Para quem estava ansioso pela volta da feira presencial, a Messe München do Brasil articulou diversas iniciativas para abrilhantar ainda mais a 11ª edição da M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração), que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo.
Após um hiato por conta da pandemia, o evento – que integra a rede bauma – retoma seu papel de principal impulsionador do setor no país, tanto por meio da realização de negócios, lançamentos e demonstrações quanto pela disseminação de conteúdo especializado e networking entre profissionais das diversas áreas da construção e da mineração.
“Após quatro anos desde o nosso último encontro, abrimos novamente as portas da M&T Expo para que milhares de visitantes possam conhecer o que há de mais atual em equipamentos, máquinas, peças e
Para quem estava ansioso pela volta da feira presencial, a Messe München do Brasil articulou diversas iniciativas para abrilhantar ainda mais a 11ª edição da M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração), que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo.
Após um hiato por conta da pandemia, o evento – que integra a rede bauma – retoma seu papel de principal impulsionador do setor no país, tanto por meio da realização de negócios, lançamentos e demonstrações quanto pela disseminação de conteúdo especializado e networking entre profissionais das diversas áreas da construção e da mineração.
“Após quatro anos desde o nosso último encontro, abrimos novamente as portas da M&T Expo para que milhares de visitantes possam conhecer o que há de mais atual em equipamentos, máquinas, peças e serviços”, afirma Rolf Pickert, diretor geral da Messe München do Brasil.
Como plataforma setorial mais importante na América Latina, a feira movimenta bilhões de reais em investimentos, durante e após sua realização. “Isso nos dá certeza de que esta edição não só criará excelentes oportunidades para a realização de negócios, como também irá contribuir para a disseminação de conhecimento, além de auxiliar no reencontro entre executivos, empresários e profissionais”, acentua o executivo.
Para os organizadores, a expectativa é que o evento também amplifique as oportunidades de negócios na América Latina. “Estamos extremamente felizes que – após longa e forçada pausa – a M&T Expo volte ao calendário de eventos”, comemora Katharina Schlegel, diretora de exposições da bauma & IFAT International.
Neste ano, as novidades começam pelo digital. Para incentivar o networking, a ferramenta on-line ‘Vitrine de Negócios’ se propõe a facilitar a conexão de expositores e visitantes.
“Por meio desse recurso, disponibilizado no site da feira, o público pode contatar empresas, encontrar produtos e serviços, consultar catálogos e, até mesmo, solicitar reuniões na plataforma”, explica Pickert, destacando ainda o aplicativo ‘Captura de Leads’, específico para expositores e que traz agilidade e precisão às informações de potenciais clientes que visitam os estandes.
No que se refere à exposição, a M&T Expo mais uma vez é segmentada em quatro setores: Equipamentos para Construção e Mineração, Concreto e Asfalto, Elevação de Carga e Pessoas e Componentes e Serviços. Nas próximas páginas, confira destaques que a Revista M&T preparou para facilitar ainda mais a imersão do visitante na feira.
“Desejamos a todos um excelente evento e que a 11ª edição da M&T Expo possibilite novas oportunidades de negócios, desenvolvimento e crescimento da construção e da mineração no Brasil e em toda a América Latina”, estima o diretor.
Entre mais de 50 soluções, a AIZ apresenta no maior estande da feira (com 5.119 m²) destaques como uma escavadeira anfíbia de 35 t, uma escavadeira elétrica de 37 t sem cabine (controlada remotamente), um cavalo mecânico elétrico 6x4 de 45 t e 80 t, uma pá carregadeira elétrica de 19 t e uma caçamba meia cana de 18 m³ (junto ao caminhão MB 4144 com rádio-controle).
“Existem tarefas específicas e feitas em condições tão atípicas que requerem mudanças ou adaptações no design e na estrutura dos equipamentos”, explica Marco Antonio Sousa, gerente de expansão do Grupo. “As máquinas são fornecidas com a customização como item de fábrica, contendo todas as garantias, treinamento, peças e suporte, inclusive para máquinas já em operação.”
Entre mais de 50 máquinas, o Grupo AIZ
destaca escavadeira anfíbia de 35 t
Também em destaque, a operação remota de máquinas e caminhões pode ser realizada por rádio controle ou internet, sem limite de distância entre a base e o local onde os equipamentos operam.
“Trata-se de um avanço tecnológico sem precedentes, viabilizado por estudo de campo para valorizar a segurança e o conforto térmico e ergonômico, retirando gradualmente o ser humano de dentro das máquinas em operações de risco e insalubres”, salienta Ronaldo Fernandes, gerente comercial da empresa, que também apresenta modelos com motorização elétrica a bateria e caminhões implementados.
Divulgando seu novo escritório de vendas em São José dos Campos (SP), a AVANT TECNO lança os holofotes em suas carregadeiras articuladas compactas e acessórios importados. Projetadas para aumentar a eficiência e reduzir a mão de obra nos mais variados locais de trabalho, as carregadeiras atuam em paisagismo, agricultura, manutenção de propriedades, construção e demolição.
“As carregadeiras compactas são conhecidas por sua multifuncionalidade”, acentua a empresa. “A gama de acessórios ultrapassa 200 itens, o que torna as máquinas adequadas para inúmeras aplicações em diferentes campos.”
A Avant Tecno exibe carregadeiras articuladas compactas e acessórios importados
Produzida na Finlândia, a linha promete benefícios como alta capacidade de manobras, facilitando a operação em espaços restritos e apertados, além de impacto mínimo na superfície, alta relação peso-elevação, braço telescópico, baixos custos de manutenção e de consumo, dentre outros.
“O Brasil se destaca em vários segmentos, como indústria de alimentos, agricultura, petróleo, mineração e automotivo”, diz o CEO, Jani Käkelä. “Ou seja, existem muitos clientes a quem podemos oferecer uma nova abordagem e possibilidades interessantes de negócios.”
A FB EQUIPAMENTOS prepara a exibição de soluções como rompedores hidráulicos, minicarregadeiras, pulverizadores e multiprocessadores. “Estamos com grandes expectativas para esta edição”, conta Ricardo Barros, proprietário da empresa. “Nos últimos dois anos, realizamos investimentos em equipamentos de alta qualidade e com o melhor custo-benefício para o mercado brasileiro.”
Rompedores importados estão entre os
destaques do estande da FB Equipamentos
Segundo ele, a linha de rompedores Htech é importada da China, enquanto a linha de pulverizadores, multiprocessadores e tesouras sucateiras é produzida integralmente pela italiana Promove. “É um nicho de mercado que vem crescendo a cada ano, com a demolição civil e industrial à frente, bem como a parte de reciclagem de materiais”, posiciona.
Em 2022, ele prossegue, a empresa fechou parceria com a Avant Tecno para o estado de São Paulo. “A empresa finlandesa é pioneira na fabricação de minicarregadeiras multiuso, com a disponibilidade de centenas de implementos para diversos setores”, destaca o executivo.
Por sua vez, a INDECO mostra seus produtos fabricados na Itália para demolição, reciclagem, indústria extrativa, terraplenagem, infraestrutura, siderurgia e florestal.
O portfólio inclui quase toda a família HP-FS de rompedores (inclusive para operações subaquáticas e ambientes de alta temperaturas), tesouras ISS para corte de aço (para escavadeiras de 5 t a 90 t), pulverizadores de concreto rotante da série IRP (de 10 t a 30 t) e o exclusivo item multifunções da série IMP (para portadores de 20 t), além de placas compactadoras IHC, pinças selecionadoras IMG e desbastadores florestais IMH.
Indeco exibe uma ampla linha de
produtos italianos fabricados em aço Hardox
Com 14 produtos, a linha de rompedores inclui soluções para minicarregadeiras entre 0,5 e 6,0 t, com destaque para os modelos HP100FS, HP100FS Heavy Duty e HP200FS, nas faixas de 60 kg/160 J a 160 kg/300 J.
Para escavadeiras e retroescavadeiras entre 6,5 t a 12 t são exibidos os modelos HP400FS (230 kg/550 J), HP550FS (320 kg/750 J), HP600FS (390 kg/850 J) e HP700FS (440 kg/950 J). Já para escavadeiras de 12 t a 65 t estão presentes desde o modelo HP900FS (550 kg/1.200 J) até o HP7000FS (4.000 kg/10.500 J).
Com construção em aço Hardox, a linha oferece características como o sistema hidráulico FS (Fuel Saving), que promete economia média de 23% no consumo. “O principal lançamento é o HP6000FS, com 3.600 kg e 9.000 J de energia, que reúne o trabalho de desenvolvimento e pesquisa de nossa engenharia de produto”, diz o diretor executivo, Luiz Carlos Ginefra Toni.
A KUBOTA está de volta à M&TExpo com uma exposição de motores que inclui o propulsor diesel compacto Z482-E4BG Tier IV, especialmente indicado para grupos geradores, sistemas de soldagem, torres leves de iluminação e outras aplicações típicas de acionamento.
Refrigerada a água, a solução de apenas 81 kg opera a 1.800 rpm e fornece 3,8 kW de potência contínua e 4,2 kW em modo stand-by, prometendo desempenho consistente com baixa manutenção.
Motor diesel compacto Z482-E4BG Tier IV integra o portfólio da Kubota America
Equipado com a nova versão do sistema E-TVCS (Tree Vortex Combustion System) para redução de emissões, o motor de dois cilindros é exibido junto aos motores industriais a diesel V2403-M-T-E3B e V3307-DI-T-E3B, que atendem às diversas exigências operacionais da construção e da indústria.
“Estamos ansiosos para nos conectarmos com novos e antigos clientes. à medida que voltamos às feiras comerciais presenciais”, ressalta a empresa sediada em Lincolnshire, em Illinois.
Com foco em mineração, a LANTEX apresenta telas para produção de agregados feitas com diferentes materiais, como aço, borracha e poliuretano, cada uma com características peculiares de aplicação e em conformidade com normas técnicas específicas (ABNT, SAE, DIN, AISI e ASTM).
Com possibilidades de personalização, as telas de aço empregam materiais de alto carbono, como SAE 1080, SAE 1072, SAE 1065, DIN 17223 e NR 220, contendo propriedades físico-químicas que prometem elevada eficiência no peneiramento.
A Lantex promove na feira suas telas de aço,
borracha e poliuretano para peneiramento
Para telas de borracha, a empresa criou uma Planta de Mistura e Laboratórios de Elastômeros, que permite o desenvolvimento de formulações demandadas pelo mercado e monitoramento da cadeia produtiva, além de rastreamento de dados da matéria-prima empregada, processo de fabricação e ensaios realizados.
Já as telas de poliuretano têm matérias-primas como MDI e TDI (éster ou éter). “A combinação dessas características é fundamental para o sucesso do peneiramento e pode interferir diretamente em algumas propriedades, como a resistência à abrasão, dureza, resiliência, tração, rasgos e alongamento, inclusive com maior resistência à hidrólise”, detalha o gerente de assistência técnica, Vitor Diniz, destacando ainda produtos especiais como a Tela Harpa III e a tela de borracha Tipo T.
Em seu estande, a LIEBHERR divulga soluções como a escavadeira de nova geração R 938, lançada em 2020 e que faz sua estreia em feiras internacionais de negócios. Integrante da classe de 40 t, o modelo traz novo conceito de projeto, assegurando maior agilidade e produtividade, ao mesmo tempo em que promete reduzir o consumo de combustível e custos operacionais.
Segundo a fabricante, o novo sistema hidráulico permite otimizar o fluxo de óleo, possibilitando uma combinação aprimorada dos movimentos da lança, braço e caçamba, além de tornar o controle ainda mais preciso por meio de manetes, pedais de deslocamento e pedais acessórios com controles eletrônicos.
Exibida na feira, a nova geração da escaveira R 938
é a aposta da Liebherr na classe de 40 t
“A bomba de giro independente permite que a máquina mantenha potência constante para o giro, independentemente dos outros movimentos”, descreve a companhia, destacando ainda o novo sistema modular de distribuição, que reduz custos com manutenção e possibilita vazão sob demanda.
Durante o evento, a empresa destaca ainda o guindaste de quatro eixos LTM 1120-4.1, que oferece capacidade de carga de 120 t e alcance de 66 m, acompanhado pela nova versão do caminhão-betoneira leve HTM Lightweight, além de um pacote de ferramentas digitais que prometem otimizar a gestão operacional, incluindo as soluções Assistance Systems, On-board Analytics, Machine Automation e Digital Solutions.
Com sede em Massa, na Itália, a MATEC reúne sistemas completos de separação de sólidos & líquidos, que prometem recuperar materiais preciosos e reduzir os custos de descarte e disposição em aplicações que exigem soluções de tratamento de água, como mineração, agregados, areia e cascalho, mármore, granito, cimento, reciclagem (C&D), vidro, cerâmica, indústria química e esgoto.
Com diversos produtos, estande da Matec no evento
também divulga espessadores verticais
No portfólio da empresa, os principais produtos incluem filtro prensa, espessadores, sistemas de clarificação, estações de preparação de floculante, bombas e peças de reposição. Dentre os destaques recentes está o projeto The Cube, uma planta modular para tratamento de água composta por filtros instalados em uma estrutura de contêineres, incluindo ainda transportador de correia para recolher as tortas já com umidade baixa.
“Esse projeto se destaca devido à rapidez do início de operação, bem como a redução dos custos de implantação com obras civis, estruturas metálicas e de concreto, terraplenagem e outras”, aponta José C. Brum, diretor comercial e de desenvolvimento LATAM.
Divulgando sua ampla linha de produtos para perfuração de rochas e solos, a PW HIDRO destaca carretas pneumáticas e hidráulicas, perfuratrizes, rompedores, rotatores e acessórios, que atendem aos setores de mineração, construção civil e pesada, siderurgia, geotecnia e infraestrutura. A linha conta com carretas de perfuração pneumáticas e hidráulicas, com diâmetros de furação de 2½” a 4½”.
O portfólio inclui ainda opções para quem busca baixa aplicação de eletrônica, como a carreta hidráulica Puma Junior. Já os clientes que buscam ergonomia operacional são atendidos pelos modelos hidráulicos Puma e Lobo.
Carreta de perfuração Lobo XXI é destaque
da PW Hidro na M&T Expo 2022
Como itens de série, as carretas Lobo XVI – XIX – XXI trazem lança com trocador automático e capacidade para 6 + 1 hastes, além de cabine com ar-condicionado, coletor de pó, boom extensível e “Giro do chassi B” (chassi da cabine), que – segundo a empresa – não tem similar de fabricação nacional.
“Todos os modelos são testados e validados com certificação ROPS e FOPS, atendendo aos requisitos das normas ABNT NBR ISO 3471:2015 e ABNT NBR NM-ISO 3449:2007”, diz a fabricante.
Como Máster Dealer da marca Rammer no país, a ROCK BRIT oferece uma linha completa de rompedores hidráulicos e acessórios, produzida com a promessa do mais alto nível de tecnologia embarcada do mercado.
No portfólio, destaca-se o sistema SAM, que possibilita acompanhamento remoto do rompedor, otimizando os resultados em qualquer aplicação. Acopláveis a todos os modelos de máquinas, os rompedores são disponibilizados em todo o território nacional nas linhas Perfomance e Excellence.
Rock Brit expõe rompedores hidráulicos e
acessórios da marca Rammer
Como fornecedora exclusiva de peças genuínas, a empresa também executa operações de manutenção, garantindo longevidade aos equipamentos. “Temos orgulho de contar com um time treinado e constantemente atualizado de técnicos, capaz de atender a qualquer demanda dos nossos clientes”, frisa o diretor comercial, Ricardo Silva.
“A participação em mais uma feira M&T Expo vai reforçar nosso compromisso em apresentar a melhores soluções para os setores de mineração e construção.”
Por sua vez, a SANDVIK exibe a carreta de perfuração de superfície top hammer DP1500i Pantera, que promete a maior potência dentro da categoria, além de baixo consumo e redução nas emissões.
Parte da nova geração de soluções da marca, a máquina tem capacidade de realizar furos com diâmetros de 89 mm a 152 m, sendo indicada para execução de perfurações de produção e pré-corte em projetos de construção, pedreiras e minas a céu aberto.
Modelo top hammer DP1500i Pantera ganha
os holofotes no estande da Sandvik
A carreta se compromete a entregar as melhores taxas de penetração, com a oferta adicional de uma gama de informações operacionais, incluindo condição de perfuração e atividade efetuada.
O estande abriga ainda o britador cônico CH430, que conta com design de dimensões reduzidas e alta capacidade. Com projeto robusto, o modelo possui eixo hidráulico principal suportado em ambas as extremidades, excêntrico ajustável e abertura de entrada constante.
Uma ampla gama de combinação de câmaras de britagem, combinadas à alta potência do motor, permite atender às mais diferentes instalações. “Além desses destaques, o visitante também pode operar nossos equipamentos em simuladores”, convida a empresa.
A maior atração do estande da SANY é o caminhão fora de estrada elétrico SKT90E (60 t), com peso bruto de 94 t e capacidade de báscula de 38 m3. Com zero emissão, o modelo dispensa combustíveis fósseis, pois converte eletricidade em energia para se locomover.
Caminhão fora de estrada elétrico SKT90E
é o principal destaque da Sany
Outra novidade apresentada pela marca é a nova linha de caminhões guindastes STC, com três novas máquinas equipadas com motorização Cummins e já disponíveis no Brasil.
O modelo 600 T5 (60 t) tem altura máxima de elevação de 62 m (com jib) e comprimento máximo da lança de 45,5 m, enquanto o modelo 800 T5 (80 t) oferece 67 m e 49,5 m e o 1100 T6 (110 t) entrega 88 m (com jib mais extensão) e 60 m.
A empresa também exibe a nova escavadeira SY980H (95,8 t), projetada para trabalhos pesados e agora com operação mais suave. As principais especificações do modelo incluem potência nominal de 425 kW e capacidade na caçamba de 5,5-6,5 m³.
“É com muita satisfação que participamos de mais uma edição da M&T Expo, dessa vez contando com um dos maiores estandes da feira”, comenta a fabricante. “Trata-se do maior investimento já realizado pela operação em feiras no Brasil.”
A SUPERIOR exibe seus transportadores móveis para plantas de produção de agregados e mineração, que prometem revolucionar o modus operandi na logística de empilhamento de material. Um dos destaques é o modelo Portable Radial Stacker Conveyor (PRSC), uma empilhadeira radial que possibilita o empilhamento de grande quantidade de agregados sem a necessidade de movimentação por caminhões ou carregadeiras.
A Superior promove sua empilhadeira radial
PRSC para agregados e mineração
Com o equipamento, garante a empresa, é possível obter mobilidade tanto para variar no formato da pilha de estocagem, quanto na locomoção para diferentes locais de operação. Dessa forma, as pedreiras podem eliminar o custo com infraestrutura para plantas fixas de transporte de agregados, como fundação e vigas. Controladas hidráulica ou manualmente, as rodas são ajustáveis tanto no sentido de transporte como para trabalho radial.
O equipamento também pode ter a inclinação ajustada para aumentar ou diminuir a altura de empilhamento. “Ao ser descarregado no equipamento, o material segue por esteiras diretamente ao PRSC para ser empilhado, sem a necessidade de ser despejado no chão”, explica o diretor executivo, Danilo Bibancos.
Especializada na fabricação de equipamentos de perfuração de rocha, a WOLF traz à feira sua mais recente versão da carreta de perfuração hidráulica FOX 12-30, um equipamento cabinado que promete alta produtividade e desenvolvimento na produção.
A máquina é equipada com joystick e eletrônica balanceada para maior facilidade operacional, além de incorporar sistema de economia de combustível e, como item opcional, cabine com certificação ROPS/FOPS. “O estande apresenta equipamentos que trazem economia e alta produtividade para o setor”, assegura a expositora.
Carreta de perfuração hidráulica FOX 12-30
reforça a participação da Wolf
Antenada na retomada de eventos, a empresa enxerga grandes oportunidades comerciais nas feiras setoriais, especialmente na M&T Expo, um evento consolidado e reconhecido mundialmente. “É esperado um aumento de projeção nacional e internacional no mercado”, comenta sobre a participação no evento.
“A expectativa é apresentar equipamentos e trazer inovação e tecnologia, além de lançamentos com o melhor custo-benefício para nossos clientes, ao mesmo tempo que entregamos alta produção e redução do custo operacional.”
Já a XCMG destaca a escavadeira compacta XE35U com design sem cauda, equipada com motor EPA Tier III (Mar-I) e que promete versatilidade operacional em espaços estreitos. Segundo a fabricante, os ângulos de flexão esquerdo e direito têm 75° e 50°, respectivamente, permitindo realizar operações complexas junto com o giro da estrutura, especialmente para escavação paralela a paredes e superfícies em áreas confinadas.
A XCMG traz ao evento a escavadeira compacta XE35U com design sem cauda
A cabine da máquina é rotacionada 35° para a frente, com o capô traseiro totalmente aberto. “O diferencial é o amplo espaço da cabine, que é dotada de ar-condicionado, com assoalho e console integrados por tecnologia de soldagem avançada, uma técnica que reduz bastante o ruído interno”, detalha a empresa. “Além disso, cintos de segurança, porta-copos e fonte de alimentação proporcionam maior conforto ao operador.”
Outras novidades incluem as escavadeiras XE27U (que traz design compacto com raio de giro menor), XE180BR (com sistema hidráulico rápido, complementado por nova válvula principal com diâmetro maior e carretel otimizado) e XE225BR (equipada com motor Cummins QSB7 Tier III). “Estamos confiantes no sucesso da M&T expo 2022, a exemplo do ocorrido nas edições anteriores”, comenta a companhia.
Nesse segmento, a HYVA destaca sua linha fabricada no Brasil, formada por cilindros, kits hidráulicos, pisos móveis e guindastes articulados. Composto pelas Séries HV, HB e HC, o portfólio ganha mais dois modelos da Linha Trave: os guindastes sobre caminhão HYT165 (de 16 tm) e HYT455 (de 45 tm), que se juntam ao HYT135 (de 13 tm).
O modelo HYT165 apresenta diferenciais como maior abertura das patolas dianteiras, menor espaço de montagem, maior ângulo de giro (380º) e estabilizadores com pés articulados. “É ideal para o setor de eletrificação, com capacidade de elevação de cargas e pessoas com o cesto aéreo acoplado”, ressalta a empresa.
A Hyva traz o guindaste nacional sobre caminhão HYT455 para aplicações pesadas
Já o modelo HYT455 promete melhor combinação de alcance-capacidade de carga-peso, maior estabilidade, menor espaço de montagem e estabilizadores com pés articulados. “Esse modelo é indicado para aplicações com cargas pesadas, principalmente para pegar o peso mais próximo do caminhão”, completa.
Outros equipamentos divulgados no estande incluem os modelos HB600 (de 60 ton), HB163 (indicado para paletizados, construção e elevação de pessoas), HB451 (com distribuição aprimorada de carga sobre os eixos do veículo) e HV47 (de 4 ton).
“A expectativa é exibir nossos produtos, bem como reencontrar nossos clientes pessoalmente em uma exposição tão importante e de tão grande expressão como a M&T”, diz o gerente para a América do Sul, José Alberto R. de Matos.
Por meio de realidade virtual, a MANITOWOC apresenta seu novo guindaste de seis eixos GMK6400-1, inédito no Brasil. Com capacidade máxima de 400 t e lança principal de 60 m, o modelo AT tem altura máxima de 136 m e traz inovações como sistema hidráulico aprimorado, com fluxo mais rápido para fornecer velocidades de operação mais ágeis e movimentos mais suaves.
Inédito no Brasil, guindaste de 6 eixos GMK6400-1 é um dos destaques da Manitowoc
Além dos sistemas de controle de guindaste (CCS) e de posicionamento variável do estabilizador (MAXbase), já conhecidos no mercado brasileiro, também foram adicionados à máquina itens como motor Tier 4, sistema de suspensão Megatrak, acionamento hidrostático MegaDrive e sistema opcional MegaWingLift, que promete aumento de até 70% da capacidade na lança principal e de até 400% com uso do jib oscilante.
Além desse guindaste, também ganham destaque os modelos Grove GMK5150XL (150 t), GMK5120L (120 t), GMK5150XL (220 t) e GRT8120 (120 t).
Outro destaque no estande é a plataforma telemática Connect, que será revelada ao público no último trimestre do ano, além dos serviços oferecidos pela marca no país, incluindo a disponibilidade de peças para pronta-entrega e seu avançado centro de treinamento.
“Nossas expectativas são bastante positivas, pois o evento é realizado no momento certo para que todos possam conhecer as novidades, se encontrar novamente e, principalmente, fazer negócios compatíveis com o tamanho do país”, diz o diretor de vendas, Luciano Dias.
Com um leque diversificado de produtos,a ZOOMLION reúne equipamentos como plataformas elevatórias articuladas e tesouras equipadas com baterias de íon-lítio, além de bombas para concreto (dos tipos bomba-lança, autobomba e estacionária), empilhadeiras, elevador cremalheira e um guindaste (ZAT3000V).
A Zoomlion mostra equipamentos como plataformas elevatórias articuladas
“Todos os equipamentos exibidos na feira integram nosso portfólio doméstico e, inclusive, alguns são até personalizados para o mercado”, delineia o gerente de bombas de concreto e gruas, Rodrigo Kazuma. “Para nós, é especial comemorar 30 anos em um grande evento do setor como a M&T Expo.”
Além de produtos, as equipes de vendas e pós-venda da fabricante no Brasil recebem clientes no estande. “Soluções personalizadas e inteligentes, juntamente com fortes operações de mercado, permitem fornecer produtos e serviços de alta qualidade para atender às necessidades dos clientes brasileiros”, acrescenta.
“Por isso, queremos comemorar com eles nosso grande sucesso e mostrar o quão confiáveis e eficientes são nossos equipamentos.”
CONCRETO E ASFALTO
No pavilhão, a AMMANN expõe um queimador suíço especialmente projetado para processos de secagem e aquecimento, disponível em diferentes combinações de combustível (óleo pesado, diesel, gás natural e gás liquefeito de petróleo, dentre outros), prometendo o nível mais baixo de consumo por tonelada de asfalto produzida.
O estande destaca ainda a linha ACM Prime de usinas de asfalto contínuas, com capacidades produtivas de 100 t/h, 140 t/h e 210 t/h, além do portfólio de usinas gravimétricas Solid Batch, com 140 t/h e 180 t/h de capacidade.
Estande da Ammann destaca a linha ACM Prime de usinas de asfalto contínuas
“As usinas de asfalto utilizam tecnologia que permite a produção com porcentagens extremamente altas de materiais reciclados, com até 40% de RAP na mistura”, comenta a companhia. “São soluções que, cada vez mais, envolvem sustentabilidade para proteger o planeta e seus recursos para as gerações futuras.”
Na visão da empresa, o uso de asfalto reciclado tornou-se uma necessidade. “O processo de reciclagem minimiza a queima de combustível e reduz drasticamente os níveis de emissão de CO2 e outros poluentes, assim como evita o descarte de materiais até então considerados como entulho”, sublinha a empresa, que também divulga suas pesquisas com materiais recicláveis, além de tecnologias de incorporação de reciclado a frio (RAC) e de produção a baixa temperatura.
Especializada em autoconcreteiras, silos e dumpers, a FIORI traz ao evento novidades tecnológicas na área de produção de concreto como a atualização do modelo DB460, agora com sistema eletrônico patenteado para controle do traço e pesagem de cimento, agregados, água e aditivos. Totalmente automatizado, o equipamento promete facilitar a operação e garante a certificação do concreto produzido.
A Fiori exibe versão atualizada da autoconcreteira DB460,
agora com sistema eletrônico exclusivo
No estande, a empresa também exibe suas autoconcreteiras off-road para produção de concreto e silos de cimento móveis (rebocáveis ou transportáveis sobre caminhão), que possibilitam a estocagem de elevadas quantidades de cimento a granel.
“Como principal feira do setor de máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura, a M&T Expo é bem-segmentada e muito focada na cadeia produtiva do concreto, o que a torna uma agenda obrigatória para as fabricantes desse setor”, acentua o engenheiro Antonio Carlos Grisci, CEO da empresa.
Em mais uma participação, os destaques da ROMANELLI incluem o espargidor EHR 800 eFlow, com processador eletrônico IHM e capaz de trabalhar com materiais especiais como polímero, fazendo a compensação entre a velocidade do veículo e o material. O produto traz novo sistema de barra espargidora deslizante com seleção parcial dos bicos, que possibilita diferentes configurações e regulagem de altura e ângulo.
Com processador eletrônico IHM, o espargidor EHR 800 eFlow
está entre as novidades da Romanelli
A marca exibe ainda soluções como a usina de micropavimento UHR 900 eFlow City, que promete controle mais preciso das taxas de aplicação e elevada capacidade de carga, a vibroacabadora VR 300 City, disponível em versões com pneus e esteiras, com abertura de mesa de até 4,2 m e produção estimada de 300 t/h, e os rolos RCR 400 C e RCR 160 T, nas faixas de 1,6 t, 2 t (ambos tipo tandem) e 4 t (tandem e combinado, com cilindro e pneu maciço), todos com sistema hidrostático Danfoss e motor eletrônico Yanmar.
Já os compactadores vibratórios autopropulsados VAP 70 e VAP 55, assim como o compactador de pneus AP 26, serão revelados com exclusividade na feira.
“A M&T Expo representa uma enorme oportunidade para o setor de pavimentação asfáltica, pois é um cenário ideal para que os clientes possam ter acesso às inovações que a indústria de máquinas oferece ao mercado”, diz o diretor comercial, José Carlos Romanelli.
A AGF exibe no evento um de seus mais modernos processos de revestimento com pós-metálicos. Com alta taxa de deposição e qualidade, o Laser Cladding promete maximizar a performance de componentes industriais. Uma vantagem significativa do processo, assegura a empresa, é o fato de possibilitar a remanufatura de cilindros descartados.
“Após revestido no processo, um pistão sucateado pode ter a vida útil aumentada em até nove vezes”, garante a companhia, que também destaca soluções para recuperação de hastes e eixos.
“Com o avanço tecnológico do laser e pós-metálicos, estamos solucionando a recuperação de hastes e eixos que seriam sucateados, evitando a necessidade de reposição”, aponta.
AGF traz à feira o processo Laser Cladding
de revestimento com pós-metálicos
Também em destaque, a garra hidráulica de sucata foi especialmente projetada para manipulação de materiais em depósitos, usinas e postos de reciclagem. “A garra é constituída por dentes que se articulam individualmente por meio de cilindros alimentados pelo sistema hidráulico do equipamento”, explica. “Já a caçamba para retroescavadeira pode ser encontrada em modelos dianteiros ou traseiros em diversas dimensões, de acordo com o serviço executado.”
Distribuidora autorizada para as máquinas BMC-Hyundai no Norte do Brasil e peças de reposição em todo o território nacional, a BMG apresenta seus produtos e peças originais para aplicação em escavadeiras, incluindo bombas hidráulicas, de combustível, injetoras e de ventilação, radiadores, compressores, filtros de ar e de óleo, eixos de comando do motor, engrenagem de giro, cabeçote de cilindro, pinhão solar e engrenagens.
BMG apresenta produtos e peças originais
para aplicação em escavadeiras Hyundai
A companhia também apresenta a BMG Parts, que atua com um novo conceito na distribuição de peças da linha Hyundai. Após cuidadosa seleção de fornecedores mundiais, a distribuidora estabeleceu parcerias visando à redução de custos e manutenção da qualidade, assim como confiança, garantia e disponibilidade dos produtos.
“Neste ano, apresentaremos muito mais que a qualidade de nossos equipamentos, peças e subconjuntos originais”, garante a empresa. “Traremos uma experiência imersiva com uma nova abordagem, aflorando no público e clientes a visão de uma nova era, de mãos dadas para as novas tendências técnicas.”
Completando quatro décadas de história, a ENGEPEÇAS divulga na M&T Expo seu portfólio de peças de reposição para as linhas Caterpillar, Komatsu e Cummins, além de Ferramentas de Perfuração de Solo (FPS) e Material Rodante para todas as marcas.
Com 11 lojas e três Centros de Distribuição, a empresa – que também é distribuidora oficial da JCB no Paraná e em Santa Catarina – conta atualmente com mais de 51 mil itens disponíveis, garantindo atendimento especializado em todo o território nacional para os segmentos agrícola, de construção, mineração, rodoviário, energia, marítimo e pesqueiro.
A Engepeças divulga seu portfólio de peças de reposição, FPS e material rodante
“A M&T Expo é sempre um momento muito esperado”, comenta o diretor de aftermarket, Ricardo Oliveira. “Após quatro anos sem o evento, notamos que o mercado está aquecido e sedento por novidades.”
Desde a última edição, o Grupo inaugurou uma nova matriz com 35 mil m² em São José dos Pinhais (PR), um novo Centro de Distribuição em Itajaí (SC) e duas novas lojas, em Maringá (PR) e Belém (PA).
“Oferecemos aos nossos clientes o que existe de mais eficiente no mercado global de peças de reposição, sendo que a distribuição oficial das grandes marcas é fundamental para demonstrar o nosso alto nível de qualidade e ampla diversidade de produtos”, comenta Antonio Guia, presidente do Grupo.
A FIXOVED destaca uma extensa variedade de peças e componentes como anéis (elásticos, para rolamentos, Truarc, tipo RS e trava especiais), arruelas (lisas, dentadas, onduladas, de pressão, alumínio, cobre e especiais), pinos (elásticos e espirais), porcas (rápidas e convencionais), rebites (pop e roscados) e grampos (U e R).
Completandoo portfólio, a empresa divulgamolas prato, o’rings, gaxetas, retentores, raspadores, vedações especiais, chavetas e quebra-dedos, discos de fixação, clips, presilhas, dobradiças, fechos, conjuntos montados, parafusos, prisioneiros, bujões, barras roscadas, cintas de elevação e segurança, peças injetadas, usinados e, ainda, itens especiais.
A Fixoved destaca uma extensa variedade de peças e componentes especiais
“Apresentaremos algumas novidades para o mercado, como dobradiças e puxadores para a linha de automação, cintas de elevação e segurança e itens injetados”, afirma Viviane Freitas, CEO da empresa. “Nossa expectativa é que a M&T Expo 2022 seja uma experiência extremamente positiva, pois teremos a oportunidade de expor nossa ampla linha de produtos e aumentar o networking.”
Com foco em soluções hidráulicas, a FLUID POWER exibe os Blocos Manifold em alumínio ou ferro fundido, projetados e fabricados pela empresa usando válvulas de cartucho insertáveis.
O produto pode ser personalizado com galvanização ou anodização para fins de proteção em ambientes severos, assim como cavidades de válvula, conexões, válvulas Cetop e outros acessórios.
Blocos Manifold em alumínio ou ferro fundido
estão no estande da Fluid Power
“A otimização do desempenho de uma máquina começa com circuitos hidráulicos integrados”, diz João Ivo Mançano, engenheiro de mecatrônica da empresa. “Nossa equipe técnica trabalha em conjunto com o cliente para entender suas necessidades e desenvolver o projeto, realizando os ajustes necessários para atender às especificações antes de fabricar um protótipo hidráulico.”
Especialista na fabricação de produtos de metal duro, a GESAC DO BRASIL– filial do Grupo XTC – participa pela primeira vez da feira apresentando um conjunto de soluções especializadas para as áreas de mineração e construção.
A empresa exibe uma linha de produtos composta por brocas para perfuração de solo (nas versões DTH e Top Hammer) e Milling Picks para operações de fresamento asfáltico, além de botões de metal duro que podem ser fornecidos em várias dimensões, conforme as exigências e necessidades do mercado.
Filial da XTC, a Gesac do Brasil exibe soluções para perfuração de solo e fresamento asfáltico
“Após entrarmos oficialmente no mercado brasileiro em 2020, chegamos com entusiasmo à M&T Expo para divulgar nossas linhas de produtos desenvolvidas a partir do metal duro”, ressalta o gerente de produtos e marketing, Carlos Ancelmo. “Nesse rol, podemos destacar a área de Rock Drilling como uma de nossas prioridades para os próximos anos, devido ao seu grande potencial no segmento.”
Ao lado da distribuição de componentes e serviços de recondicionamento, o estande também divulga ao mercado as operações de revenda e serviços de manutenção de bombas, motores e comandos hidráulicos realizados pela companhia.
A GHT (Grupo Hidrau Torque) divulga a reformulação do modelo de negócios, iniciando com a descentralização do atendimento ao cliente e estruturação de filiais pelo país.
A empresa já conta com duas unidades dedicadas à mineração, com instalações em Contagem (MG) e Parauapebas (PA), mas identificou a necessidade de ampliar a estrutura para ficar mais próxima dos clientes de construção pesada, adotando o modelo de filiais.
A primeira loja já foi aberta em Ribeirão Preto (SP) e, em breve, outras duas devem ser inauguradas em Itajaí (SC) e Belém (PA). “Na M&T Expo, vamos reforçar nossa estratégia de descentralização”, revela o diretor de operações, Armindo Junior.
Junto a componentes, a GHT divulga a recente
reformulação de seu modelo de negócios
A novidade institucional é acompanhada pela exposição de componentes das marcas Vega Fire, SKF, Donaldson, IPD, Maringá e L&H, que prometem movimentar o estande, onde serão expostos ainda itens como rolamentos, freios, bombas, equipamentos de segurança e de manutenção preditiva, entre outros.
O diretor de marketing, Silvio Iwasawa, comenta que a M&T Expo representa o momento ideal para anunciar as mudanças nos negócios e divulgar o portfólio. “Temos tido sucesso em nossas participações na feira com networking e negócios”, aponta. “Com nosso projeto de expansão, encontramos no evento o ecossistema ideal para as nossas novidades.”
A METISA chega à feira com Ferramentas de Penetração de Solo (FPS) que prometem o máximo desempenho aos equipamentos. A empresa destaca a Linha ATC (Aço de Alto Teor de Carbono sem Tratamento Térmico), destinada a aplicações leves e que promete resistência elevada ao desgaste.
Outro destaque é a Linha AR-1 (Aço Microligado ao Boro com Tratamento Térmico) que, por ser integralmente temperada, promete maior dureza e resistência, sendo recomendada para serviços severos que exigem alta resistência a desgaste, abrasão e impacto. Também integra o portfólio a Linha de Fundidos (Aço de Média Liga de Cromo e Silício com Tratamento Térmico).
Metisa traz à feira diferentes linhas de FPS e componentes para máquinas
“As FPS exigem atenção, pois são peças que se desgastam devido ao atrito com o solo”, diz a analista de marketing, Jussara R. Notari, destacando que, além das ferramentas, a empresa divulga no evento sua ampla oferta de lâminas, cantos e segmentos, dentes laminados, suportes e linhas, pontas adaptadoras e dentes fundidos, garras e sapatas.
Em nova participação, a NOVAK & GOUVEIA apresenta a linha modular BODAS (Bosch Rexroth Digital Application Solutions), composta por produtos eletrônicos.
A linha conta com componentes de hardware de alta qualidade, pacotes de software, ferramentas de diagnóstico e programação e soluções de IoT. Segundo a empresa, a linha traz soluções inteligentes e digitais de forma escalável e de fácil acesso, composta por unidades de controle, dispositivos de conectividade, sensores e interfaces homem-máquina (joysticks, displays, pedais etc.) para máquinas móveis.
A Novak & Gouveia destaca a linha
de produtos eletrônicos da Bosch Rexroth
Tudo isso disponível em uma única fonte, pronta para uso e que promete satisfazer as necessidades de acionamento e controle de gestores de frotas.
“As nossas soluções são pensadas para trazer novas tecnologias ao setor e, por isso, buscamos grandes parcerias com o objetivo de trazer maior produtividade e economia para o seu negócio”, ressalta a companhia, que também divulga seu extenso portfólio de acoplamentos, filtros e bombas e comandos hidráulicos.
Em seu estande, a PARTES PRO exibe diversos produtos, incluindo alinha de ferramentas de perfuração de rocha da marca Terelion, com produtos como brocas rotativas, bits DTH e martelos DTH, além de bits Top Hammer, hastes e acessórios.
Na linha de perfuratrizes, a empresa divulga equipamentos rotativos e DTH, com destaque para o modelo RDT32, além de supressores de poeira com aplicação em taludes, vias, barragens de rejeito e vagões.
Ao lado de brocas, bits e martelos, a perfuratriz RDT32
está entre os destaques da Partes Pro
“A M&T Expo 2022 traz uma grande importância para o mercado, pois marca o reencontro da indústria com os grandes eventos presenciais do segmento após a pandemia”, comenta o sócio-diretor, Bruno Garcia. “Esperamos reencontrar muitos parceiros no evento, que será uma grande oportunidade de mostrarmos nosso novo portfólio e inovações ao mercado.”
A PLANIER apresenta no São Paulo Expo sua oferta de revestimentos em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e UHMW (Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular) para caçambas e equipamentos de mineração.
Voltado para movimentação de cargas, o PEAD agrega mantas especiais “sem emendas” com espessuras de 3 a 8 mm e superfície deslizante, prometendo alta resistência química à corrosão e abrasão, excelente custo-benefício e fácil aplicação em operações de açúcar, terra, minério, argila, fertilizantes, areia, calcário, adubos, gesso, carvão e grãos, dentre outros materiais.
Já o UHMW é indicado para operações pesadas e mineração com caminhões OTR e rodoviários, oferecendo um material antiaderente com baixo coeficiente de atrito em espessuras de 10 mm a 50 mm.
A Planier exibe portfólio de revestimentos para movimentação de cargas
Para mineração, terminais portuários e transbordo, a empresa destaca revestimentos que atendem aos setores de ferro, calcário, estanho, alumínio, manganês, fertilizantes, argila, açúcar, soja, milho, cal e cimento.
As soluções podem ser aplicadas a misturadores de minério, silos, moegas, dutos, chutes, ciclones, bicas, calhas, balanças, tulhas, redlers e outros. “Com corpo técnico altamente qualificado, fornecemos soluções de revestimento de equipamentos para todos os segmentos da indústria”, garante a empresa.
A REAL BOMBAS apresenta seus serviços especiais de remanufatura de bombas d’água automotivas, inclusive da linha pesada, para equipamentos como guindastes, grupos geradores, miniequipamentos, torres de iluminação, retroescavadeiras e outros, evitando que a máquina fique parada em manutenção, aguardando a importação do componente.
Prometendo um serviço rápido e com preço atrativo, a empresa de Campinas (SP) reúne soluções para todos os modelos de bombas, assegurando a recuperação dos componentes e oferecendo garantia de 6 meses.
Serviços de remanufatura de bombas d’água automotivas ganham destaque na Real Bombas
“Atualmente, o grande ‘problema’ para o proprietário de equipamentos e para as empresas do setor é que, em função do período de pandemia, muitas peças sumiram do mercado”, observa a companhia.
“E o valor dessas peças também subiu assustadoramente, em função da alta expressiva de insumos como aço, alumínio, cobre e bronze, isso quando é possível encontrar a peça no mercado nacional.”
Especializada em peças de reposição para equipamentos de pavimentação e terraplanagem, a SULPEÇAS apresenta na exposição uma seleção de itens para usinas de asfalto de marcas como Ciber, Cifali, Ticel, Ixon, Bomag Marini, Metso Outotec, LDA, Ammann, Lintec, Margui e outras, além de soluções para rolos compactadores Hamm, Tema-Terra, Muller, XCMG e Dynapac e equipamentos de terraplanagem da Hyundai.
A Sulpeças apresenta uma seleção de itens para
usinas de asfalto e outros equipamentos
O estande ressalta ainda componentes para vibroacabadoras, fresadoras e recicladoras de asfalto, assim como para vassouras mecânicas e britadores de diferentes marcas.
“Comemorando 40 anos, também destacamos junto ao mercado itens como bits da marca Kennametal, pneus para rolos compactadores Pirelli e mangas plissadas”, acrescenta.
Especializada na venda de materiais, a SYX GLOBAL participa da exposição com foco no aumento de rentabilidade com máquinas usadas, excedentes de estoque e sucatas. Nesse rol, itens de Linha Amarela e frotas de veículos pesados e leves estão entre os produtos comercializados pela plataforma da empresa, que oferece suporte para todo o processo, desde a publicação dos itens até a entrega.
A Syx Global tem foco na comercialização de máquinas
usadas, excedentes de estoque e sucatas
Exclusiva para a venda de itens industriais, a plataforma permite que compradores se cadastrem na base de dados e sejam comunicados de todos os eventos de seu interesse por meio de ferramentas específicas e contatos outbound.
Para ampliação da base, a empresa conta com um time de prospecção ativa de compradores e ferramentas de mineração de dados, que auxiliam na busca e qualificação de interessados. Entre os diferenciais está a possibilidade de escolher a modalidade de venda e o tipo de público.
“Algumas peças de reposição das indústrias de mineração e construção podem não ter mais utilidade em corporações de grande porte, mas ainda têm um grande potencial a ser explorado por empresas menores”, explica o CCO, Robson Moura.
Na M&T Expo 2022, a TOKYO TRATORES apresenta itens de alta relevância para o mercado brasileiro, como a linha de ponteiros para rompedores hidráulicos da marca TKI, fabricados em aço 42CrMo, com tratamento térmico e revenimento.
Fabricados por conceituadas fábricas globais, os ponteiros seguem especificações de qualidade OEM, sendo testados e aprovados em serviços severos como minerações, demolições e limpezas de alto-fornos, garante a empresa.
Linha de ponteiros para rompedores hidráulicos TKI
é o destaque da Tokyo Tratores
Além da tecnologia embarcada na fabricação, que vai desde a utilização de matéria-prima rastreada até o controle dos processos de tempera e revenimento, os ponteiros contam com expressivo estoque de linha, que permite atender às solicitações de forma imediata.
“Estamos sempre diversificando a linha, que inclui modelos recém-lançados no mercado, além de melhorias nos modelos existentes”, sublinha a companhia. “Esperamos que a participação na feira propicie aos clientes a oportunidade de verificar in loco a qualidade dos ponteiros exibidos.”
Novas soluções de conectividade compõem os destaques da TRIMBLE, como o software Trimble Business Center (TBC) para projeto, modelagem 3D e acompanhamento, e o software de campo SiteWorks, para posicionamento em obra com Controladores Conectados, Receptores GNSS e Estações Totais.
Também são exibidas as plataformas EarthWorks (para terraplenagem), com controle automático de nivelamento para escavadeiras, tratores de esteiras e motoniveladoras, RoadWorks (pavimentação), com controle automático de nivelamento embarcado em vibroacabadoras, fresadoras e extrusoras, e GroundWorks (perfuração e cravação de estacas), com controle automático de inclinação e profundidade para perfuratrizes e bate-estacas.
Plataforma EarthWork para terraplenagem
está entre as soluções de conectividade da Trimble
Para acompanhamento da obra, a empresa exibe a tecnologia SiteVision de realidade aumentada e a plataforma Stratus, para obtenção de volumes e geometrias a partir de levantamentos com drones.
Outros destaques incluem a plataforma WorksManager, que facilita o gerenciamento de projetos, e WorksOS, solução de software como serviço (SaaS) baseada em nuvem que emite relatórios de produção em tempo real.
“Nossa expectativa é reeditar o sucesso da feira anterior, reforçando o compromisso como desenvolvedores e fornecedores de soluções para problemas complexos”, comenta Franco Brazilio Ramos, representante de marketing para a América Latina do setor de soluções para Infraestrutura Civil.
Parte do Grupo PCP Steel, a fabricante de componentes e partes metálicas UNYLASER realça produtos fabricados com aços de alta e ultra-alta resistência Ravur e Sincron, incluindo guindastes, caçambas, patolas-padrão e porta-pallets.
Desenvolvido especialmente para o mercado de Linha Amarela, o aço especial Ravur possui alta resistência ao desgaste, sendo fabricado por meio de processos de resfriamento acelerado e têmpera direta.
O produto é aplicado a equipamentos como caçambas, básculas, moegas, silos, barras chatas, britadeiras, rompedores, componentes agrícolas e basculantes rodoviários.
A Unylaser realça produtos fabricados
com os aços de alta e ultra-alta resistência
Já o aço Sincron é composto por chapas grossas de alta e ultra-alta resistência mecânica, fabricadas por meio do processo Continuous-on-Line Control de resfriamento acelerado e têmpera direta, sendo indicado para componentes de guindastes e equipamentos de manuseio e movimentação de cargas pesadas, implementos florestais, estruturas eólicas e navais.
“A M&T é uma das feiras mais tradicionais e relevantes no segmento de construção no Brasil”, acentua o gerente geral, Aurélio Ames. “Durante o evento, também apresentamos duas soluções diferenciadas para o segmento de guindastes veiculares, cujo conceito pode ser estendido a diferentes soluções.”
Especialista em produtos hidráulicos, a VEDACIL oferece uma ampla gama de peças, vedações e componentes para os segmentos de mineração, construção, agricultura e sucroalcooleiro. Nesta edição, a empresa mostra novidades na linha de componentes de reposição para os modelos Komatsu D61 e Caterpillar 336D, dentre outras.
A Vedacil mostra na feira uma ampla gama de peças, vedações e componentes
Com mais de 17 anos de mercado, a empresa oferece uma ampla gama de peças, vedações e componentes hidráulicos para múltiplos segmentos. “Com o passar dos anos, entendemos a importância de uma empresa forte, voltada para a parceria estratégica com grandes fornecedores e o contínuo investimento em um time comprometido com resultados”, ressalta a companhia
Já a ZF apresenta soluções como os eixos Multisteer para retroescavadeiras e a linha de transmissões ErgoPower, além de tecnologias como o conversor de travamento ErgoLockUp. Voltados para aplicação em máquinas com motores entre 95 hp e 108 hp, os eixos nacionais MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000 têm torque de saída de até 46.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 10 t e estática de até 22 t.
De acordo com Silvio Furtado, diretor de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na América do Sul, os eixos são capazes de suportar picos de estresse operacional.
Os destaques da ZF incluem a linha de eixos Multisteer para retroescavadeiras
“O sistema de esterçamento hidrostático traz total confiabilidade, precisão e suavidade mesmo sob condições extremas”, garante. “O cilindro de direção é integrado à carcaça do eixo para maior proteção e opera simetricamente, oferecendo maior eficiência de manobrabilidade.”
Desenvolvida exclusivamente para o segmento de construção, a linha semiautomática ErgoPower (sistema powershift) de transmissões também ganha destaque.
Com design vertical modular, a linha oferece cinco velocidades, dispensando o uso de caixas de transferência de torque, o que simplifica a operação e a manutenção.
“Outra vantagem das transmissões eletrônicas é a possibilidade de conexão com o motor eletrônico via can”, destaca o executivo. “Por sua vez, o inovador sistema ErgoLockUp permite a perfeita harmonização técnica entre as transmissões e os eixos”, finaliza.
CONTEÚDO
Eventos setoriais buscam aproximar e atualizar o mercado
No dia 31 de agosto, o Auditório da M&T Expo recebe a partir das 13 h o ‘Workshop de Mineração’, promovido pela Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração (CSCM/Abimaq). Na programação, o evento apresenta dois painéis, que debatem inovação e aumento da eficiência operacional e soluções para redução de impactos ambientais.
Eventos de conteúdo atualizam o conhecimento em diferentes áreas
Já no dia 1º de setembro, a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) realiza a 8ª edição do ‘Congresso Nacional de Valorização do Rental’.
“A M&T Expo permite interagir com todo o mercado e ter acesso ao que há de mais moderno em equipamentos”, afirma José Antônio Souza de Miranda Carvalho, presidente da Analoc. “Também é um evento de grande importância para o planejamento das empresas, pois possibilita uma visão única para os locadores.”
Além desses, a feira recebe ainda o evento ‘Alugar São Paulo’ (dia 31/8) e o ‘Fórum Inovações e Tendências da Construção’ (31/8 e 1º/9).
ATIVIDADE
Área externa exibe demonstrações ao vivo de máquinas
Como já ocorreu na edição anterior, a M&T Expo 2022 também conta com a ‘Arena de Demonstração’, uma área na parte externa do São Paulo Expo [veja mapa neste especial] onde os visitantes podem conferir equipamentos, máquinas e implementos em operação.
“Escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, rolos compactadores e outros equipamentos estarão em plena atividade, permitindo ao visitante conhecer de perto a operação de cada um”, conclama o diretor da Messe München do Brasil, Rolf Pickert.
Visitantes podem conferir equipamentos
e implementos em operação na área externa
Saiba mais:
M&T Expo 2022: www.mtexpo.com.br/pt
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade