Revista M&T - Ed.287 - Setembro 2024
Voltar
ENTREVISTA – Agnaldo Lopes

Nosso foco é fortalecer a Sobratema

Ao longo de mais de três décadas, a Sobratema tem contribuído continuamente para a evolução do mercado de equipamentos

Em março, o engenheiro Agnaldo Lopes assumiu a presidência executiva da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), tendo como desafio promover a divulgação dos programas da entidade, desenvolver novas iniciativas e trabalhar em ações fundamentais para o crescimento da entidade, sempre amparado no compromisso de apoiar o setor de máquinas e equipamentos de construção e mineração no Brasil.

Em entrevista à Revista M&T – que completa 35 anos em 2024 – o executivo destaca a importância da publicação, assim como dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Sobratema por meio do Instituto Opus, das parcerias com entidades do setor e demais programas (são 11 ao todo) para o fortalecimento do setor no Brasil e na América Latina.

Bacharel em engenharia mecânica pela Funda&ccedi


Em março, o engenheiro Agnaldo Lopes assumiu a presidência executiva da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), tendo como desafio promover a divulgação dos programas da entidade, desenvolver novas iniciativas e trabalhar em ações fundamentais para o crescimento da entidade, sempre amparado no compromisso de apoiar o setor de máquinas e equipamentos de construção e mineração no Brasil.

Em entrevista à Revista M&T – que completa 35 anos em 2024 – o executivo destaca a importância da publicação, assim como dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Sobratema por meio do Instituto Opus, das parcerias com entidades do setor e demais programas (são 11 ao todo) para o fortalecimento do setor no Brasil e na América Latina.

Bacharel em engenharia mecânica pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) com MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Lopes acumula diferentes especializações em áreas como suporte ao produto e ao cliente, marketing e gestão industrial, comercial e de processos, por instituições de prestígio como Universidade de São Paulo (Poli/USP), Global Training Institute (GTI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Fundação Vanzolini.

Em sua trajetória profissional, o executivo conta com sólida experiência na liderança de equipes em diversos segmentos ligados ao mercado de máquinas, como mineração, construção, agrícola, locação, industrial e pós-venda. Antes de chegar à Sobratema, foi vice-presidente de vendas da Komatsu Brasil International e responsável por produtos e key accounts na JCB do Brasil, além de ocupar cargos de gestão em distribuidores de equipamentos como Lion/Sotreq e Veneza Máquinas.

Além disso, sua sólida experiência passa ainda pela indústria de peças, componentes e serviços. “O fortalecimento da Sobratema é o foco das nossas ações”, diz ele. “Toda a minha trajetória e a experiência acumulada no setor foram um preparativo para isso.”
Acompanhe os principais trechos.

  • Quais são os objetivos que devem nortear sua gestão na entidade?

Ao longo de mais de três décadas, a Sobratema tem contribuído continuamente para a evolução do mercado de equipamentos. Sua atuação destacada para difusão de conhecimento, desenvolvimento técnico e tecnológico e formação e capacitação de mão de obra tem sido fundamental para a competitividade de todos os elos da cadeia de máquinas para construção, mineração, agro e florestal. Desse modo, temos o compromisso de manter essa excelência institucional, a fim de fomentar ainda mais o crescimento dos mercados, unindo digitalização, inovação, mão de obra qualificada e sustentabilidade.

  • Como isso é feito na prática?

O papel da Sobratema é ajudar o mercado a superar os desafios do setor. Para combater a escassez de mão de obra, ampliamos a oferta de cursos do Instituto Opus, por exemplo. Também temos atuado em diversas frentes com importantes entidades setoriais para modernizar a construção, bem como acompanhado as questões relacionadas à reforma tributária, via integração com outras associações. Na questão da sustentabilidade, temos um grupo de trabalho exclusivo para esta finalidade. Além disso, estamos fortalecendo a área de parcerias, impulsionando a promoção de produtos e serviços para os usuários de máquinas. Mas recentemente, criamos ainda o Sobratema Shopping, para proporcionar um canal confiável para a venda de produtos e gerar negócios em âmbito nacional.


Segundo Lopes, o papel da Sobratema é ajudar o mercado a superar os desafios

  • Como a experiência de décadas no setor pode auxiliar nessas metas?

O fortalecimento da Sobratema é o foco das ações. Toda a minha trajetória e a experiência acumulada no setor foram um preparativo para isso. A experiência em gestão comercial, vendas, suporte ao produto e atendimento ao cliente é valiosa para ajudar a desenvolver iniciativas e ações no âmbito da Associação, fortalecendo e modernizando as estratégias em um contexto de Indústria 4.0 e Agenda ESG. A entidade conta com programas que trazem benefícios ao mercado, além de exercer uma atuação institucional importante, participando de movimentos em prol da evolução do setor. O objetivo é impulsionar a divulgação dessas ações e estimular o uso de ferramentas que tragam resultados no dia a dia das indústrias, fornecedores e usuários de máquinas e equipamentos.

  • Qual é o caminho para conectar essas diferentes áreas?

Desde a fundação, a Sobratema tem trabalhado essa questão de forma estratégica. Nesse sentido, destaca-se a realização dos eventos de conteúdo, que trazem informações relevantes ao mercado, ao mesmo tempo que proporcionam intercâmbio entre os elos do setor, assim como a promoção da M&T Expo, que é o ponto de encontro do setor, e a própria Revista M&T, que apresenta conteúdo jornalístico de interesse do mercado. Em sustentabilidade, a proposta é envolver empresas e sociedade.

  • Como esse conceito vem evoluindo através do tempo?

Com o desenvolvimento do mercado no país, a interconexão entre os players se torna ainda mais importante, pois os clientes trazem demandas que precisam ser atendidas. A questão da sustentabilidade, por exemplo, exige de todos os elos da cadeia uma resposta, pois as partes estão conectadas na frente de trabalho. Isso também vale para as questões de produtividade e eficiência, além de conforto e segurança. Isso significa que, cada vez mais, todos precisam estar interconectados para alcançar os mesmos objetivos.

  • Quais são as estratégias para alavancar ainda mais os programas oferecidos?

Buscamos aprimorar as estratégias atuais e implementar novas ações, pois existem oportunidades. Isso inclui a ampliação da oferta de cursos, atendendo às necessidades do setor por capacitação de profissionais. Em linha com as NR-11, NR-12 e NR-18, o Instituto Opus está preparado para atender uma demanda ampla, proporcionando treinamento para operadores de diversos tipos de máquinas. Atualmente, o portfólio contempla cursos in company e sob demanda nas áreas da Linha Amarela, guindastes, plataformas elevatórias, gestão de frotas e soluções para concreto.


Programas como o Instituto Opus buscam atenderuma demanda ampla do mercado, diz o executivo

  • O foco na digitalização será mantido?

A digitalização precisa ser mantida, pois cada vez mais as indústrias e os fornecedores utilizam a tecnologia para ampliar a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade. Inclusive, o Sobratema Shopping vem para fortalecer a presença no meio digital. Claro que eventos presenciais, veículos impressos e outras ações fora do meio digital são igualmente importantes, mas entendemos que o mundo consome e desenvolve conteúdo digital de forma crescente. Também estamos retomando as Missões Empresariais, sendo a próxima para a bauma 2025. Essa iniciativa, organizada pela Sobratema, proporciona a participação nos maiores eventos mundiais do setor, contando com a segurança e a comodidade oferecidas pela Associação.

  • Qual é a proposta do novo programa Sobratema Shopping?

O Sobratema Shopping surgiu de uma demanda de mercado com a proposta de conectar anunciantes e compradores de máquinas de todo o território nacional. A plataforma 100% on-line proporciona um ambiente único e exclusivo para a venda de máquinas, componentes, peças e serviços, congregando anunciantes de todos os estados da federação, seja por meio de lojas ou por anúncios individuais gerenciados diretamente pelo usuário. Cada anunciante tem a oportunidade de criar um espaço comercial exclusivo para o seu negócio, reunindo produtos e expandindo a rede de contatos.

  • De que maneira o Estudo de Mercado auxilia no planejamento das empresas?

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção é fundamental para o mercado, pois traz uma radiografia do setor. Além das estimativas e previsões de vendas de máquinas, também retrata os desafios e oportunidades atuais, contribuindo para que as empresas possam realizar seus planejamentos. Por isso, fabricantes, dealers e construtoras, além do mercado financeiro e outros players, sempre aguardam com expectativa a divulgação desses dados.

  • Qual é o objetivo da nova ação de “parcerias”?

Essa ação busca atender às demandas do mercado por meio de parcerias com fornecedores de produtos e serviços, agregando valor aos associados. A primeira ação, com a Assiste, auxilia as empresas na gestão de custos e manutenção de frotas, por meio do sistema SISMA. Agora, estamos ampliando para fornecedoras de soluções em seguros de equipamentos e sistemas de monitoramento de máquinas e operadores. Ao se tornar parceira, a companhia tem a possibilidade de potencializar seus negócios pelo importante papel desempenhado pela entidade no setor.


Estudo de Mercado traz uma radiografia do setor,além das tendências e estimativas de vendas

  • Por que o setor deve se manter atento à evolução tecnológica?

A tecnologia trouxe uma revolução para o mercado de máquinas, proporcionando inúmeros benefícios, desde mais conforto para o operador, aumento da segurança, maior produtividade, eficiência energética, redução de custos e de paradas não programadas e ganhos de durabilidade e sustentabilidade. O mundo caminha a passos largos na direção de fontes sustentáveis e, nesse sentido, o setor de equipamentos passa por transformações que tendem a melhorar a operação das máquinas.

  • Agora em setembro, a Revista M&T completa 35 anos. Qual é o papel da publicação na alavancagem do setor?

Como principal veículo do setor, a Revista M&T tem sido responsável por apontar tendências de mercado, valorizar inovações e retratar a importância desse setor para a economia e a sociedade brasileira. Nos últimos 35 anos, a revista atravessou todos os ciclos do mercado de máquinas, relatando a história do segmento nesse período em suas diversas vertentes. Com reportagens técnicas e de mercado, evidencia as conquistas e os desafios superados, comprovando a trajetória de sucesso do mercado de máquinas e equipamentos no país.


Aos 35 anos, a Revista M&T comprova a trajetóriade sucesso do mercado de máquinas no país

  • Em que medida esse papel é imprescindível para o setor?

É uma leitura importante para todas as empresas e profissionais do setor. A quantidade de pessoas interessadas pela Revista M&T, tanto na versão impressa quanto na digital, não para de crescer. Isso é sinal de que estamos no caminho certo e somos reconhecidos por fabricantes, distribuidores, locadores e usuários como uma fonte fidedigna de informação, isenta, séria e responsável, que contribui para o engrandecimento e fortalecimento do setor de máquinas e equipamentos no Brasil e na América Latina.

Saiba mais:
Sobratema:
www.sobratema.org.br

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E