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Revista M&T - Ed.53 - Jun/Jul 1999
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Eletrônica Embarcada III

Os recursos da ECU nos equipamentos Volvo

A rede de informações e as conexões entre os componentes
Agnaldo José da Silva*
Você já imaginou como seria sua vida sem a eletrônica? Com certeza, seria muito difícil. A Volvo Equipamentos
de Construção South America sempre buscando a excelência, vem, cada vez mais, através da eletrônica, desenvolvendo os seus produtos.
É tentando demonstrar este grau de envolvimento que faremos alguns comentários à respeito de sistemas utilizados por nós. Sistemas esses que recebem nomes específicos como Sistema Contronic, Matriz, e Prosis.
Sistemas eletrônicos basicamente compostos por transdutores, elementos que estão distribuídos por toda a máquina e têm a função de captar e enviar sinais para a central eletrônica.
Sistema Contronic
Sistema utilizado em equipamentos Volvo que é composto de uma central eletrônica que recebe o nome de ECU (Unidade Central Eletrônica); de sensores, que monitoram muitas funções, como rotação, pressão, temperatura; de condutores (cabos e chicotes), que são numerados e multi-coloridos a fim de facilitar a identificação. Além desses componentes, existem ainda outras centrais eletrônicas que monitoram funções de proteção e controle.
A condução da máquina é controlada e regulada através do programa na unidade central ( ECU ), que contém informaçõessobre a rotação do motor, velocidade damáquina e comandos elegidos pelo operador ( através da chave seletora de marchas, por exemplo).
O programa da ECU contém funçõesespeciais para troca de marchas manuais automáticas, e redução forçada de marcha coma finalidade de frenamento do equipamento.O programa possui ainda funções de proteção para o mo

A rede de informações e as conexões entre os componentes
Agnaldo José da Silva*
Você já imaginou como seria sua vida sem a eletrônica? Com certeza, seria muito difícil. A Volvo Equipamentos
de Construção South America sempre buscando a excelência, vem, cada vez mais, através da eletrônica, desenvolvendo os seus produtos.
É tentando demonstrar este grau de envolvimento que faremos alguns comentários à respeito de sistemas utilizados por nós. Sistemas esses que recebem nomes específicos como Sistema Contronic, Matriz, e Prosis.
Sistemas eletrônicos basicamente compostos por transdutores, elementos que estão distribuídos por toda a máquina e têm a função de captar e enviar sinais para a central eletrônica.
Sistema Contronic
Sistema utilizado em equipamentos Volvo que é composto de uma central eletrônica que recebe o nome de ECU (Unidade Central Eletrônica); de sensores, que monitoram muitas funções, como rotação, pressão, temperatura; de condutores (cabos e chicotes), que são numerados e multi-coloridos a fim de facilitar a identificação. Além desses componentes, existem ainda outras centrais eletrônicas que monitoram funções de proteção e controle.
A condução da máquina é controlada e regulada através do programa na unidade central ( ECU ), que contém informaçõessobre a rotação do motor, velocidade damáquina e comandos elegidos pelo operador ( através da chave seletora de marchas, por exemplo).
O programa da ECU contém funçõesespeciais para troca de marchas manuais automáticas, e redução forçada de marcha coma finalidade de frenamento do equipamento.O programa possui ainda funções de proteção para o motor e a transmissão e supervisionaos sinais de entrada e saída na ECU. A UnidadeEletrônica Central controla também a supervisão dos instrumentos analógicos (temperatura do motor, temperatura da transmissão,nível de combustível) , o acoplamento porparte do operador de algumas funções, aadvertência central com seus sensores e alguns equipamentos opcionais.
Todos estes componentes estão interligados esão dependentes um do outro para que a todas funções tenham o perfeito desenvolvimento e eficiência.
Além de todos estes componentes, nos sistemas eletro-eletrônicos Volvo ainda existe uma ferramenta chamada Contronic deServiço, através da qual é possível fazer o diagnóstico de falhas e acompanhamento dos sistemas. A conexão é muito simples e rápida.
Sistema Matris
Dados da ECU podem ser transferidos para um PC. Este sistema é chamado Matris. As informações são apresentadas graficamente na tela do PC. Qualquer máquina que tenha o sistema Contronic permite a “captura” dos dados da ECU.
Dentro das tabelas oferecidas temosinformações sobre consumo, transmissão, motor, hidráulicos, utilização de componentes, temperatura, pressão.
Todos os gráficos e tabelas podem ser impressos e colocados a zero, ou seja, ao fim de um acompanhamento de uma dada operação, podemos iniciar a contagem do sistema. Isso é importante para que possamos acompanhar a performance de um operador em uma determinada operação e ver se ele realmente está seguindo à risca as instruções que recebeu para um máximo rendimento. Estes exemplos de sistemas são apenas um dos utilizados pela Volvo em seus equipamentos sendo queo leque de opções é muito grande.
O mais importante a ser apresentado, é o nível em que a eletrônica embarcada estáenvolvida na vida cotidiana, vindo unicamente a solucionar problemas nos dias atuais.
*Agnaldo José da Silva integra o departamento de marketing, da Volvo Equipamentos de Construção South America

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