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Revista M&T - Ed.70 - Abr/Mai 2002
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Motor e arrefecimento na traseira facilitam manutenção

O desempenho da pá-carregadeira 521 D, da Case, vem surpreendendo positivamente um de seus primeiros usuários no Brasil. Gilson Teixeira Pires, diretor da Gandolphi Pires, de Campinas, que atua na área de terraplanagem e possui mais sete máquinas Case, confessa que ficou desconfiado pelo fato da 521D vir equipada com motor de quatro cilindros, que poderia prejudicar o rendimento. Depois do uso, porém, ele reconhece que seu temor não tinha fundamento. Segundo ele, as vantagens conseguidas com inovações como a transmissão automática e o controle de tração superaram sua expectativa.
Hoje, o ciclo de carregamento conseguido por ele é bem mais rápido do que o alcançado com as máquinas antigas. Além das vantagens apresentadas, ele calcula em 35%a diminuição no consumo de combustível da nova pá carregadeira da Case. Os operadores, segundo Pires, também estão muito satisfeitos.
Os controles são mais macios e de fácil manuseio, mas o que tem sido mais comentado por ele é o barulho, ou melhor, a ausência dele. O silêncio traz mais conforto para quem está operando e para aqueles que se encontram em volta da máquina. Em relação à manutenção, Gilson Pires comemora o fato de não mais ser necessário que se deite sob a máquina para realizar uma simples troca de filtro de óleo. Igualmente importantes, o posicionamento do motor, na traseira da máquina, facilita a checagem diária e qualquer trabalho de reparo, e o sistema de arrefecimento, instalado atrás da cabina, mantém todos os radiadores em um só local este sistema tem a opção de reversão da hélice, o que possibilita a limpeza dos radiadores sem a necessidade de parada do equipamento.

Scania adota eixo cardan que dispensa manutenção

Os novos eixos de transmissão (tipo cardan), que passaram a equipar os caminhões


O desempenho da pá-carregadeira 521 D, da Case, vem surpreendendo positivamente um de seus primeiros usuários no Brasil. Gilson Teixeira Pires, diretor da Gandolphi Pires, de Campinas, que atua na área de terraplanagem e possui mais sete máquinas Case, confessa que ficou desconfiado pelo fato da 521D vir equipada com motor de quatro cilindros, que poderia prejudicar o rendimento. Depois do uso, porém, ele reconhece que seu temor não tinha fundamento. Segundo ele, as vantagens conseguidas com inovações como a transmissão automática e o controle de tração superaram sua expectativa.
Hoje, o ciclo de carregamento conseguido por ele é bem mais rápido do que o alcançado com as máquinas antigas. Além das vantagens apresentadas, ele calcula em 35%a diminuição no consumo de combustível da nova pá carregadeira da Case. Os operadores, segundo Pires, também estão muito satisfeitos.
Os controles são mais macios e de fácil manuseio, mas o que tem sido mais comentado por ele é o barulho, ou melhor, a ausência dele. O silêncio traz mais conforto para quem está operando e para aqueles que se encontram em volta da máquina. Em relação à manutenção, Gilson Pires comemora o fato de não mais ser necessário que se deite sob a máquina para realizar uma simples troca de filtro de óleo. Igualmente importantes, o posicionamento do motor, na traseira da máquina, facilita a checagem diária e qualquer trabalho de reparo, e o sistema de arrefecimento, instalado atrás da cabina, mantém todos os radiadores em um só local este sistema tem a opção de reversão da hélice, o que possibilita a limpeza dos radiadores sem a necessidade de parada do equipamento.

Scania adota eixo cardan que dispensa manutenção

Os novos eixos de transmissão (tipo cardan), que passaram a equipar os caminhões Scania a partir deste ano, dispensam a necessidade de aplicação periódica de graxa. O projeto, desenvolvido pela própria montadora na Europa, é pioneiro para caminhões e ônibus pesados na América Latina. "Sem a necessidade de engraxamento dos eixos de transmissão, o tempo de paradas para manutenção é reduzido, o que é parte do objetivo da Scania de aumentar ao máximo a disponibilidade operacional dos veículos", afirma José Henrique Senna, gerente de Marketing de Produto da Scania para a América Latina.
O eixo, agora selado, não permite vazamentos ou entrada de impurezas, preservando totalmente a graxa necessária para a sua lubrificação. Os eixos de transmissão livres de manutenção podem ser montados, como reposição, em veículos Scania da Série 4 produzidos antes de janeiro deste ano. A aplicação regular de graxa continua sendo necessária em outros pontos do veículo, como no feixe de molas e no braço de direção. Nos caminhões com tração 6x4, destinados a tarefas mais severas, um único eixo de transmissão ainda permanece com a necessidade de reposição periódica da graxa. Esse eixo, que faz parte do conjunto de tração conhecido como "bogie", recebe um esforço maior durante a operação.

Novo software para manutenção com acesso via Internet

A MRO Software acaba de lançar a versão 5.1 do Máximo, software para gerenciamento da manutenção de ativos que, entre outras inovações, vem com suporte ampliado para banco de dados Oracle e Microsoft e capacidades de integração aperfeiçoadas para soluções corporativas. O programa foi totalmente desenvolvido em uma arquitetura baseada em Internet reduzindo custos totais de propriedade e acelerando o tempo de implementação. Além disso, é possível acessara solução por qualquer dispositivo que tenha um Web browser, inclusive aqueles com acesso wireless. Entre os usuários do Máximo estão o Grupo Votorantim, Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), Repsol-YPF, Infraero, Volkswagen de México e Cargill.

Diferencial com transferência de torque automática

O diferencial TXT, fabricado pela Dana, dispensa a interferência do motorista na transferência do torque do eixo de transmissão para os outros eixos do veículo. O sistema também funciona no caso de patinação das rodas de veículos com tração dianteira em uma pista escorregadia, quando identifica a perda de tração e transfere automaticamente o torque para o eixo traseiro. O engate ocorre de maneira progressiva e proporcional à diferença de velocidade entre os eixos, deforma suave e imperceptível. Outra vantagem é que o TXT é instalado dentro do eixo e gira na mesma velocidade das rodas, eliminando as vibrações comuns a outros diferenciais que são acoplados em linha.

Selante de pneus reduz tempo de parada de caminhões

Em uma operação ininterrupta de 24 horas por dia, que envolve a movimentação de 10 milhões de toneladas/ano, como prestadora de serviço junto à Bunge Fertilizantes, em Araxá (MG), a VMS Engenharia e Equipamentos conseguiram reduzir em cerca de80% o tempo de parada, em razão de problemas com pneus, de sua frota de 47 caminhões Volvo 6x4.
Segundo Roberto Galinari da Costa Faria, engenheiro gerente da VMS em Araxá, esse ganho foi obtido com a utilização do Selante Pneumaseal, da Pneuparts, um produto em forma de gel, que aplicado na área interna dos pneus em câmara, proporciona proteção contra vazamentos de ar por furos, vazamentos do talão e por porosidade, sendo eficiente em casos de perfurações de até V4" na banda de rodagem. "Houve realmente um ganho dessa ordem em termos de disponibilidade, desconsiderando as paradas devido a acidentes com pedras que estouram a carcaça e o produto não consegue vedar devido ao tamanho do corte".
Em termos de custos. Costa Faria também contabiliza uma economia de 20% na comparação do Kit Pneumaseal com a câmara e protetor e vantagens adicionais, como a manutenção da pressão interna dos pneus e o menor aquecimento das carcaças. "Com o pneu operando a uma temperatura menor, a carcaça fica mais preservado, possibilitando um número maior de recapagens". O que é um selante de pneus é um produto a base de etileno-glicol com fibras naturais e artificiais, Componentes adesivos, inibidores de corrosão e outros sólidos, aplicado com bomba manual, através do suporte da válvula (bico), que recobre totalmente a superfície interna do pneu criando uma barreira protetora. Sua ação é basicamente física, pois quando ocorre qualquer perda de pressão, o próprio ar que escapa carreará o selante provocando o entupimento do local onde o problema ocorre. Por sua constituição química, ele também atua como lubrificante e agente de arrefecimento para os pneus. Kits completos, como os que estão sendo utilizados pela VMS, eliminam câmara e protetor em pneus radiais e convencionais, sem a substituição de rodas e pneus.

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