Pelos estandes das 90 empresas presentes na área de exposições da mais recente edição do SAE Brasil, realizado no final do ano passado, um elenco de inovações antecipava os próximos itens de série a incorporar as futuras linhas de veículos, muitos deles com aplicação nos mercados de off-roadsede equipamentos industriais
A Magneti Marelli, por exemplo, apresentou com exclusividade mundial um amortecedor eletrônico eficiente e de baixo custo, para aplicação em pavimentos irregulares. Todas as tentativas, até agora, resvalavam em limitações técnicas ou no preço, com a vantagem de que o sistema incorpora conforto e segurança para tráfego em vias esburacadas. Ainda na área de suspensão, a ZF apresentou sua exclusiva tecnologia 1F8 (Independent Front Suspention), desenvolvida para caminhões pesados a partir da experiência adquirida nos ônibus. Composta de dois braços independentes no conceito duplo wishbone, ela melhora a cinemática do conjunto do chassi
Pelos estandes das 90 empresas presentes na área de exposições da mais recente edição do SAE Brasil, realizado no final do ano passado, um elenco de inovações antecipava os próximos itens de série a incorporar as futuras linhas de veículos, muitos deles com aplicação nos mercados de off-roadsede equipamentos industriais
A Magneti Marelli, por exemplo, apresentou com exclusividade mundial um amortecedor eletrônico eficiente e de baixo custo, para aplicação em pavimentos irregulares. Todas as tentativas, até agora, resvalavam em limitações técnicas ou no preço, com a vantagem de que o sistema incorpora conforto e segurança para tráfego em vias esburacadas. Ainda na área de suspensão, a ZF apresentou sua exclusiva tecnologia 1F8 (Independent Front Suspention), desenvolvida para caminhões pesados a partir da experiência adquirida nos ônibus. Composta de dois braços independentes no conceito duplo wishbone, ela melhora a cinemática do conjunto do chassi, que passa a responder com maior facilidade às irregularidades do pavimento, com ganhos de conforto e desempenho. Segundo o fabricante, a solução torna desnecessário o uso de barra estabilizadora e aumenta o ângulo de esterçamento, reduzindo o raio de giro do veículo.
Já a 3M anunciou, para o segundo semestre de 2005, o lançamento dos primeiros modelos de automóveis cujos pára-brisas contarão com sua película interna transparente, capaz de filtrar os raios solares e reduzir a temperatura interna dos veículos. Além de proporcionar maior conforto, aumentando a durabilidade das peçasplásticas dos painéis, ele proporciona economia de combustível, devido à menor demanda de produção do ar-condicionado.
Na área de tecnologia de emissões, a Arvin-Meritor apresentou seu Filtro de Partículas Diesel (DPF), já em produção na Europa para atender o próximo estágio de controle de emissões em veículos comerciais no Velho Mundo. Tradicional fornecedora de eixos para caminhões on-road e off-road, a empresa também expôs em seu estande os componentes presentes em veículos das marcas Agrale, Ford, Iveco, Scania, Volkswagen e Volvo, entre outras.
Entre os fabricantes de sistemas de injeção, o avanço na regulamentação internacional de emissões em veículos comerciais e off-roads também foi o foco, com a apresentação da tecnologia commom rail (CRI-N). Delphi e Bosch seguiram essa linha, demonstrando as vantagens do sistema, que possibilita a injeção de combustível na faixa de 1.000 bar de pressão, em qualquer patamar de rotação, com ganhos de desempenho, no consumo de combustível, no nível de ruídos e de poluição. Na ocasião, a Bosch anunciou o início da produção de sistemas CRI-N para veículos comerciais médios e pesados no Brasil, a partir de 2005.
A Siemens VDO aproveitou o evento para mostrar seu Instrument Cluster Generic (IGC), painel de instrumentos para aplicação em veículos comerciais, integrando tanto os componentes mecânicos quanto os sensores e os sistemas de controle. A empresa apresentou ainda o sistema de gerenciamento de frotas FM 200, que permite o monitoramento remoto de veículos, bem como sua linha de módulos e acessórios para rastreamento por rede de telefonia celular GSM.
A exemplo da edição 2003, o rastreamento de frotas e equipamentos continuou merecendo destaque da Motorola, que apresentou o MU500 - Management Unit, uma solução de hardware para redes de telefonia GSM e CDMA, aliada à precisão do sistema GPS de rastreamento por satélites.
Nessa mesma linha, a PST Eletrônica compareceu com rastreador compacto e de fácil instalação, cujo módulo eletrônico e antena GPS evitam impacto visual no veículo. Segundo o fornecedor, as funções de bloqueio e desbloqueio podem ser ativadas por solicitação à central de operação e o cliente acompanha todo o rastreamento por internet ou pelo aparelho celular.
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