P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.65 - Jun/Jul 2001
Voltar
Teste de campo I

Liebherr comprova vantagens do sistema hidrostático

Carregadeiras da nova geração apresentaram economia de 25% no consumo de combustível em relação a outros modelos similares

Controles simplificados e mais conforto para o operador

A Liebherr submeteu a sua nova geração de pás-carregadeiras a um intensivo programa de testes. O objetivo foi o de comprovar as vantagens do seu know how em sistemas hidrostáticos aplicado em carregadeiras sobre pneus, principal particularidade de um projeto amplo desenvolvido para garantir um grau máximo em economia e rentabilidade para o usuário. Foram submetidos aos testes os modelos L544, L554, L564 e L574 (similar ao modelo L580, que está sendo fabricado no Brasil), com caçambas de 3 a 4,5 m3.

Um dos testes a que foram submetidas as pás-carregadeiras foi o chamado "Teste Padrão Liebherr”. Este teste determina o número de ciclos a serem realizados com cinco (5) litros de combustível (reservatório sep


Controles simplificados e mais conforto para o operador

A Liebherr submeteu a sua nova geração de pás-carregadeiras a um intensivo programa de testes. O objetivo foi o de comprovar as vantagens do seu know how em sistemas hidrostáticos aplicado em carregadeiras sobre pneus, principal particularidade de um projeto amplo desenvolvido para garantir um grau máximo em economia e rentabilidade para o usuário. Foram submetidos aos testes os modelos L544, L554, L564 e L574 (similar ao modelo L580, que está sendo fabricado no Brasil), com caçambas de 3 a 4,5 m3.

Um dos testes a que foram submetidas as pás-carregadeiras foi o chamado "Teste Padrão Liebherr”. Este teste determina o número de ciclos a serem realizados com cinco (5) litros de combustível (reservatório separado, graduado e transparente). Ele considera que em um determinado ponto “A” um monte de material desagregado deve ser carregado e transportado até um ponto "B" a uma distância de 20 metros, sendo a altura de descarga de 2,5 metros.

O material a ser transportado possui um peso específico de 1,80 t/m3. O ciclo médio considerado é de 35 segundos (para efeito de teste e padronização) e o trabalho é desenvolvido de forma contínua com 5 litros de combustível, contido num reservatório externo (transparente e graduado). O trabalho é realizado até terminar totalmente o combustível.

Os valores obtidos no teste foram os seguintes:

Conclusões:

Segundo Sérgio Sassaki, do departamento de engenharia e pós-venda da Liebherr Brasil, os testes revelam uma economia de 25% no consumo de combustível em relação a outros modelos similares - cerca de 4 a 6 litros de diesel por hora. Para tanto, diz ele, foi decisivo o novo e econômico motor Turbodiesel Liebherr, a otimização do sistema hidrostático de translação, o sistema de freios inch, que combina a frenagem hidrostática de serviço com o freio de lamelas, o emprego de bombas "load-sensing" para a hidráulica de serviço e direção, o sistema da direção de emergência, bem como um novo sistema de resfriamento energeticamente otimizado.

Outra vantagem adicional que pôde ser verificada nos testes de fábrica. A tecnologia motriz hidrostática finamente dosada mantém o desgaste de pneus extremamente baixo. Os freios de translação de lamelas imersas são praticamente isentos de desgaste, pois operacionalmente é acionado em primeiro lugar o freio hidrostático. Isto contribui para a redução contínua dos custos operacionais.

A Liebherr também aposta na cabina pressurizada e sua disposição no carro posterior, para oferecer ao operador maior conforto, protegendo-o contra poeira e calor. Nas carregadeiras de grande porte Liebherr, o ar condicionado faz parte do equipamento de série. De série é também o sistema amortecedor de oscilações para a translação. Isto proporciona grande alívio ao operador especialmente em solos não compactados. O nível de ruído para o operador e para o meio ambiente é extremamente baixo face a reduzida rotação do motor diesel. Além disso, foi integrado o mais moderno "know-how" da indústria de veículos utilitários, para obter excelente abafamento de ruídos da máquina.

Na nova geração de carregadeiras, o motor diesel, o sistema hidráulico de trabalho, o sistema hidráulico da direção e a transmissão utilizam o mesmo tipo de lubrificante (o óleo 15W40), assim como a caixa das bombas e os cubos das rodas (utilizam o óleo 90W). Esta padronização é outra novidade que simplifica e facilita o estoque de lubrificantes.

Dados operacionais das carregadeiras sobre pneus Liebherr:

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E