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Revista M&T - Ed.56 - Dez/Jan 2000
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Como funciona

Primeiro ônibus híbrido tem tecnologia 100% nacional

Eletra 2000, primeiro ônibus nacional a combinar motor diesel e elétrico
Resultado da parceria fechada em 1991 entre quatro empresas - Grupo ABC, que desenvolveu a parte eletro-eletrônica, Transporta, que deu consultoria, MarcoPolo, responsável pela carroceria e Volvo do Brasil, que forneceu o chassis do ônibus B10.M articulado - foi apresentado, em fins de novembro, o protótipo do Eletra 2000, primeiro ônibus nacional a combinar motor diesel e elétrico.
O sistema, totalmente desenvolvido no Brasil, consiste no uso de um motor de combustão- que admite diesel, álcool
e gás, entre outros combustíveis - de 10 litros e 285 cv de potência. Esse motor é que faz o acionamento do alternador,
gerando a energia para alimentação do motor elétrico de tração, que movimenta o veículo.
Um pequeno conjunto de baterias armazena a energia excedente, que será utilizada nos casos em que for exigida maior potência, como nas acelerações rápidas e subidas de rampas. Toda a operação é coordenada pelo sistema eletrônico, que controla a velocidade do motor elétrico de tração conforme os comandos do motorista.
Com este mecanismo, o motor a combustão pode funcionar em rotação constante, o que faz com que os níveis de consumo e emissão de poluentes do Eletra sejam bastante inferiores se comparados aos de veículos convencionais,
que operam com motores de rotação variável. Outros benefícios são sua operação e manutenção simplificadas, a maior e mais constante velocidade média e a facilidade de aquisição de peças de reposição, em razão do índice de nacionalização acima de 90% do veículo. Além disso, o Eletra pode trafegar durante as 24 horas do dia em qualquer via, mesmo em terrenos irregulares, aclives e declives.
Embora possa operar a

Eletra 2000, primeiro ônibus nacional a combinar motor diesel e elétrico
Resultado da parceria fechada em 1991 entre quatro empresas - Grupo ABC, que desenvolveu a parte eletro-eletrônica, Transporta, que deu consultoria, MarcoPolo, responsável pela carroceria e Volvo do Brasil, que forneceu o chassis do ônibus B10.M articulado - foi apresentado, em fins de novembro, o protótipo do Eletra 2000, primeiro ônibus nacional a combinar motor diesel e elétrico.
O sistema, totalmente desenvolvido no Brasil, consiste no uso de um motor de combustão- que admite diesel, álcool
e gás, entre outros combustíveis - de 10 litros e 285 cv de potência. Esse motor é que faz o acionamento do alternador,
gerando a energia para alimentação do motor elétrico de tração, que movimenta o veículo.
Um pequeno conjunto de baterias armazena a energia excedente, que será utilizada nos casos em que for exigida maior potência, como nas acelerações rápidas e subidas de rampas. Toda a operação é coordenada pelo sistema eletrônico, que controla a velocidade do motor elétrico de tração conforme os comandos do motorista.
Com este mecanismo, o motor a combustão pode funcionar em rotação constante, o que faz com que os níveis de consumo e emissão de poluentes do Eletra sejam bastante inferiores se comparados aos de veículos convencionais,
que operam com motores de rotação variável. Outros benefícios são sua operação e manutenção simplificadas, a maior e mais constante velocidade média e a facilidade de aquisição de peças de reposição, em razão do índice de nacionalização acima de 90% do veículo. Além disso, o Eletra pode trafegar durante as 24 horas do dia em qualquer via, mesmo em terrenos irregulares, aclives e declives.
Embora possa operar a partir de sua própria energia, se equipado com barras de contato aéreo, o Eletra também pode ser conectado à rede aérea para alimentação de seu motor elétrico, como os trólebus, dispensando, nesse caso,
o motor diesel. A desconexão da rede também é imediata, caso ocorra aumento da demanda.
Por setratar de um veículo articulado, há apossibilidade, ainda, de com a utilização de dois motores elétricos de 124kW, um conectado no eixo traseiro e outro no eixo do trólebus, transformar o Eletra num ônibus biarticulado, o que aumentaria suacapacidade de 150 passageiros - 62 sentados e 88 empé (5 por m2) - com ganhos significativos na relação custo/benefício por passageiro/km transportado.
O veículo está equipado com um sistema de câmeras de vídeo para auxiliar o motoristaem manobras de ré e monitorar
a entrada e saída de passageiros nas diversas portas que podem ser usadas nas duas versões. Há também a opção de
ar condicionado, letreiro eletrônico(frontal e lateral), painel de aviso eletrônico interno, sistema de sonorização, portas “à flor da pele", piso antiderrapante de taraflex, bancos estofados evidros colados fumê.
Alternativa para o transporte coletivo urbano, as perspectivas de comercialização do Eletra não devem se limitar à América Latina, já que os países do primeiro mundo também estão interessados em veículos degrande capacidade
de transporte sobre pneus, cujos custos de implantação são bem menores se comparados aos sistemas de trólebus ou metrô.
A tecnologia do ELETRA foi desenvolvida com o apoio do BNDES (Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social)e da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), objetivando atender às legislaçõesde redução da poluição ambiental com um veículo ecologicamentecorreto e viável do ponto de vista econômico.

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