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Revista M&T - Ed.244 - Junho 2020
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Automatização

No limiar da autonomia

Na última década, o mercado vem acompanhando a introdução de diversos conceitos disruptivos na área de automatização, notadamente no segmento de caminhões pesados, mas também em equipamentos para construção, mineração, agricultura e operações portuárias
Por Marcelo Januário (Editor)

Acompanhe na linha do tempo alguns marcos desta autêntica viagem para a autonomia, desde protótipos ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento até modelos já comercializados em série, passando por exercícios de imaginação que apontam diretamente para o futuro do setor.

2013

793F – CATERPILLAR

Após anos de pesquisas, a Caterpillar coloca seus primeiros seis caminhões comerciais autônomos em operação. Encabeçados pelo modelo ‘793F’, de 227 toneladas de carga útil, os veículos utilizam tecnologias de comando do sistema MineStar, que auxiliam os operadores a bordo e permitem o funcionamento remoto na mineração

2014

FUTURE TRUCK 2025 – DAIMLER


Acompanhe na linha do tempo alguns marcos desta autêntica viagem para a autonomia, desde protótipos ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento até modelos já comercializados em série, passando por exercícios de imaginação que apontam diretamente para o futuro do setor.

2013

793F – CATERPILLAR

Após anos de pesquisas, a Caterpillar coloca seus primeiros seis caminhões comerciais autônomos em operação. Encabeçados pelo modelo ‘793F’, de 227 toneladas de carga útil, os veículos utilizam tecnologias de comando do sistema MineStar, que auxiliam os operadores a bordo e permitem o funcionamento remoto na mineração

2014

FUTURE TRUCK 2025 – DAIMLER

Com o ‘Mercedes-Benz Future Truck 2025’, a Daimler tornou-se uma das primeiras montadoras a testar um caminhão rodoviário operado por computador. No ano seguinte, a empresa revelou o ‘Freightliner Inspiration’, modelo equipado com radar frontal e câmera estereoscópica, que foi aperfeiçoado com sistemas de automação de Nível 4 da Torc.

WAVE – WALMART

A Walmart apresenta o ‘Wave’ (Walmart Advanced Vehicle Experience), um caminhão-conceito desenvolvido em parceria com a Peterbilt. Produzido em fibra de carbono, o veículo traz powetrain turbo-elétrico, podendo rodar com gás natural, biodiesel e outros combustíveis, enquanto as baterias são recarregadas com freios regenerativos e uso da turbina.

2015

EH5000-AC3 – HITACHI

A Hitachi Construction Machinery revela três caminhões basculantes OTR equipados com o Autonomous Haulage System. Com movimentos orientados por software, os veículos semiautônomos ‘EH5000-AC3’ são equipados com GPS e sensores que permitem a operação não-tripulada, que é realizada remotamente a partir de uma sala de controle.

2016

R1700K – CATERPILLAR

A carregadeira LHD (Load-Haul-Dump) semiautônoma ‘R1700K’ recebe um módulo de direção automática desenvolvido pela RCT, que permite aos operadores gerir a operação por controle remoto tanto da superfície como na mina. No ano seguinte, a Caterpillar testa dôzers D11T semiautônomos, além de apresentar perfuratrizes automatizadas.

HX1 – VOLVO CE

A Volvo CE apresenta o protótipo do hauler autônomo ‘HX1’, um transportador elétrico sem cabine que utiliza radares, sensores e computadores na operação. Com conceito modular bidirecional, a máquina escalonável possui sistema automatizado e pode ser configurada tanto no número de eixos quanto nas soluções de bateria e carregamento.

TRUCK FOR AUDI – AUDI

O projeto ‘Truck For Audi’ foi desenvolvido por dois designers do leste europeu para a fabricante Audi como um conceito de caminhão elétrico de condução autônoma. Com design futurista de linhas alongadas e suaves, o projeto foi apresentado em duas diferentes versões, uma delas incluindo cockpit externo para os condutores, equipados com capacetes.

ST14 – ATLAS COPCO

Com as dificuldades de utilizar câmeras no subsolo, a carregadeira LHD ST14 torna-se objeto de pesquisas da Atlas Copco para desenvolver um novo sistema com abordagem inovadora, na qual o carregamento robotizado modula o controle de admissão, gerenciando a relação força/velocidade entre a máquina e a pilha de material.

Z TRUCK – IVECO

A Iveco introduz o ‘Z Truck’, um projeto que busca antecipar a passagem para a energia verde e a condução semiautônoma no transporte. Movido a biometano, o veículo inclui Interface Homem-Máquina (IHM) e cabina reconfigurável, que pode ser adaptada de acordo com as atividades durante a operação ou para descanso do condutor no modo autônomo.

IAHV – KOMATSU

Produzindo sistemas de automação desde 2008, a Komatsu apresenta um novo veículo para mineração com operação não-tripulada. Exibido na MINExpo, o caminhão ‘IAHV’ (Innovative Autonomous Haulage Vehicle) é uma adaptação sem cabina dos modelos OTR 830E e 930E, com 2.700 cv de potência e tração nas quatro rodas.

2017

SEMI – TESLA

Batizado de ‘Semi’, o protótipo de semirreboque autônomo da Tesla é equipado com as mesmas tecnologias dos automóveis elétricos das linhas X e S da marca, podendo realizar a frenagem, aceleração e condução por conta própria. Com design futurista, o veículo também é capaz de integrar comboios, seguindo um veículo-líder automaticamente.

TH551I – SANDVIK

Após anos de experiências com LHDs automatizadas, a Sandvik apresenta o caminhão ‘TH551i’ pronto para a automação. O equipamento incorpora uma série de recursos tecnológicos, incluindo o sistema opcional AutoMine Trucking Onboard, que permite o transporte não tripulado com transferência automática entre os modos de trabalho.

EURO-X – MERCEDES-BENZ

Idealizado pela Muyeon Cho, o caminhão-conceito semiautônomo ‘Euro-X’ foi projetado como um passo intermediário para a autonomia total. Minimalista e sem janelas, o projeto traz design pontiagudo, para diminuir a resistência do ar, além de deslocar o assento para o centro da cabina e incluir uma área de descanso para o condutor.

ACV – CASE IH

A Case IH apresenta o ‘ACV’ (Autonomous Concept Vehicle), uma versão sem cabina do Magnum CVX/CVT com arrojado design futurista. Equipado com sensores, câmeras, radares e antenas, o trator-conceito inclui tecnologia ótica de detecção a laser e interface interativa, que permite o monitoramento a distância de operações pré-programadas.

ATL – BUILT ROBOTICS

Concebida por um ex-funcionário da Google, a miniescavadeira ‘ATL’ (Autonomous Track Loader) torna-se um dos primeiros equipamentos automatizados com o uso de softwares e sensores desenvolvidos pela Built Robotics. Resultado de retrofit, a máquina é operada por computador, sendo capaz de trabalhar por horas sem interrupção.

2018

VERA – VOLVO TRUCKS

O veículo autônomo ‘Vera’ foi desenvolvido pela Volvo Trucks para o transporte de mercadorias entre centros logísticos e terminais portuários. A solução é parte de um sistema interligado composto por vários veículos elétricos, permitindo fluxo contínuo e constante das operações. Em fase de testes, o equipamento deve começar a ser comercializado em breve.

F-VISION – FORD

Idealizado por engenheiros turcos da Ford, o caminhão-conceito ‘F-Vision’ é capaz de se comunicar com o ambiente por meio de um painel frontal interativo feito de material especial. O veículo elétrico e autônomo utiliza um sistema patenteado de engate, que permite que a cabina e o reboque se aproximem, criando uma estrutura integrada.

ZEUX – VOLVO CE

Desenvolvida pela Volvo CE em parceira com Lego Technic, a pá carregadeira autônoma ‘Zeux’ propõe-se a formatar o futuro das grandes máquinas de construção, trazendo características de inteligência artificial reforçadas por um braço de câmera ajustável montado na parte superior do equipamento, além do apoio externo de um drone cartográfico.

2019

T-POD – EINRIDE

A start-up sueca Einride utiliza um caminhão elétrico totalmente autônomo e sem cabina chamado ‘T-Pod’ para fazer entregas em instalações industriais. Autorizado a circular em ambientes fechados a 5 km/h, o modelo de 26 toneladas é controlado a distância e utiliza a plataforma Nvidia Drive para processar dados visuais em tempo real.

SY408 – SANY

Equipado com sistemas de condução automática e de gestão térmica, o caminhão-betoneira ‘SY408’ utiliza receptor e computador na cabina para realizar uma série de operações. Já patenteado, o equipamento elétrico possui sensores e radares que detectam a estrada à frente e enviam sinais ao processador, permitindo análise em tempo real e diagnóstico remoto.

AXL – SCANIA

Projetado para utilização em minas e estaleiros fechados, o basculante autônomo ‘AXL’ não possui cabina e traz motor de combustão movido a biocombustível. Com plataforma modular característica da Scania, o veículo-conceito recolhe dados do ambiente de trabalho a partir de sete câmeras, laser e radar, sendo dirigido e monitorado a distância.

GRUZOVIKUS – ART LEBEDEV

O projeto ‘Gruzovikus’ foi desenvolvido pelo estúdio russo Art Lebedev como um conceito de semirreboque elétrico e autônomo. Concebido para funcionar com inteligência artificial, o veículo possui sensores, câmeras e radares, além de uma tela aerodinâmica frontal para separar os fluxos de ar em sentido contrário, aumentando a estabilidade do conjunto.

GRIDCON – JOHN DEERE

Após desenvolver protótipos cabeados no projeto ‘GridCON’, a John Deere leva à Agritechnica um trator autônomo sem cabina equipado com unidade de acionamento elétrico a bateria e implemento integrado. Com versões de rodas ou esteira, o trator-conceito tem potência total de 500 kW e lastro flexível de 5 a 15 toneladas.

2020

X-TRACTOR – KUBOTA

Para comemorar 130 anos de atividade, a Kubota exibe no Japão seu conceito de trator autônomo. Com design futurista, o protótipo do ‘X-Tractor’ é equipado com recursos de inteligência artificial e tecnologia de eletrificação com baterias fotovoltaicas e de íon-lítio, sendo capaz de alterar a própria forma para ajustar a altura de trabalho.

SEISMIC – DYNAPAC

A Dynapac atualiza o programa Road to Autonomy, cujo primeiro produto foi o rolo ‘Seismic’, que trouxe avanços como ajuste automático da frequência de vibração. Na ConExpo 2020, a empresa exibe uma nova versão da máquina equipada com funções automáticas de direção e velocidade, além de tecnologias de posicionamento da Trimble.

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