P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.227 - Setembro 2018
Voltar
Centrais de Concreto

Mistura mais eficiente

Entenda as características e diferenças entre centrais dosadoras e misturadoras, um passo indispensável para um correto dimensionamento do equipamento a ser adotado
Por Santelmo Camilo

O concreto processado em centrais possibilita a racionalização do processo construtivo e o controle de custos em cada metro cúbico lançado na obra. Nesse sentido, dois conceitos diferentes de centrais de concreto dão a tônica na produção, conforme o volume necessário. O primeiro é a central dosadora, que faz apenas a dosagem e lança o concreto no caminhão betoneira para ser misturado.

Trata-se de um tipo de equipamento muito utilizado no Brasil, nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina, mas que gera um maior consumo de óleo diesel no caminhão que, além de fazer o transporte, precisa ficar com o tambor em giro constante para misturar o concreto.

O outro conceito é a central misturadora, usada com mais frequência na Europa. Nesse caso, trata-se de uma solução apropriada para fazer toda a mistura do concreto e lançá-la no balão do caminhão apenas para ser transportado. Nesse caso, o caminhão betoneira é poupado, pois realiza apenas uma função de transporte, embora nessa modalidade o consumo de energia elétrica seja maior, de modo a manter


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.