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Revista M&T - Ed.266 - Agosto 2022
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ENTREVISTA – Roberto Leoncini

“O mercado brasileiro deve licenciar 140 mil caminhões em 2022”



Presente há 65 anos no Brasil, a Mercedes-Benz se posiciona como uma marca que busca acompanhar as tendências do mercado, com soluções voltadas para a realidade local e de acordo com a evolução do mercado de caminhões para transporte de cargas no país.

Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, o vice-presidente de vendas e marketing para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, explana sobre esse e outros pontos, como a participação de mercado atual da montadora, as principais tendências tecnológicas do setor e as expectativas comerciais para o mercado brasileiro em 2022.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia, Leoncini também tem MBA em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No campo profissional, o executivo conta com vasta experiência comercial no segmento de caminhões e ônibus.

Iniciou a carreira na Scania como representante distrital, passando para o atendimento a grandes frotistas, depois gerente, diretor de vendas e, finalmente, responsável pela operação comercial da montadora. Em junho de 2014, migrou para a Mercedes já no cargo atual.

Com ênfase de gestão na Rede de Concessionários e na experiência do cliente, o executivo busca conciliar a qualidade dos produtos à excelência em serviços, entregando valor efetivo ao cliente na ponta.

“O mercado está aquecido especialmente para os setores de transporte de grãos e de cana-de-açúcar, além de outras atividades ligadas ao agronegócio”, ele afirma.Acompanhe.

  • Como avalia o mercado atual de caminhões no Brasil?

Mesmo durante os dois anos e meio da pandemia, o mercado de caminhões vem se mantendo ativo no Brasil. Em




Presente há 65 anos no Brasil, a Mercedes-Benz se posiciona como uma marca que busca acompanhar as tendências do mercado, com soluções voltadas para a realidade local e de acordo com a evolução do mercado de caminhões para transporte de cargas no país.

Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, o vice-presidente de vendas e marketing para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, explana sobre esse e outros pontos, como a participação de mercado atual da montadora, as principais tendências tecnológicas do setor e as expectativas comerciais para o mercado brasileiro em 2022.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia, Leoncini também tem MBA em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No campo profissional, o executivo conta com vasta experiência comercial no segmento de caminhões e ônibus.

Iniciou a carreira na Scania como representante distrital, passando para o atendimento a grandes frotistas, depois gerente, diretor de vendas e, finalmente, responsável pela operação comercial da montadora. Em junho de 2014, migrou para a Mercedes já no cargo atual.

Com ênfase de gestão na Rede de Concessionários e na experiência do cliente, o executivo busca conciliar a qualidade dos produtos à excelência em serviços, entregando valor efetivo ao cliente na ponta.

“O mercado está aquecido especialmente para os setores de transporte de grãos e de cana-de-açúcar, além de outras atividades ligadas ao agronegócio”, ele afirma.Acompanhe.

  • Como avalia o mercado atual de caminhões no Brasil?

Mesmo durante os dois anos e meio da pandemia, o mercado de caminhões vem se mantendo ativo no Brasil. Em todo esse período, o modal rodoviário foi essencial e continua sendo, seja para o transporte de alimentos, medicamentos e insumos até uma infinidade de produtos e bens, além da movimentação de toda a produção econômica do país, seja do campo ou da indústria, para o mercado interno e exportações.

  • Como a marca fechou o ano de 2021 na operação local?

Considerando as vendas de veículos acima de seis toneladas de PBT, segmento em que atuamos, o mercado brasileiro registrou emplacamentos de mais de 121 mil caminhões em 2021. A Mercedes-Benz obteve uma participação de mercado de 27,2%, com emplacamentos superiores a 33 mil caminhões no ano passado. Esse resultado significa um aumento de 24% nas vendas em relação ao ano anterior. Em 2021, inclusive, a marca manteve a liderança na venda de caminhões em relação aos demais países em que atua.

  • Quais são os segmentos que demandam mais caminhões no momento?

O mercado está aquecido especialmente para os setores de transporte de grãos e de cana-de-açúcar, além de outras atividades ligadas ao agronegócio. Setores como mineração, construção civil, e-commerce e logística também estão entre os puxadores de vendas de caminhões no Brasil este ano.

  • Como tem sido o desempenho da marca nos setores de construção e mineração?

Considerando o volume acumulado de janeiro a maio, a Mercedes-Benz emplacou 2.050 caminhões no segmento de extrapesados off-road. Isso resulta em aproximadamente 38% de market share, liderando assim a categoria, com quase 8% de crescimento nos emplacamentos em relação a igual período de 2021, quando registrou o emplacamento de 1.904 caminhões extrapesados off-road.


Mercado está aquecido especialmente nos setores de transporte de grãos e cana-de-açúcar, diz Leoncini

  • Quais são os principais destaques para o segmento de extrapesados no mercado latino-americano?

O grande destaque recente da marca para esse segmento é o caminhão extrapesado basculante Arocs 8x4, que veio revolucionar as operações fora de estrada no Brasil, sendo indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. Esse gigante tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. O Arocs está preparado para receber básculas de 20 a 24 m3 de capacidade volumétrica de carga.

  • Quais são as outras apostas do portfólio para o segmento?

O portfólio da Mercedes-Benz inclui diversos modelos das famílias Axor e Atego para operações off-road da construção e mineração, com versões plataforma, basculante e betoneira. Além disso, a empresa oferece customização de fábrica, incluindo itens ou configurações para atender necessidades específicas de clientes desses setores.

  • O suprimento de peças e componentes já está normalizado nas fábricas? Qual é o tempo de espera atual para entrega?

Assim como todas as empresas do setor automotivo, a Mercedes-Benz vem enfrentando dificuldades com a entrega de matérias-primas e componentes como semicondutores e chips. De forma geral, há problemas locais e globais de abastecimento e estamos fazendo o possível para contornar a situação e continuar atendendo nossos clientes. Com a instabilidade no fornecimento, não é possível indicar um tempo de atraso na entrega. No entanto, criamos um comitê multiáreas que monitora constantemente os processos de abastecimento e de produção para minimizar as dificuldades, esperando ansiosamente pela volta à normalidade do mercado.

  • Qual é a estratégia adotada para a introdução de novos produtos?

Com base no compromisso “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”, todas as áreas da empresa acompanham atentamente a realidade e a evolução do mercado de caminhões e do transporte de cargas e logística no país. Nesse processo, a empresa ouve frotistas, transportadores autônomos e motoristas, a fim de transformar suas demandas, necessidades e sugestões em novos produtos e soluções. Por meio da marca Mercedes-Benz, há 65 anos no Brasil e reconhecidamente pioneira na geração de soluções em veículos comerciais, a Daimler Truck mantém uma presença ativa no país e na América Latina.

  • O que pode destacar em termos de serviços e atendimento ao cliente?

A Mercedes-Benz oferece ao mercado um completo portfólio de peças e serviços para caminhões. Entre eles, três linhas de peças (genuínas, remanufaturadas e Alliance), Planos de Manutenção, Mercedes-Benz Uptime, sistema de gestão de frota e telemetria Fleetboard, aplicativos “Liga na Estrada”, que ajuda na melhora de performance do motorista, e “Mercedes-Club”, que permite o agendamento de manutenção do veículo na palma da mão. Para manutenções in loco em operações fora de estrada, há o serviço de “Oficina Dedicada”, que se soma ao Fleetboard e ao Plano de Manutenção. Nesse caso, estrutura-se uma oficina nas instalações do cliente, que é operada pelos concessionários, elevando ainda mais a disponibilidade dos caminhões. Os clientes da marca contam também com financiamentos do Banco e do Consórcio Mercedes-Benz, além de ofertas da unidade de seminovos SelecTrucks.

  • Em relação às tendências tecnológicas, o que a empresa vem desenvolvendo?

A Daimler Truck tem realizado várias experiências que sinalizam tendências de mercado. É o caso do caminhão conceito GenH2 Truck com célula a combustível a base de hidrogênio, que alcança a fantástica autonomia de até 1.000 km ou mais, para transporte de longa distância. Esse caminhão será testado por clientes em 2023. Recentemente, a Daimler Truck também apresentou o eActros LongHaul, uma versão do Actros elétrico movido a bateria para longas distâncias, com autonomia de cerca de 500 km. Esse modelo deve entrar em produção de série em 2024. Fechando a trinca de novidades recentes, destaca-se o eActros, caminhão elétrico para uso urbano pesado, com autonomia acima de 200 km.


Segundo o executivo, soluções elétricas e com célula a combustível de hidrogênio estão a caminho

  • Como essas novas tecnologias auxiliam o operador?

Acredito muito em automação e tecnologias de segurança e auxílio à condução. Isso vai se difundir cada vez mais no Brasil, com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas. O Actros, por exemplo, trouxe para o Brasil tecnologias avançadas de segurança ativa, que evitam acidentes e protegem vidas, como a 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Esse top de linha da marca é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à frente. Isso comprova que a Mercedes-Benz está avançada quando o tema é segurança ativa.

  • A conectividade é a nova fronteira de concorrência no setor. Como a Mercedes se situa nessa corrida?

O Actros oferece diversos itens de avançada tecnologia que estão mudando a vida do motorista, trazendo ganhos de desempenho, produtividade, conforto e segurança na condução do veículo. O modelo é considerado o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do mercado brasileiro. É também o primeiro caminhão digital do mercado, com inovações em conectividade, como dois painéis digitais (um deles touch screen), espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e outros recursos. Ainda em termos de conectividade, o Actros trouxe aplicativos exclusivos para ajudar o motorista e o gestor de transporte a reduzir o custo operacional.

  • Qual caminho a Mercedes tomará para neutralizar as emissões no futuro?

Em agosto do ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil entrou na era da eletromobilidade, lançando o primeiro veículo comercial elétrico da marca no país, o chassi de ônibus urbano eO500U, previsto para chegar ao mercado ainda em 2022. Já o uso de caminhões elétricos só acontecerá em larga escala no Brasil quando essa tecnologia for viável do ponto de vista tecnológico, econômico, estrutural e comercial, dentro da realidade do nosso mercado. Quando isso ocorrer, estaremos ao lado do cliente, como sempre, para entregar soluções confiáveis, eficientes e rentáveis. Nesse momento, a Mercedes-Benz acredita em multissoluções para a redução de emissões e a sustentabilidade ambiental. Mas a Daimler Truck detém várias tecnologias alternativas ao uso do diesel fóssil, como os biocombustíveis Biodiesel e HVO, híbrido, células a combustível e elétricos, já em operação regular em vários mercados.


Com taxas de juros exorbitantes, montadora não espera salto muito alto de vendas com o P8

  • Como avalia os impactos que o Proconve 8 pode ter no segmento?

Assim como nas vezes anteriores, as vendas de caminhões tendem a aumentar com a mudança de legislação, mas não esperamos um salto muito alto, pois as taxas de juros estão exorbitantes. Além disso, os clientes de grandes frotas provavelmente aguardarão os novos produtos Proconve P8 (Euro 6), a partir do próximo ano, considerando as políticas ESG e metas de menos emissões.

  • Quais são as expectativas de mercado para 2022?

A Mercedes-Benz acredita em um aumento entre 10% e 15% nas vendas no país em 2022, em relação ao mercado de 2021, que superou a casa de 128 mil caminhões licenciados, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ou seja, prevemos que o mercado brasileiro deve superar a marca de 140 mil caminhões licenciados em 2022.

Saiba mais:
Mercedes-Benz
: www.mercedes-benz.com.br/caminhoes

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