carregadeira média 950 GC e a carregadeira compacta 906 – além de soluções de carga CA e CC.

Em uma arena de demonstração de 6.500 m2, a fabricante também sediou a final global de seu desafio de operadores, que foi vencido por Patrick Doheny (William Adams, Austrália), enquanto o brasileiro Fernando do Nascimento (Pesa) levou o prêmio de “Equipe Campeã – Team Americas”, junto a Matt Ferris (Empire) e John Schiedeck (Holt), ambos dos Estados Unidos.


CUMMINS

A fabricante aprovou o uso de biocombustíveis HVO para toda a linha Off Highway Performance Series, que compreende motores de 3,8 a 15 l. A aprovação ocorre pouco tempo após a publicação de relatório da agência Energy Information Administration (EIA) declarando que a produção desse tipo de combustível alternativo pode dobrar até 2025.

“O HVO é uma solução de baixo carbono que permite reduzir as emissões de gases dos equipamentos atuais”, apontou Jeremy Harsin, diretor de marketing da divisão Off Highway. “Esse biocombustível pode ser fornecido pela mesma infraestrutura que o diesel convencional.


A Cummins acentuou os investimentos recentes na cadeira de hidrogênio e em biocombustíveis

A nova plataforma de motores de 15 l inclui soluções para uso com hidrogênio, biogás e diesel. Na versão a hidrogênio, o motor está disponível com potências de 400 a 530 hp e torque de 2.600 Nm, enquanto a aplicação por biogás oferece de 400 a 510 hp, com torque de 2.500 Nm. Já a versão diesel tem faixa de potência de 450 a 650 hp, com torque de 3.200 Nm.

Para alguns motores, pode ser necessária apenas uma mudança na calibração eletrônica do motor, assegura a fabricante. “Os clientes estão procurando maneiras de impulsionar a sustentabilidade em seus negócios”, completou Harsin.

Além de baterias de alta densidade, a marca também divulgou a recém-lançada marca Accelera, que busca acelerar a introdução de soluções com emissões zero. Como resultado de aquisições e investimentos, a companhia se concentra em produção, gerenciamento, transporte e aplicação de hidrogênio verde hidrogênio em motores e células a combustível.

“O hidrogênio desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis”, disse Antonio Leitão, VP para motores fora de estrada. “Nossa estratégia é focar em toda a cadeia de valor para impulsionar a sustentabilidade e permitir uma adoção mais rápida do hidrogênio.”


DEUTZ

A companhia apresentou na ConExpo o motor a hidrogênio TCG 7.8 H2, com produção prevista para começar já no próximo ano. O motor de seis cilindros é baseado em um projeto pré-existente e, apesar de produzir 220 kW de potência, é neutro em carbono e silencioso.

Em princípio, o motor a hidrogênio – que já está sendo testado em um caminhão de 18 t como parte do projeto HyCET – pode ser usado em todas as aplicações atuais, até mesmo no segmento rodoviário.

Também exibido na feira, o sistema de carregamento móvel PowerTree pode ser usado na ausência de qualquer infraestrutura de energia, garantiu a fabricante. A versão mais recente oferece características como design aprimorado, para facilitar o transporte em um contêiner de 10 pés. Também é possível dimensionar a capacidade da bateria, permitindo melhor adaptação às exigências técnicas e comerciais dos clientes.

“A infraestrutura de fornecimento de energia é um fator crítico ao implantar acionamentos alternativos, seja para canteiros de obras, manuseio de materiais, equipamentos de apoio ou aplicações em rodovias”, comentou o CTO e CSO Markus Müller.

Já o sistema compacto de acionamento elétrico de 400 volts é dividido em dois motores elétricos de 40 kW. Como é típico para motores elétricos, o sistema fornece torque instantâneo, tornando a máquina ainda mais dinâmica.

Oferecendo 42 kWh de capacidade, a bateria integra o portfólio modular da própria da empresa, enquanto o sistema de carga rápida de 22 kW pode restaurar 80% da carga da bateria em uma hora. O telehandler G5-18A já está equipado com o acionamento, permitindo que seja usado por cinco horas antes de ser recarregado.


Exibido na feira, o motor a hidrogênio DeutzTCG 7.8 H2 deve entrar em produção já no próximo ano

No segmento de motores convencionais, a companhia exibiu o modelo TCD 3.9 na categoria abaixo de 4 l, um desenvolvimento conjunto com a John Deere Power Systems que fez sua estreia durante o evento em uma versão de 130 kW de potência.

Por sua vez, o motor de alto desempenho TCD 5.2 apresenta faixa de potência de até 170 kW e torque máximo de 950 Nm, devendo chegar ao mercado a partir do terceiro trimestre. Por fim, o modelo G 2.9 de gás de petróleo liquefeito (GLP) é uma versão do bem-sucedido motor de quatro cilindros TCD 2.9 (30-75 kW).

O motor refrigerado a água oferece até 54,5 kW de potência e torque máximo de 210 Nm. “O setor de construção caminha em direção a uma maior neutralidade de carbono”, afirmou o CEO, Sebastian C. Schulte. “Transformar o transporte é uma tarefa enorme, mas também uma oportunidade de negócios.”


DYNAPAC

Com o tema “Seu parceiro estrada afora”, os visitantes puderam conferir a nova linha de equipamentos elétricos da linha Z.ERA, incluindo os modelos leves DFP8X (90 kg e largura de 430 mm) e DFP9X (94 kg e 500 mm), exibidos junto a soluções de recarga.

Em compactação, a introdução dos modelos elétricos CC900e e CC1000e, na faixa de 1,5 a 2 tm, define o rumo da marca na oferta de soluções sustentáveis, propondo-se a manter a potência e o desempenho dos equivalentes a diesel, assim como carga linear estática, amplitude, gradabilidade e velocidade de deslocamento.

“Ser um parceiro sustentável é um foco para nós, demonstrando ainda mais nosso compromisso para um mundo livre de emissões”, disse o vice-presidente de gerenciamento de produtos e marketing, Vijay Palanisamy.

Outro destaque foi a nova Geração VI de rolos tandem de porte médio (7 a 9 tm), que inclui modelos articulados (CC2200VI, CC3200VI, CO2200VI) e adicionais de tambor com estrutura fixa na direção (CG2300VI, CG3300VI), de 1,4 m a 1,6 m de largura.


Controlado remotamente, o rolo de trincheira D.ONE foi exibido pela Dynapac

Versões de tambor bipartido e combinadas também estão disponíveis na linha, que oferece rotação completa do assento, sistema excêntrico patenteado combinado ao modo ECO, sistemas de aspersão de água e visor colorido de 7” com tela sensível ao toque.

Além disso, a tecnologia Seismic – que ajusta automaticamente a frequência de compactação e os parâmetros de vibração – foi estendida para os modelos tandem médios e grandes.

No estande, também foi divulgada a parceria com a Trimble, destacando os novos sistemas para detecção de pedestres, com display de 10” e quatro câmeras integradas, que permitem visão de 360 graus.

A empresa mostrou ainda a pavimentadora SD2550CS acompanhada pela alimentadora móvel IMIX para aplicações especiais, como RCC, CIR e aeroportos. Com largura de 1,2 m, também foi exposta a pavimentadora F1250CS, que pode ser operada por controle remoto, emparelhada à mesa de extensão frontal VF240VE.

Com largura padrão de 2,4 m a 4,7 m, a nova pavimentadora D17C é indicada para obras em estacionamentos e estradas municipais. Equipado com a placa VF0816 de 2 kg, a máquina pode pavimentar até 5,4 m de largura usando extensões opcionais. Além disso, o sistema “Quad-Auger” promete eliminar o trabalho manual na pavimentação de larguras maiores.

Produzidas nos EUA, as pavimentadoras D30 (3 m) e D25 (2,4 m) – juntamente com as mesas Mat Master 20R/16R – são equipadas com o sistema de controle Dynapac Pave Manager, com diferentes funções de assistência.

Outros produtos em evidência incluíram a pavimentadora de alta densidade SD2550CS para aplicações especializadas, com conceito de interface aberta, que foi exibida com a mesa V6000THE, além de compactos como os rammers DR6X e DR7X, as placas DFPX, o rolo vibratório manual DTR75 e o rolo de trincheira D.ONE (foto), controlado remotamente.


HAMM

Prevista para chegar ao mercado dos EUA no final do ano, a série HD CompactLine de rolos tandem elétricos é alimentada por baterias de íons de lítio de 23 kWh, oferecendo autonomia para um dia típico de trabalho sem necessidade de recarga.

Para terraplenagem, a série HC fez sua estreia na região, reunindo compactadores com peso na faixa de 11 a 25 t e motores entre 85 e 160 kW de potência. Equipados com ECO-Mode integrado e cabines Easy Drive, os rolos prometem mais de 20% de aumento na banda de rodagem e cerca de 30% de aumento de espaço. Como opcionais, os modelos incluem desde parada automática do motor até lâmina frontal.

Outra estreante é a Série HC CompactLine, que agrupa compactadores na faixa de 5 a 7 t e chega ao mercado com a promessa de maior tração e capacidade de nivelamento.

Também estreia mundial, o rolo pneumático articulado HP 100i tem peso-base de 6 t, que pode ser aumentado para 10 t com a utilização de kits. Com cinco rodas no eixo dianteiro e quatro no traseiro, o novo rolo tem largura de trabalho de 1.725 mm, junta articulada de três pontos e traz acessórios limpantes nos pneus.

Os modelos tandem de direção pivotada da série HX integram o novo carro-chefe da marca para pavimentação asfáltica. A linha de 7 t a 9 t inclui modelos com tambores de vibração e oscilação, tanto divididos, como não divididos e combinados. A inversão automática integrada permite frear e acelerar rapidamente, enquanto o assento eletricamente ajustável gira automaticamente na direção da marcha ao se fazer a inversão.

Novas tecnologias da Hamm incluem ferramentas digitais para compactação

O cilindro articulado HTC é voltado para compactação de valas, sendo equipado com dois tambores de 80 cm de largura e centro de gravidade de 1,5, permitindo ainda o uso de controle remoto infravermelho. Também novo, o rolo tandem articulado HD+ 120i VIO-2 HF é equipado com dois tambores VIO livres de manutenção, podendo trabalhar com vibração ou oscilação.

Com alta frequência (acima de 4.000 VPM), a modelo de 12 t traz um sistema automático de vibração especial: no sentido da marcha, o tambor dianteiro opera sempre em modo de vibração, enquanto o traseiro opera em oscilação. Ao se inverter a marcha, os modos são trocados automaticamente. O lançamento está programado para o final de 2023.


HITACHI

Com 27 máquinas expostas, a divisão Construction Machinery Americas apresentou tecnologias de última geração de seu renovado portfólio. Após o término da parceria com a John Deere, em fevereiro de 2022, a empresa anunciou a intenção de introduzir novos equipamentos com “tecnologias de ponta que aumentam a eficiência e a segurança, enquanto reduzem o custo total de propriedade”.

Os avanços incluem sistemas hidráulicos e de segurança avançados, serviços de IoT e soluções de telemática. De acordo com a empresa, as escavadeiras e carregadeiras de rodas Dash-7 trazem melhorias em suas principais funcionalidades, otimizando o desempenho e a confiabilidade.

O sistema hidráulico TRIAS III, por exemplo, utiliza três bombas hidráulicas em conjunto para direcionar o fluxo de óleo e obter maior eficiência na caçamba, no braço e na lança. O sistema está disponível para as escavadeiras ZX210-7, ZX245-7, ZX300-7, ZX345-7 e ZX350-7.

Para aumentar a visão periférica, a empresa acrescentou o sistema de câmera Aerial Angle, que proporciona visão de 270 graus ao redor da máquina. Segundo a fabricante, a disponibilidade do sistema em breve deve incluir escavadeiras, do modelo ZX75-7 ao ZX890LC-7, bem como carregadeiras de rodas, a partir da ZW160-7 e maiores.

A mais recente inovação em segurança para carregadeiras é um sistema de detecção de obstáculos com redução automática de velocidade, disponível para o modelo ZW160-7 e acima. “O sistema é ativado quando se detecta um objeto na trajetória da carregadeira”, disse a companhia. “Também é projetado para minimizar falsos alarmes, pois os acelerômetros multiângulo desengatam o sistema quando o solo normalmente acionaria um alarme falso.”


Na Hitachi, a mostra incluiu tecnologias de ponta como o sistema hidráulico TRIAS III

Além disso, foi apresentada a função Auto Power Up aprimorada para carregadeiras de rodas ZW160-7 e superiores. A tecnologia ajusta automaticamente a velocidade do motor para obter maior controle em inclinações, “resultando em economia de combustível e menor tempo de viagem”, ressaltou a fabricante.


HYUNDAI

Na primeira participação após a aquisição da Doosan Infracore (agora conhecida como Develon), a marca promoveu a reestreia de carregadeiras compactas de esteiras e minicarregadeiras, além de novos modelos de basculantes articulados.

“Trouxemos nossa linha mais forte, juntamente com protótipos promissores e alternativos e alguns dos principais sistemas de segurança da indústria”, disse Stan Park, presidente da HCE Americas.

Destaques do estande, a nova minicarregadeira HS120V e a carregadeira compacta HT100V trazem motor eletrônico a diesel 4HTI4 de quatro ciclos, que atende às normas de emissões Tier 4. A nova linha HX-A de escavadeiras compactas foi representada pelos modelos HX35AZ, HX40A e HX48AZ, que estrearam no evento.

Oferecidas com dossel ou cabine, as máquinas ganharam novo design (“Tiger Eye”), que inclui cabines e janelas maiores, monitor LCD colorido de 5”, trava automática de segurança e licença de uso por cinco anos do sistema telemático HiMate, além de opção de lâmina de quatro vias. Os modelos HX40A e o HX48AZ também trazem fluxo auxiliar ajustável, enquanto a HX35AZ e a HX48AZ têm sistema de giro “Zero Tail”.


Nova carregadeira Hyundai HT100V traz motor eletrônico de quatro ciclos

Além desses, a companhia exibiu dois protótipos de escavadeiras com propulsão alternativa. A escavadeira de rodas HW155H traz motor a hidrogênio, enquanto a escavadeira compacta R19E de 2 t é movida a eletricidade.

A marca mostrou ainda o novo modelo HL986A, a maior carregadeira de rodas do portfólio, com caçamba padrão de 9 m3, exibida ao lado de outras máquinas em demonstrações ao vivo.


JCB

A marca revelou ao público seu aguardado protótipo de motor a hidrogênio, junto a um carregador com capacidade para 16 máquinas, que já equipam carregadeiras e manipuladores Loadall. Apresentada recentemente na Inglaterra, a tecnologia propõe-se a liderar a oferta de soluções com emissão zero para equipamentos agrícolas e de construção da marca, sendo totalmente redesenhada para substituir o diesel.

“Trata-se de uma tecnologia nova na qual mantivemos o DNA do motor, mas com a utilização de hidrogênio”, assegurou Ryan Ballard, diretor de engenharia para trens de força, destacando ainda o desenvolvimento de um carregador móvel para hidrogênio. “Avançamos muito em um curto espaço de tempo.”

Na ocasião do lançamento, o presidente Lord Bamford (que vem liderando pessoalmente o projeto de desenvolvimento da nova tecnologia de hidrogênio), reforçou que a equipe de engenharia da empresa deu passos enormes em pouco tempo para desenvolver o novo motor, que inclusive já alimenta um protótipo de retroescavadeira e o manipulador telescópico Loadall.

“Isso nos torna a primeira fabricante a desenvolver um motor de combustão totalmente funcional movido a hidrogênio”, comentou.


Em destaque no estande, motor a hidrogênio é uma das apostas da JCB para reduzir as emissões

Buscando liderar a jornada de ESG no setor de equipamentos de construção, a companhia também divulgou uma série de inovações desenvolvidas recentemente no âmbito da estratégia “Estrada para a Emissão Zero”.

Nesse rol, a fabricante destacou o desenvolvimento da primeira miniescavadeira elétrica a bateria do mundo, “mantendo-se na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias elétricas para atender às demandas dos clientes por produtos com emissões zero”.

Atualmente, a linha E-Tech representa a maior oferta de elétricos disponível na indústria da construção, assegurou o industrial.


JOHN DEERE

Totalizando 7,4 mil m2 de área, dois estandes reuniram soluções em conjunto com o Grupo Wirtgen pela primeira vez na ConExpo. Maior participação da marca na feira, a área foi dividida entre um estande de 6,5 mil m2 na parte externa, com equipamentos e tecnologias, e outro interno, com mais de 900 m2, dedicado ao futuro da tecnologia.

“A participação conjunta oferece aos clientes uma experiência envolvente e uma visão mais completa do futuro da construção”, frisou a divisão Power Systems, curadora do espaço.

Ao todo, foram exibidas 68 máquinas de ambas as marcas, com destaque para soluções compactas como pás carregadeiras de direção deslizante, escavadeiras, carregadeiras de esteiras e de rodas, além de máquinas elétricas e híbridas.

Dentre as novidades apresentadas, destacaram-se os sistemas SmartDetect Assist e SmartWeigh, de detecção de objetos e pesagem dinâmica da caçamba, respectivamente, as novas versões híbridas-elétricas (sistema E-Drive) do trator de esteira 850 P e das pás carregadeiras 644 X, 744 X e 944 X, além das novas versões com bateria elétrica (sistema E-Power) da retroescavadeira 310 X, da pá carregadeira 244 X e da escavadeira conceito 145 X-Tier.

Estande da John Deerereuniu máquinas com recursos digitais de controle operacional

O sistema E-Drive oferece uma transmissão híbrida-elétrica com um motor como fonte primária de energia. Já o sistema E-Power utiliza baterias elétricas da Kreisel Electric, startup austríaca recentemente adquirida pela Deere & Company. Também foram mostradas outras seis máquinas com a funcionalidade de controle operacional SmartGrade.


KEESTRACK

A fabricante apresentou um panorama de sua extensa linha, que se propõe a oferecer desempenho avançado com o menor custo por tonelada produzida.

Com foco em sistemas alternativos de acionamento, as máquinas em exposição incluíram o britador de impacto R5e (55 t), um equipamento elétrico plug-in totalmente novo que oferece conexão plug-out para alimentar equipamentos adicionais.

O modelo tem capacidade de até 400 t/h, abertura de entrada de 800 mm x 1.050 e peneira de dois decks, podendo ser alimentado por conexão elétrica ou grupo gerador (em média, utiliza 173 kW ou em torno de 40 l/h).


O britador elétrico R5e é uma das novidades da linha da Keestrack

Outro destaque, o britador H4e foi projetado para atuar com rochas e minérios mais duros, pedra, cascalho e agregados. Equipado com cone de 9 t, o modelo elétrico plug-in de 45 t oferece capacidade de até 208 t/h e traz peneira de três decks, motor elétrico de 251 kW, conexão plug-out e conjunto diesel/gerador embarcado.

O tamanho de alimentação é de até 185 mm, com abertura de descarga na faixa de 6-38 mm, dependendo da configuração da câmara de britagem. O H4e consome em média 130 kW com acionamento elétrico ou cerca de 8 gal/h com o conjunto diesel/gerador.

A peneira K6 tem capacidade de até 600 t/h e traz tela de 4.500 mm x 1.800 mm, com ângulo ajustável hidraulicamente. O modelo exibido na feira foi a versão padrão diesel/hidráulica, que consome em média pouco mais de 3 gal/h, mas também está disponível em versões diesel/elétrica e com motor elétrico.

O britador de impacto R3 (32 t) – vencedor do prêmio Red Dot – tem capacidade de até 250 t/h, sendo configurado com alimentador vibratório, pré-peneira de 1.200 mm x 920 mm, peneira de dois decks de 3.100 mm x 1.400 mm, abertura de entrada de 770 mm x 960 mm e rotor de 1.100 mm x 920 mm. Na ConExpo, foi mostrada a versão diesel/hidráulica, mas o modelo também oferece versão plug-in de acionamento diesel/elétrico.

Já o britador de mandíbulas B7 (28 t) foi projetado para rochas mais duras em pedreiras e mineração. O equipamento traz alimentador vibratório de 2.200 mm x 1.080 mm e deck inferior de 1.450 mm x 870 mm.

O tamanho de alimentação é de até 700 mm, com abertura de 1.200 mm x 830 mm e ajuste de saída de 75-250 mm. “Nossos esforços estão tendo um impacto positivo sobre a pegada ecológica”, argumentou o vice-presidente de vendas e marketing Frederik Hoogendoorn.


KOMATSU

A marca reuniu tecnologias integradas de automação da linha Smart Construction, que inclui painéis de controle, recursos de design, drones, retrofit, trabalho remoto e soluções para canteiros, frotas e escritórios. Já as soluções do pacote Smart Quarry Site são projetadas para ajudar os clientes a otimizar os locais de trabalho.

As soluções fornecem dados personalizados e detalhados, que podem ajudar os clientes a atingir ou até exceder as metas de produção.

“Soluções como o Smart Quarry dão um passo adiante com o monitoramento contínuo da produção, buscando aumentar a eficiência, melhorar a produção e manter o desempenho em alto nível”, acentuou a empresa.

Com recursos avançados, o Controle Inteligente de Máquinas (iMC) abrange um conjunto integrado de soluções digitais, incorporando uma série de tecnologias avançadas de última geração.

A empresa exibiu diversas máquinas equipadas com o módulo iMC 2.0, incluindo a escavadeira PC360LCi-11, de 36 t, com assistência integrada, cilindros hidráulicos com sensor de curso e nova caçamba, além dos dôzers D39PXi-24, D51PXi-25 e D71PXi-24, que são capazes de “memorizar” o terreno e tomar decisões calculadas.


A Komatsu divulgou opções de infraestrutura de recarga da Geração 2

Ainda em equipamentos, a marca mostrou produtos como a escavadeira híbrida HB365LC-3 e a elétrica PC210LCE de 20 t, com tecnologia de bateria de íons de lítio Proterra de 451 kWh.

Outro destaque foi a escavadeira PC900LC-11, que conta com sistema de câmera KomVision e, opcionalmente, sistema de orientação Smart Construction 3D e monitoramento de carga.

Já a miniescavadeira elétrica PC30E é equipada com bateria de 35kWh e motor elétrico de 17,4 kW. Outro destaque foi a microescavadeira elétrica PC01E, desenvolvida em conjunto com a Honda e alimentada por baterias intercambiáveis.

No segmento de carregadeiras elétricas, a marca exibiu o conceito WA Electric, desenvolvido em parceria com a Moog, além de opções de infraestrutura de recarga como o carregador da Geração 2, na faixa de 400-1140V e saída de 300-900V. A exposição também se estendeu a algumas de suas subsidiárias, como Hensley Industries e Montabert.


KUBOTA

Comemorando 25 anos, a divisão Engine America apresentou seus novos motores diesel de pequeno porte controlados eletronicamente, destacando os modelos D1105-K, adicionado à nova linha de motores compactos TVCR (Three Vortex Common Rail), e D902-K, primeiro motor “tudo em um”, introduzido em 2021.

Controlado eletronicamente, o motor diesel D1105-K possui três cilindros e tem potência de 24,8 hp a 3.000 rpm, dispensando o uso de sistema de pós-tratamento.

Também integrante da linha TVCR, o modelo D1105 P2 Hybrid é outra novidade do portfólio, em conformidade com as mais recentes normas de emissões para potências inferiores a 19 kW, permitindo – segundo a empresa – obter gases de escape limpos, sem fumaça preta visível.

A fabricante apresentou ainda o recém-desenvolvido motor V3307 Micro-Hybrid, com projeto de conversor CC, bateria de íons de lítio com sistema de controle e gerador embarcado.


A Kubota posicionou suas plataformas avançadas de soluções a diesel

A marca também repassou sua lista de motores desenvolvidos recentemente, incluindo o modelo V5009 série 09, específico para máquinas de construção e soluções industriais. O modelo fornece 208 hp, enquanto atende às normas de emissões da Tier 4 e Stage V.


LBX

A marca promoveu a estreia do novo guindaste 300 AT, de 300 t, um modelo alimentado por motor diesel Cummins X15 de 554 cv e transmissão automatizada ZF Traxon.

A transmissão promete melhor desempenho de deslocamento, oferecendo frenagem integrada com controle de partida, sistema elétrico de 24 V e comunicação Canbus.

“Nossa base de clientes estava ansiosa por um guindaste capaz de se deslocar de forma mais eficiente, acompanhando os canteiros com agilidade, mas que também tivesse uma tabela de cargas forte e confiável”, comentou o gerente de produto para guindastes telescópicos Andrew Soper.


Novo guindaste LBX 300 AT de 300 t fez sua estreia no evento

Projetado para fácil transporte, o modelo de cinco eixos permite o uso de HVO como combustível, em conformidade com as normas EPA On-Highway e CARB On-Road. “Esse guindaste representa um investimento de longo prazo, que remonta a 2009, com o desenvolvimento de nosso projeto próprio de lança e a posterior introdução do modelo ATC-3275”, acrescentou.

Com configuração modular e sete seções de lança, de 14 m a 72,5 m, o AT tem altura máxima na ponta de 112,4 m e disponibiliza haste opcional de duas peças embarcadas com deslocamento hidráulico, de 12,8 m a 21,6 m, além de duas extensões de 7,6 m. O contrapeso máximo é de 73,5 t com quatro cargas de transbordo.

Outras características-padrão incluem indicador sem fio de velocidade do vento, guarda-cabos de uma via e três luzes de trabalho na base. O modelo também vem equipado com o sistema SmartFly, que auxilia na montagem. Na cabine, o espaço comporta assentos para duas pessoas, display de 10”, controle automático de climatização, rádio bluetooth, ponto de energia e iluminação LED.

Na área externa, o grupo expôs ainda 13 escavadeiras das séries Link-Belt X4 e X4S, além da versão elétrica Pink-Belt e do modelo 145X3E, de 15 t, com raio de giro mínimo e comercializado somente na América Latina.

“Além de contar com lâmina frontal, esse modelo tem maior capacidade de força devido ao desenho, que concentra todo o peso no meio da máquina”, afirmou o especialista de produto Vladimir Machado. O estande também sediou o “Desafio do Rodeio” para operadores, apresentando ainda o novo modelo 220X4S no espaço interno do evento.


LIEBHERR

Em uma área de quase 6,5 mil m2, incluindo dois estandes e uma arena de demonstração, a marca preparou mais de 30 itens em sete segmentos com produtos e soluções de seu portfólio.

A nova geração de caminhões articulados foi representada pelo modelo TA 230 Litronic, totalmente redesenhado, enquanto dois integrantes da linha Industry Litronic para manuseio de materiais – LH 30 M e LH 60 M – trazem projetos desenvolvidos para operações com sucata.

Com peso operacional de 21,8 a 25 t, a escavadeira ferroviária A 924 Rail Litronic (Tier 4f) fez sua estreia, podendo ser usada tanto em estradas quanto sobre trilhos. A Geração 8 voltou à feira com as escavadeiras de esteiras R 924 e R 945A, que ganharam motor mais potente e maior força de escavação e tração.

Expandindo a oferta da linha, o dôzer PR 766 G8 tem peso operacional de até 50 t e acionamento hidrostático, apresentando chassi High Drive para aplicações pesadas de mineração. A marca também apresentou pela primeira vez suas novas carregadeiras de rodas de tamanho médio e grande da série XPower (L 526, L 538 e L 546), com caçambas entre 2.2 e 3 m³.

No segmento de tecnologia para concreto, a nova bomba sobre caminhão 36 XXT inclui lança dobrável de cinco peças com a nova unidade de acionamento Powerbloc, elementos integrados de comutação e medição hidráulica, além de circuito hidráulico semifechado.

A área de guindastes apresentou o novo modelo sobre esteiras LR 1400 SX, com lança principal de 41 m e lança oscilante de 44 m, sendo indicado para obras em pontes, túneis, estádios, energia e fábricas com elementos de aço ou concreto pré-fabricado. Ainda neste segmento, o modelo LTM 1100-5.3 oferece lança telescópica de 62 m e suporta até 16,9 t de lastro, com carga de 12 t por eixo.


Estande da Liebherr incluiu máquinas, guindastes, manipuladores e componentes

O guindaste de dois eixos LRT 1130-2.1 para terrenos acidentados traz lança telescópica de 60 m, com capacidade de elevação de 130 t. Na linha de guindastes de torre, foi mostrado o modelo flat-top 470 EC-B com cabo de aço e capacidade de 16 t ou 20 t. A companhia expôs ainda o guindaste 125 K de alta velocidade, com raio de 55 m e altura de gancho de 66 m.

Para fundações, os visitantes puderam conferir as plataformas de perfuração LRB 23 e LB 30, equipadas com o sistema digital Kelly Visualization. Em implementos, componentes e acessórios, a mostra incluiu soluções como o sistema automático de acoplamento rápido Solidlink, além de um sistema digital de monitoramento de rolamentos (BCM), que mede desgaste (axial e radial) e folgas de inclinação.

Outros destaques incluíram o protótipo do motor a hidrogênio H964 e o motor DMVA de alta velocidade.


METSO OUTOTEC

Atendendo ao viés de sustentabilidade, a companhia aproveitou o evento para apresentar seus mais recentes desenvolvimentos. “A sustentabilidade está ganhando terreno em toda a indústria de agregados e construção, tornando-se um impulsionador de inovações”, declarou o vice-presidente de distribuição global Juha Yli-Petäys. “A sustentabilidade e a melhoria do desempenho impulsionam cada projeto de P&D que executamos.”

A marca demonstrou inovações que prometem contribuir para a redução do consumo de energia e da pegada de carbono, além de aumentar o tempo de atividade e a segurança das operações. Nesse sentido, foram destacadas soluções como a linha de cones Nordberg HPe, que chega com a promessa atender às variáveis de desempenho nas indústrias de agregados e mineração.

Segundo a fabricante, a ação cinemática e as cavidades foram aprimoradas, resultando em um desempenho significativamente maior e mais flexível. Além disso, os revestimentos do britador agora podem ser instalados sem material de suporte, o que facilita as trocas e diminui as interrupções de serviço, com impacto positivo para o meio ambiente e a segurança dos operadores.


A Metso Outotec promoveu melhorias em sua linha de cones Nordberg HPe

A linha Lokotrack também marcou presença com a versão LT120, um módulo móvel sobre esteiras voltado para aplicações exigentes em pedreiras e que inclui a mandíbula Nordberg C120 – de 27,9 t e capacidades de 540 t/h (com escalpe) e 787 t/h (sem escalpe) – e a mandíbula de materiais compostos MX, além de acessórios como rompedor de rochas, revestimento de borracha e conjunto para limpeza da correia.

Já a plataforma digital de monitoramento remoto Metrics dá acesso a uma ampla gama de serviços, que possibilitam melhorias em desempenho, disponibilidade e vida útil dos equipamentos, especialmente em aplicações com agregados.

Os especialistas da empresa também traçaram projeções para a próxima geração de equipamentos da linha Lokotrack, vislumbrando o desenvolvimento da tecnologia nos próximos anos.

“A sustentabilidade está ganhando terreno em toda a indústria de agregados e construção, tornando um grande impulsionador de inovações e operações”, disse o gerente de distribuição global Juha Yli-Petäys.


TEREX MPS

Além de soluções digitais, a marca anunciou suas novas soluções para britagem móvel e peneiramento horizontal, destacando a planta cônica CRC1350S Cedarapids e a peneira ESX620.

“Esses lançamentos antecipam nossos futuros desenvolvimentos, que concentram os esforços em oferecer soluções mais seguras e que proporcionem uma produção igualmente confiável”, ressaltou Russ Burns, diretor de vendas da divisão Minerals Processing Systems.

A planta cônica CRC1350S Cedarapids foi exibida pela Terex MPS

A planta CRC1350S, cujo lançamento comercial está previsto para o 3º trimestre, foi projetada para alta produção a custos mais baixos por tonelada, mantendo sua característica de alta portabilidade.

Com 400 hp e rolamentos de alta eficiência, o cone TC1300X também foi aprimorado para entregar maior potência, além de ter o curso aumentado de 45 mm para 70 mm.

“O projeto foi criado a partir de consultas aos nossos principais distribuidores, cujo feedback resultou no desenvolvimento desse novo layout de circuito fechado”, explicou Burns.

Mais recente adição à linha Simplicity de soluções de peneiramento, a peneira horizontal ESX620 de curso elíptico oval promete elevar as operações ao próximo nível de tecnologia.

O modelo traz abertura de 58,4 cm entre o deck superior e o intermediário – e de 69,8 cm entre o meio e o fundo. De acordo com a empresa, as medidas foram desenvolvidas com o usuário em mente, facilitando a manutenção.

“O espaço é suficientemente amplo para permitir inspeções e substituição de qualquer tipo de tela utilizado, seja de poliuretano ou metálicas especiais”, completou


VÖGELE

A marca apresentou diversas pavimentadoras de alto desempenho, que ilustram a atual gama de produtos da linha Super oferecida ao mercado. Totalmente produzida na Alemanha, a linha compreende desde o modelo de pequeno porte 700i (74 hp) até o modelo 2000-3i (250 hp) da classe Highway, passando pela versão compacta 1300-3i (100 hp) e pelo modelo intermediário 1703-3i (173 hp), da classe Universal.

Combinado à mesa extensível AB 220, o modelo Super 700i permite pavimentar larguras entre 0,9 m e 2,1 m, sendo voltado para obras mais estreitas, como ciclovias.

Equipada com sapatas de corte, a pavimentadora Mini Class atinge largura mínima de apenas 0,3 m e, com extensões aparafusadas, máxima de 3 m.

Com a mesa AB 340, o modelo da classe compacta Super 1300-3i apresenta taxa máxima de pavimentação de 385 t/h e largura de até 4,8 m. Com sapatas de corte, é possível obter uma largura de pavimentação de apenas 0,6 m, enquanto a largura máxima com extensões chega a 4,8 m.


Novidades da Vögele em pavimentadoras incluíram o modelo 2000-3i, da classe Highway, de 250 hp

Combinada à mesa VF 500, a pavimentadora Super 1703-3i Universal Class, de 2,4 m, atende às exigências da indústria norte-americana de construção.

Com dimensões compactas e freio Pivot Steer, o modelo permite velocidades de até 4,5 m/min, alcançando taxa máxima de assentamento de 770 t/h e larguras de 2,4 m a 4,5 m. Equipada com extensões, a máquina chega a 5,7 m, o que a torna indicada para aplicações maiores. O modelo também inclui o sistema Niveltronic Plus para controle automático de inclinação,

Já o modelo Super 2000-3i mantém essas características, alcançando taxa máxima de assentamento de 1.540 t/h. A máquina apresenta motor diesel de 6 cilindros, sendo especialmente adequada para rodovias e grandes áreas comerciais.

Em combinação com a mesa extensível AB 600, a pavimentadora Highway Class atinge largura de 7,6 m ou 8,2 m quando equipada com extensões.


VOLVO

Sob o tema “A mudança começa aqui: esteja preparado”, a companhia destacou suas recentes linhas de escavadeiras elétricas compactas e carregadeiras de rodas, que inclusive puderam ser testadas pelo público em duas arenas.

Em um estande de mais de 5 mil m2, a marca acentuou a expansão crescente de sua linha de produtos elétricos, agora acrescida da escavadeira elétrica EC230 e do compactador de asfalto elétrico DD25, de 2,5 t. Primeira máquina de médio porte eletrificada pela marca, a escavadeira de 23 t traz bateria de 600 V e veio da Europa especialmente para o evento.

Segundo a empresa, o modelo estará disponível para comercialização em 2024. “Trata-se do primeiro passo para eletrificar o restante da gama de produtos maiores”, comentou Ray Gallant, vice-presidente da área de gerenciamento de produtos.

A marca também abordou conceitos de propulsão alternativa e autonomia, com um caminhão articulado movido a células de hidrogênio e uma unidade remotamente controlada.

Em lançamentos para o mercado norte-americano, o destaque foi uma nova série de escavadeiras e a atualização da pá carregadeira de rodas L350H, exibidas no estande junto a outras escavadeiras, carregadeiras e caminhões OTR.

No Salão de Novas Soluções, os visitantes puderam acompanhar apresentações sobre serviços e tecnologias de assistência ao operador.

“A ideia foi abrir discussões sobre os pontos que mais afligem os clientes, e descobrir como nossas soluções podem ajudar a resolver alguns desses problemas”, frisou Stephen Roy, presidente da fabricante para a região. “Nosso objetivo é compartilhar o progresso que fizemos e obter feedback dos clientes.”


Estande Volvo destacou tendências em eletrificação, propulsão alternativa e automação

Uma área foi dedicada às soluções que a marca vem desenvolvendo para recarga AC e carregadores rápidos DC para baterias (as máquinas elétricas atuais podem ser carregadas com tomadas convencionais de 240 V).

À medida que tecnologia avança para máquinas mais pesadas, as opções de carregamento DC devem oferecidas inclusive para equipamentos mais pesados, com baterias de 600 V.

“Quando se trata de solução de carga, a solução vai além de apenas contar com carregadores que se conectam à máquina”, observou Gallant. “Muitos locais de trabalho estão em locais remotos, onde não há acesso à rede.”


WACKER NEUSON

Dentre os novos desenvolvimentos anunciados, o destaque foi a miniescavadeira EZ17e movida a bateria. Segundo a empresa, a máquina de 1,7 t representa uma solução adequada para construtoras e locadoras que procuram uma opção silenciosa e de emissão zero, visando expandir os negócios em novas aplicações, enquanto cumprem as regulamentações ambientais.

O modelo será lançado na América do Norte até o final deste ano ou no início de 2024 “Essa escavadeira já tem feito um enorme sucesso no mercado europeu”, garantiu Gert Reichetseder, presidente e CEO da operação para as Américas.


Na Wacker Neuson, a estrela da mostra foi a miniescavadeira EZ17e a bateria

Houve ainda espaço para divulgar escavadeiras como a nova EZ26, de 2,6 t e raio de giro zero, e o modelo de esteiras ET58, de 5,8 t. Ambas as máquinas prometem inovações em termos de conforto, desempenho e eficiência.

A companhia destacou ainda soluções para compactação e concreto que integram seu portfólio de equipamentos com emissão zero. Reunidos em uma área batizada de “Conheça o Futuro”, a mostra incluiu a estreia da placa APU3050e, alimentada por bateria e anunciada como a primeira da indústria com conceito reversível e de acionamento direto.

Todas as placas e compactadores movidos a bateria, bem como a linha de vibradores de concreto, são alimentados pelo sistema de bateria e carregador Battery One, uma nova marca multisoluções que – de acordo com o fornecedor – promete soluções unificadas, tornando mais prático o uso de equipamentos com emissão zero nas obras.

Na linha de minicarregadeiras, a empresa destacou novas adições ao portfólio como os modelos SM60 e SM120. Outro destaque do estande, a carregadeira compacta ST27 é o menor modelo da linha CTL da empresa, prometendo ganhos em visibilidade e produtividade.

“Essas carregadeiras utilitárias de esteiras são projetadas para oferecer maior conforto ao operador, facilidade de operação, redução dos custos de manutenção e do custo total de propriedade”, disse Reichetseder.


WIRTGEN

No estande compartilhado com a John Deere, o grupo exibiu uma amostra de seus produtos Premium para fresagem a frio, reciclagem, estabilização de solo e pavimentação de concreto.

Além de nove máquinas de três diferentes linhas de produtos, o foco também abrangeu soluções de sistemas digitais e de assistência.

No segmento de fresadoras a frio, o modelo W 50 Ri é indicado para larguras até 0,5 m e conta com funcionamento automático, conceito operacional simplificado e carregamento traseiro, enquanto modelo W 120 Fi com carregamento frontal é direcionado para larguras de trabalho de até 1,3 m.

Equipada com motor John Deere, a fresadora compacta da Série F foi adaptada especialmente para aplicações a frio, enquanto duas fresadoras de grande porte completam a linha: a W210 Fi, que abrange diversas aplicações, desde renovação de camada superficial e remoção completa até fresagem fina; e a W 250 Fi, cujo foco está no desempenho e capacidade de carregamento. Todos os modelos da série trazem os sistemas digitais Mill Assist – que define a melhor relação de trabalho – e Performance Tracker (WPT), para documentação.


Sistemas digitais prometem alavancar a eficiência das novas recicladoras da Wirtgen

Em recicladoras, a mostra incluiu os modelos W 380 Cri, WR 200 XLi e WR 250. Com largura de trabalho de 2,4 m e carregamento traseiro, a primeira oferece capacidade de mistura de até 800 t/h, sendo indicada para reconstrução de pistas mais largas, além de ser utilizada em projetos de reciclagem a frio no local (CIR) e de recuperação em profundidade total (FDR), assim como estabilização.

O sistema digital de direção AutoTrac e o sistema de documentação WPT prometem aumentar a eficiência.

Em pavimentação de concreto, foram apresentados dois modelos adaptáveis. A pavimentadora SP 15i permite posicionamento flexível do molde deslizante, além de trazer plataforma extensível.

A máquina também pode ser controlada sem fio-guia, quando equipada com o sistema de comando AutoPilot 2.0, que utiliza sinal GNSS e sensores para uso em raios estreitos e geometrias complexas.

Já a pavimentadora SP 94i é um modelo inset totalmente modular, apresentada no evento com o sistema TeleMold, que permite mudanças na largura de trabalho.


YANMAR

Em um estande de 732 m2, a especialista em compactos lançou sua nova linha de produtos para o mercado norte-americano, incluindo miniescavadeiras, carregadeiras de rodas e transportadores sobre esteiras.

“Estamos entusiasmados em voltar à exposição após uma ausência de vários anos”, disse o presidente da companhia, Tate Johnson. “Crescemos bastante desde a última participação e os novos produtos que trouxemos provam o nosso crescimento no mercado de compactos na América do Norte.”

O estande exibiu 12 máquinas e acessórios, que representam a linha completa da fabricante para os seus principais segmentos de atuação, incluindo construção pesada, civil e residencial.


Minicarregadeira TL100VS integrou a exibição de compactos da Yanmar

Dentre os destaques, a empresa exibiu as miniescavadeiras de esteiras TL65RS, TL75VS, TL80VS e TL100VS (foto), a pá carregadeira de rodas compactas V12, a pá florestal VT-100 e o transportador de esteira C30R-3.

No segmento de motores, a divisão juntou-se à Eleo e à Hipower Systems para exibir produtos como os motores diesel 4TN86CHT e 3TNV80FT, a versão Powerpack do modelo industrial 4TN107FTT, de quatro cilindros e 4,6 l, o gerador de energia a bateria EHR e a bateria modular de alta densidade Eleo, além de divulgar a estratégia de neutralidade de carbono Green Challenge 2050.

“Estamos comprometidos em responder aos desafios do futuro com uma gama de produtos que atenda às necessidades dos clientes de hoje, enquanto desenvolvemos novos produtos e tecnologias que aproveitam as fontes alternativas de combustível”, disse o diretor de soluções de energia, Ron Adams.


ZF

A companhia destacou soluções inteligentes de transmissão, incluindo a tecnologia modular de acionamento elétrico eTrac, de 20 a 60 kW de potência contínua e que pode ser usada com motores elétricos de 48, 96 ou 650 V.

Também ganharam destaque soluções como eixos, inversores e unidades eDCU (Electric Drive Control Unit), além de um sistema recém-lançado para retroescavadeiras, composto por transmissão de duas velocidades, motor elétrico e inversor, que pode ser dimensionado para fornecer 80 kW de potência.


A ZF ressaltou sua linha elétrica de trens de força

Marcaram presença ainda três versões do sistema de acionamento central elétrico (eCD50, eCD70 e eCD90), que permitem adaptação para aplicações como escavadeiras, manipuladores e equipamentos florestais.

Completando a gama de acionamentos elétricos, a marca divulgou o modelo eTrac eCD110-210, composto por transmissão eletromecânica e motores eletrônicos separados, voltados para acionamentos de tração e PTO elétricos (ePTO).

Operando a 650 V, o sistema pode ser dimensionado até 120 kW de potência contínua, com o ePTO variando de 30 a 70 kW de potência contínua.

Junto aos sistemas elétricos, a empresa também apresentou acionamentos convencionais como a transmissão ErgoPower powershift e a tecnologia cPower CVT, que prometem economia de 15 a 25% de combustível para máquinas atuais.


ZOOMLION

A fabricante apresentou pela primeira vez nas Américas a plataforma ZT58J, com 58 m de altura de trabalho. Lançado na bauma 2022, o modelo tem alcance horizontal de até 25,5 m e capacidade de 300/454 kg (irrestrita/restrita).

Capaz de superar rampas de até 24°, a máquina é equipada com jib telescópico para alcance extra, com articulação de -55° a +70°, prometendo uma faixa de operação mais ampla. A nova plataforma expande a linha de máquinas telescópicas ultra boom movidas a diesel da fabricante, cujo portfólio varia de 20 m a 68 m (a diesel) e de 22 m a 26 m (bateria).

Com altura de 58 m, a plataforma Zoomlion ZT58 tem alcance horizontal de 25,5 m

Também em exibição, o modelo ZT26JE se destaca pelo sistema de acionamento elétrico. Lançada em novembro de 2021, a máquina tem tração nas 4 rodas e oferece altura de trabalho de 28,7 m, com alcance horizontal de 22,1 m. Equipada com baterias de íons de lítio de 80 V, foi construída especificamente para aplicações internas.

Outras atrações incluíram as tesouras elétricas do tipo pantográfica da Série AC, incluindo os modelos ZS0607AC-Li, ZS0812AC-Li e ZS1212AC-Li, que oferecem alturas de trabalho de 7,8 m a 13,8 m para aplicações em áreas internas e capacidades de 230 kg, 450 kg e 350 kg, respectivamente.

Variando de 5,8 m a 13,7 m, a série promete desempenho mais sustentável, limpo e ecológico. Equipada com motores de tração de corrente alternada (AC), inclui conversor de frequência mais estável, maior nível de impermeabilidade e ciclo de vida livre de manutenção, dentre outras características. “As baterias de íon de lítio são opcionais, com garantia de cinco anos”, disse a companhia.


NEXT LEVEL AWARDS 2023
Edição marca a estreia de novo prêmio de inovação


Estreante da edição, o programa ‘Next Level Awards’ homenageou companhias que estão ampliando os limites no desenvolvimento de produtos, tecnologias e serviços, com contribuições efeitvas para o avanço da indústria da construção

A edição de estreia do programa ‘Next Level Awards’ homenageou companhias que estão ampliando os limites no desenvolvimento de produtos, tecnologias e serviços, com contribuições para o avanço da indústria da construção.

Por meio de um código QR, os visitantes puderam votar na solução favorita entre as dez finalistas, que foram selecionados por membros da AGC (Associated General Contractors of America) com base em critérios de abordagem tecnológica, benefícios à indústria e impacto na segurança, sustentabilidade e força de trabalho.

“O compromisso da indústria da construção com a excelência e a inovação é verdadeiramente impressionante”, comentou Dana Wuesthoff, diretora da ConExpo-CON/AGG & IFPE. Confira no quadro os finalistas e o vencedor (em destaque) da edição.

Saiba mais:
ConExpo-CON/AGG:
www.conexpoconagg.com

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