Um professor, quatro engenheiros e 19 estudantes de engenharia da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Escola Politécnica (POLI), USP, e Universidade Paulista (UNIP) realizaram em 12 de abril, na qualidade de participantes do Programa Ferramenta, da Sobratema, uma visita ao Centro de Controle Operacional, canteiros de obra e área de britagem instalados pela concessionária Ecovias para a implantação da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Considerada como a maior obra em andamento em toda América do Sul, onde operam cerca de 147 equipamentos pesados, a duplicação da pista da Imigrantes, cuja conclusão está prevista para 15 de dezembro deste ano, está amparada em um projeto arrojado de engenharia que previu a aplicação de tecnologia de última geração para minimizar os impactos ambientais inevitáveis pela própria conformação geólogia do local.
Em campo
o primeiro contato do grupo com a obra foi através
Um professor, quatro engenheiros e 19 estudantes de engenharia da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Escola Politécnica (POLI), USP, e Universidade Paulista (UNIP) realizaram em 12 de abril, na qualidade de participantes do Programa Ferramenta, da Sobratema, uma visita ao Centro de Controle Operacional, canteiros de obra e área de britagem instalados pela concessionária Ecovias para a implantação da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Considerada como a maior obra em andamento em toda América do Sul, onde operam cerca de 147 equipamentos pesados, a duplicação da pista da Imigrantes, cuja conclusão está prevista para 15 de dezembro deste ano, está amparada em um projeto arrojado de engenharia que previu a aplicação de tecnologia de última geração para minimizar os impactos ambientais inevitáveis pela própria conformação geólogia do local.
Em campo
o primeiro contato do grupo com a obra foi através de uma maquete de todo o complexo Anchieta-imigrantes, incluindo a extensão á duplicada (cerca de 85%) e a fase em implantação. Depois disso, o gerente de Operações Rodoviárias, Mauro Szwarcgun, apresentou o Centro de Controle Operacional montado pela Ecovias, para a transmissão on-line de imagens sob diferentes ângulos, com opção de zoom, dos diversos trechos da rodovia. O monitoramento das imagens é feito full-time por técnicos da concessionária, inclusive para o caso de intervenções emergenciais.
A permanência no canteiro foi acompanhada pelo supervisor técnico da obra na Baixada, Jorge Luiz Belich, que além das instalações de britagem, levou o grupo para as áreas de construção dos viadutos da nova pista, onde a tecnologia empregada foi um dos pontos altos de interesse dos visitantes. "Fiquei surpreso com a logística da obra, o tamanho do canteiro, a organização e a limpeza mantidas no local, mas o que impressiona é o sistema de 'viaduto com viga empurrada' que eles adotaram para a construção das pontes", disse Paulo Ricardo Vicente, aluno do 3° ano de Engenharia Civil da FEI.
O sistema, uma novidade no Brasil, consiste em erguer todas as vigas moldadas no local para depois construir sucessivamente a estrutura da ponte e deslizá-la sobre os pilares. Para André Menezes, a oportunidade dada pelo Ferramenta resolveu sua curiosidade de "saber dos recursos tecnológicos empregados e como está sendo construída a rodovia que utilizo toda semana". O estudante, que cursa o 2° ano de Engenharia Química da Poli, mora em Santos. "Depois disso, estou muito estimulado a continuar participando das atividades promovi das pela Sobratema". Para completar, as informações de Belich, 35 anos como engenheiro, detalharam especificidades do projeto.
Lembrando que se a segunda pista acompanhasse o itinerário da primeira, o impacto ambiental seria muito maior em função do número de estradas e viadutos necessários, o supervisor explicou a opção por túneis. Mesmo assim, considerou, "é preciso ter muita atenção já que, durante as escavações, encontramos rochas de diferente espécie, além de fissuras, rachaduras e cursos d'água irregulares. Em razão disso, adotamos também o sistema de escavação por meia 'seção', ou seja, num túnel de nove metros, primeiro escava-se os seis metros superiores e depois os três abaixo" Entre as visitas técnicas organizadas pelo Programa Ferramenta estão a realizada a essa mesma obra, no ano passado, a que passou por obras e instalações de fabricantes de equipamentos para construção e mineração na Itália, Suíça e Alemanha e a das fábricas da Komatsu, Volvo e CaterpilIar no Brasil. Agora, o Programa está agendando uma visita à Bozza, empresa pioneira na fabricação de unidades móveis de lubrificação os chamados comboios - para manutenção de equipamentos em seu local de operação.
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