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Revista M&T - Ed.51 - Fev/Mar 1999
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Operação II

SE210 mostra produtividade no gasoduto Bolívia-Brasil

Dimater aprova nova escavadeira Volvo, que apresenta como características a força, agilidade e velocidade, além do elevado conforto da cabine.
O trabalho de escavação de um gasoduto como o Bolívia-Brasil, que liga aquele país ao nosso comtubulações que deverão alcançar o extremo Sul, em Porto Alegre, reserva surpresas para as empresas operadoras que trabalham junto às empreiteiras. A Dimater Locações e Máquinas Ltda, de São Paulo, é uma destas empresas, cujas máquinas trabalham para a empreiteira Tenenge Engenharia, responsável pelo trecho Paulínia- Porto Alegre, atualmente em obras nas imediações de Sorocaba, em São Paulo.
“Os engenheiros traçam um risco no mapa e nós vamos lá, com as máquinas, fazer as escavações. Às vezes encontramos pedras, às vezes olhos d'água, e até mesmo verdadeiros pântanos. Mas temos


Dimater aprova nova escavadeira Volvo, que apresenta como características a força, agilidade e velocidade, além do elevado conforto da cabine.
O trabalho de escavação de um gasoduto como o Bolívia-Brasil, que liga aquele país ao nosso comtubulações que deverão alcançar o extremo Sul, em Porto Alegre, reserva surpresas para as empresas operadoras que trabalham junto às empreiteiras. A Dimater Locações e Máquinas Ltda, de São Paulo, é uma destas empresas, cujas máquinas trabalham para a empreiteira Tenenge Engenharia, responsável pelo trecho Paulínia- Porto Alegre, atualmente em obras nas imediações de Sorocaba, em São Paulo.
“Os engenheiros traçam um risco no mapa e nós vamos lá, com as máquinas, fazer as escavações. Às vezes encontramos pedras, às vezes olhos d'água, e até mesmo verdadeiros pântanos. Mas temos que encarar a tarefa e dar conta do trabalho, dentro dos prazos estabelecidos”, explica o diretor eproprietário da Dimater, Dirceu Peyrer.
Com a experiência de quem está há 28 anos no ramo de escavações, ele sabe que é preciso escolher a máquina certa para cada tipo de trabalho. Prevendo as diversidades que encontraria pela frente ao ser contratado pelaTienenge para escavar aquele trecho do gasoduto Brassil- Bolívia, ele optou por escavadeiras na categoria de 20 toneladas sobre esteiras, com lanças de longo alcance ecaçambas de grande capacidade. Após conhecer as características técnicas do produto, foi um dos primeiros clientes do Grupo Volvo Equipamentos de Construção - a optar pela escavadeira Volvo-Samsung SE 210 LC-3. A nova máquina estava com cerca de 500 horas de operação, quando Dirceu foi entrevistado para esta reportagem, no final de fevereiro. Apesar de considerar o período relativamente curto para uma avaliação completa, Peyrer afirma que “já dá para perceber que é uma máquina de excelente qualidade”. Entre as características observadas, aponta a “boa velocidade de trabalho, grande capacidade de carga e bastante versatilidade”. Resume sua avaliação dizendo que a SE 210, “atende perfeitamente as necessidades de força de trabalho, velocidade e agilidade, apresentando uma média de consumo de combustível muito boa". Os itens força de trabalho e agilidade tem sido especialmente requisitados, pois no trecho que estamos trabalhando atualmente, temos encontrado áreas de pântano, em que as esteiras funcionam grande parte do tempo submersas, e as condições de escavações são muito difíceis”, relata. A boa performance nesse tipo de ambiente, segundo técnicos da Volvo, é possível graças à avançada tecnologia empregada nas escavadeiras, que inclui, entre outros detalhes, equipamentos hidráulicos de elevada eficiência e correntes das esteiras com pinos selados e lubrificados por graxa. Outro detalhe observado por Dirceu Peyrer é a estrutura do equipamento, “mais reforçada que a de outras máquinas desse tipo”, que confere mais confiabilidade e segurança operacional. Além da robustez, as escavadeiras Volvo-Samsung possuem uma tecnologia apurada, com monitoramento eletrônico de diversas funções vitais, como motor, sistemas hidráulico e elétrico. Isto facilita e agiliza os diagnósticos, na hora da manutenção, permitindo identificar mais rapidamente qualquer necessidade de troca de componentes. O alto torque de giro — o maior de sua classe — e a elevada velocidade de giro do equipamento também contribuem para a melhor produtividade da escavadeira, segundo técnicos da Volvo. “Isto é muito importante nesta obra do gasoduto, em que a produção émedida por metro de tubo que conseguimos instalar. As escavações tem que ser rápidas, pois a instalação dos tubos, em si, é um processo mais delicado, às vezes demorado”, explica Peyrer.
O regime de trabalho na construção do gasoduto é intenso, mas depende da luz do dia, começando às 7 horas e terminando às 18 - ou às 19hs, antes do final do horário de verão. Sábados, domingos e feriados são dias normais de trabalho. Por isso, a manutenção e assistência técnica assumem importância vital, nesse contexto. “A assistência técnica da Volvo é perfeita. A Comac, concessionário em São Paulo, enviou um técnico ao canteiro de obras em Araçatuba para um serviço. Ele fez o seu trabalho em um dia e ficou mais um dia na obra, acompanhando o resultado e verificando o desempenho da máquina, antes de ir embora. Não poderia ser melhor”, conta o proprietário da Dimater. Longe de ser um aspecto negativo, entretanto, a nova máquina “só tem um problema”, segundo ele: “todo mundo quer trabalhar nela, devido ao excelente nível deconforto na cabine, que tem ar condicionado, e à avançada tecnologia nos controles de operação, muito fáceis de acionar”. O acabamento externo do equipamento, “em especial, da cabine”, também despertam atenção: “onde quer que ela chegue, logo todos param para observar de perto, devido à sua superioridade”, relata Dirceu Peyrer.

“Plantando” modernidade

Ao longo de seus 28 anos no ramo dc escavações, Dirceu Peyrer acumulou a experiência que o tornou um dos mais respeitáveis empresários deste setor. Participou de obras importantes em todo o país, como a construção de diversos trechos e estações do metrô de São Paulo, escavou o famoso “buraco do Ademar”, no Anhangabaú, em São Paulo, participou da construção do trecho sul matogrossense da Ferrovia da Soja, além de outras obras como a construção da barragem de Mogi das Cruzes e das escavações para as bases de inúmeras torres de transmissão de energia nos famosos “linhões” ligando o Sul/ Sudeste ao Nordeste brasileiro, em empreitadas no Rio de Janeiro, Bahia e Recife, entre outros estados.
“Éimpossível calcular o volume de terra que já movimentei, nesses anos todos”, reconhece Dirceu Peyrer. Mas ele encara sua atividade com o orgulho de quem, seguramente, por onde passou, deixou uma contribuição decisiva para a modernização do país. “Em todas as obras que participamos, era sempre uma espécie de semeadura para algo de melhor para o futuro”, lembra.

Dirceu Peyrer - Dimater

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