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Revista M&T - Ed.68 - Dez/Jan 2002
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Equipamento I

Máquinas super-dimensionadas

FiatAIlis aposta em carregadeiras e tratores robustos e de maior capacidade para atender características de trabalho no Brasil e em toda América Latina

Dentro do processo amplo de renovação de sua frota de equipamentos, e da sinergia obtida a partir da constituição da holding CNH, a FiatAIlis não deixou de lado a sua linha tradicional de tratores de esteiras e pás carregadeiras. Complementarmente ao lançamento da linha FX de escavadeiras hidráulicas e da nova série de retroescavadeiras série FB.3, passou a disponibilizar ao mercado as novas pás carregadeiras FW e os tratores de esteiras FD.

Ambas as linhas atendem a um conceito de projeto aparentemente paradoxal: são superdimensionadas. "Isso nos torna mais eficientes e produtivos para operar dentro das condições brasileiras e latinoamericanas. É assim que enfrentamos o mercado, oferecendo mais do que os outros", explica o diretor comercial Gino Cucchiari.

Pás-carregadeiras FW

As novas pás carregadeiras FW 140, 160


Dentro do processo amplo de renovação de sua frota de equipamentos, e da sinergia obtida a partir da constituição da holding CNH, a FiatAIlis não deixou de lado a sua linha tradicional de tratores de esteiras e pás carregadeiras. Complementarmente ao lançamento da linha FX de escavadeiras hidráulicas e da nova série de retroescavadeiras série FB.3, passou a disponibilizar ao mercado as novas pás carregadeiras FW e os tratores de esteiras FD.

Ambas as linhas atendem a um conceito de projeto aparentemente paradoxal: são superdimensionadas. "Isso nos torna mais eficientes e produtivos para operar dentro das condições brasileiras e latinoamericanas. É assim que enfrentamos o mercado, oferecendo mais do que os outros", explica o diretor comercial Gino Cucchiari.

Pás-carregadeiras FW

As novas pás carregadeiras FW 140, 160 e 200 chegaram ao mercado no segundo semestre do ano passado com esse espírito. A FiatAIlis, dadas as condições de uso desse equipamento no país, partiu para uma linha de máquinas mais robustas, com chassi de grande resistência e exclusivo cinematismo do equipamento frontal com duplo Z para toda a linha, garantindo rigidez ao conjunto e maior visibilidade da área de trabalho.

O primeiro reflexo dessa estrutura reforçada é o tamanho das caçambas que mantém-se como as maiores do mercado. O modelo FW 140, por exemplo, suporta agora 2,75 jardas cúbicas, contra os 2,5 da FR 120 até então a maior.

A transmissão agora é powershift automática e ocorreram mudanças também na parte hidráulica, que conta com bomba de fluxo variável sensível à carga (load sensing). "Conforme o esforço feito pela máquina, ela varia de pressão e vazão automaticamente, gerando respostas mais rápidas e precisas sem intervenção do operador", afirma Fernando Fonseca, supervisor de marketing da FiatAIlis.

Com os novos modelos, existe também a opção Ride Control, um sistema de compensações hidráulicas que controla a oscilação da caçamba carregada quando a máquina está em movimento.

Ocorreram também alterações significativas na cabine, no painel e nos controles. O assento anatômico multiregulável estão presente em toda a série e os comandos da transmissão, levantamento de braço e basculamento da caçamba foram concentrados em uma única alavanca à direita do operador para melhor manuseio. Além disso, todos os modelos com cabine fechada sairão de fábrica climatizadas (ar-condicionado e calefação).

O capô agora é basculante rebaixado, permitindo melhor visibilidade e mais facilidade na inspeção diária de todos os pontos de manutenção, que pode ser feita a feita a nível do chão. As características mais aceitas da série FR foram mantidas nos modelos FW. O motor Cummins estará presente em toda a série, desta vez com potências superiores.

O ângulo de articulação dos equipamentos também permanece em 45 graus, garantindo maior raio de giro e facilitando o trabalho das novas pás em pequenos espaços para manobra.

Tratores de esteira FD

Mesmo liderando o segmento de tratores de esteira há 30 anos, a FiatAIlis renovou a linha com dois novos modelos (família FD). Eles vêm com algumas novidades. Uma delas é a mudança de transmissão mecânica para powershift, que permite ao operador realizar mudanças de marcha com o trator em movimento. Esse sistema está disponível nas versões Direct Drive (DD) e Torque Converter (TC).

A primeira destina-se a aplicações agrícolas, onde a operação necessita que todo o torque do motor vá direto para a transmissão e rodas motrizes, garantindo trabalhos uniformes e constantes. A opção TC, por outro lado, é indicada para terraplenagem. Trata se de um acoplamento hidráulico que multiplica o torque e gera maior força para corte e transporte de material, mantendo o nivelamento e a qualidade do serviço.

"Fora disso, quando o trator está cortando e encontra obstáculos, a transmissão não sofre impactos diretos devido a esse acoplamento entre transmissão e motor", diz Adriano Lana. Os modelos TC saem de fábrica com chassi de roletes longo (longtrack), permitindo maior tração, flutuação e estabilidade ao equipamento.

Outro componente que passou por avaliações foi o comando de direção. As alavancas que antes ficavam no painel agora estão no console lateral, para maior conforto e precisão na operação. Além disso, comando direcional e sistema de frenagem, antes feitos por cintas envolventes, foram modificados para multidiscos em banhos de óleo. O motor do FD 11 0 e New Holland, com 100 HP de potência e curva de torque mais adequada as condições agrícolas. No FD 130 Cummins, com 120 HP. A lâmina continua sendo a maior do mercado. No FD 110. a capacidade é de 2m³, enquanto no 130 sobe para 2,6 m³. A novidade fica por conta dos controles hidráulicos de angulação e inclinação, que passam a ser feitos por uma única alavanca.

O sistema de oscilação das esteiras "Pivot Shaft" é um dos diferenciais dos novos FD. O chassi dos roletes é pivotado em um ponto onde todos os impactos provenientes das esteiras são descarregados fora da roda motriz, reduzindo possíveis danos ao conjunto de transmissão e redução final.

A cabine ganhou assento anatômico multiregulável e um painel de instrumentos mais completo. O FD, na opção cabine fechada, já sai de fábrica com ar-condicionado e aquecedor.

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