Em sua 34ª edição, a bauma (International Trade Fair for Construction Machinery, Building Material Machines, Mining Machines and Construction Vehicles) mais uma vez mostrou porque é o “coração da indústria”, como diz o seu slogan (“the heartbeat of our industry”, em inglês).
Realizada entre os dias 7 e 13 de abril em Munique, na Alemanha, a feira recebeu mais de 600 mil visitantes, que acorreram ao Centro de Exposições provenientes de 200 diferentes países e regiões do mundo.
Em termos de amplitude, o megaevento reuniu uma lista de 3.601 expositores de 57 países, espalhados por uma área de 614 mil m² – a mesma da anterior, porém repleta de novidades nos 18 pavilhões e 3 setores externos ao ar livre que compõem o complexo de feiras na capital da Baviera.
No que se refere ao público, a edição – que foi aberta pela ministra alemã da
Em sua 34ª edição, a bauma (International Trade Fair for Construction Machinery, Building Material Machines, Mining Machines and Construction Vehicles) mais uma vez mostrou porque é o “coração da indústria”, como diz o seu slogan (“the heartbeat of our industry”, em inglês).
Realizada entre os dias 7 e 13 de abril em Munique, na Alemanha, a feira recebeu mais de 600 mil visitantes, que acorreram ao Centro de Exposições provenientes de 200 diferentes países e regiões do mundo.
Em termos de amplitude, o megaevento reuniu uma lista de 3.601 expositores de 57 países, espalhados por uma área de 614 mil m² – a mesma da anterior, porém repleta de novidades nos 18 pavilhões e 3 setores externos ao ar livre que compõem o complexo de feiras na capital da Baviera.
No que se refere ao público, a edição – que foi aberta pela ministra alemã da Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção, Klara Geywitz – registrou um significativo aumento no número de visitantes de países como Brasil, Portugal, Romênia, Países Baixos, Turquia e Espanha, assim como da China.
“A bauma mais uma vez mostra porque os encontros são fundamentais para o progresso e o comércio global”, frisou Stefan Rummel, CEO da Messe München, organizadora do evento.
“Acima de tudo, a feira representa uma infusão de confiança para a nossa indústria.”
Focada em descarbonização e neutralidade climática, a edição privilegiou novos desenvolvimentos em acionamentos alternativos (elétricos, HVO e hidrogênio à frente), além de abrir espaço para tecnologias digitais, automação, sensores e sistemas integrados de comunicação, abrangendo ainda o uso de matérias-primas secundárias e materiais de base biológica.
Com sucesso de público, geração de negócios e difusão de conhecimento, a 34ª edição confirmou a bauma como o pulso do setor na Europa (Foto: MESSE MÜNCHEN)
Neste aspecto, a bauma 2025 marca época como catalisadora da inovação em um contexto de transformação tecnológica, evidenciando os avanços mais recentes do setor.
“Uma vez que os conceitos de acionamento alternativo são tão relevantes para fabricantes e usuários, dedicamos um tópico específico ao segmento na feira”, explicou a diretora da exposição, Nicole Schmitt.
Impressionado com o evento, o presidente da VDMA (associação alemã de fabricantes de máquinas e instalações industriais), Joachim Strobel, reforçou que a indústria “segue otimista em relação ao futuro, com clientes prontos para investir – além de um pacote de 500 bilhões de euros anunciado pelo futuro governo alemão”.
Ao seu lado, o diretor-geral da VDMA, Joachim Schmid, observou que a feira superou as expectativas, demonstrando a confiança predominante.
“A formação de um novo governo [na Alemanha], após o acordo de coligação, junto aos esperados pacotes de investimento, trarão um impulso positivo, assim como a tendência de maior concentração no mercado europeu”, ponderou.
Nas próximas páginas, confira alguns destaques da 34ª bauma, cuja próxima edição acontece entre os dias 3 e 9 de abril de 2028, novamente em Munique.
Destaque da Ammann, o modelo médio ABG 5420 traz motor Deutz D4E de 96 kW (Foto: AMMANN)
O compactador e-Drive eATR 68 atraiu as atenções com uma variedade de formas e tamanhos de sapatas, incluindo uma versão assimétrica para valas.
Na mesma linha e-Drive, a empresa adicionou mais duas placas de avanço frontal com as novas eAPF 15/40 e eAPF 15/50, que se juntam às versões já lançadas anteriormente.
Em placas vibratórias, a recém-lançada eAPR 20/40 tornou-se o primeiro modelo reversível com acionamento elétrico da marca, enquanto o modelo eAPH 70/95 é alimentado por bateria LiFePo4 de 9,2 kWh, sendo voltado para compactadores hidrostáticos.
Projetados para escavadeiras de 12 a 40 t, os compactadores acopláveis APA 90/110 e APA 110/110 podem compactar camadas de até 1 m, enquanto o rolo de trincheira ARR 1575-2 tem largura de 600 mm e o rolo manual ARW 65-S traz mecanismo de rotação.
Na linha pesada, foram exibidos produtos como o tandem elétrico eARX 26-2, com peso de 2.640 kg e autonomia de até 10 h. “Contar com uma máquina totalmente elétrica com essa dimensão é realmente um avanço”, considerou Vlasta Medek, diretor comercial da divisão Heavy Compaction.
Já os rolos tandem articulados ARX 90-2 e ARX 110-2 trazem visibilidade de 360O, ao passo que os modelos de solo ARS utilizam conceito sem tambor traseiro, com pesos de 3.480 kg (ARS 30) a 21.930 kg (ARS 220).
Em pavimentadoras, as atrações englobaram a linha ABG, com destaque para o modelo eABG 4820 com tração elétrica e mesa Variomatic, em larguras de até 6,5 m. Além disso, a marca apresentou a linha City Class, incluindo a vibro compacta de esteiras ABG 2870, com capacidade de 9 t.
Produzido na Índia, o modelo médio ABG 5420 traz motor Deutz D4E de 96 kW. Já as pavimentadoras médias ABG 6820 (esteiras) e ABG 6870 (rodas) integram a linha ABG Multi-Class, enquanto os modelos ABG 7820 e ABG 8820 oferecem espessuras até 300 mm, com 11 e 13 m de largura, respectivamente.
Em centrais, a marca destacou o modelo estacionário CBS Elba, que entrega até 200 m³/h de concreto.
Para asfalto, a central contínua ACP ContiMix 2.0 ganhou destaque, com capacidade de até 100% de RAP (com secador RAH100) ou até 50% (com RAH50 de 2ª geração).
Exposta com com tambor duplo, a central HRT permite uso de até 100% de RAP, enquanto o modelo ABC SolidBatch pode utilizar até 40% de RAP frio.
Outra opção é a nova RAH35, com secador de tambor para RAP. Por fim, a central ABA UniBatch oferece produção de 140-400 t/h, com até 100% de RAP, enquanto a central móvel contínua ACM Prime 2.0 apresenta capacidade de até 210 t/h, com até 40% de RAP frio.
Ainda em desenvolvimento, a carregadeira conceitual RogueX2 esteve entre as atrações na Bobcat (Foto: BOBCAT)
A empresa exibiu os modelos conceituais RogueX e RogueX2 de carregadeiras autônomas, além de uma versão-conceito do manipulador telescópico elétrico TL25.60e.
Máquinas como as miniescavadeiras elétricas E10e e E19e também atraíram o público, assim como a estreia mundial das novas miniescavadeiras E16, E17z, E19 e E20z (faixas de 1 t e 2 t) e das carregadeiras compactas T7X e S7X.
Com design renovado, a linha foi projetada para atender às necessidades dos clientes da Europa, Oriente Médio e África (EMEA). Com mais de 500 novos componentes, os modelos chegam ao mercado ainda este ano.
Segundo a empresa, a nova geração recebeu recursos avançados, até agora disponíveis apenas para equipamentos maiores.
Isso se aplica especialmente ao trem de força de última geração, com motor atualizado e integrado à nova bomba de alto desempenho sensível à carga, juntamente com um sistema hidráulico de centro fechado e compartilhamento de fluxo.
“Essa combinação sofisticada, normalmente reservada para escavadeiras maiores, proporciona capacidade de resposta e eficiência incomparáveis”, frisou Robert Husar, diretor de linha de produtos da Bobcat, que divulgou ainda a minicarregadeira de esteiras MT 120 (de 0,5 t, com motor diesel de 24,5 hp) e uma atualização da miniescavadeira E88 (de 9 t), agora equipada com cabine Fritzmeier.
Com suspense, a Case CE revelou um protótipo conceitual da carregadeira elétrica Impact (Foto: MARCELO JANUÁRIO)
Dividido em áreas temáticas, o estande exibiu atrações como o protótipo da carregadeira elétrica Impact, desenvolvida pelo Departamento de Inovação do segmento de construção, em colaboração com a CNH Industrial Design.
O projeto foi finalista da premiação bauma Innovation Awards na categoria “Engenharia Mecânica”.
O conceito inovador com controle remoto representa “um salto significativo na automação, oferecendo um vislumbre da próxima geração de equipamentos de construção”, destacou a empresa.
“Ao integrar tecnologias com emissão zero, automação orientada por IA e conectividade aprimorada, não estamos construindo apenas máquinas, mas moldando o futuro da indústria da construção”, observou Fabrizio Cepollina, diretor da CNH CE EMEA.
A empresa apresentou ainda uma gama de soluções com foco em combustíveis alternativos, automação e conectividade.
O rol de máquinas exibidas foi composto por novas carregadeiras como 421G, de 97 hp, e 1021G+ X-Drive, com CVT), além de miniescavadeiras, retroescavadeiras e escavadeiras de esteiras, incluindo uma oferta crescente de elétricos como a escavadeira pesada CX210 ZQ (20 ton) e a miniescavadeira CX15EV (1.420 kg).
“As máquinas são projetadas para oferecer eficiência operacional, custos minimizados e impacto ambiental reduzido – em linha com as demandas de um mercado em rápida mudança”, destacou.
Além dessas, a marca apresentou duas máquinas customizadas, provenientes da nova Divisão de Aplicações Especiais, que integra o Departamento de P&D da Sampierana.
Outra atração importante do estande foi a introdução de sistemas avançados de assistência ao operador para carregadeiras de rodas. Inclusive, a tecnologia Smart Loader Assist AI também concorreu ao prêmio de inovação, na categoria “Digitalização”.
Segundo a fabricante, os novos sistemas oferecem “visibilidade aprimorada, percepção de obstáculos e perigos, assistência de direção baseada em IA e operações semi e totalmente autônomas”.
Outra atração foi o retorno do Case Operators Club, comunidade de operadores com mais de 1.200 membros em toda a Europa e que oferece benefícios exclusivos e oportunidades de networking.
Já disponível para locação na Europa, a nova carregadeira de rodas elétrica Cat 906e foi destaque na bauma (Foto: CATERPILLAR)
Apoiada pela distribuidora Zeppelin, a marca promoveu uma extensa linha para locação, infraestruturas temporárias e serviços integrados de logística por meio da experiência imersiva “Zeppelin Rental Dome”.
Os visitantes puderam conhecer a linha virtualmente, em uma cúpula, onde conferiram o portfólio de perto, de forma lúdica e com efeitos especiais.
Na área ao ar livre, o foco foram as tecnologias sustentáveis do programa ecoRent, incluindo máquinas elétricas inovadoras como a Cat 906e, a primeira carregadeira de rodas totalmente elétrica da marca, já disponível para locação na Europa.
Os visitantes também puderam conferir de perto a minicarregadeira Elise 700 e-compact e o caminhão fora de estrada Cat 775, com 71 ton de carga nominal, que traz motor Cat C27 de 825 hp e oferece visão de 360º ao redor do equipamento, expandindo as capacidades em tecnologia autônoma AHS.
Outro destaque foi o novo manipulador de materiais MH3032, com peso operacional de 30 ton e alcance de 15 m, além da plataforma a diesel C13D, de 13 l e opção hibrida com H2, e do motor C3.6 em versão atualizada.
A Zeppelin Rental exibiu ainda uma fonte de alimentação móvel ambientalmente amigável, que permite o abastecimento com combustíveis alternativos como HVO, além de novos sistemas de armazenamento de baterias. A empresa forneceu dados sobre a oferta de eletricidade verde, entre outras ações dirigidas.
“O mínimo de emissões e a máxima eficiência estão entre os critérios para adicionar novos equipamentos à frota”, comentou Peter Schrader, diretor da distribuidora, que também exibiu produtos como o novo gerador XQP 115, de 115 kVA.
Na área de demonstrações, o destaque foi a adaptação das novas tecnologias de acionamento às aplicações.
Além de produtos da Caterpillar, foram apresentadas as placas vibratórias a bateria APS 1550e e APU 3050e, da Wacker Neuson, juntamente com as homólogas com motor a combustão CF 2 e CR 3, da Weber MT.
Destaque da Cummins, o motor fora de estrada X15 oferece
potência máxima de 522 kW e torque de 3.200 Nm (Foto: CUMMINS)
Focada em soluções de energia, a Cummins apresentou novidades como a próxima geração do motor X15 para aplicações fora de estrada, que promete recursos de conectividade digital, economia de combustível e intervalos mais longos de manutenção.
“Temos um dos portfólios mais amplos do mundo em soluções de energia para aplicações industriais”, destacou Marina Savelli, vice-presidente do segmento off-highway da marca.
Com potência de 522 kW e torque de 3.200 Nm, o propulsor atende aos requisitos Stage V de emissões e superiores, integrando a plataforma multicombustível de motores HELM (Higher Efficiency, Lower Emissions and Multiple Fuels), capaz de utilizar diesel, gás natural, biocombustíveis renováveis ou hidrogênio.
Dentre os lançamentos recentes, a fabricante divulgou ainda o novo eixo MOX E8 para aplicações em manipuladores telescópicos, com classificação de peso bruto (GAWR) de 8 t e capacidade de até 10 t, com até três conexões separadas de PTO.
“Esse produto traz novo design de engrenagem cônica em espiral com diferencial de deslizamento limitado, além de carcaça modular que permite adaptação às plataformas do cliente”, explicou a empresa.
Houve espaço também para o motor de mineração QSK60 (Stage V/Tier 4 Final), que oferece potência de 2.125 kW e torque de 11.218 Nm.
Equipado com a nova versão da plataforma de diagnóstico PrevenTech, o motor promete mais de 40 mil h de operação antes de exigir revisão.
“Além disso, o mecanismo pode ser reconstruído três vezes ao longo da vida útil, reduzindo significativamente o TCO para as mineradoras”, assegurou Suchitha Subramanian, diretora do programa de soluções digitais da marca.
Já a caixa de transferência MTC4230 para guindastes AT é feita em alumínio e tem configuração em 4 eixos e 2 velocidades, nas proporções1,86 e 0,804, com torque máximo de entrada de 40.000 Nm.
“Estamos realizando investimentos recordes em nossas tecnologias”, assegurou Savelli.
A Develon promoveu o projeto Concept-X2, o próximo nível em operação autônoma da marca (Foto: DEVELON)
Em um estande de 3.748 m², a marca exibiu mais de 20 máquinas, abrindo espaço para demonstrações ao vivo.
Em destaque, a marca exibiu as escavadeiras DX240 e DX230LC-9, de 24 tm e 26 tm, respectivamente, reveladas no Seoul Mobility Show.
Além de oferecer acesso à cabine da Next Generation ‘-9’, a área Experience Zone apresentou novas tecnologias digitais e máquinas de última geração, vistas pela primeira vez no evento.
Sucessor do Concept-X2, o projeto Real X foi apresentado como o próximo nível em operação autônoma da marca.
A tecnologia permite operar escavadeiras de modo autônomo, com controle remoto ou normalmente, via joystick.
“Esse projeto permite que escavadeiras inteligentes realizem um circuito completo de tarefas autônomas, incluindo abertura de valas, terraplenagem em massa e carregamento de caminhões”, comentou a empresa.
Os visitantes também puderam conferir o sistema Smart Around View Monitoring (SVAM), uma tecnologia de deteção de objetos baseada em IA.
“Esta função proporciona uma visão 360°, aumentando a segurança ao redor do equipamento”, apontou.
Outro produto exibido foi a nova versão do sistema Transparent Bucket 2.0, que permite verificar pontos cegos à frente da caçamba.
“A nova versão oferece recursos de Detecção de Objetos (OD) e Reconhecimento de Objetos”, informou a Develon, que divulgou ainda sistemas como ALA (Advanced Lift Assist), PHM (Prognostics & Health Management) e o portal My Develon.
Junto ao conhecido modelo DX20ZE-7, a miniescavadeira elétrica DX23E-7 também marcou presença.
Ainda não lançada comercialmente, a máquina é alimentada por bateria de lítio de 32-40 kWh, desenvolvida internamente.
No campo de conceituação, a companhia destacou a escavadeira de rodas elétrica DX140WRE, de 14 t, ainda em fase de desenvolvimento.
O modelo pretende ser a primeira escavadeira de rodas média produzida em escala do mundo.
“Ela é capaz de trabalhar por mais de 8 h com uma única carga”, alegou a empresa, que também lançou duas novas escavadeiras inteligentes sobre esteiras da linha ‘-9’ e exibiu produtos para desmonte e demolição.
A Epiroc destacou o rompedor hidráulico EC 100 em versão atualizada com tecnologia híbrida (Foto: EPIROC)
O lançamento de soluções como o rompedor EC 100 em versão atualizada marcou a exibição da marca, com recursos que prometem melhorar o manuseio, prolongar a vida útil e reduzir a manutenção.
Uma característica marcante é o novo sistema de buchas de desgaste, que simplifica a manutenção com um inserto substituível, minimizando o tempo de inatividade e os custos.
“Quando chega ao limite de desgaste, a pastilha pode ser girada em 180°, permitindo a continuidade da operação enquanto é solicitada uma nova”, destacou a empresa.
A nova versão chega ao mercado 180 mm mais curta e com redução de 40 kg no peso, oferecendo tecnologia híbrida integrada com acumulador de pistão de nitrogênio, “o que garante alta energia de impacto”.
Já o sistema VibroSilenced Plus promete reduzir os níveis de ruído e vibração.
A marca apresentou ainda a nova linha de brocas Auger Drills Compact (ADC), com nove modelos indicados para transportadores de 1 a 10 t, em diâmetros de perfuração de 150-800 mm para solos macios a duros.
Outro destaque foi a ampliação da linha de demolição com o modelo DP 3220, projetado para transportadores de 26 a 45 t.
Com peso de 3.250 kg, o modelo traz o recurso Performance Booster, que promete melhorar o desempenho em até 20%, reduzir o tempo de ciclo da mandíbula em até 25% e melhorar a eficiência de combustível em até 35%.
“Esse modelo oferece manuseio preciso, com rotação hidráulica infinita de 360° e design modular que elimina a necessidade de proteção da haste do cilindro”, acrescentou a empresa, que também promoveu as ferramentas Yellow Line de perfuração com martelo de topo e a nova versão da plataforma de perfuração de superfície PowerROC T35.
Completando a mostra, a perfuratriz frontal Boomer E20 S, com capacidade para hastes de até 30 m, foi exibida com o recém-atualizado Unigrout Flex M, a carreta de perfuração COP CT40 e a solução digital DTH Optimizer, entre outros produtos.
O Grupo Fayat divulgou o sistema Bomap Pave para pavimentadoras
e rolos, novidade da Bomag para construção asfáltica (Foto: FAYAT)
Com mais de 150 produtos, incluindo 16 estreias mundiais, o estande reuniu novidades de todas as marcas do grupo. A Bomag expôs inovações como o Bomap Pave, um sistema digital para pavimentadoras e rolos que promete “alavancar a eficiência e a qualidade no processo de aplicação asfáltica”.
O produto foi finalista do prêmio de inovação, assim como o novo sistema Emergency Brake Assist para compactadores tandem vibratórios, também exibido na feira.
A marca divulgou ainda a nova geração de compactadores multifuncionais BMP 8500 com controle via rádio, o espalhador Binder BS 10-2, que promete reduzir o teor de umidade do solo, e as estabilizadoras e recicladoras de solo RS 600-2 (Tier 3) e RS 650-2 (Tier 4), enquanto a placa vibratória elétrica BR 95e expande a gama de produtos movidos a bateria.
Também houve espaço para o rolo monocilíndrico de solo BW 177 BVO-5 PL, para obras de pequeno a médio porte.
Na Dynapac, os destaques abrangeram a série de pavimentadoras SD/XD com nova interface aberta bidirecional, além dos rolos CP28 (pneumático), CA1300e e CC1200e (ambos elétricos).
A marca também divulgou a pavimentadora SD25 80C e, emparelhada a placas vibratórias elétricas equipadas com sistema Battery One e ao conjunto de documentação Nexus Job Site Documentation Suite.
Modelo mais potente da série, o rolo manual DRQ50D para construção pesada e valas também ganhou espaço, ao lado de atrações como os rolos D.One Utility, DR6Xe, DFP5X e D.Round, acompanhados do modelo elétrico de solo CA1300D, além de produtos com a tecnologia Seismic Asphalt, como rolos Seismic CX.
A Marini apresentou o sistema Smart Plant para usinas de asfalto, que utiliza IA, aprendizado da máquina e armazenamento em nuvem, assim como o sistema de produção Evodryer Plus, que permite uso de até 70% de RAP.
Na Ermont, o principal item foi a usina compacta TRX inCity, capaz de reciclar material em taxas extremas com um único queimador, além do modelo RF200 NEO₂, equipado com tecnologia Retroflux.
Por sua vez, a Secmair exibiu o novo pulverizador Top Spayer, adaptado para o mercado sul-americano e projetado para aplicações de revestimento adesivo e de superfície.
Além disso, o pulverizador elétrico The Box oferece tanque com isolamento reforçado, enquanto o pulverizador de ligante Serviroute SPM inclui duas novas opções (vedação de juntas e eletrificação) para misturas a quente.
Na Dulevo, a nova varredora D6 Veloce oferece velocidades até 80 km/h para limpeza urbana e manutenção de rodovias.
Por sua vez, a varredora Magnum 82 SV é o carro-chefe da Scarab, com promessa de alto desempenho em serviços de limpeza de estradas e aplicações especializadas.
Já a SAE revelou o novo tanque-contêiner eTank, enquanto o Emulpack foi apresentado como uma solução versátil para a produção de emulsões, com capacidade até 40 t/h (modo contínuo) ou 15 t/h (modo lote).
“Nossos esforços vão além do simples fornecimento de equipamentos, pois se concentram em apoiar todo o ciclo de vida na construção”, ressaltou a empresa.
Atração do estande da Herrenknecht, o sistema TES permite a ampliação mecânica
de túneis com operações ferroviárias em andamento (Foto: HERRENKNECHT)
Além de seus clássicos produtos para abertura de tuneis, a atração da marca no evento foi o Tunnel Enlargement System (TES), um sistema que permite realizar a ampliação mecânica de túneis com operações ferroviárias em andamento.
Segundo a Herrenknecht, centenas de túneis do século XIX e início do século XX precisam adaptar a seção transversal aos atuais perfis construtivos, facilitando a modernização da infraestrutura ferroviária com soluções como o TES.
“O sistema torna possível alargar túneis ferroviários mais antigos com segurança, tornando-os aptos para o futuro”, ressaltou a companhia.
Desenvolvido em colaboração com a PORR, o sistema serve simultaneamente de suporte para os trabalhos de escavação e de segurança, assim como de proteção para o tráfego.
Vencedora do Innovation Awards na categoria “Engenharia Mecânica”, a solução integra perfuração, carregamento, jato de areia, reperfilamento e fixação com concreto projetado, tapetes, arcos e ancoragens.
Utilizando o método conhecido como “tunnel-in-tunnel”, o TES baseia-se na experiência da marca com máquinas de perfuração de túneis em rocha dura, acomodando o equipamento em menos da metade do espaço disponível.
A seção frontal da máquina protege o túnel e a via-férrea contra o desmoronamento e a queda de rochas.
As duas seções traseiras formam a área de trabalho, enquanto a seção intermediária transporta os equipamentos de apoio para os trabalhos de escavação e fixação, como ferramentas de perfuração, martelos hidráulicos e sistemas de concreto projetado.
Já o pórtico realiza a logística de produção com agregados, compressores, sistemas de ventilação e extração de poeiras, sistemas elétricos e armazenamento de materiais.
“As caraterísticas ergonômicas, como as plataformas fixas de trabalho, melhoram a segurança, enquanto o equipamento é mecanizado e telecomandado, reduzindo o trabalho manual em áreas potencialmente perigosas”, esclareceu a empresa.
Destaque da Hitachi, a escavadeira de demolição ZX350-7 traz braço telescópico com alcance de 30 m (Foto: HITACHI)
Além de inovações digitais (como os óculos inteligentes XR) exibidas no espaço “Digital Experience”, as máquinas para aplicações especiais foram o centro das atenções da marca.
Em parceria com a KTEG, o estande recebeu seis escavadeiras especialmente adaptadas para responder aos desafios em atividades como demolição, dragagem e escavação subterrânea.
Em destaque, o modelo ZX250LC-7 Super Long Front (SLF) é uma máquina indicada para dragagem, carregamento e acabamento de taludes.
“O design da lança e do braço combina força e flexibilidade para um alcance de trabalho ampliado de 18 m”, ressaltou a companhia.
Já a ZX350-7 é equipada com braço telescópico CTA (Clamshell Telescopic Arm) com alcance de 30 m e voltada para remoção de terra do subsolo.
A marca também destacou a escavadeira conceitual LandCros One, que combina autonomia e operação remota, com três opções de trem de força.
“Esse protótipo representa a visão de um futuro mais seguro, inteligente e sustentável”, pontuou Francesco Quaranta, presidente e CEO da Hitachi Europe.
“É mais que uma máquina, é o nosso compromisso em entregar soluções além do maquinário.”
As demais máquinas exibidas são produzidas na Alemanha pela KTEG, joint-venture com a Kiesel.
O modelo KTEG 390HR é equipado com lança de 23 m e traz chassi extensível, contrapeso adicional e cabine inclinável de demolição.
Também em exposição, a multicarregadeira de demolição KMC400P pode ser equipada com várias frentes, incluindo longo alcance, frente super longa, teledipper, terraplanagem clássica ou grua.
A maior máquina para aplicações especiais exibida foi a KMC1200S, de 180 t, voltada para projetos complexos e exigentes, como demolição de centrais elétricas.
Além dessa, a marca exibiu o modelo KTEG 490 2PB, de 55 t, com lança em duas peças.
“Nossas máquinas para aplicações especiais são concebidas para satisfazer às exigências dos clientes, oferecendo caraterísticas que estabelecem novos padrões de flexibilidade, produtividade e segurança”, garantiu Timo Vestweber, diretor de marketing e apoio às vendas da KTEG.
Na Hyundai, a escavadeira-conceito HW155H a hidrogênio foi apresentada ao público em operação (Foto: HYUNDAI)
Movida a célula de hidrogênio, a escavadeira-conceito de rodas HW155H foi apresentada ao público em operação.
Usando uma combinação de pacotes para fornecer 70-100 kW, a máquina de 15 t – mostrada em posição estática na edição anterior – demonstrou como o hidrogênio pode contribuir para operações sem emissões.
“O armazenamento a bordo tem capacidade para 8 h de trabalho, com reabastecimento entre 10 e 20 min”, explicou a empresa sobre o equipamento, finalista do prêmio de inovação.
No segmento de escavadeiras de grande porte, a marca anunciou os modelos HX360L e HX400l, de 36 t e 40 t, respectivamente, ambas equipadas com motor diesel DX08 de seis cilindros e 341 hp.
Ainda em escavação, a empresa aproveitou para lançar sua primeira miniescavadeira elétrica a bateria.
Com peso de 2.296 kg, o modelo HX19e é oferecido com duas opções de baterias de lítio, com capacidades de 32 kWh e 40 kWh, prometendo 6 h de autonomia.
A unidade inteligente de carregamento pode ser usada com alimentação de 110 V ou 230 V, oferecendo recargas de 4,8 h (para a bateria menor) e 6 h (para a de 40 kWh).
Ainda em compactos, as minicarregadeiras HS80V e HS120V completaram a linha, juntamente com o modelo de esteiras HT100V, todas movidas por motores a diesel Stage V, sendo 66,4 hp no modelo menor e 73,6 hp na maior e na máquina de esteira.
Outro destaque foi o anúncio da entrada no mercado de dôzers, com o lançamento do modelo médio HD130A, que traz controles eletrohidráulicos de série e função de assistência 2D na lâmina.
Com motor Perkins a diesel de 4,4 l e 157 cv, a oferta inclui duas opções de lâminas angulares, uma de série (XL, de 3,54 m³) e outra opcional (LGP, de 4,18 m³).
Com cabine elevada FOGS de 2,9 m, o manipulador de materiais HW250A MH também ganhou holofotes.
Dedicado às indústrias de reciclagem e manuseio de resíduos, o modelo de 26,1 t traz lança de 6,5 m e opções de braço “pescoço de ganso” (de 4,5 m) e “braço reto” (de 4 m).
A altura máxima de trabalho é de 12 m em qualquer configuração, destacou a fabricante, que também anunciou novos avanços em itens de segurança para carregadeiras, como os sistemas AAVM+ e Clearview X.
O estande da John Deere Power Systems recebeu a nova linha de motores
industriais fora de estrada da marca (Foto: JOHN DEERE POWER SYSTEMS)
Os visitantes puderam conferir em primeira mão os novos motores industriais da marca, incluindo os modelos de próxima geração JD4, JD14 e JD18, “projetados para atender às crescentes necessidades da indústria fora de estrada”.
Com tamanho compacto, o modelo JD4 destaca-se em diferentes aplicações, enquanto o JD14 apresenta potência por litro e sistema de pós-tratamento (com ou sem filtro de partículas) com base no nível de emissões.
Voltado para serviços pesados, o propulsor JD18 dispensa a utilização de sistemas de pós-tratamento de gases, o que – segundo a fabricante – ajuda a simplificar a manutenção.
Além desses destaques, a empresa apresentou a versão otimizada do modelo JD9, com promessa de “desempenho confiável e integração simplificada”.
A empresa apresentou ainda o protótipo de bateria de alta densidade KBP63, desenvolvido em parceria com a Kreisel Electric para máquinas fora de estrada.
Com arquitetura modular, o protótipo traz tecnologia patenteada de resfriamento por imersão, que fornece gerenciamento térmico ativo.
Além das baterias, a companhia divulgou um ecossistema abrangente para carregamento, tanto em soluções estacionárias como móveis.
Uma solução móvel, juntamente com a estação Chimero, foi exposta na área externa da Wirtgen, controlada pela marca.
A fabricante também reservou espaço para tecnologias avançadas de motores para uso com combustíveis renováveis e biodiesel.
“Trouxemos tecnologias que não apenas atendem às necessidades atuais, como também antecipam os desafios que a indústria enfrentará nos próximos anos”, disse Nick Block, diretor de marketing global e vendas da JDPS.
Segundo ele, a procura por soluções energéticas sustentáveis e eficientes está aumentando.
“Queremos satisfazer essa procura com um portfólio diversificado de tecnologias que atendam às necessidades em evolução”, comentou.
“O futuro da energia não será definido por uma única solução, mas sim por uma série de opções que capacitem nossos clientes a escolher a melhor para suas operações.”
Com capacidade de 75 tm, o guindaste sobre esteiras TKE750G foi exposto pela Kobelco (Foto: KOBELCO)
Um guindaste da série G sobre esteiras com lança telescópica foi o principal lançamento no evento.
Com capacidade máxima de 75 t, o modelo TKE750G é equipado com motor turboalimentado Mercedes-Benz E9H01 (Daimler OM936LA) refrigerado a água, de 6 cilindros em linha, injeção direta e potência de 254 kW.
“Esse modelo permite uma configuração facilitada, reduzindo o tempo de transporte”, afirmou Jos Verhulst, gerente de vendas e marketing da Kobelco Cranes.
“A capacidade de elevação é excelente, apesar de o guindaste ser bastante compacto devido ao design inteligente.”
Além desta máquina, o estande abrigou a nova série G-4. Em exposição na feira, o guindaste CKE900G-4 oferece capacidade de 100 tm x 3,6 m (máx.), motor turboalimentado Isuzu 6HK1 de 7,79 l refrigerado a água, com potência nominal de 210kW/1.900 min-1.
Já os modelos CKE1350G-4 e CKE2500G-4 apresentam capacidades de 150 tn x 4,4 m (máx.) e 250 tm x 4,6 m (máx.), respectivamente, equipados com motor turboalimentado Isuzu 6UZ1 de 9,84 l refrigerado a água, com 270kW/2.000 min-1 de potência.
Houve espaço para o modelo sobre esteiras CKE400G que, assim como os demais modelos da linha G, mantém os modos de operação G Winch (para alta velocidade sem aumento da rotação), G Engine (que reduz o consumo em ao menos 10%) e Auto Idle Stop (para condução Eco.5).
Expandindo a linha de miniescavadeiras, a marca apresentou os modelos SK26SR-7 e SK39SR-7, enquanto o segmento pesado foi representado pela escavadeira de demolição SK300NLC-11E.
Já o “Pavilhão de Soluções Verdes” recebeu tecnologias inovadoras, desde equipamentos preparados para HVO até máquinas elétricas a hidrogênio.
O espaço também recebeu o sistema anticolisão K-Eye, a tecnologia de operação remota K-Dive e a solução de pesagem K-Load, dentre outras.
Além de um rol de máquinas, a Komatsu promoveu a 2ª geração
do sistema Edge no espaço Smart Construction (Foto: KOMATSU)
Com 34 máquinas em mais de 7.500 m², a fabricante promoveu a estreia de 13 novos modelos, incluindo a escavadeira PC220LCi-12, que chega com recursos como iMC 3.0 e novo design de cabine.
No estande, também ganharam destaque carregadeiras de maior porte, com a reinventada WA700-8 e os modelos WA475-11 e WA485-11, assim como o basculante rígido HD605-10, de 60 t, com demonstrações ao vivo junto à escavadeira elétrica PC7000-11E em configuração backhoe, com caçamba de mineração de 44 m³.
A área de demonstração também recebeu as máquinas PC138E-11 e PC210LCE-11, além de uma linha de soluções elétricas, incluindo o modelo PC33E-6 e as máquinas de pré-produção PC20 Electric e PC26 Electric, acompanhadas por projetos conceituais de última geração.
A mostra prosseguiu com as novas carregadeiras de rodas Dash 11 (WA475-11 e WA485-11), fabricadas na Alemanha com transmissão HMT, junto às miniescavadeiras da série Dash 5, uma minicarregadeira de 4 t e uma carregadeira compacta de esteiras de 5 t, ambas com motor Stage V de 53,7 kW e capacidade operacional de 1,6 t.
Além disso, a marca lançou uma escavadeira média de 7,5 t produzida na Itália, que preenche uma lacuna no portfólio.
Em tecnologia, o espaço Smart Construction ocupou o centro das atenções, introduzindo várias tecnologias.
Entre os destaques, foram demonstrados o sistema 3D Machine Guidance com compatibilidade expandida e a 2ª geração do sistema Edge, com função refinada para remoção de objetos com IA.
Outro destaque foi o sistema Smart Quarry, para gerenciamento de pedreiras.
“Em parceria com o Grupo MHI, a primeira instalação já está sendo implementada em uma frota mista de máquinas na Alemanha”, revelou Naser Memic Rendon, diretor adjunto de marketing e comunicação da Komatsu Europe, que divulgou ainda a renovada parceria com a Williams Racing na Fórmula 1.
Nova versão da miniescavadeira U18-5 incrementou as atrações da Kubota na bauma (Foto: KUBOTA)
A Kubota deu um passo significativo rumo à eletrificação ao introduzir uma opção de modernização elétrica para escavadeiras KX019 (de 1,8 t) e U27-4 (de 2,5 t).
“Esse conceito pretende tornar a transição para os elétricos mais acessível e prática para a indústria da construção”, comentou a empresa. Segundo a fabricante, a nova solução permite que os clientes substituam o motor diesel padrão por bateria modular.
“Alternativamente, as máquinas podem ser equipadas com baterias novas e, posteriormente, trocadas por um motor diesel e vice-versa”, explicou.
Com a nova solução, os clientes podem reduzir consideravelmente os custos de manutenção e de despesas operacionais, além de ganharem maior flexibilidade, garante a fabricante.
“Assim, podem aproveitar os custos mais baixos de funcionamento da eletricidade e, se necessário, ter a opção de mudar para o diesel”, afirmou a companhia.
Além dessa solução de retrofit, a marca lançou a carregadeira compacta de esteiras SVL75-3 (com 4.271 kg de peso), específica para o mercado europeu.
Equipada com motor Kubota de 74 hp, a máquina traz mudança automática de marcha de série e promete torque suficiente para uma ampla lista de tarefas, incluindo escavação, nivelamento, manuseio e despejo de materiais.
Uma tela LCD sensível ao toque de 7” promete controles intuitivos, com funcionalidade de partida sem chave e câmera de ré integrada.
“Essa máquina foi construída para operar nos ambientes mais difíceis, oferecendo confiabilidade e alto desempenho”, destacou a companhia, que também exibiu soluções como as miniescavadeiras U17-5 (com novo tanque de 20 l e material rodante aumentado para 1.300 mm) e U18-5 (de braço longo).
Com demonstrações ao vivo, o sistema Liebherr Autonomous Operations
foi apresentado pela primeira vez ao público (Foto: LIEBHERR)
Em um estande de 14.000 m², a fabricante apresentou mais de 70 desenvolvimentos.
A mostra se iniciou com a estreia da nova Geração 6 de manipuladores telescópicos, representada pelo modelo T 38-7s, do segmento até 4,2 t.
Além disso, a marca estreou na classe de 8 m com o modelo T 48-8s, adição estratégica ao portfólio para o segmento industrial.
O segmento de tecnologias para concreto revelou a nova versão da usina modular MobilMix 4.0, com misturador de eixo duplo de 4 m³, que fez sua estreia na feira.
Em soluções de içamento, a mais recente atualização da série HC-L de guindastes de lança oscilante marcou presença com os modelos 440 HC-L e 620 HC-L.
Para o segmento de gruas de torre, a marca exibiu a mais recente geração da Série K, composta por modelos de montagem rápida (43 K, 61 K e 91 K), além de guindastes com sistemas inteligentes como Positioning Pilot, Sway Control, Sway Control Plus, Vertical Line Finder e Crane Configurator.
Na área de guindastes móveis e sobre esteiras, foram apresentados sete modelos com novos recursos de assistência, abrangendo sistema de detecção de ponto cego (BSIS) e sistema de informação de partida (MOIS), além de cabos de fibra atualizados.
Em destaque, foram exibidos os modelos LTM 1150-5.4 E, com motor elétrico de 111 kW, além do modelo sobre esteiras LR 1300.2 SX, de 300 t, alimentado por bateria de 392 kWh.
No Pavilhão de Tecnologia de Mineração, a marca apresentou mais uma solução digital para o segmento com o sistema IoMin, mas o estande também brilhou intensamente com o caminhão autônomo elétrico T 264, equipado com sistema AHS e bateria de 3,2 MWh, exposto ao lado da escavadeira elétrica de mineração R 9400 E, de 350 t, que pode ser configurada com bateria ou via cabo até 300 m.
Em motores, a companhia revelou desenvolvimentos como o modelo a diesel D9612 de 950 kW e um conceito de motor movido a amônia, além do protótipo do motor H966 a hidrogênio.
Já a área de componentes apresentou a nova versão do sistema móvel de armazenamento Liduro Power Port (LPO), integrante da série 100, além do protótipo do sistema estacionário LPO 600 e do software Energy Planner baseado em navegador.
Na área externa, o InnovationLab reuniu protótipos autônomos como o transportador elétrico S1 Vision e produtos semiautomáticos com controles inteligentes.
Na ala de movimentação de terra, a mostra incluiu as escavadeiras R 920 G8-E (elétrica a bateria), A 918 E (de rodas elétrica) e HS 8100.2 Dual Power (elétrica a cabo), assim como a carregadeira elétrica de rodas L 507 E.
O estande também foi sucesso de público com demonstrações de protótipos como a carregadeira a hidrogênio L 566 H e a carregadeira autônoma L 550 XPower, apresentada pela primeira vez ao público junto ao dôzer PR 726 e à escavadeira R 926, todos baseados na plataforma Liebherr Autonomous Operations, ganhadora do prêmio de inovação da edição em “Digitalização”.
Guindaste sobre caminhão 120HTLB foi apresentado pela Link-Belt
como líder em alcance na categoria de 60 m (Foto: LINK-BELT)
Em parceria com a Sumitomo, a marca apresentou na feira o guindaste sobre caminhão 120|HTLB, de 120 t, além do modelo 100|RT, de 100 t, que no evento foi demonstrado com o sistema SmartFly, que auxilia na montagem e no armazenamento da máquina.
Equipado com lança de cinco seções de 12,3-47,2 m e altura máxima na ponta de 72,3 m, o modelo 100|RT apresenta tecnologia Pulse 2.0, além de trazer recursos como estabilizador V-CALC (Variable Confined Area Lifting Capabilities), projeto de cabine ergonômico e motor diesel Cummins com transmissão de seis velocidades.
Em conjunto com uma estrutura de aço de alta resistência, o projeto modelo permite tração máxima no guincho de 105,1 kN.
Já o modelo 120|HTLB foi apresentado como líder em alcance na categoria de 60 m, incluindo lança de sete seções com pino e trava, opcionalmente equipada com o sistema SmartFly de 17,7 m, com duas ou três peças deslocáveis, contribuindo para uma altura máxima de 80,1 m na ponta.
Segundo a empresa, o modelo foi construído sobre a mesma plataforma do 120|HT, “com excelente qualidade de condução, desempenho de frenagem e posicionamento do estabilizador”, sendo competitivo com guindastes de quatro eixos de porte semelhante.
“Sendo a bauma uma feira internacional, optamos por destacar esses dois modelos, que são bem-adequados para usuários globais de guindastes”, destacou Melvin Porter, presidente e diretor executivo da Link-Belt Cranes, que no ano passado celebrou seu 150º aniversário de fundação.
Mostra da LiuGong na feira incluiu o caminhão elétrico de mineração DR50 CE (Foto: LIUGONG)
Com a estreia das novas carregadeiras da série T, a empresa destacou aplicações para os setores de mineração e demolição.
Totalmente novas, as máquinas da Série T prometem “elevar a experiência do operador a um novo nível de visibilidade, conforto e controle”.
No evento, os visitantes puderam ver dois modelos (842T e 890T) da linha, que inclui ainda as versões 820T HST, 838T, 848T, 856T e 870T.
Com 13 máquinas em exposição, o estande também recebeu o pulverizador 995FDM (de 12 t), a escavadeira compacta 909ECR (atualizada com lança de duas peças) e a escavadeira 933F (com lança reta e cabine inclinável), além da escavadeira 975F (de 75 t) e da carregadeira a 890T (de 9 t), ambas novas.
Completando a mostra, a marca acentuou a atuação com Battery Electric Vehicles (BEV), destacando a nova escavadeira 9018FE, a carregadeira 870HE e a motoniveladora 4280DE, a primeira do mundo com 24 t.
“Não é segredo que expandimos rapidamente as nossas capacidades em elétricos a bateria e tecnologias de automação, ao mesmo tempo em que fortalecemos a presença em toda a Europa”, observou Howard Dale, presidente da LiuGong para a Europa, que divulgou ainda o caminhão elétrico de mineração DR50CE, com peso bruto carregado de 85 t.
A marca divulgou ainda a parceria com a Leica Geosystems para equipar escavadeiras com o novo kit de controle MC1 3D na Europa.
Atualmente, o mercado europeu representa cerca de 25% da receita global da LiuGong, particularmente nas linhas de escavadeiras pesadas e carregadeiras de rodas.
“Aproveitamos nossa experiência global na produção de carregadeiras de rodas e a combinamos com os insights exclusivos obtidos de nossos clientes europeus”, disse Harry Mellor, diretor de produtos da marca para a Europa.
A Manitou divulgou o protótipo MRT 2260 H2 com
célula a hidrogênio (Foto: MARCELO JANUÁRIO)
Com foco em máquinas elétricas, o grupo exibiu novidades das marcas Manitou e Gehl no estande com mais de 1.600 m² na área externa.
Com 25 máquinas, os destaques incluíram o manipulador telescópico MRT 2260 H2 (com alcance de 22 m e capacidade de 6 ton), segundo protótipo equipado com célula a hidrogênio da marca.
Além disso, a empresa apresentou os modelos elétricos MT 1440e e 1840c, alimentados por bateria de lítio de 63 kWh e equipados com carregador integrado de 9 kW (com opção externa de 30 kW).
A marca destacou ainda o novo manipulador telescópico rotativo MRT 4070, que oferece altura de elevação superior a 40 m, capacidade de carga de 7 ton, potência de 211 cv e transmissão CVT.
“Os benefícios incluem posicionamento mais rápido e menos movimentos, assim como alta produtividade combinada com capacidade de trabalho em condições apertadas, maior mobilidade e custos reduzidos”, garantiu Arnaud Boyer, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de produtos, que também divulgou atualizações da linha VJR de plataformas verticais, com alturas de 8 e 10 m.
Na linha de acessórios, o grupo mostrou soluções como a nova garra de poda para o modelo MRT 2660e.
Fabricada em aço de alta resistência, a solução promete desgaste e manutenção reduzidos, permitindo cortar galhos com até 750 mm de diâmetro.
Outros acessórios apresentados incluíram garfos giratórios de 360° e um novo guincho de 6 t, com maior velocidade em comparação aos modelos anteriores.
A empresa exibiu ainda uma linha para instalação de cabos em operações ferroviárias, desenvolvida em parceria com a Deutsche Bahn e que, segundo a empresa, representa “uma alternativa mais rápida e eficaz à construção convencional de cabos subterrâneos”.
“Essas minicarregadeiras compactas têm menos emissões do que as máquinas tradicionais, o que reduz o impacto ambiental, a interferência no trecho e a necessidade de fechamento da via”, comentou a fabricante, que mostrou ainda uma nova oferta de manipulador ULM ultracompacto, específico para Alemanha, Áustria e Suíça.
O guindaste de torre automontável Potain Hup M 28-22 A brilhou na Manitowoc (Foto: MANITOWOC)
Com 12 guindastes em mais de 3.300 m² divididos em três estandes, a marca apresentou um dos modelos de torre automontantes mais populares na Europa. Com lança de 28 m, o guindaste Potain Hup M 28-22 A é capaz de içar até 2,2 t e suporta até 850 kg na ponta.
Com dimensões de transporte de 11,6 m x 3,6 m, o modelo traz lastro de aço fixo, permitindo que seja transportado como reboque ou semirreboque.
Já o eixo de transporte integrado permite velocidades de deslocamento de até 80 km/h, com raio máximo de direção de +20°/-20°.
“Com formato compacto, trata-se do único guindaste automontante capaz de atingir alturas de gancho de 19,6 m a 31,1 m”, argumentou Rémi Deporte, gestor de produtos da Manitowoc.
O modelo é equipado com sistema de telemetria Connect, enquanto o sistema Smart Set-up e o software de controle remoto da série Hup prometem facilitar a montagem e desmontagem.
Outros mecanismos incluem o DVF Optima, para transporte e elevação, e o HPS, para giro, acrescentou a marca, que mostrou ainda a aplicação Connect Assist 4G para smartphone e o dispositivo ProTECHtor com controle remoto, voltado para técnicos.
Com três configurações de lança (12,3 m, 21 m e 24 m), o design do novo Potain Igo M 24-19 também se destacou, com comprimento de apenas 11,83 m quando dobrado.
Com capacidade de 1,8 t, o modelo pode içar até 570 kg quando configurado com lança de 24 m e altura de gancho de 19 m.
Também em destaque, o guindaste de lança oscilante MR 309 tem lança de 60 m e oferece capacidade de 16 t ou 25 t.
Junto ao protótipo todo-terreno GMK5250L-2, de 250 t, a Grove destacou novos modelos da linha Plug-in Hybrid de cinco eixos (GMK5150L-1e e GMK5150XLe), com capacidade de 150 t e bateria de 180 kWh, além de possibilidade de uso de HVO 100.
A marca também promoveu o programa EnCORE e a plataforma Connect para guindastes AT, além da ferramenta Tirax 80 para instalação de pinos.
“Temos desenvolvido um processo intenso de feedback com os clientes, o que permite a melhoria contínua dos nossos produtos”, disse Andrea Cremer, vice-presidente de gestão de produto para guindastes todo-terreno da empresa, que exibiu ainda os modelos MR 819 (com jib de 70 m) e GRT780 (com alcance de 11,9 a 47,3 m, que começa a ser produzido na Itália a partir deste ano).
A nova linha de britadores Nordberg HPe liderou a mostra da Metso para a indústria de agregados (Foto: METSO)
Com um portfólio focado em agregados, a marca voltou à feira após um hiato na edição anterior com as mais recentes inovações de seu portfólio, com destaque para a nova linha de britadores Nordberg HPe.
O estande divulgou ainda atualizações em britadores e peneiras montadas sobre esteiras das gamas Lokotrack e Nordtrack, acompanhadas por instalações personalizadas para pedreiras, com módulos pré-concebidos e soluções portáteis de britagem, indicadas para até dois anos de operações em um único local.
Para manuseio e classificação de lama, a empresa mostrou soluções avançadas como bombas, hidrociclones, válvulas e mangueiras.
Outros produtos em evidência na bauma 2025 foram os novos modelos da linha EC, exibidos juntamente com a solução “Build Your Own”, uma ferramenta que permite personalizar britadores de mandíbulas ou cone Lokotrack EC.
O estande recebeu ainda o britador HRC 8, projetado para processamento de resíduos de pedreiras, que – segundo a empresa – são transformados em “materiais valiosos e vendáveis”, como areia manufaturada.
A mostra da marca também abrangeu uma ampla gama de soluções de pós-venda, voltadas para o mercado de reposição.
As novidades incluíram novas peças de desgaste, novas soluções digitais, instrumentos inteligentes e soluções de software.
“A bauma mais uma vez abriu uma oportunidade fantástica para apresentarmos as nossas mais recentes inovações e soluções sustentáveis, bem como demonstrarmos como a tecnologia de ponta pode impulsionar a produtividade e a eficiência dos clientes na indústria de agregados”, afirmou Renaud Lapointe, presidente para a Europa e a Ásia Central da Metso, que também celebrou na feira o 40º aniversário dos britadores móveis Lokotrack.
A Putzmeister destacou soluções como a máquina de betonilha
EstrichBoy EC 260 com acionamento elétrico (Foto: PUTZMEISTER)
Com bombas de concreto em destaque, a Putzmeister exibiu desde o modelo compacto SY32 Z5-160 para canteiros confinados, até o potente SY68 RZR6-180, com alcance de 67,3 m, para concretagem em larga escala.
Com dosagem de aditivo integrada, a bomba de pistão P 720 Synchro para concreto projetado também se destacou, com produção de até 21 m³/h em pressões de 80 bar para materiais até 16 mm.
Exibido no estande, o modelo tem peso de 1.900 kg e chassi circular, enquanto um motor a diesel Deutz Stage V de três cilindros com 44,5 kW aciona a bomba de pistão.
Outro destaque foi a bomba autonivelante FHS 250 da Brinkmann, que traz motor Stage V a diesel de 37 kW, podendo processar partículas com até 12 mm de diâmetro.
O retorno da máquina para betonilha EstrichBoy DC 260 surpreendeu com duas diferentes versões de motor.
Enquanto o modelo DC260/45 traz motor Deutz TD 2.2 L3 de 3 cilindros com 36,4 kW de potência e entrega 5 m³/h, o DC260/55 oferece 44,5 kW e vazão de até 5,2 m³/h.
Já a opção BluePower permite definir em até cinco níveis a velocidade do motor.
“O mecanismo de mistura agora é acionado de forma totalmente hidráulica, em vez de mecanicamente”, descreveu a empresa.
Equipado com acionamento elétrico, o novo modelo EstrichBoy EC 260 está disponível em três versões: EC 260 (com taxa de 3,8 m³/h), EC 260B (de 4,6 m3/h, com alimentador de material) e EC 260BS (de 5 m³/h, com alimentador de material e raspador).
A marca destacou ainda o caminhão-betoneira elétrico iOntron 8x4 de 2ª geração, com 38 t e equipado com bateria de 350 kW, além das bombas estacionárias BSA 1409 D5 (130 m³/h) e BSA 1005 iOntron a bateria (60 m³/h).
Novidade da Sany na classe de 3,5t, a miniescavadeira elétrica
SY35E pode operar por até 6 h com uma única carga (Foto: SANY)
A fabricante exibiu 35 máquinas no estande de 3.000 m² na área externa, incluindo vários lançamentos.
Em compactos, a mostra incluiu modelos como a microescavadeira SY10U, a primeira no segmento, que apresenta design ultracompacto e material rodante de 745-1.100 mm com ajuste hidráulico.
Novidade na classe de 3,5 t, o modelo elétrico SY35E utiliza tecnologia de fosfato de ferro-lítio, podendo operar por até 6 h com carga única.
Já a miniescavadeira SY60U (6 t) conta com motor Yanmar de 42,4 kW e suporte para 20 acessórios, enquanto a SY80U traz motor diesel Yanmar de 52 kW e lança de duas peças (2PB).
No segmento a partir de 8 t, os destaques foram a escavadeira SY155U 2PB (com lança de duas peças), equipada com lança oscilante e circuitos hidráulicos auxiliares duplos, enquanto o modelo de esteiras SY215C NLC 2PB oferece peso operacional de aproximadamente 22 t.
“Essa escavadeira é equipada com motor elétrico de 150 kW e bateria de fosfato de ferro-lítio de 422 kWh”, comentou a Sany.
Por sua vez, o modelo SY305LC LR integra a classe de 32 t, com lança de 11,8 m e braço de 8 m, ao passo que a carregadeira elétrica SW956E (20 t) promete alto desempenho.
O manipulador de materiais SMHW40G5 de 40 t foi projetado para processamento de sucata e manuseio de materiais pesados, enquanto o manipulador telescópico compacto STH742 oferece altura de 7 m e carga útil de 4.200 kg.
Já o novíssimo STH625e tem capacidade de 2,5 t, sendo equipado com bateria de grande porte para jornadas de 8 h, além de contar com versão a diesel.
Para construção de estradas, a marca mostrou o novo compactador elétrico STR50E (da classe de 5 t) e o rolo tandem STR27C, com vibração de alta frequência.
Em tecnologias de elevação, os destaques incluíram guindastes todo terreno (SAC1200E), sobre esteiras (SCC2000A-EV) e para terrenos acidentados (SRE450N), dentre outros.
Destaque da Schwing, a nova bomba híbrida sobre caminhão
S 43 SX tem alcance de 42,3 m (Foto: SCHWING-STETTER)
A Schwing exibiu a nova bomba de alta pressão KSP 265 XL-HTI, indicada para rejeitos de mineração.
Com vazão de 20 m³/h a 150 m³/h e pressão de 150 bar, o modelo compacto é capaz de processar partículas de até 60 mm e traz o recém-lançado controle de cilindros HTI (Hydraulic Twin Intelligence).
Voltado para o transporte industrial de biomassa, o BioShifter 2.0 ganhou destaque combinando bomba de pistão de dois cilindros com válvula Rock de última geração.
“O resultado é uma bomba com alto grau de resistência, manutenção fácil e baixa suscetibilidade a falhas”, disse a empresa.
Já a nova bomba para sólidos KSP 12-2D-PN40 oferece capacidade de 2 x 6 m³/h e pressão de até 40 bar, sendo indicada para materiais viscosos com conteúdos sólidos de até 20 mm.
A companhia abriu espaço para a bomba de concreto CP 2800 BE, primeiro modelo elétrico de esteiras da marca, alimentado por bateria NMC de 112 kW.
Desenvolvida em parceria com a Imotik, a solução foi concebida para fundações por estacas e oferece capacidade de 23 m³/h a 116 m³/h, para granulometrias até 64 mm.
Montado sobre chassi elétrico Volvo (CCS2), o modelo S 36 X RaZor Electric é a primeira bomba elétrica sobre caminhão da marca, oferecendo capacidade de transporte de até 100 m³/h e alcance de 35,12 m.
Por sua vez, a nova bomba híbrida (elétrica/diesel) sobre caminhão S 43 SX tem alcance de 42,3 m e saída de 85 bar, com desempenho entre 80 m³/h e 162 m³/h.
“Com o modelo híbrido, estamos decolando com as soluções elétricas”, disse Jens Heinrich, líder em marketing internacional da Schwing.
Já a bomba sobre caminhão S 56 SX foi desenvolvida para países do Oriente Médio, com alcance vertical de 55,20 m, pressão de 85 bar, produção de 162 m³/h e linha DN 125 para condições climáticas extremas, sendo exposta junto às novas bombas estacionárias TP 100 TC (produção de 23 m³/h e granulometria de 32 mm) e TP 750 (controle remoto SP Control 3 e suporte telemático).
Destaque em betoneiras, o modelo FBP 29-4 agrega características como lança em Z, válvula S-Rock e bateria P1020, entregando vazão de 61 m³/h e pressão de até 71 bar.
Em parceria com a Renault, a empresa apresentou o caminhão elétrico E-Tech C 10x4, equipado com betoneira elétrica LightLine AM 10 e tambor de 17.040 l, capaz de transportar até 10 m³ de concreto.
Com a XCMG, a aposta foi o caminhão-betoneira elétrico de quatro eixos UltraEco, que transporta até 7 m³ de concreto e promete autonomia de até 170 km.
Na linha de agregados, as plantas HN 1.5/HN 4.0 (horizontais) e H 5/H 6 (de grande porte) fecharam a mostra, com detalhes estruturais como posicionamento patenteado dos eixos das pás, misturador contrarrotativo de eixo duplo e correia calibrável de pesagem.
Um mecanismo opcional está disponível para agregados até 160 mm, informou a Schwing.
Com lança de 79 m, o novo guindaste todo terreno AC 5.250L-2 compôs a mostra da Tadano (Foto: TADANO)
A marca apresentou o novo guindaste todo terreno de cinco eixos AC 5.250L-2, equipado com lança principal de 79 m e extensões automontáveis de 5,8 a 30 m.
Com alcance máximo de 109 m, o modelo se credencia a aplicações urbanas como içamento de unidades de ar-condicionado entre edifícios altos, além de montagem de grandes guindastes de torre.
“Esse modelo é o melhor da categoria”, garantiu o gerente de projetos Peter Kleinhans, explicando que o elevado momento de carga de até 736 tm é obtido com raio de 7 m, lança principal de 13,5 m e peso de carga de 105,2 t.
“Além disso, oferecemos um acessório opcional para cargas ainda mais pesadas, até 138,7 t, com roldanas adicionais.”
Com tração 10 x 6, o modelo pesa 82,5 t e pode ser conduzido em vias públicas com tração 10 x 8, sobre rodas de aço de 16”.
Além de motor Mercedes-Benz de 530 cv compatível com HVO, a Tadano equipou o AC 5.250L-2 com recursos padrão como o sistema de controle IC-1 Plus, que determina em tempo real a capacidade máxima de carga para cada posição da lança, dependendo do ângulo de giro.
Disponível como opcional, o sistema de câmera Surround View utiliza seis câmeras para exibir as larguras máximas de extensão dos estabilizadores.
“O operador pode verificar na cabine como posicionar o equipamento, estender os estabilizadores e garantir o raio de giro”, disse Kleinhans.
Ao lado do novo modelo, a empresa exibiu produtos da linha global como a novíssima grua AC 5.250L-2, novos desenvolvimentos em equipamentos sobre esteiras e ferramentas digitais.
Na linha de plataformas elevatórias, as atrações incluíram lançamentos de novas opções com lança articulada, com os modelos AA-9MC (8,8 m), assim como as versões telescópicas AS-20MC (11,7 m), AS-15MC-1 / AS-15MCJ (14,7 m), AS-20MC (19,7 m) e as novas AS-23MJ / AS-23MJ (4WD) (22,9 m), que também integram as novidades do portfólio da marca.
A Volvo destacou na feira o lançamento do caminhão fora de estrada elétrico A30 (Foto: VOLVO)
A empresa exibiu uma linha totalmente elétrica de produtos, com destaque para máquinas recentemente introduzidas no portfólio.
Os destaques incluíram o lançamento dos articulados A30 Electric (29 tm) e A40 Electric (39 tm), os primeiros elétricos do segmento OTR de caminhões.
“Expor uma linha totalmente elétrica representa um marco em nosso compromisso com a mudança”, declarou Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.
Nessa toada, a marca também promoveu a primeira exibição da escavadeira elétrica de médio porte EC230 (de 23 t, com motor de 110 kW), que promete tempo de funcionamento de 7 a 8 h por carga.
Alimentada por bateria de lítio de 600 V, a máquina é indicada para áreas sensíveis ao ruído e ambientalmente restritas.
“Esse lançamento representa um marco na transição para soluções sustentáveis, com o mesmo desempenho robusto – e agora duradouro – que seu equivalente a diesel, mas também com emissões zero, menos ruído, vibração reduzida e torque instantâneo”, destacou.
A novidade foi acompanhada por soluções como as recém-lançadas carregadeiras elétricas L120 Electric e L90 Electric, a escavadeira elétrica EW240 Electric Material Handler e a nova EWR150 Electric – a primeira escavadeira de rodas movida a bateria da empresa, além de soluções de carregamento como a unidade móvel PU40 e uma versão atualizada do PU500.
A vitrine na bauma 2025 espelhou a mais extensa revisão do portfólio promovida pela marca em décadas.
Com mais de 35% da linha renovada nos últimos 12 meses, a empresa prepara o terreno para – em suas palavras – “construir o futuro dos equipamentos de construção”.
“Estamos em um momento crítico de transformação na nossa indústria”, sublinhou Jernberg.
“Por isso, apresentamos uma proposta de tecnologias versáteis, em nosso maior lançamento de todos os tempos.”
A Wirtgen apresentou a solução digital Smart Automation in Roadbuilding,
finalista do prêmio bauma de inovação (Foto: WIRTGEN)
Com cerca de 100 máquinas em um estande de 13.000 m², o grupo fez 45 estreias mundiais na Technology Zone e, pela primeira vez, 9 apresentações ao vivo.
Indicado ao prêmio de inovação, o novo conceito modular “Production System for a Construction Site with Zero Local Emissions” foi a principal novidade para pavimentação, baseada em soluções alternativas de acionamento, desde elétricos até hidrogênio.
Pela primeira vez, as soluções abrangem o sistema completo, incluindo fresadoras a frio, vibroacabadoras, compactadores tandem, usinas de asfalto e britadores, bem como sistemas digitais.
Divulgada no evento, a solução “Smart Automation in Roadbuilding” também disputou o prêmio em “Digitalização”.
“Essa inovação entrega resultados de maior qualidade, de forma automatizada e com menor uso de materiais e mão de obra”, destacou a companhia.
Ainda em sistemas, os visitantes conheceram soluções inteligentes como Wirtgen Performance Tracker (WPT) Paving, WPT Compacting, WPT Recycling e WPT Crushing, além do popular WPT Milling em nova versão.
“Os dados ajudam a tomar decisões baseadas em fatos, otimizando a utilização e a produtividade, além de gerarem valores de referência para projetos futuros”, disse a companhia, que expôs junto com a John Deere Construction.
No rol de equipamentos, a Wirtgen exibiu pela primeira vez a potente fresadora W 250 XF, com dois motores John Deere de 18 l e potência 1.207 hp, além de modelos como W 210 XF, W 50 Re, as novas recicladoras a frio de pneus WR 200|240|250 X, a pavimentadora de concreto SP 33 e a mineradora de superfície 280 SMi.
A Vögele expandiu a geração Dash 5 em todas as classes, com a vibroacabadora de pneus – a primeira do portfólio – Super 1803-5 X-Tier (com largura de até 8,25 m) e a alimentadora móvel MT 3000-5, além da mesa VR 500 (largura até 2,55 m) e dos sistemas automatizados Smart Pave e AutoTrac.
No segmento de pavimentadoras elétricas, os destaques incluíram os modelos MINI 500e e 502e.
A Hamm apresentou os novos compactadores tandem HD 10 – HD 12 G-Tier e HD 90 – HD 110 P-Tier, além de modelos para compactação automatizada como o rolo monocilíndrico HC 130i C VA.
Em processamento de materiais, o destaque da Kleemann foi a planta Mobiscreen MSS 1102 PRO, com capacidade de até 750 t, voltada para pedras naturais, ao lado do britador de impacto Mobirex MR 100 NEO em duas versões e do app digital Spective Connect com novas funções.
Na Benninghoven, brilharam inovações como a nova geração do queimador multicombustível Multi Jet e do comando Multi JET Control para usinas de asfalto, que utilizam 100% de hidrogênio, além de um novo sistema de despoeiramento e um software para fórmulas, enquanto a Ciber exibiu tecnologias para produção contínua.
Conceito do motor 4TN101 Hydrogen foi um dos destaques do estande da Yanmar (Foto: YANMAR)
A fabricante revelou suas novas soluções de trem de força, destacando um conceito de motor a hidrogênio e a recente plataforma multicombustível de motores da série TN (compatíveis com HVO, diesel renovável e gás), além de uma ampla gama de soluções e componentes de baterias com telemática avançada.
Principal destaque, a especificação 4TN101 Hydrogen baseia-se no mais recente motor diesel da marca (4TN101, de 3,8 l), convertido para uso com hidrogênio, “demonstrando que é possível hidrogenizar o combustível, mantendo um elevado nível de uniformidade no design do motor”, nas palavras da empresa.
Na bauma, a fabricante também integrou um trem de força elétrico a uma carregadeira de rodas, apresentando uma “solução abrangente para as estratégias de eletrificação dos clientes”.
Segundo a companhia, os serviços telemáticos da plataforma e-powertrain oferecem diagnóstico em tempo real, resolução de problemas, manutenção programada, atualizações over-the-air (método de distribuição digital por dispositivos eletrônicos móveis), carregamento inteligente e outros recursos.
“Para a Yanmar, o desenvolvimento de tecnologias carbono zero está no centro da filosofia de negócios”, destacou Tomohisa Tao, presidente da Yanmar Power Technology.
“Os mercados globais têm necessidades diferentes, especialmente à medida que emergem novas fontes de energia como parte do esforço global em direção a uma sociedade descarbonizada.”
Destaque da Zoomlion, o novo guindaste ATC 1000 é capaz de içar 100 t até 71 m de altura (Foto: ZOOMLION)
Em uma mostra focada nos clientes europeus, a marca expôs guindastes de torre, guindastes móveis e bombas montadas em caminhões.
Projetado e construído na Itália, o novíssimo guindaste todo terreno ATC 1000 é capaz de içar até 100 t em extensões de até 71 m de altura, ganhando destaque no estande.
Exibido ao seu lado, o guindaste urbano ATC 400C tem capacidade de carga de 40 t, com velocidade de transferência de 65 km/h.
“Essa solução única amplia as áreas de aplicação, tornando-se ideal para operações rápidas em espaços limitados”, ressaltou a companhia.
“O inovador sistema de tração e suspensão também garante desempenho imbatível em aplicações off-road.”
Com capacidade de 50 t, o guindaste todo terreno RTC 500 atraiu a atenção com uma lança telescópica de 37,1 m em quatro seções, dois modos telescópicos e rotação contínua de 360°, assim como os modelos flat-top R90 e R220, capazes de movimentar cargas até 5 t e 10 t ao longo de 50 e 65 m, respectivamente.
“Cada modelo pode ser configurado de forma personalizada, pois a linha possui extensões de 50 a 80 m”, frisou a fabricante, que também exibiu os guindastes de torre R90 e R220.
Estreando na Europa, o modelo ZL43 foi igualmente alvo de interesse conta sua lança dobrável RZ de 43 m e 5 seções, instalada sobre uma estrutura robusta.
“A extrema simplicidade torna esses modelos prontos para serem operados até mesmo por trabalhadores menos experientes”, destacou a Zoomlion.
RECONHECIMENTO
Prêmio de inovação celebra contribuições da indústria
Pela 14ª vez, a Messe München e a VDMA concederam o prêmio “bauma Innovation Award 2025” aos principais projetos de inovação da indústria.
Neste ano, o prêmio recebeu 208 candidaturas, com 52 selecionadas para a fase final, das quais 15 foram indicadas à homenagem, entregue pessoalmente pelos ministros Klara Geywitz e Hubert Aiwanger.
As candidaturas foram avaliadas a partir de “critérios-chave para o futuro da indústria”, como relevância prática e potencial econômico.
Além disso, os juízes consideraram as contribuições para o “avanço do setor em digitalização, sustentabilidade, eficiência de recursos e humanização do trabalho”.
Confira no quadro os vencedores nas cinco categorias, anunciados no dia 6 de abril durante evento solene no ICM, em Munique.
Vencedores do bauma Innovation Award 2025 sobem ao palco para receber a homenagem (Foto: MESSE MÜNCHEN)
Após registrar um ano recorde em 2023, as vendas de máquinas pesadas caíram 19% em na Europa em 2024.
O declínio foi impulsionado pelos custos elevados, inflação persistente e aumento das taxas de juros, assim como receios de recessão e deterioração da crise geopolítica.
Uma tendência significativa foi o acentuado recuo da construção residencial, especialmente em países como Alemanha, França e Suécia.
“Os custos elevados dos empréstimos e a diminuição da confiança prejudicaram os novos empreendimentos, enquanto os trabalhos de manutenção também diminuíram devido à incerteza econômica”, apontou o CECE (Committee for European Construction Equipment).
“A construção não residencial também teve desempenho fraco, enquanto logística e construção industrial mantiveram-se estáveis.”
Após oscilações nos últimos anos, fabricantes esperam crescimento
das vendas na Europa em 2025 (Foto: MESSE MÜNCHEN)
Para este ano, espera-se uma recuperação lenta, impulsionada por investimentos públicos, políticas ecológicas e grandes projetos de infraestrutura, frisou a entidade, durante coletiva de imprensa na feira.
A projeção é que, após três anos de queda, a produção aumente +1,1% em 2025 e acelere para 1,8% no ano seguinte.
Durante a conferência anual da VDMA, realizada em Frankfurt no dia 14 de fevereiro, as fabricantes estimaram uma taxa de crescimento de +5% nas vendas em 2025, se as condições permitirem.
“O atual ambiente geopolítico está criando incertezas nas condições macroeconômicas da Europa”, sublinhou o presidente do CECE, José Antonio Nieto.
“Assim, ainda é cedo para saber se os novos investimentos em defesa e infraestrutura repercutirão positivamente no setor de maquinário pesado.”
Na edição de 2025, parte essencial do programa de conteúdo da feira foi concentrada no “bauma Forum”, ciclo organizado pela Messe München em cooperação com a VDMA.
Entre os dias 7 e 11 de abril, o visitante pôde acompanhar apresentações e debates reunindo especialistas, políticos, empresários e pesquisadores, que avaliaram os desafios e avanços do setor.
Representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, ao lado de associações como CECE (que representa a indústria europeia de equipamentos de construção), HDB (federação alemã da indústria da construção) e a própria VDMA, compartilharam informações sobre inovação tecnológica.
Instituições de ensino apresentaram pesquisas de ponta em andamento em laboratórios como o da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, RWTH Aachen e FH Münster, além dos institutos politécnicos de Clausthal, Dresden e Munique.
Já a iniciativa Think Big! reuniu cerca de 15 mil estudantes, enquanto o pavilhão LAB0 recebeu atrações como Startup Area, Science Hub e MiC 4.0.
Plataformas de conteúdo debateram desafios e desenvolvimentos do setor (Foto: MESSE MÜNCHEN)
A próxima edição da bauma acontece entre os dias 3 e 9 de abril de 2028, novamente em Munique (IMAGENS: MESSE MÜNCHEN)
Saiba mais:
bauma: https://bauma.de/en
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade