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Revista M&T - Ed.70 - Abr/Mai 2002
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CARREGADEIRAS

Quatro L33OD

Mineração, controlada pela Vale do Rio Doce, adota equipamentos da Volvo no carregamento de vagões ferroviários.

A necessidade de alcançar maior eficiência - ciclos mais rápidos, mais seguros e com menor consumo-determinaram a escolha das carregadeiras Volvo L330D na mina de Gongo Soco, localizada a cem quilômetros de Belo Horizonte, e sob controle da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Em 2001, a mina de Gongo Soco foi responsável pela produção de 6,2 milhões de toneladas de minério de ferro. "A expectativa para este ano é de aumentarmos a nossa produção para sete milhões de toneladas, aproximadamente 600 mil toneladas/mês", diz Gilmar José Barros Damasceno, gerente responsável pela mineração.
Tomás de Aquino, engenheiro de Manutenção, diz que as L330D garantem para a operação maior produtividade e menor tempo de carregamento.' A garantia de disponibilidade e o baixo custo operacional também foram itens decisivos que nos levaram a optar pela marca Volvo". Além da tecnologia embarcada das carregadeiras, Tomás de Aquino destaca "a eficiência no consumo de combustível em relação à concorrência - que já foi comprovada -, a operacionalidade do equipamento, o tempo de resposta e a força hidráulica, pontos chaves que estão fazendo a diferença". Com escoamento de 20 mil toneladas dia, volume distribuído em quatro composições de 80 vagões, e ciclos de carregamento de 1 50 minutos, a necessidade de alta disponibilidade dos equipamentos é de suma importância para a obtenção das metas de produção. A condição de trabalho para os operadores, que se revezam em três turnos de oito horas, também foi considerada na definição do equipamento.
"As carregadeiras Volvo oferecem maior conforto e estabilidade no carregamento dos vagões. Isso se traduz em uma operação mais segura, o que possibilita ao operador um rendimento maior", afi


Mineração, controlada pela Vale do Rio Doce, adota equipamentos da Volvo no carregamento de vagões ferroviários.

A necessidade de alcançar maior eficiência - ciclos mais rápidos, mais seguros e com menor consumo-determinaram a escolha das carregadeiras Volvo L330D na mina de Gongo Soco, localizada a cem quilômetros de Belo Horizonte, e sob controle da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Em 2001, a mina de Gongo Soco foi responsável pela produção de 6,2 milhões de toneladas de minério de ferro. "A expectativa para este ano é de aumentarmos a nossa produção para sete milhões de toneladas, aproximadamente 600 mil toneladas/mês", diz Gilmar José Barros Damasceno, gerente responsável pela mineração.
Tomás de Aquino, engenheiro de Manutenção, diz que as L330D garantem para a operação maior produtividade e menor tempo de carregamento.' A garantia de disponibilidade e o baixo custo operacional também foram itens decisivos que nos levaram a optar pela marca Volvo". Além da tecnologia embarcada das carregadeiras, Tomás de Aquino destaca "a eficiência no consumo de combustível em relação à concorrência - que já foi comprovada -, a operacionalidade do equipamento, o tempo de resposta e a força hidráulica, pontos chaves que estão fazendo a diferença". Com escoamento de 20 mil toneladas dia, volume distribuído em quatro composições de 80 vagões, e ciclos de carregamento de 1 50 minutos, a necessidade de alta disponibilidade dos equipamentos é de suma importância para a obtenção das metas de produção. A condição de trabalho para os operadores, que se revezam em três turnos de oito horas, também foi considerada na definição do equipamento.
"As carregadeiras Volvo oferecem maior conforto e estabilidade no carregamento dos vagões. Isso se traduz em uma operação mais segura, o que possibilita ao operador um rendimento maior", afirma Admilson José Borges, responsável pela área de carregamento e movimentação de produtos. "Com uma semana de treinamento, os operadores já demonstram eficiência. A expectativa é de otimização do tempo de carregamento".
Importadas de USA, da fábrica Volvo de Asheville-Carolina do Norte, as L330D adquiridas pela Vale incorporam os novos recursos embarcados disponibilizados pela marca Volvo. Entre os quais, o "Controle de direção por alavanca", CDC (Confort Drive Control), sistema opcional localizado em um encosto de braço móvel, onde estão reunidos os comandos de direção, marcha à frente/marcha à ré e a função Kick-down (acionamento automático da primeira marcha, aumentando o conforto na operação). Outra particularidade é o "Sistema de Suspensão do Braço (Bss)"- um sistema de amortização através de acumuladores de pressão conectados à base dos cilindros de elevação do braço, que reduzem os choques e os balanços, quando o deslocamento é feito em superfícies irregulares com velocidade. O sistema evita o derramamento de carga, aumenta a estabilidade e o conforto. O operador escolhe a ativação do sistema por marcha ou velocidade da máquina.

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