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Revista M&T - Ed.25 - Set/Out 1994
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CERTIFICAÇÃO

Metodologia de certificação 

Durante nossa vida profissional, temos recebido, com frequência, consultas de colegas de outros estados, pedindo indicação de “empresas boas” para a execução de determinados serviços de manutenção. A dificuldade daqueles que trabalham em outros estados, notadamente os com menor infraestrutura de serviços, levou a Sobratema a buscar um meio mais eficiente de facilitar essa consulta, com rapidez e confiabilidade.
Os estudos sobre o assunto foram iniciados em 1993, contando com a participação de especialistas em manutenção, qualidade e processo, evoluindo até a forma atual de levantamento, avaliação e certificação, dentro do Programa de Certificação de Fornecedores de Serviços.
Objetivo
Esse trabalho visa formar um cadastro nacional de empresas prestadoras de todos os serviços relacionados com a manutenção, que atendam a um conjunto de requisitos mínimos de qualidade. Esse cadastro será publicado periodicamente, e permanecerá à disposição dos profissionais que necessitarem de informações a respeito, através de consulta à Sobratema.
Farão parte desse cadastro apenas as empresas aprovadas pelo Programa, que se constituirá um referencial de qualidade de serviços.
Como se cadastrar
A abertura do processo de cadastramento é bastante simples: basta entrar em contato com a Sobratema, informando seu interesse, que lhe será enviado um roteiro composto por uma relação mínima de documentos e um questionário. O questionário se destina a coletar informações gerais sobre a empresa e sobre sua postura na abordagem da qualidade, programas de treinamento, segurança etc. e aspectos específicos sobre a prestação dos serviços a que ela se diz capacitada, abrangendo equipamentos, controle dimensional, cuidados com ferramenta e aparelhos de medição etc.
A documentação se destina a comprovar e complementar as informações do questionário e se


Durante nossa vida profissional, temos recebido, com frequência, consultas de colegas de outros estados, pedindo indicação de “empresas boas” para a execução de determinados serviços de manutenção. A dificuldade daqueles que trabalham em outros estados, notadamente os com menor infraestrutura de serviços, levou a Sobratema a buscar um meio mais eficiente de facilitar essa consulta, com rapidez e confiabilidade.
Os estudos sobre o assunto foram iniciados em 1993, contando com a participação de especialistas em manutenção, qualidade e processo, evoluindo até a forma atual de levantamento, avaliação e certificação, dentro do Programa de Certificação de Fornecedores de Serviços.
Objetivo
Esse trabalho visa formar um cadastro nacional de empresas prestadoras de todos os serviços relacionados com a manutenção, que atendam a um conjunto de requisitos mínimos de qualidade. Esse cadastro será publicado periodicamente, e permanecerá à disposição dos profissionais que necessitarem de informações a respeito, através de consulta à Sobratema.
Farão parte desse cadastro apenas as empresas aprovadas pelo Programa, que se constituirá um referencial de qualidade de serviços.
Como se cadastrar
A abertura do processo de cadastramento é bastante simples: basta entrar em contato com a Sobratema, informando seu interesse, que lhe será enviado um roteiro composto por uma relação mínima de documentos e um questionário. O questionário se destina a coletar informações gerais sobre a empresa e sobre sua postura na abordagem da qualidade, programas de treinamento, segurança etc. e aspectos específicos sobre a prestação dos serviços a que ela se diz capacitada, abrangendo equipamentos, controle dimensional, cuidados com ferramenta e aparelhos de medição etc.
A documentação se destina a comprovar e complementar as informações do questionário e será composta por documentos institucionais da empresa e outros referentes aos equipamentos existentes, qualificação da mão-de- obra, serviços subcontratados, pós-venda etc.
Além desses, a empresa solicitante poderá anexar ao processo toda a documentação que considere importante para esclarecer detalhes, facilitar a análise ou enfocar aspectos que, porventura, não tenham sido suficientemente destacados. O questionário preenchido e toda a documentação deverão ser enviados de volta à Sobratema, para análise e avaliação.
Análise e avaliação das informações
A Sobratema analisará o material enviado, verificando se a empresa atende aos requisitos mínimos para o início do processo de certificação. Caso a Sobratema considere que a empresa se enquadra nesse perfil, entrará em contato com ela, solicitando informações complementares ou marcando a data da visita.
A visita será feita por profissionais experientes, que estudarão as informações enviadas pela empresa, e terá por objetivo verificá-la e registrar as não- conformidades. Caso estes verifiquem que a empresa não atende aos requisitos mínimos, o processo será paralisado temporariamente, e a empresa, informa sobre os pontos em que a avaliação não foi satisfatória.
Caso a empresa deseje tomar providências para reverter esse quadro, poderá encaminhar informações à Sobratema, devidamente documentadas, e solicitar nova avaliação.
Avaliação final
Uma vez efetuada a nossa visita, a equipe da Sobratema preparará um relatório que fará parte do processo, completando a avaliação da empresa. As empresas aprovadas receberão o Certificação e passarão a fazer parte do cadastro. As que não atenderem os requisitos mínimos, serão informadas sobre as razões da não certificação, podendo voltar a solicitá-la, após a solução, desses problemas.

Norwil Veloso e Sandy Padilha

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