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Revista M&T - Ed.49 - Out/Nov 1998
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Manutenção I

Selantes de Pneus

O selante, corretamente aplicado: proteção contínua para o pneu.

O que é um selante de pneu?

É uma solução química que, aplicada dentro do pneu, elimina virtualmente vazamentos de ar causados por furos na banda de rodagem e outros vazamentos.
O selante, corretamente aplicado, irá proporcionar proteção contínua por toda a vida do pneu. Projetado não somente contra furos na banda de rodagem, esse produto acua, ainda, contra vazamentos no talão, anel de vedação (o’ring), por porosidade do pneu, câmara de arou pequenas trincas na roda. A química do produto faz com que ele permaneça sempre líquido, de maneira a preencher e vedar imediatamente um furo ou local por onde o ar possa escapar do pneu.
O selante veda o pneu para aumentar a pressão adequada, com furos de até lA , 6,35 mm. Sendo assim, proporciona aos empreiteiros, locadores de má


O selante, corretamente aplicado: proteção contínua para o pneu.

O que é um selante de pneu?

É uma solução química que, aplicada dentro do pneu, elimina virtualmente vazamentos de ar causados por furos na banda de rodagem e outros vazamentos.
O selante, corretamente aplicado, irá proporcionar proteção contínua por toda a vida do pneu. Projetado não somente contra furos na banda de rodagem, esse produto acua, ainda, contra vazamentos no talão, anel de vedação (o’ring), por porosidade do pneu, câmara de arou pequenas trincas na roda. A química do produto faz com que ele permaneça sempre líquido, de maneira a preencher e vedar imediatamente um furo ou local por onde o ar possa escapar do pneu.
O selante veda o pneu para aumentar a pressão adequada, com furos de até lA , 6,35 mm. Sendo assim, proporciona aos empreiteiros, locadores de máquinas, construtores e mineradores benefícios como segurança, por reduzir a possibilidade de estouro dos pneus e operações de montagens e desmon- tagens; significativa economia de combustível; aumento da vida útil do pneu; aumento da disponibilidade do equipamento e redução dos custos de manutenção (refeitos de montagem, substituição de anéis de vedação, etc.). O selante possibilita a maximização da vida do pneu e do consumo de combustível, enquanto minimiza o “downtime” e o custo de manutenção. Esses fatores, quando associados, com o aumento da segurança, fazem do selante de pneus um produto indispensável.

Características do Selante

Este produto, de tecnologia avançada, combina uma solução-base de etilenoglicol com fibras naturais e artificiais, componentes adesivos, inibidores de corrosão e outros sólidos. Foi projetado para manter as fibras e os sólidos em constante suspensão. For evitar o acúmulo de sólidos e fibras, é que o selante está sempre pronto a trabalhar. Não é necessário misturar, aditivar ou qualquer outra preparação. A capacidade de adesão do selante, associada a sua fluidez, quando aplicado no pneu, proporciona internamente proteção constante. O selante é thixotrópico, ou seja, torna-se mais fluido quando o pneu está em movimento e menos fluido, rapidamente, quando o movimento cessamantendo, assim, uma camada de produto em toda a sua superfície interna. Oprocesso de limpeza é simples, com o uso de estopa e pano úmido.

Como o Selante Trabalha?

O selante é fácil e rapidamente aplicado através do suporte da válvula. O tempo médio de aplicação é de apenas alguns minutos por pneu. Quando o veículo está em movimento, a ação fluida da solução faz com que toda a superfície interna do pneu seja recoberta, enquanto a capacidade de adesão do produto garante uma vedação completa do pneu para o restante de sua vida útil. O produto ajuda, ainda, a dissipar o calor causado pelo atrito com a estrada. O resultado de uma pressão mais adequada e de uma temperatura operacional menor aumenta a vida útil do pneu em 20% ou 30%.
Ao formar uma vedação temporária e, com a continuidade do movimento do pneu, o produto penetra no furo, tornando a vedação permanente a partir do momento em que esse furo é compactado pelas fibras e outros sólidos e parte dele passa para fora do pneu, secando pela exposição ao ar. No caso da remoção de um objeto penetrante, é necessário repetir a operação.
O selante veda facilmente furos de até 1/4” de diâmetyro. Dependendo do objeto perfurante, furos maiores serão normalmente vedados quando ocorrerem próximos ao centro da banda de rodagem. Furos que ocorrem com o veículo em movimento são vedados instantane-amente, com perda insignificante de ar até a vedação definitiva.

Por que o selante é econômico?

Pneus com baixa pressão têm um desgaste mais rápido, são mais facilmente danificados e rodam com temperatura maior que aquela dos corretamente inflados. O excesso de calor ocasionado pela baixa pressão também aumenta a probabilidade de que a recapagem se solte da banda de rodagem.
O selante diminui a temperatura tanto por manter a pressão adequada, como também pela condução térmica. A constituição química do produto ajuda a dissipar o calor gerado, por ser um melhor condutor do que a borracha. Essa propriedade reduz os pontos quentes do pneu, transferindo o calor das áreas de alta temperatura para áreas de baixa temperatura.
Segundo o Departamento de Trans-portes da Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas, de Washington, EUA, 5 lbs de baixa pressão reduzem a vida do pneu em 28%, 6 lbs em 38% e 9 lbs em 52%.
E sabido que o consumo de combustível aumenta em função da pressão baixa dos pneus. Testes realizados nesse sentido determinaram que a baixa pressão aumenta a resistência ao rolamento, a necessidade de um consumo maior de combustível. Pneus adequadamente inflados podem garantir um ganho de até 10% em km/litro.Como a borracha é porosa, pode perder pressão sem que se constate qualquer vazamento evidente. Em alguns pneus, em razão de sua composição, esse fato pode inclusive ocorrer mais rapidamente. A aplicação e distribuição do selante elimina virtualmente lentas fugas por porosidade e fugas pelo tal — ]ao do pneu, fugas pelo anel de vedação (o’ring), mantendo a pressão de ar adequada por um tempo maior.

Por que ar?

O pneu é um envelope de ar constituído por elementos com uma longa cadeia de macromoléculas. Como por si só ele não carrega carga, esta é suportada pelo ar que nele contido, que acaba sendo a única ligação entre o veículo e a estrada. Daí, que a química complexa dos modernos pneus dependa sobretudo de uma pressão de ar correta que, inexistindo, chega a ser responsável pela ocorrência de 80% das falhas prematuras de pneus. O próprio Goodyear afirmou que “pressão adequada é o fator mais importante na vida do pneu. Negligência na manutenção do pneu, especialmente na manutenção da pressão do pneu, custa milhares de dólares aos empresários. Baixa pressão não deveria nunca ser
permitida”.
Assim, entre as conseqüências da baixa pressão podemos citar a flexão excessiva que causa aumento da temperatura; a redução da resistência a cortes; o aumento da resistência ao rolamento que causa aumento de combustível; danos na carcaça impossibilitando novas recapagens; separação da área recapada; baixa aderência ao solo que diminui a segurança e riscos de ruptura devido ao sobreaquecimento.

Selante de Pneu Efeito Refrigerante

O selante tem um efeito refrigerante no pneu, tanto por manter a pressão, quanto pela condução térmica. Pelo fato da borracha ser um mau condutor de calor, existem substanciais diferenças de temperatura entre os vários pontos do pneu.
A grande quantidade de etileno-glicol que o produto contém atua como um condutor de calor, transferindo calor das áreas de altas temperaturas para as áreas de baixas temperaturas. Essa trans-ferência mantém as áreas quentes refrigeradas. O efeito da condução térmica tende a ser maior nos pneus grandes, em veículos industriais lentos e pneus comerciais, porque têm grandes áreas laterais recobertas pelo produto.

Pneus Recapados

O calor gerado pela baixa pressão dos pneus frequentemente contribui para arecapagem. Pneus sem câmara, recapados, são particularmente vulne-ráveis à separação na banda de rodagem. Frequentemente, pequenos furos no revestimento interno do pneu são aquecidos na inspeção anterior à recapagem. O ar, a alta pressão, passa através do furo para a borracha nova da banda de rodagem. Essa rota de escape rompe-se. Sua expansão entre a carcaça e a recapagem acaba provocando a separação e a falha. O selante reduz a pressão sobre a recapagem, vedando internamente o pneu, proporcionando total aproveitamento.

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