Revista M&T - Ed.270 - Dez/Jan 2023
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BAUMA 2022

O epicentro da inovação

Evento retorna em área expositiva com 614 mil m², reunindo novidades de mais de 3,2 mil expositores que lideram a inovação em tecnologias para construção e mineração

Realizada entre os dias 24 e 30 de outubro, a 33ª edição da bauma (Trade Fair for Construction Machinery, Building Material Machines, Mining Machines, Construction Vehicles and Construction Equipment) ocupou uma área de 614 mil m2 – a maior feira comercial do mundo em metragem de exposição –, divididos em 200 mil m2 de pavilhões e 414 mil m2 de espaço externo, abrigando mais de 3,2 mil expositores de 60 países no Centro de Exposições Messe München, em Munique, na Alemanha.

Neste ano, o evento recebeu um público acima de 495 mil visitantes, sendo 50% provenientes de mais de 200 países. Já a percentagem de expositores internacionais chegou a quase 65% do total, com destaque para Itália, Turquia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Holanda, França, Estados Unidos, Áustria, Espanha e China, além da anfitriã Alemanha.


Realizada entre os dias 24 e 30 de outubro, a 33ª edição da bauma (Trade Fair for Construction Machinery, Building Material Machines, Mining Machines, Construction Vehicles and Construction Equipment) ocupou uma área de 614 mil m2 – a maior feira comercial do mundo em metragem de exposição –, divididos em 200 mil m2 de pavilhões e 414 mil m2 de espaço externo, abrigando mais de 3,2 mil expositores de 60 países no Centro de Exposições Messe München, em Munique, na Alemanha.

Neste ano, o evento recebeu um público acima de 495 mil visitantes, sendo 50% provenientes de mais de 200 países. Já a percentagem de expositores internacionais chegou a quase 65% do total, com destaque para Itália, Turquia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Holanda, França, Estados Unidos, Áustria, Espanha e China, além da anfitriã Alemanha.

Oficialmente inaugurada pelo ministro para Assuntos Digitais e de Transportes da Alemanha, Volker Wissing, e pelo ministro-presidente da Baviera, Markus Söder, acompanhados pelo diretor-geral da Messe München, Stefan Rummel, a bauma 2022 ultrapassou todas as expectativas, demonstrando sua força habitual.

“A edição demonstrou que a feira continua a ser uma potência da indústria de equipamentos de construção, graças à variedade de inovações, bons negócios e visitantes de todo o mundo”, resumiu Rummel. “Nestes tempos difíceis, a bauma enviou um forte sinal ao setor de feiras, no sentido de que as indústrias precisam de eventos como este, onde todos podem experimentar produtos e contato direto.”

Os temas de eletrificação, digitalização e automação pautaram a feira, em uma tendência cada vez mais irreversível no setor. “Os expositores já oferecem soluções elétricas para enfrentar os desafios relacionados à neutralidade de CO2, bem como à escassez de trabalhadores qualificados com automatização e digitalização”, observou Joachim Schmid, diretor da VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais).

“Este é o futuro, o que fica claro com a abordagem das empresas tradicionais e das cerca de 50 startups que participam pela primeira vez da bauma neste ano.”

Confira destaques do evento, cuja próxima edição ocorre de 7 a 13 de abril de 2025.


BENNINGHOVEN


Novo sistema REVOC promete reduzir as emissões de carbonoem até 50%

A Benninghoven promoveu a estreia do novo sistema Revoc (foto), que promete reduzir as emissões de carbono total (CT) em até 50%, enquanto obtém taxas de até 60% na adição de material reciclado.

Com a ajuda do sistema, em uma primeira fase os gases de escape são aspirados diretamente no ponto de origem. Essa aspiração ocorre principalmente no misturador da usina de asfalto, onde a rocha aquecida, o material reciclado e o betume se misturam para formar asfalto novo.

Os vapores da mistura têm uma elevada concentração de CT e são encaminhados ao sistema para pós-tratamento térmico. Nesse processo, é usada energia produzida para a secagem e aquecimento do mineral branco.

Graças ao procedimento, a operação apresenta elevada eficiência energética. “Já temos vários sistemas Revoc em uso”, salientou Katharina Kratz, engenheira de desenvolvimento e de processos da empresa. “Nossos engenheiros de desenvolvimento têm dados empíricos válidos à disposição.”

Outro destaque foi a série RPP (Recycling Priority Plant) de usinas de asfalto, projetada para processamento de altas taxas de reciclados e que se destaca por integrar gerador de gás quente, inclusive como solução Retrofit.

“É uma tecnologia que permite taxas máximas de adição de material reciclado na produção de asfalto, aliada a emissões mínimas”, explicou a fabricante, que também divulgou os queimadores mistos EVO JET, que usam combustíveis renováveis como Biomass to Liquid (BtL) e pó de madeira.


BHS-SONTHOFEN


BHS-Sonthofen deu destaque ao misturador de eixo duplo DKXS 4,50

Uma ampla gama de tecnologias de mistura e britagem foi o destaque da companhia. A especialista exibiu o misturador de eixo duplo DKXS 4,50 (foto), acompanhado pelo misturador contínuo MFKG 0520 de eixo único, por sua vez equipado com calha de borracha autolimpante e voltado para produção de areia, além do triturador centrífugo de rotor RSMX 1222, indicado para britar e refinar minerais.

Adequado para processos de mistura industrial de média a alta produção, o modelo DKXS 4,50 pode ser utilizado para produzir todos os tipos de concreto, entregando 4,5 m2 de material por lote.

O princípio de mistura tridimensional promete troca mais intensiva de material e, portanto, tempos de mistura mais curtos, com uso reduzido de energia. “Temos o prazer de estarmos novamente em Munique para encontrar clientes e parceiros”, disse Bahar Yerlikaya, diretor de marketing da BHS-Sonthofen. “A tecnologia digital não substitui o contato pessoal.”


BKT


Estandes da BKT exibiram os maiores modelos da marca para operações extremas

Com diferentes estandes, a BKT mostrou soluções para os setores de mineração e construção, incluindo compostos “mais resistentes a cortes e calor, capazes de transportar cargas pesadas com uma relação otimizada entre peso transportado e velocidade”.

O portfólio exposto incluiu os maiores pneus da marca para dumpers rígidos, como o modelo EarthMax SR 468 (na imagem, exibido na medida 40.00 R 57, com altura de 3,5 m) e duas medidas do EarthMax SR 46 (33.00 R 51 e 27.00 R 49, com diâmetro de 3 e 2,6 m, respetivamente).

“Voltado para ambientes adversos em pedreiras e canteiros de obras, os componentes trazem carcaça mais resistente a furos, graças à estrutura All Steel”, acentuou a empresa.

Outros destaques foram os modelos EarthMax SR 51, apresentado na medida 35/65 R 33 (concebido para pás carregadeiras e buldôzers), EarthMax SR 315, medida 26.5 R 29 (para carregadeiras e transportadores subterrâneos), EM 933 Super, medida 290/90-20 (para escavadeiras e operações de escavação e carregamento), EarthMax SR 313, medida 15.5 R 25 (radial concebido para dumpers articulados e pás carregadeiras que operam em ambientes rochosos), e MagLift, medida 10.00-20 (para empilhadores de aplicação industrial).


BROKK


Retificadora de superfícies Brokk 530 é indicada para remoção de materiais

A fabricante de robôs de demolição apresentou a nova retificadora de superfícies Brokk 530, indicada para remoção automatizada de materiais como tinta e amianto, remoção de gesso, descontaminação, preparação e polimento de superfícies em paredes, pavimentos e tetos.

Disponível globalmente, o acessório tem operação controlada a distância e pode atingir 2.300 N de pressão de lixamento para aplicações em paredes e de 1.100 N em tetos, oferecendo ainda ferramentas opcionais de polimento e um sistema de extração de poeira para captura de partículas nocivas.

Segundo a fabricante, o modelo é compatível com os robôs Brokk 170, 200 e 300, permitindo atender uma série de projetos que exigem uso intensivo de mão de obra.

“O acessório oferece uma opção mais rápida e segura que os métodos manuais, especialmente quando se trata de materiais perigosos como amianto”, observou Martin Krupicka, CEO do Grupo Brokk, que também apresentou sua linha completa de robôs elétricos de demolição, desde o modelo 70 até o 900, assim como o sistema de supressão de poeira Atomized Water Mist.

O estande também incluiu o novo Brokk Grapple Saw, acoplado ao modelo 110, e o Atomized Water Mist, acoplado ao 170. Outro destaque foi o lançamento da plataforma on-line My Brokk, que oferece múltiplos serviços.


CATERPILLAR INDUSTRIAL POWER


Tecnologias multifunções da Cat incluem baterias de 48, 300 e 600 volts

A divisão apresentou protótipos de baterias para equipamentos fora de estrada que prometem auxiliar o setor a alcançar os objetivos de baixas emissões de carbono. Resultado de esforços conjuntos de desenvolvimento em centros técnicos nos EUA, Reino Unido, China e Índia, o portfólio de tecnologias multifunções da marca inclui baterias de 48, 300 e 600 volts para a indústria OEM e usuários finais,

Utilizando tecnologia de íons de lítio, a gama apresenta design modular para otimizar a montagem e o desempenho, além de oferecer potencial de reutilização e reciclagem ao final da vida útil. O programa de desenvolvimento abrange ainda inversores, motores, controles eletrônicos, serviços digitais e outras tecnologias críticas, incluindo remanufatura.

“A Caterpillar tem demonstrado um compromisso de longa data com a sustentabilidade por meio de melhorias nas operações que ajudam os clientes a atingir seus objetivos relacionados ao clima”, reforçou Steve Ferguson, vice-presidente sênior da Caterpillar Industrial Power Systems.

Segundo ele, a empresa se vale da experiência em um amplo espectro de segmentos de mercado, aplicações e novas tecnologias de energia – incluindo protótipos de baterias, mas também opções elétricas, combustíveis renováveis e hidrogênio – para oferecer soluções com baixa intensidade de carbono.

“O programa de baterias é o nosso passo mais recente na combinação de um amplo leque de inovações com um vasto conhecimento da indústria fora de estrada”, afirmou. “Isso permite oferecer novas soluções para atender à demanda das necessidades globais em energia, em diferentes tipos de aplicação, ciclos de funcionamento e ambientes operacionais.”

No estande, a marca exibiu ainda protótipos de máquinas elétricas a bateria como a miniescavadeira 301.9, a escavadeira de médio porte 320 e as pás carregadeiras de rodas 906 (compacta) e 950 GC.


CIFA


Nova bomba de concreto Steeltech K50L foi exibida pela CIFA

Junto à Zoomlion, a empresa lançou a nova bomba de concreto Steeltech K50L (foto) e as já conhecidas bombas Carbotech K60H e K47H, as mais vendidas da marca, que exibiu no evento a unidade número 500 do modelo. Os equipamentos utilizam fibra de carbono na lança, tornando o conjunto mais leve.

Montada em caminhões 8x4, a nova bomba supercompacta K50L traz configuração com lança de 50 m, extensores frontais de estilo X com lança telescópica dupla e extensores traseiros basculantes para abertura da lança, que tem 5 seções e sistema de dobragem “RZ”. A nova bomba – que está disponível com unidade de bombeamento até 160 m3/h (circuito aberto) ou até 180 m3/h (circuito fechado) – integra a linha Steeltech, que também inclui os modelos K36L-5 (36 m), K42L (42 m) e K56L (56 m).

“Decidimos introduzir uma gama de 50 m para cobrir o segmento de 30-59 m e garantir a disponibilidade de uma bomba para cada tipo de canteiro e necessidade de construção, maximizando o compartilhamento de componentes”, pontuou Marco Polastri, diretor de vendas, pós-venda e marketing da CIFA.

A empresa também divulgou os benefícios da digitalização, incluindo sistemas de controle eletrônico (Smartronic) e sistemas preditivos.

“O sistema de monitoramento remoto (CIFA Vista) permite controlar toda a cadeia de fornecimento de concreto, desde a produção até à aplicação”, ressaltou Davide Cipolla, CEO da CIFA, que citou ainda o posicionamento da nova versão da betoneira elétrica Energya, com baterias recarregáveis.


CM LABS


CM LABS lançou módulo para caminhão basculante articulado

O pacote de treinamento virtual para manipuladores telescópicos foi a estrela do estande, concebido para atender os requisitos da comunidade europeia e permitir a troca de implementos e acessórios.

A empresa informou que o simulador de escavadeira em breve ganhará um módulo adicional para fixação de garra. Além disso, foram realizados mais três lançamentos de produtos, incluindo um Módulo para Caminhão Basculante Articulado (foto), com exercício adicional em tandem simultâneo ao simulador de escavadeira, a integração de controle de qualidade da Trimble Earthworks para simuladores de escavadeiras, dôzers e motoniveladoras e um Pacote para Carregadeiras Compactas de Esteiras, com mudança de implementos.

Todas as simulações são executadas nas plataformas imersivas Vortex Advantage e Vortex Edge Max, geridas pela Estação de Operação do Instrutor (IOS), que apoia os instrutores com relatórios sobre as principais métricas relacionadas a violações de segurança e eficiência.

“Esse discernimento é possível devido à precisão do Smart Training incorporado aos simuladores”, comentou a empresa, que também fez uma demonstração ao vivo de certificação AST usando simulador. Composta por algoritmos patenteados, a tecnologia resulta em uma formação baseada em dados e máquinas reais, ”proporcionando competências compartilháveis em qualquer lugar, fora do equipamento físico”.


COMANSA


Comansa apostou na nova grua hidráulica LCH300 com alcance de 60 m

O principal destaque foi a nova grua LCH300, um modelo hidráulico com capacidade máxima de carga de 16 t e alcance de 60 m. Disponível em diferentes versões, o guindaste pode ser montado com seções de torre de 2,5 x 2,5 m, com lança modular com alcance de 25 a 60 m e configurações extensíveis de 5 em 5 m.

O raio mínimo de trabalho é de 4 m, ou de 9 m, quando fora de serviço. O equipamento oferece ainda combinações de transmissão manual de 1T (tração direta, com capacidade de carga de 8 t) e 2T (capacidade de carga de 16 t), enquanto as cargas máximas na extremidade da lança são de 3,4 e 3,1 t, respectivamente.

A partir da cabine, o equipamento permite visibilidade direta do mecanismo de elevação, que pode ser de 50 kW (standard) ou 65 kW (opcional). “Já a tecnologia Effi-Plus aumenta a velocidade do mecanismo de elevação sem afetar o consumo, o que permite reduzir os ciclos de carga, melhorando a produtividade”, afirmou a fabricante.

A nova grua de lança incorpora ainda a cabine Cube (L ou XL), com ar-condicionado Split. Por sua vez, a plataforma e as unidades hidráulicas e de elevação podem ser transportadas em uma única peça. “O mecanismo de lança é otimizado para oferecer um desempenho ainda maior e montagem mais eficiente, bem como redução do raio quando fora de serviço”, resumiu a empresa.


CONTINENTAL


Ferramenta de IoT da Continental permite integrar dados das máquinas

Em estreia mundial, a marca exibiu pela primeira vez as novas características do sistema de visão surround ProViu 360, que promete aumentar os níveis de segurança em canteiros e minas.

Equipado com sistema de detecção, o ProViu 360 se propõe a estabelecer novos padrões para sistemas de câmeras para máquinas, incluindo assistente para detecção de lentes sujas ou bloqueadas.

“A digitalização desempenhará um papel importante nos setores da construção e mineração do futuro, pois permite mais segurança, eficiência e conforto”, acentuou Ismail Dagli, líder da área de Mobilidade Inteligente da Continental, que exibiu ainda a solução SightIQ, uma ferramenta de IoT que permite integrar praticamente todos os dados disponíveis em máquinas móveis, veículos e bens estacionários, independentemente de marca, modelo, ano, fabricante ou localização.

A empresa também promoveu o lançamento do pneu radial de tração LD-Master L5 Traction, que expande a linha ContiEarth para construção. Oferecido inicialmente na medida 35/65 R33, o pneu é equipado de fábrica com sensores para enfrentar condições exigentes de operação, com cargas pesadas e expostas a uma variedade de condições de solo, incluindo rocha, cascalho e detritos.

“O modelo é concebido para carregadeiras que operam em superfícies abrasivas e ciclos extensivos de produção, trabalhos em que a alta produtividade e o tempo de funcionamento do equipamento têm enorme importância”, apontou a empresa.

“Também separamos o modelo EM-Master E3/L3 para aplicações de construção e uma prévia do novo pneu sólido para minicarregadeiras.”


CZM


A CZM destacou na bauma a perfuratriz LR65 – Long Reach Series

Em sua 6ª participação, a CZM mais uma vez participou da bauma com suas tradicionais soluções hidráulicas para fundações, destacando os modelos LR65 – Long Reach Series (foto), produzido nos EUA, e CR150PD Solar, produzido no Brasil.

O primeiro é o menor modelo da linha de longo alcance da marca, montado sobre a escavadeira Cat 323 Next Gen com motor C7.1 ACERT Tier 4 Final de 164 hp e dois cilindros de elevação.

Equipado com torre curta para estacão, o equipamento entrega torque máximo nominal de 9,310 kg.m com diâmetro máximo de perfuração de 2,7 m, sendo indicado para aplicações como instalação de barreiras acústicas, linhas de transmissão e utilidades, com capacidade de perfuração em declives íngremes e realização de furos de difícil acesso.

Já o modelo CR150PD Solar é projetado especificamente para instalação de painéis solares. Montado sobre a escavadeira Cat 315 Short Tail, de 15 t, o equipamento conta com alinhamento de perfuração e traçamento a laser na configuração padrão, sistema DPS e controle por rádio opcional.

Sem necessidade de estabilizadores, a máquina traz martelo Stanley com alta frequência de impacto (1.500 ou 800 bpm), sistema duplo de fixação e mastro modular, que permite a inserção de elementos adicionais.

“É sempre uma honra poder representar o Brasil em uma das maiores feiras de construção do mundo”, destacou a diretora comercial Leandra Magalhães. “Nossos clientes brasileiros vêm em massa ao estande para nos prestigiar.”


DEUTZ


Bomba de concreto iONTRON traz sistema e-Deutz de 360 volts

Junto à Putzmeister, a fabricante mostrou a bomba de concreto BSA 1005 iONTRON (foto) com acionamento elétrico, que atende uma vasta gama de aplicações neutras em carbono para aplicações fora de estrada. Em vez do habitual motor diesel de 2,2 l, o modelo utiliza sistema e-Deutz de 360 volts, com potência contínua de 40 kW e pico de 80 kW, gerados por duas baterias de íons de lítio com até oito horas de autonomia.

A bomba também pode ser alimentada por meio de um cabo de carregamento e, assim, funcionar por mais tempo. A produção dever começar em 2023.

“Os sistemas de acionamento eléctrico oferecem uma forma acessível de eliminar emissões”, ressaltou Markus Müller, membro do Conselho de Administração da Deutz.

A marca divulgou outros equipamentos com acionamento elétrico, como a grua CC 1485 da Maeda, com capacidade de carga de 6 t e potência de 40 kW, alimentada por um sistema de 360 volts, que também integra o projeto do basculante de esteira Marooka MST-700VDRe, com carga útil de 4 t.

Além dessas, a fabricante de máquinas especiais KTEG também utiliza o sistema e-Deutz na miniescavadeira KTEG ZE20, alimentada por um sistema de 48 volts, com potência contínua de 10 kW.

“Desde o lançamento da iniciativa C40 para a ação climática, os projetos de construção têm de seguir ainda mais de perto os requisitos estabelecidos pelos governos”, afirmou Müller.


FAYAT


Central asfáltica Ermont Explorer promete alta capacidade de reciclagem de RAP

A área de exposição ao ar livre incluiu soluções das marcas da divisão Fayat Mixing Plants. Um dos destaques, a nova central asfáltica Ermont Explorer está disponível em duas diferentes tecnologias e versões: para montagem com grua (sem necessidade de fundações) e automontante (com cilindros hidráulicos), ambas com o sistema de automatização SoftMix.

A versão equipada com a tecnologia TSM promete reciclar até 35% de RAP com fluxo de 60 a 150 t/h, enquanto o Explorer (com tecnologia RetroFlux) assegura capacidade de até 50% do RAP com fluxo de 80 a 160 t/h.

Por sua vez, a nova usina de asfalto Marini Master é resultado de mais de dois anos de ensaios de campo, permitindo obter “percentagens mais elevadas de RAP, respeitar a curva granulométrica e a quantidade e qualidade de betume indicadas na dosagem”. Já a usina de asfalto ModiFalt, com capacidade de produção até 40 t/h, foi especialmente concebida para uso de material modificado (PMB) com aditivos de polímero em grânulos (Styrene-Butadiene-Styrene – SBS).

“Essa usina é indicada para projetos rodoviários, ferroviários, aeroportuários e aplicações especiais que exijam a utilização de betume modificado”, disse o grupo. Equipada com sistema automático opcional de dosagem de polímeros, a usina foi acompanhada por um moinho de cisalhamento de alto rendimento (modiMILL) e um motor de 160 kW de alta capacidade, gerando um layout que promete 7 fases de corte de uma só vez, além de assegurar a modificação do polímero com menos de 0,3 mm de granulado em uma só passagem.

Já a central asfáltica Ermont TSX de mistura contínua a quente é dividida nas linhas TSX Highway (móvel) e TSX Incity (estacionária), permitindo a reciclagem de até 70% RAP. A solução inclui o novo processo de trocas térmicas DuoTherm para reduzir as emissões, prometendo uma mistura de alta qualidade graças ao tambor secador único com três zonas, associado a um misturador de duplo eixo como padrão.

Disponível em versões 100% elétrica e a gás natural, a solução Secmair The Box é um pulverizador de asfalto com largura de trabalho de 4,60 mm e que pode ser equipado com tanque de emulsão de 4.000, 6.000 ou 8.000 l, além de trazer barra de pulverização telescópica de 46 bicos com intervalo de 100 mm. “Compatível com um contêiner de 20”, o equipamento tem baixas emissões de CO2”, destacou a companhia.


FPT INDUSTRIAL


Modelo F28 Power Pack promete o desempenho de um motor de 3,4 l em um pacote de 2 l

Com opções de potência de 40 a 670 kW e deslocamentos de 2,8 a 20 l, a marca exibiu uma ampla oferta de motores, soluções híbridas compactas e pacotes de baterias, bem como para aplicações estacionárias. Os destaques incluíram a solução F28 Power Pack Stage V (foto), que tem o “desempenho de um motor de 3,4 l em um pacote de 2 l”.

“Trata-se de uma solução de motor único, ideal quando o espaço é limitado e é necessário desempenho elevado”, comentou a empresa. Para proporcionar maior flexibilidade de instalação, o sistema de pós-tratamento é oferecido como uma solução pronta para uso (já integrada ao motor) e livre de manutenção, ou como sistema separado para aplicações OEM. O intervalo de troca de óleo é de 600 h.

As soluções de energia N45 Power Pack e Cursor 9 Power Pack, assim como o F28 Power Pack, são as mais recentes adições à extensa gama de motores da companhia, que busca oferecer motores plug & play prontos para uso.

Já o novo powertrain híbrido F28 Hybrid é um motor a diesel equipado com e-flywheel, que promete alto desempenho e baixo consumo de combustível, em um pacote de fácil instalação indicado para equipamentos compactos de construção.

O motor de quatro cilindros em linha oferece potência máxima de 75 cv, enquanto o motor elétrico adiciona 27 cv de potência contínua e 40 cv de potência máxima.

Por fim, a marca exibiu a bateria eBS 42, produzida em colaboração com a Microvast e que pode ser instalada em uma variedade de equipamentos, de miniescavadeiras até máquinas maiores.

“Com os últimos acréscimos à nossa linha de equipamentos de construção off-road, estamos na melhor posição para satisfazer as necessidades de nossos clientes, fornecendo soluções inovadoras, sustentáveis e fáceis de instalar, tanto para aplicações móveis quanto para estacionárias”, disse Fabio Rigon, vice-presidente EMEA da FPT Industrial.


HAMM


Hamm revelou a nova geração de rolos compactadores da Série HC

Uma das estrelas da Hamm foi a nova geração de rolos compactadores de terraplanagem da Série HC (foto), que está disponível para todos os mercados.

Com novo design, cabine 30% maior e distribuição de peso otimizada, a linha promete alto desempenho de compactação, sendo projetada para reduzir as emissões de CO2. Variando de 11 a 25 t de peso operacional, as unidades a diesel oferecem potência entre 85 e 160 kW, dependendo do peso. A largura do cilindro é de 2.140 mm para todos os modelos.

Em relação à serie anterior, a linha traz aumento de até 15% na força centrífuga, enquanto a carga linear estática é de até 80,6 kg/cm. Há ainda inovações na direção, com uma nova junta articulada fundida com trava que permite maiores ângulos de direção e pendulares com melhor cinemática, além de acréscimo de modo ECO integrado, sistema opcional de parada do motor, conceito de operação Easy Drive e lâmpadas LED como padrão.

A principal novidade está na capacidade de comunicação das máquinas, pois todos os modelos são “digital ready”, podendo ser equipados com várias interfaces por meio do aplicativo Smart Doc, que exibe graficamente todos os parâmetros essenciais de compactação, bem como o progresso da operação, rigidez medida e dados de posição.

“Criamos harmonia entre desempenho, ergonomia, funcionalidade e estética, valores que estão no topo da nossa agenda”, disse Axel Römer, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Hamm, que também exibiu a linha de compactadores da Série HC CompactLine (5-7 t), rolos tandem eletrificados da série HD CompactLine e a nova geração de compactadores tandem com direção pivotante da Série HX, incluindo os modelos HX 70i (7 t) e HX 90i (9 t), ambos equipados com o novo assistente digital Smart Compact.


HERRENKNECHT


A Herrenknecht divulgou suas tecnologias para abertura de túneis

A Herrenknecht apresentou na bauma alguns conceitos inovadores para construção de túneis. A empresa venceu o prêmio Innovation Award 2022 pelo desenvolvimento de um modo de avanço contínuo para TBMs, que já está em uso na Fase 1 do projeto ferroviário HS2, que prevê a construção de dois túneis em uma nova rota de 230 km entre Londres e Birmingham.

Nesta obra, duas TBMs de alta tecnologia estão equipadas com a tecnologia, que permite realizar operações simultâneas de perfuração e instalação dos anéis. Segundo a companhia, o sistema pode aumentar as taxas de avanço por um fator de até 1,6 – especialmente em rotas mais longas.

“O avanço ao próximo nível na abertura de túneis com dimensões maiores ou na operação em condições mais íngremes e extremas é o núcleo dos esforços da indústria na atualidade”, afirmou a empresa.

Por sua vez, a solução E-Power Pipe para perfuração não destrutiva promete uma instalação mais rápida e segura de cabos subterrâneos, com impacto mínimo. Já a tecnologia de perfuração Offshore Foundation Drilling (OFD) pode ser empregada em ambientes marinhos excessivamente rochosos, abrindo possibilidades para a energia eólica offshore e novas capacidades na construção de fundações de pontes, instalações portuárias e instalações de energia maremotriz.

Além dessas tecnologias, a empresa também divulgou seus serviços de remanufatura e o novo portal do cliente Herrenknecht.Connected, com relatórios digitais de desempenho e dados de operação.


HYUNDAI


Maior máquina da linha europeia da Hyundai, o modelo HX520A L ganhou destaque no evento

Com seis máquinas em exposição, a empresa centrou-se na linha de escavadeiras de esteiras da Série A, que vai desde o modelo HX130A LCR (de 13 t) até o HX520A L (de 52 t). A marca também exibiu o modelo HX900L, de 90 t, que ainda não está à venda nos mercados da UE.

Competindo em todos os segmentos do mercado europeu, a linha inclui 14 modelos, incluindo produtos recentes como os modelos HX140A L, HX130A LCR e HX145A LCR, exposto na feira. Alimentados por motores diesel Cummins Stage V F3.8 (sem EGR), as máquinas compactas trazem a nova versão do sistema de Controle Inteligente de Potência (IPC), que promete otimizar a potência da bomba hidráulica.

“As válvulas principais de controle e a disposição das tubulações hidráulicas também foram otimizadas para minimizar a perda de energia”, disse a empresa.

Movidos por motor diesel Cummins B6.7, os modelos de porte médio HX220A L, HX235A LCR e HX300A L convencional utilizam sistema hidráulico EPFC (Electronic Pump Flow Control), que promete melhor controle e redução de custos operacionais. Maior máquina da linha europeia, o modelo HX520A L (foto) também recebeu uma recente atualização, juntando-se à Série A ao lado da HX480A L.

Esses dois modelos da classe de 50 t são alimentados por motores Cummins X12 Stage V e utilizam duas novas bombas hidráulicas da Rexroth, controladas pelo sistema Electronic Pump Independent Control (EPIC).

“As escavadeiras da Série A proporcionam custo total de propriedade mais baixo com maior produtividade, em um pacote seguro e confortável que é bem-recebido pelos operadores em toda a Europa”, disse Gert Peeters, especialista de produtos da HCEE.

Na linha de escavadeiras de rodas da Série A, a companhia mostrou os modelos HW140A, HW150A CR, HW160A, HW170ACR e HW210A, que cobrem a faixa de 14-23 t. Já em miniescavadeiras, a Série A abrange oito máquinas (das quais quatro foram exibidas na bauma), com pesos operacionais de 1,7 a 5,5 t, desde o modelo HX10A (de 1 t) até o HX85A (9-10 t).

Também ganharam destaque as pás carregadeiras HL940A TM (13,4 t), HL955A HDXT (de 15,8 t), HL960A (20 t) e HL975A CVT (26,5 t), todas com sistema de gestão remota Hi-MATE.

A fabricante sul-coreana exibiu ainda o conceito de miniescavadeira elétrica 18E, com peso operacional de 1,863 kg e caçamba de 0,04 m3, equipada com motor elétrico de 13 kW e bateria de 20,7 kWh, com tempo de recarga de cerca de 5 h. Além dessas máquinas, a marca exibiu ainda a escavadeira de rodas HW155H, equipada com célula de combustível a hidrogênio.


KLEEMANN


Conceito de operação Spective aprimora as soluções da Kleemann

Neste ano, a Kleemann apresentou nove plantas móveis de britagem e peneiramento, acompanhadas pelo conceito de operação Spective. Indicado para uso como britador primário e secundário em aplicações com rocha natural e reciclagem, o britador de impacto Mobirex MR 130(i) PRO traz acionamento totalmente elétrico, com possibilidade de alimentação elétrica externa e operação sem CO2, prometendo baixo consumo de energia por tonelada de produto.

Graças à peneira de deck duplo, é possível usinar duas granulações finais classificadas. “Com rotor pesado e acionamento elétrico de 250 kW, a unidade de britagem garante uma capacidade de produção muito alta e estável”, disse a companhia.

Por sua vez, a planta de peneiramento Mobiscreen MSS 802(i) EVO oferece opções flexíveis de conversão, garantindo o fluxo de material em aplicações com rocha natural e reciclagem. A oferta de telas da peneira e a configuração facilitada dos parâmetros de peneiramento permitem adaptar o modelo a novas condições de uso em minas e pedreiras.

A linha de plantas EVO2-Line foi representada pelos lançamentos mais recentes, incluindo o britador de mandíbulas Mobicat MC 110(i) EVO2 e o cone Mobicone MCO 90(i) EVO2, ambos com conceito de acionamento eficiente e de sistemas inteligentes de sobrecarga. A linha inclui ainda o britador de impacto móvel Mobirex MR EVO2, com opções flexíveis de aplicação em rocha natural e reciclagem.

Já o conceito de operação Spective (foto) foi apresentado com novas funções, incluindo uma ferramenta de configuração que apoia o operador na seleção dos ajustes da máquina. Com painel touch screen intuitivo e controle remoto por rádio, o aplicativo digital Spective Connect atua na digitalização na obra.

“Todas as informações de processo e relatórios relevantes são apresentados no smartphone, sem que se tenha de abandonar os aparelhos de alimentação dos britadores”, explicou a Klemmann, que apresentou ainda a nova planta PRO-Line de britagem.


KOMATSU


Novidade da Komatsu, britador de mandíbulas BR380JG-3 tem capacidade de 240 t/h

Com forte pegada de eletrificação, a fabricante separou 27 máquinas, produtos e serviços para exibição. Um dos destaques foi o britador móvel de mandíbulas BR380JG-3 (foto), com motor diesel Stage V de 213 hp. Mostrado em ação, o equipamento tem peso operacional de 33.500 a 35.310 kg, capacidade de britagem de 240 t/h e abertura da mandíbula de 1,065 mm x 550 m, incluindo ainda placas laterais cônicas e esquema de compensação de CO2.

“Trata-se da primeira máquina diesel da Komatsu na Europa com emissões líquidas de CO2 zero”, comentou o especialista de produto da empresa, Vince Porteous.

Na linha de escavadeiras, a companhia exibiu pela primeira vez a escavadeira elétrica Proterra, de 20 t, equipada com bateria de lítio Proterra Powered, que permite autonomia operacional de até 8 h e está programada para ser introduzida no mercado japonês e europeu em 2023. Em conformidade com a diretriz Stage V, outros destaques incluíram a escavadeira elétrica PC4000-1, a nova PC170LC-11 na configuração de lança em duas peças, a escavadeira PC228USLC-11 para obras urbanas e florestais e os modelos C138US-11 e PC950-11, além das médias PW98MR-11 e PC88MR-11.

Junto às miniescavadeiras PC17R-5 e PC20R-5, ambas com motor Stage V, a empresa exibiu sua primeira microescavadeira elétrica (PC01E-1), equipada com Honda Mobile Power Pack e unidade de potência Honda eGX.

Em carregadeiras, foi exibido um protótipo elétrico desenvolvido com a Moog, além dos modelos de rodas WA800-8 (com caçamba de 11,5 m3 e peso de 115 t), WA475-10 (com novo projeto de braço, projetado para operações da indústria madeireira) e WA80M-8 (atualizada com motor S4D98E-6VHA de 72 cv), acompanhados pelas minicarregadeiras SK715-8, SK815-8 e SK820-8.

A empresa também anunciou a atualização Stage V da linha de retroescavadeiras, incluindo as novas WB93R-8, WB97R-8, WB93S-8 e WB97S-8. Lançou ainda o dôzer D71PXi-24, com motor de 240 hp, e o sistema K100, para troca de implemento no modelo de demolição PC490HRD-11, além de apresentar o caminhão basculante rígido HD785-8 e simuladores para basculantes rígidos, escavadeiras e carregadeiras de rodas, desenvolvidos em parceria com a Oryx.


LIEBHERR


Escavadeira de esteiras R 9XX H2 utiliza tecnologia a hidrogênio

Um dos destaques foi a estreia de protótipos de motor a hidrogênio (foto), desenvolvidos e testados pela divisão de componentes desde 2020. Nessa linha, foram divulgados dois diferentes conceitos: ‘direct injection’ (DI) e ‘port fuel injection’ (PFI), no qual o injetor pulveriza o combustível na válvula de admissão.

“A experiência da Liebherr no desenvolvimento de motores de combustão interna (ICEs) facilitará a introdução das tecnologias de hidrogênio”, destacou.

Primeira máquina da marca a utilizar tecnologia 100% a hidrogênio, a escavadeira de esteiras R 9XX H2 – uma das vencedoras do bauma Innovation Award – traz motor H966 de 6 cilindros com conceito PFI e emissão zero, também exibido na feira. Além desse modelo, também foi exibido o protótipo do motor H964, com conceito de 4 cilindros e injeção direta.

“O DI oferece um potencial acrescido em termos de eficiência de combustão e densidade de potência, o que torna os motores a hidrogênio uma alternativa atraente aos motores a diesel quando se trata de aplicações mais exigentes”, ressaltou a empresa, que ao todo apresentou mais de 70 produtos.

Na área de elevação, foi destacado o novo guindaste compacto LTC 1050-3.1, o guindaste de esteiras LR 12500-1.0 de 2.500 t, o modelo todo terreno LTM 1110-5.2 e a linha ampliada de gruas de torre Fibre, junto a aplicativos de gerenciamento e telemetria como Crane Finder e Crane Planner 2.0.

Também ganharam destaque o caminhão basculante T 274, de 305 t, as novas linhas de sistemas de mistura Betomix e Mobilmix para fábricas de concreto pré-moldado, os sistemas de monitoramento por câmera e vista panorâmica LiXplore, os bate-estacas LRH 100.1 unplugged e LRH 200 unplugged, os equipamentos de perfuração LB 25 e LB 30 e o motor D976 compatível com diesel verde (HVO), além de uma novíssima escavadeira de mineração da classe intermediária, bombas de pistão radial com novas especificações, cilindro híbrido e configurador on-line, dentre outros produtos.


MANITOU


Plataforma todo terreno ATJe 200 tem altura de trabalho de 20 m

O grupo apresentou um número recorde de novos produtos na bauma, incluindo quatro novas plataformas elevatórias, dois manipuladores telescópicos rotativos e um manipulador telescópico fixo, enquanto a linha de manipuladores de médio alcance ganhou quatro novos modelos. Com altura de trabalho de 20 m, a plataforma todo terreno ATJe 200 agora está disponível com cesto capaz de elevar 250 kg de carga, 30 kg a mais que a versão de tração nas duas rodas.

Por sua vez, a mostra de manipuladores elétricos para terreno acidentado incluiu os modelos 160 ATJe e 180 ATJe, com alturas de trabalho de 16 m e 18 m, respectivamente. As máquinas tiveram a capacidade aumentada em 50 kg, contando agora com um cesto que suporta até 250 kg. Há ainda a versão 160 ATJ+ e, com capacidade aumentada para 400 kg.

Os modelos 160, 180 e 200 ATJe vêm com pacote de segurança, que alerta sobre comportamentos de alto risco na operação e atua na detecção de obstáculos. “Com esses novos produtos, a Manitou é o primeiro fabricante a ter uma linha 100% elétrica para terrenos acidentados, de 16 a 20 m”, comentou Arnaud Boyer, vice-presidente de marketing & desenvolvimento de produtos.

Outros destaques incluíram o manipulador telescópico elétrico MT 625e, com capacidade de 2,5 t e altura de 6 m. Equipado com bateria de íon de lítio de 25 ou 33 kWh, o modelo promete reduzir a manutenção em 56% e diminuir drasticamente o custo total de propriedade para o utilizador.

Na linha VISION+ de manipuladores elétricos rotativos, os modelos MRT 2260e e MRT 2660e têm bateria de íon de lítio de 65 kWh e oferecem capacidade de carga de 6 t, para alturas de elevação de 22 m e 26 m, respectivamente.

O grupo lançou ainda quatro modelos (MT 735, MT 935, MT 1135 e MT 1335) entre 7 e 13 m de altura de elevação, com capacidade de 3,5 t e duas versões de transmissão, conversor de torque ou hidrostático, além de dois diferentes motores, em versões de 75 cv ou 100 cv.


MANITOWOC


Manitowoc mostrou o novo guindaste todo terreno Grove GMK6400-1

Exibido junto aos modelos GMK5150XL (com capacidade de 150 t e lança principal de 69 m) e GMK5120L (120 t e 66 m), o novo guindaste todo terreno Grove GMK6400-1 (foto) mantém as características do modelo original, mas com a adição de novas tecnologias que prometem tornar o conjunto ainda mais robusto.

“O guindaste é capaz de realizar trabalhos que normalmente exigem um guindaste de sete eixos (ou mesmo de oito eixos), mas dentro de um espaço menor”, destacou a companhia.

Exibido pela primeira vez, o modelo tem capacidade máxima de 400 t, lança principal de 60 m e altura máxima na ponta de 136 m, quando equipado com o conjunto completo de jib. Além de inovações como sistema hidráulico aprimorado, também foram adicionados o sistema CCS para controle operacional e o sistema MAXbase de posicionamento variável do estabilizador.

O novo motor está em conformidade com os padrões Tier 4 Final e Euromot 5. “Foi um processo complexo incorporar essas atualizações ao novo design, juntamente com o mais recente motor compatível com as normas atuais de emissões”, disse Andreas Cremer, vice-presidente de gerenciamento de produtos todo terreno da Manitowoc.

O estande também exibiu produtos da Potain, incluindo a nova grua topless MDT 489 (capacidades de 20 t e de 25 t, com 80 m de lança), além da grua telescópica automontante Igo T 99 (de 6 t, com 48 m de alcance e 38,5 m de altura sob o gancho) e da grua móvel automontante Hup M 28-22 (capaz de elevar até 2,2 t e até 850 kg na extremidade da lança), acompanhadas pela ferramenta de serviço e-Tech, o programa de remanufatura EnCORE e o novo sistema de telemática Connect.

“O Connect permite acessar uma série de dados relacionados às gruas, incluindo desempenho, medidores de serviço, diagnóstico de avarias e muito mais”, disse Dirk Wolfsteller, vice-presidente do pós-venda da Grove na Europa. “Isso permite uma visão sem precedentes dos equipamentos.”


PALFINGER


Destaque da Palfinger, o modelo PK 580 TEC atende o segmento de 60 m de alcance

Além de recentes modelos de gruas e soluções de elevação, a empresa divulgou seus conceitos alternativos de acionamento, bem como tecnologias inteligentes e sistemas de assistência. “Em linha com a estratégia 2030, nosso objetivo é oferecer soluções integradas a partir de uma única fonte”, afirmou Andreas Klauser, CEO da fabricante. “Na bauma 2022, provamos que já estamos resolvendo os desafios da era atual.”

A companhia demonstrou suas estratégias de digitalização, que se refletem em inovações de produtos. Exemplo disso é a nova Série TEC de guindautos, principal produto da marca que foi redesenhado para “aprimorar a capacidade de enfrentar desafios complexos em áreas urbanas e tarefas de elevação que requerem longos alcances”.

A linha remodelada traz tecnologias inteligentes como o sistema de controle Paltronic 180, o assistente Smart Loading Assist (que ganhou um sistema de câmara 3D, sensores e unidade de computação de alto desempenho) e a ferramenta LX-6.

Além de novo design, todos os modelos da série apresentam o sistema Smart Control para controle da ponta, assim como assistente de nivelamento e sistema de posicionamento Memory Position, que pode armazenar até quatro posições de operação. No segmento de 60 m, o modelo PK 580 TEC é o primeiro a chegar ao mercado com os novos recursos, permitindo configuração com o assistente Palfinger TEC e sistemas ergonômicos.

“Em combinação com a unidade móvel de potência híbrida, torna-se uma solução sem emissões com um mínimo de emissões sonoras”, ressaltou a empresa, que destacou ainda o modelo PK 1050 TEC (com alcance de 37 m) e a compacta PK 250 TEC (com alcance de 20 m), além da tecnologia eDRIVE (que permite acionamento por baterias de íons de lítio, rede elétrica ou motor do veículo) e as plataformas elétricas P 250 BK e P 280 CK.


TRIMBLE


Trimble: tecnologias avançadas para topografia e controle de máquinas

A Trimble promoveu diversas demonstrações de seus mais recentes desenvolvimentos em tecnologia para topografia e controle de máquinas. Com apresentações ao vivo, a companhia destacou tecnologias de realidade mista e aumentada, que também foram exibidas pela especialista ConTech, em apresentações em uma pedreira próxima ao Centro de Exposições de Munique, coordenadas por concessionários locais da Trimble, incluindo Tech Austria, Sitech Deutschland e Sitech Schweiz.

No estande, a marca expôs suas soluções especializadas para construção civil, incluindo softwares de planeamento e design, controle de máquinas e conectividade em tempo real, assim como modelos digitais estruturais em BIM para edifícios, que podem ser utilizados ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Outros destaques tecnológicos incluíram soluções de layout e digitalização, além de demonstrações de realidade mista e aumentada, robótica e autonomia.

“A tecnologia autônoma da Trimble permite uma operação avançada em qualquer ambiente, sendo concebida para satisfazer as necessidades específicas dos nossos clientes, independentemente de onde se encontrem em sua trajetória na autonomia”, ressaltou a companhia.


VÖGELE


Vibroacabadora sobre rodas Super 1303 atraiu as atenções na Vögele

A marca exibiu a nova geração de máquinas da linha Dash 5, incluindo os modelos Super 1900-5(i) e Super 2100-5(i) para pavimentação, além das novas gerações de mesas extensíveis AB 500 e AB 600.

“Todas as soluções seguem um conceito de sistemas flexíveis e modulares, que atendem especialmente as necessidades de automação e sustentabilidade do processo, bem como facilidade de uso e economia”, acentuou a fabricante.

Em destaque, as vibroacabadoras da linha Super prometem cobrir praticamente qualquer aplicação em pavimentação de asfalto, com destaque para o modelo compacto de esteiras Super 1300 e o modelo de rodas Super 1303 (foto), com larguras de pavimentação entre 0,75 e 5 m.

Integrantes da Linha Clássica da marca, ambas trazem conceito de operação ErgoBasic, assim como o sistema opcional Niveltronic Basic para controle automatizado de nivelamento e inclinação. De design compacto, as máquinas são equipadas com motor diesel EPA Tier 3 de 74,4 kW e entregam taxas de pavimentação de até 350 t/h.

Equipada com sistema de aquecimento elétrico, a gama completa de vibroacabadoras da marca abrange 12 modelos em até cinco diferentes versões de compactação, com larguras de pavimentação entre 0,5 m e 18 m, bem como espessuras de camada de alguns centímetros a meio metro.

“Trazendo o conceito de sistema telescópico de tubo único, as mesas extensíveis da Vögele são particularmente adaptáveis, cobrindo larguras entre 0,5 m (com sapatas de corte) a 9,5 m (com extensões aparafusadas)”, ressaltou a empresa.


VOLVO PENTA


Motor a hidrogênio promete reduzir em até 80% as emissões de CO2

A marca revelou um motor bicombustível a hidrogênio, uma evolução do modelo D8 que promete reduzir em até 80% as emissões de CO2, sem impacto na potência ou no desempenho.

Equipado com tecnologia de duplo combustível, o motor funciona de forma semelhante ao modelo convencional D8, mas utiliza principalmente hidrogênio em vez de diesel. Se o hidrogênio não estiver disponível, o motor pode continuar a funcionar com combustível tradicional, garantindo a produtividade e o tempo de funcionamento.

“O novo motor bicombustível de hidrogênio oferece uma solução provisória de baixo carbono, antes que alternativas mais adequadas de emissões zero se tornem viáveis”, explicou Anders Wernersson, gestor de produto da fabricante, destacando que a tecnologia é relativamente simples. “Esse motor proporciona a mesma curva de potência que um motor diesel normal, mas com emissões de CO2 significativamente mais baixas.”

Além disso, a companhia divulgou uma parceria para desenvolver soluções bicombustível movidas a hidrogênio com a CMB.Tech, que fornece kits e sistemas de armazenamento que funcionam em conjunto com o motor e o software D8.

“Atualmente, os motores passam por células de ensaio para otimizar a estratégia de injeção de hidrogênio-diesel, obter a máxima confiabilidade e reduzir as emissões”, disse.

Os primeiros motores estarão disponíveis na Europa já em 2023, mas a introdução será gradual, ressaltou a empresa.

“A colaboração e as parcerias são essenciais para facilitar a transformação e desenvolvimento de soluções mais sustentáveis de energia”, disse Anders, que também divulgou a oferta de serviços, soluções conectadas e a nova bateria elétrica da marca (cube battery), que fornece 90 kWh e promete aumento de 40% na densidade.


WIRTGEN


A Wirtgen exibiu a nova Surface Miner 280 SM(i) de alto desempenho

As fresadoras compactas da Série F para fresagem a frio lideraram a nova geração de máquinas exibidas pela marca. Totalmente reformuladas, as máquinas são equipadas com motores Tier 4 da John Deere de 355 hp, contando com carregadores frontais com larguras de trabalho de 1 m, 1,2 m e 1,3 m.

Segundo a empresa, a faixa de velocidade se estende de 1.200 min-1 a 2.100 min-1. “Com isso, as máquinas consomem significativamente menos combustível, mesmo com a mais alta produtividade e profundidades máximas de fresagem até 330 mm”, ressaltou.

As tecnologias mais modernas das fresadoras maiores agora também estão integradas às fresadoras compactas W 100 Fi, W 120 Fi e W 130 Fi, que incorporam os sistemas de assistência digital Mill Assist e Wirtgen Performance Tracker (WPT), além do sistema de nivelamento Level Pro Active.

Na linha de reciclagem e estabilização, a marca promoveu a estreia da usina móvel de mistura a frio KMA 240(i), que traz novo sistema de dosagem de canal duplo com calibração automática. Além de misturas betuminosas a frio e matérias-primas não coesas, a solução processa misturas a frio ligadas hidraulicamente (HGT) e concreto compactado a rolo, com taxas de até 240 t/h.

Outra novidade foi a atualização da Série WR de recicladoras, agora equipada com o novo Resource Efficiency System e a nova barra de pulverização VARIO para ligantes.

Para mineração, a novidade foi a Surface Miner 280 SM(i) de alto desempenho (foto), que também fez sua estreia mundial. Equipada com quatro esteiras com altura e direção ajustáveis, a máquina da classe de 120 t foi projetada para a extração seletiva de matérias-primas por meio de carregamento direto, descarga lateral ou Cut-to-Ground.

“O conjunto do rolo de corte é de 2.750 mm de largura, com profundidade de corte de até 650 mm”, detalhou a fabricante, que também expôs o modelo 260 SX(i) para corte de rocha, equipado com motor diesel de 30 l e potência nominal superior a 1.000 hp, para larguras de 2,75 m e profundidades de até 650 mm.

Por fim, foram apresentadas as pavimentadoras offset SP 15(i), SP 20(i) e SP 124(i), além de um trem de pavimentação completo com largura de trabalho de 7,3 m – composto por alimentador lateral WPS 102(i), pavimentadora inset SP 94(i) e máquina de cura e textura TCM 180(i).


ZOOMLION


Destaque da Zoomlion, o guindaste ATC 1000 eleva até 100 ton a uma altura de 71 m

A fabricante destacou na feira alemã a plataforma telescópica ZT58J, que tem altura de trabalho de 58,8 m e alcance horizontal até 25,5 m, enquanto a capacidade chega a 300/454 kg, com e sem restrições, respectivamente.

Com capacidade de inclinação máxima de 24°, o modelo oferece tração nas quatro rodas, facilitando o deslocamento em terrenos acidentados, além de trazer lança telescópica de -55° a +70° para alcance extra.

Voltado para operações diversas, o modelo ZT58J expande a gama de plataformas ultra telescópicas da marca, após os recentes lançamentos dos modelos ZT42J (em 2020) e ZT68J (em 2021). “A família de plataformas telescópicas agora varia de 20 m a 68 m na linha a diesel e de 22 m e 26 m na linha elétrica”, ressaltou a empresa.

A empresa também lançou três plataformas elétricas equipadas com bateria de lítio, incluindo os modelos articulados para terreno acidentado ZA16JERT-Li e ZA20JERT-Li, que oferecem alturas de trabalho de 17,8 m a 21,38 m, com alcance horizontal de 9,72 m e 12,1 m, respectivamente.

Equipadas com propulsão elétrica AC, as plataformas apresentam capacidade na plataforma de 250 kg e inclinação de 24°.

Na área de elevação de cargas, os destaques foram para o guindaste todo terreno ATC 1000 (foto), capaz de elevar até 100 ton a uma altura máxima de 71 m, o guindaste urbano ATC 400C, com capacidade de carga máxima de 40 t, e o guindaste para terreno acidentado RTC 500, com capacidade de 50 t, além das gruas de torre R90 e R220, que podem movimentar cargas até 5 e 10 t ao longo de 50 e 65 m, respectivamente.


INNOVATION AWARD 2022
Prêmio reconhece tecnologias de ponta

No dia 24 de outubro, a Messe München e a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais) anunciaram os vencedores das cinco categorias da 13ª edição do bauma Innovation Award 2022.

Neste ano, a premiação recebeu 133 candidaturas de todo o mundo. “O prêmio reconhece equipes de pesquisa e desenvolvimento de empresas, entidades e universidades que trazem tecnologias de ponta para os mercados de construção, materiais e indústria mineral”, explicou a organização. Confira no quadro os ganhadores em cada categoria:


Os vencedores da 13ª edição do bauma Innovation Award recebem o prêmio


ENTIDADE
CECE enfoca telemática e eletrificação

O Committee for European Construction Equipment (CECE) apresentou na bauma 2022 a nova ferramenta de inteligência de mercado “Uptime Tracker”, confirmando como os dados telemáticos vêm se tornando um fator-chave para a análise de desempenho na construção.

“O sistema Uptime Tracker agora inclui 400 mil peças de máquinas de terraplanagem disponíveis no mercado europeu, que são monitoradas todos os meses”, explicou Riccardo Viaggi, secretário-geral do CECE, que acaba de expandir o número de membros, com três novas organizações.

“O novo sistema fecha uma lacuna nos serviços de inteligência de mercado que prestamos aos membros do CECE”, completou.


O presidente do CECE, Alexandre Marchetta (esq.), com o secretário geral Riccardo Viaggi

Durante a bauma, a entidade também anunciou a criação de uma equipe com mais de 30 membros para identificar lacunas na legislação e em normas aplicáveis a acionamentos elétricos para máquinas.

“Queremos criar uma referência técnica e regulamentar o caminho para as emissões zero com base no trabalho que a nossa equipe vem desenvolvendo em Bruxelas, tendo em vista a meta de descarbonização que a Europa se propôs”, afirmou o presidente do CECE, Alexandre Marchetta.


FÓRUM BAUMA
Atividades multidisciplinares se espalham pela feira


Atividades de conteúdo do Fórum bauma 2022 abordaram tendências tecnológicas do setor

Realizado entre os dias 24 e 28 de outubro, o Fórum bauma apresentou uma extensa grade de palestras e painéis de debates com diferentes abordagens, desde “métodos e materiais de construção do futuro” até “mineração sustentável”, passando por “máquinas autônomas” e “emissões zero”. “Se quisermos fazer melhorias significativas, algumas mudanças tecnológicas fundamentais têm de acontecer”, disse Christoph Danner, especialista em máquinas e sistemas da VDMA.

Foco do evento, as máquinas autônomas – que estão entre as grandes tendências atuais na indústria da construção – também foram debatidas. “A ‘verdadeira’ autonomia na construção ainda é altamente improvável em um futuro previsível, pois – ao contrário de ambientes confinados – existem desafios técnicos complexos relacionados à segurança”, observou Tim-Oliver Müller, diretor da HDB (Hauptverband der Deutschen Bauindustrie).

“É muito mais realista desenvolver máquinas ‘inteligentes’ com funções semiautomatizadas, automatizadas ou de apoio para processos selecionados, onde podem aliviar os operadores de atividades repetitivas e cansativas.”

Destaque do Salão de Inovação, o “Hub de Ciências” reuniu dez universidades e institutos, que atualizaram o público sobre as pesquisas recentes. A feira abrigou ainda uma área voltada para “Startups”, na qual diversas empresas promissoras puderam se apresentar a um público altamente especializado.

No mesmo espaço, os visitantes também puderam conhecer mais a fundo as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo programa “MiC 4.0” (Machines in Construction 4.0), iniciativa criada pela VDMA que reúne 31 grupos de trabalho, abordando novidades como a solução MiC 4.0 bus, uma interface de dados aberta e integrada que permite simplificar processos por meio do intercâmbio direto de dados entre implementos e máquinas.

“Nosso objetivo é desenvolver uma forma de comunicação uniforme, transversal e independente para o setor da construção”, disse Michael Tonke, membro do Comitê para Tecnologia e Logística da HDB.

No espaço de “Experiências em Realidade Virtual” (bauma VR), os visitantes tiveram a oportunidade de mergulhar nos canteiros do futuro, além de experimentar interações entre pessoas e máquinas no espaço virtual. Além disso, o projeto “Think BIG!” contemplou as perspectivas de carreira para jovens, em uma iniciativa conjunta da VDMA e da Messe München que promoveu workshops, jogos e palestras sobre o futuro profissional no setor.

“Estamos no meio de uma fase profunda de transformação”, disse Joachim Schmid, diretor executivo da VDMA. “O êxito da bauma confirma que essa mudança já chegou à indústria da construção, e que está sendo bem-aceita.”

Saiba mais:
bauma: https://bauma.de/en

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