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Revista M&T - Ed.85 - Out/Nov 2004
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Retro 416D da Caterpillar em versão carregadeira

A Caterpillar Brasil desenvolveu uma nova opção de carregadeira para aplicação industrial, a partir do consagrado projeto da retroescavadeira 416D. Trata-se de um equipamento de pequeno porte para carregamento e transporte de materiais, principalmente em locais com espaços reduzidos, tendo aplicações diversas em áreas industriais, urbanas e agrícolas. A máquina teve sua parte de escavação removida, ganhou contrapeso, e tem a opção de engate traseiro, com capacidade de tração de até cinco toneladas. Seu peso de operação nominal é de 6.290 kg e a capacidade da caçamba é de 0,96 m3.

O novo modelo é oferecido em duas versões: com tração em duas ou nas quatro rodas, que pode ser acionada mesmo com a máquina em movimento, sob carga, com o simples toque de um interruptor no console frontal. A transmissão Power-Shuttle Caterpillar possibilita a troca de todas as marchas, para cima e para baixo, com a máquina em movimento. A velocidade máxima de deslocamento é de 32,8 km/hora (20,4 mph). Também estão disponíveis quatro opções de compartimento do operador para essa máquina- toldo ROPS / FOPS com ou sem para-brisa dianteiro, cabine Utility e cabine Utility Plus com ar condicionado.

AGRALE LANÇA TRÊS NOVOS TRATORES MULTIFUNCIONAIS

Pioneira no Brasil na fabricação de tratores destinados à agricultura familiar, a Agrale acaba de lançar três novos modelos nas linhas de pequeno e médio porte: 4230.4 Cargo, 4118.4 e 5085.4 Arrozeiro. Destinada à agricultura de pequeno porte (familiar), a linha 4000 da Agrale comercializa tratores com potência entre 14,7 e 36 hp. Os dois lançamentos nessa linha destacam- se pelo baixo custo operacional, visto q


A Caterpillar Brasil desenvolveu uma nova opção de carregadeira para aplicação industrial, a partir do consagrado projeto da retroescavadeira 416D. Trata-se de um equipamento de pequeno porte para carregamento e transporte de materiais, principalmente em locais com espaços reduzidos, tendo aplicações diversas em áreas industriais, urbanas e agrícolas. A máquina teve sua parte de escavação removida, ganhou contrapeso, e tem a opção de engate traseiro, com capacidade de tração de até cinco toneladas. Seu peso de operação nominal é de 6.290 kg e a capacidade da caçamba é de 0,96 m3.

O novo modelo é oferecido em duas versões: com tração em duas ou nas quatro rodas, que pode ser acionada mesmo com a máquina em movimento, sob carga, com o simples toque de um interruptor no console frontal. A transmissão Power-Shuttle Caterpillar possibilita a troca de todas as marchas, para cima e para baixo, com a máquina em movimento. A velocidade máxima de deslocamento é de 32,8 km/hora (20,4 mph). Também estão disponíveis quatro opções de compartimento do operador para essa máquina- toldo ROPS / FOPS com ou sem para-brisa dianteiro, cabine Utility e cabine Utility Plus com ar condicionado.

AGRALE LANÇA TRÊS NOVOS TRATORES MULTIFUNCIONAIS

Pioneira no Brasil na fabricação de tratores destinados à agricultura familiar, a Agrale acaba de lançar três novos modelos nas linhas de pequeno e médio porte: 4230.4 Cargo, 4118.4 e 5085.4 Arrozeiro. Destinada à agricultura de pequeno porte (familiar), a linha 4000 da Agrale comercializa tratores com potência entre 14,7 e 36 hp. Os dois lançamentos nessa linha destacam- se pelo baixo custo operacional, visto que o consumo médio é de 1 litro de diesel por hora de trabalho.

O novo modelo 4230.4 Cargo é dotado de tração 4x4 e foi desenvolvido para atender a demanda por um equipamento multifuncional. Além de realizar as operações de cultivo como pulverização, aplicação de calcário, adubo e ureia, pode ser usado no transporte e escoamento da produção. Outro benefício proporcionado pelo 4230.4 é a movimentação de cargas em curtos deslocamentos fora da propriedade.

GARRET DESENVOLVE NOVA GERAÇÃO DE TURBOS

Entre as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Garrett o AVNT (Advanced VNT) é um turbo destinado a motores a diesel com capacidade cúbica de 4 a 7 litros. Como diferença em relação aos turbos VNT, possui sistema de atuação eletro-hidráulico integrado, rotores de pás móveis com deslocamento em guias e possibilidade de “wastegate” interno. O “wastegate” é um dispositivo que funciona para alívio da pressão exercida ao sistema. Outra variação da Garrett na tecnologia de geometria variável é o VNT Double Axle, desenvolvido para motores de grande capacidade cúbica e destinado a veículos pesados e extra- pesados. Entre seus diferenciais, pode ser utilizado como freio motor, contribuindo para a segurança e a longa vida dos sistemas, especialmente o de freios.

A Garrett também está desenvolvendo novas formas aerodinâmicas para a redução do tamanho dos compressores e das turbinas. O objetivo é abreviar o tempo de resposta do turbo e do aquecimento do catalisador, além de facilitar as operações de montagem. Outro recurso é a tecnologia de coletor de escape integrado à carcaça da turbina, que proporciona instalação mais compacta e simples e a vantagem da redução da inércia térmica do sistema, muito importante no período de aquecimento do catalisador.

ZF SACHS DESENVOLVE NO BRASIL NOVA EMBREAGEM

Projetada no Brasil com suporte tecnológico da ZF Sachs na Alemanha, a nova embreagem para motores de até 310 cv de potência e 1200 Nm de torque tem como principal diferencial o diâmetro de 380 mm. E do tipo monodisco, totalmente intercambiável com os modelos originais, sejam eles embreagens de disco simples ou duplo disco. A grande vantagem da nova embreagem 380 mm é o fato de não requerer nenhuma modificação no veículo para a sua instalação. Outra característica que contribui para a durabilidade do revestimento do disco é o novo design da placa de pressão do platô, com geometria especialmente projetada para oferecer melhor dissipação do calor produzido durante os acoplamentos da embreagem. O mancai de acionamento possui rolamento com dupla vedação, graxa especial para trabalho sob altas temperaturas e é oferecido nas versões para transmissão sem e com tubo- guia, sendo que esta última possui bucha autolubrificante que dispensa manutenção ou uso de graxa.

DANA LANÇA UMA NOVA SÉRIE DE EIXOS “OFF ROAD”

Os novos eixos, os quais serão liberados no final deste ano, expandem a linha existente de eixos SPICER 58R300 e 53R312, para o mercado de mineração subterrânea. Desenvolvidos para acompanhar a tendência direcionada aos maiores rebocadores de carga e caminhões para mineração subterrânea, os eixos 54R300 e 58R397 proporcionam mais itens de robustez e aumento de vida útil.

O novo eixo 58R397 foi desenvolvido para os rebocadores de 20 a 25 toneladas e para os caminhões de 55 a 60 toneladas. Tem como característica, além da maior vida útil, um planetário projetado especialmente para eixos maiores e de maior capacidade. O conjunto transportador do 58R397 tem um diferencial mais robusto (Posi-Torq II) que proporciona engrenamento espiral cônico de 58 cm, para lidar com HP’s maiores. Este novo diferencial também apresenta uma embreagem úmida de múltiplas placas, atuada por cunhas para proporcionar uma operação silenciosa e suave, com capacidade de bloqueio de 45%.

Um grande número de componentes testados em campo, de ponta de eixos do SPICER 53R312, tem sido, também, incorporado no projeto do novo 58R397, incluindo o freio líquido-resfriado 26100. Em 2005, o 53R312 também estará disponível com um freio maior Posi-Stop, proporcionando uma razão Posi-Stop 26150 de um milhão de libras por polegada (por roda). O novo eixo 54R300 foi desenhado para caminhões pesados usados na mineração subterrânea, de 50 a 55 toneladas. Tem um conjunto transportador e diferencial de alta capacidade, com projeto de pinhão e anel 54R, que proporciona maior durabilidade e vida útil. O novo eixo-pinhão tem um cabeçote pendente (projetado) que trabalha aumentando a vida do rolamento durante subida e descida. A capacidade dos rolamentos e os componentes do corpo do diferencial do novo eixo SPICER 58R397 estão, também, incorporados no projeto do 58R300. O novo transportador para serviço pesado é também intercambiável com aqueles existentes nos eixos 54R300 e 53R312.

VIAPAR REDUZ CUSTOS COM USO DE BOBCAT EM FRESAGEM ASFÁLTICA

A escolha da minicarregadeira Bobcat, fabricada pela Ingersoll- Rand, e de seus acessórios, para os trabalhos de remoção da capa asfáltica das estradas sob sua administração está valendo à Viapar Rodovias Integradas do Paraná, concessionária de rodovias, uma economia de mais de 50% nos custos desta operação. “O uso da fresadora Bobcat de 45 mm vem sendo a solução ideal para nossas necessidades”, declarou o chefe do departamento de Conservação e Manutenção da Viapar, o engenheiro José Camilo Carvalho.

“A Bobcat apresenta enormes vantagens sobre as fresadoras autopropelidas de 500 mm e 1.000 mm nos trabalhos de fresagem das rodovias, ou seja, a remoção e substituição da camada de asfalto em pequenas áreas descontínuas de pista”, afirmou Carvalho. “Por exemplo, com as fresadoras de 1.000 mm, havia um desperdício de massa asfáltica e de tempo, pois normalmente a área a ser retirada tem largura inferior à dessas máquinas. Com a fresadora Bobcat de 45 mm, podemos trabalhar apenas na área que precisa ser removida, poupando tempo e massa. O custo operacional chega a ser 50% menor do que a de outras opções”, acrescentou.

Para fazer os trabalhos de conservação nos 547 quilômetros de rodovias sob sua administração, dos quais 137 quilômetros em pista dupla, a Viapar tem quatro equipes, cada uma das quais composta por dez pessoas. Uma carregadeira Bobcat equipada com fresadora, caçamba e vassoura faz parte do equipamento normal de cada equipe. Para os trabalhos de restauração, que atingem a remoção e a substituição de áreas maiores, as equipes também contam com uma Bobcat, que apoiam o trabalho das fresadoras de 1.000 mm executando serviços de acabamento e varrição.

“A produção média de cada equipe é de 16 toneladas de massa asfáltica substituídas por dia”, declarou Carvalho, cujo trabalho se estende por cidades como Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Paranavaí. “As vantagens da Bobcat já começam na agilidade do transporte. A máquina é carregada para o local do trabalho pelo próprio caminhão-caçamba que fará a remoção do material fresado ou numa pequena carreta puxada por ele. Uma fresadora autopropelida de 500 mm exigiria no mínimo um caminhão munck de sete toneladas”.

“A tecnologia de remoção da capa asfáltica comprometida vem evoluindo muito nos últimos anos”, afirmou Carvalho. “Saímos do martelete pneumático, passamos pelo disco de corte e chegamos à fresagem, a forma mais econômica e prática desenvolvida até agora. Para o trabalho em pequenos trechos descontínuos, porém, usar as grandes fresadoras autopropelidas eqüivale a empregar canhões para matar moscas. Além da economia de custos, estamos conseguindo, com a agilidade da Bobcat, atender mais locais na mesma jornada de trabalho”.

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