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Revista M&T - Ed.80 - Dez/Jan 2004
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SUPORTE III

Rastreamento de falhas

Novos aplicativos eletrônicos da Volvo para manutenção dos equipamentos da marca.

Os usuários dos equipamentos da marca Volvo passaram a contar com novos aplicativos eletrônicos entre as opções de suporte oferecidas pela Volvo Construction Equipment e sua rede de distribuidores. O sistema VCADS- PRO, por exemplo, permite realizar hoje um teste de compressão de motor em apenas cinco minutos, ante as sete horas pelos métodos convencionais. “Para o frotista, qualquer tempo de parada do equipamento representa custo.

Uma redução tão significativa como essa, portanto, proporciona um ganho excepcional de produtividade”, afirma Samuel de Albuquerque Júnior, gerente da área de pós-venda da VCE. “Nossos produtos de pós-venda agregam valor aos equipamentos”, acrescenta Yoshio Kawakami, presidente da VCE.

O VCADS-PRO é um software que permite o rastreamento de falhas de funcionamento e calibração. Com isso, pode-se identificar e corrigir problemas antes que eles venham a comprometer outras peças e componentes do equipamento. Outra grande vantagem é a rapidez em procedimentos de verificação, como o caso do teste de compressão do motor. “Além de o tempo ser reduzido drasticamente em comparação com o método convencional, um teste como esse é feito com total segurança, ao eliminar a necessidade de contato direto com o motor”, afirma Albuquerque. Aliado ao VCADS-PRO, os equipamentos Volvo contam ainda com o software Matris (Machine Tracking Information System). O aplicativo fornece dados completos sobre consumo de combustível do equipamento, velocidade, rotações e marchas mais utilizadas e tempo de utilização de freio hidrodinâmico, entre diversas outras funções. “O sistema nos diz como o equipamento está sendo usado e como ele poderia ser mais bem empregado. Por meio das informações obtidas no Matris pode-se, po


Novos aplicativos eletrônicos da Volvo para manutenção dos equipamentos da marca.

Os usuários dos equipamentos da marca Volvo passaram a contar com novos aplicativos eletrônicos entre as opções de suporte oferecidas pela Volvo Construction Equipment e sua rede de distribuidores. O sistema VCADS- PRO, por exemplo, permite realizar hoje um teste de compressão de motor em apenas cinco minutos, ante as sete horas pelos métodos convencionais. “Para o frotista, qualquer tempo de parada do equipamento representa custo.

Uma redução tão significativa como essa, portanto, proporciona um ganho excepcional de produtividade”, afirma Samuel de Albuquerque Júnior, gerente da área de pós-venda da VCE. “Nossos produtos de pós-venda agregam valor aos equipamentos”, acrescenta Yoshio Kawakami, presidente da VCE.

O VCADS-PRO é um software que permite o rastreamento de falhas de funcionamento e calibração. Com isso, pode-se identificar e corrigir problemas antes que eles venham a comprometer outras peças e componentes do equipamento. Outra grande vantagem é a rapidez em procedimentos de verificação, como o caso do teste de compressão do motor. “Além de o tempo ser reduzido drasticamente em comparação com o método convencional, um teste como esse é feito com total segurança, ao eliminar a necessidade de contato direto com o motor”, afirma Albuquerque. Aliado ao VCADS-PRO, os equipamentos Volvo contam ainda com o software Matris (Machine Tracking Information System). O aplicativo fornece dados completos sobre consumo de combustível do equipamento, velocidade, rotações e marchas mais utilizadas e tempo de utilização de freio hidrodinâmico, entre diversas outras funções. “O sistema nos diz como o equipamento está sendo usado e como ele poderia ser mais bem empregado. Por meio das informações obtidas no Matris pode-se, por exemplo, reduzir o consumo de combustível, que é um item importante no custo para o frotista”, afirma Albuquerque.

Até na hora de encomendar peças de reposição, os proprietários de equipamentos Volvo contam com um aplicativo para facilitar o procedimento. Trata-se do Prosis (Product Support Information System), um programa de literatura eletrônica que traz imagens das peças. Basta o cliente selecionar as que lhe interessam e o programa gera automaticamente o pedido. O sistema evita erros nos pedidos e agiliza o procedimento.

OUTROS PRODUTOS

O atendimento pós-venda da VCE inclui ainda uma série de Produtos “não eletrônicos”, como os contratos de manutenção, os Programas de inspeção, a garantia estendida e o Reman. Todos eles têm como objetivo reduzir ao máximo o tempo de parada dos equipamentos e, consequentemente, os custos para o frotista.

Os programas de inspeção, feitos por meio de distribuidores autorizados, permitem ao cliente programar melhor a manutenção dos equipamentos e identificar problemas antes de uma parada do equipamento. Este trabalho é facilitado a partir dos dados gerados pelos aplicativos eletrônicos dos equipamentos. Com base nas medições feitas por eles. o distribuidor pode fazer projeções a respeito das necessidades de manutenção do equipamento no curto e médio prazo.

Em relação à manutenção, o proprietário de um equipamento Volvo conta com várias modalidades de atendimento: a manutenção programada, na qual é feita a prevenção básica; a manutenção total, que engloba revisões preventivas e corretivas; ou, ainda, um programa customizado, por meio do qual parte da manutenção é feita pelos distribuidores autorizados e parte pelo próprio frotista. Algumas vantagens da manutenção Volvo para o cliente: foco no negócio, menor custo por hora de operação, equipe de mecânicos treinados na fábrica, aumento da produtividade da empresa, maior disponibilidade mecânica do equipamento, custos de manutenção pré-defxnidos e garantidos (despesas fixas), possibilidade de planejamento do fluxo de caixa e maior valor de revenda do equipamento. Algumas empresas que mantinham mecânicos próprios vêm optando por transferir essa responsabilidade à Volvo, com uma considerável redução de custos.

Remanufaturados — O Reman é outra vantagem ofertada pela VCE, principalmente aos frotistas que necessitam de uma utilização mais intensiva do equipamento, como no setor de mineração. “Com o Reman, o cliente pode programar a parada de uma máquina para a troca de um motor que está no limite e instalar em seu lugar um motor remanufaturado pela própria Volvo”, explica Albuquerque. Segundo ele, uma troca como essa feita de forma convencional pode levar até duas semanas. No sistema Reman, é feita em apenas um dia. “Além disso, o frotista tem uma garantia igual à do componente novo, com menor preço”, destaca o gerente de pós-venda da VCE.

Proprietários de equipamentos Volvo contam ainda com diversas opções de garantia estendida, além da garantia convencional, de um ano ou 2.500 horas de utilização. O frotista pode optar, por exemplo, pela garantia total de dois anos ou 4.000 horas. Ou, então, de garantia estendida específica para o trenrde-força, de três anos ou 6.000 horas e de quatro anos ou 8.000 horas. Esta última é uma opção bastante vantajosa para o cliente que aluga um equipamento, por garantir proteção contra eventuais quebras a um custo relativamente baixo.

A utilização das peças genuínas Volvo é uma garantia de durabilidade do equipamento. Todas as peças de reposição genuínas acompanham o mesmo padrão de qualidade dos equipamentos originais e contam, inclusive, com o mesmo prazo de garantia, de um ano. “As vezes, por uma questão de preço, o frotista acaba optando por peças mais baratas. No entanto, além de elas terem a garantia bastante reduzida, podem acabar danificando outros componentes bem mais caros do equipamento”, afirma Albuquerque. “E o barato que sai caro”, acrescenta. No mesmo sentido, a Volvo oferece ainda uma linha completa de óleos para equipamentos de construção, que garantem maior vida útil ao produto.

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