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Revista M&T - Ed.129 - Outubro 2009
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Fenatran

Feira reflete o otimismo do mercado

Fabricantes apresentam lançamentos para o setor de transporte

Para um setor que iniciou o ano com o pé no freio, a indústria de caminhões não tem o que reclamar de 2009. O melhor termômetro para o otimismo do mercado foi a Fenatran 2009 (17º Salão Internacional do Transporte), realizada em São Paulo, no fim de outubro. Em um cenário marcado pelo aumento nos estoques e a queda nas vendas, os fabricantes registraram a rápida retomada dos negócios, em grande parte devido aos investimentos do governo em infra-estrutura e em linhas de crédito para o consumidor.

Exemplo disso é a Scania, que mesmo no auge da crise registrava um aumento nas vendas de 23% em comparação ao ano anterior, totalizando mais de 8.000 unidades comercializadas. “Além disso, a Mercedes-Benz recontratou 800 funcionários e abriu novas vagas de trabalho, enquanto a Iveco ampliou a capacidade de sua fábrica de Sete Lagoas (MG) de 6 mil para 20 mil caminhões/ano”, completa Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que compareceu à abertura da feira.

Nesse ritmo, a indústria de implementos também planeja encerrar o ano com o


Para um setor que iniciou o ano com o pé no freio, a indústria de caminhões não tem o que reclamar de 2009. O melhor termômetro para o otimismo do mercado foi a Fenatran 2009 (17º Salão Internacional do Transporte), realizada em São Paulo, no fim de outubro. Em um cenário marcado pelo aumento nos estoques e a queda nas vendas, os fabricantes registraram a rápida retomada dos negócios, em grande parte devido aos investimentos do governo em infra-estrutura e em linhas de crédito para o consumidor.

Exemplo disso é a Scania, que mesmo no auge da crise registrava um aumento nas vendas de 23% em comparação ao ano anterior, totalizando mais de 8.000 unidades comercializadas. “Além disso, a Mercedes-Benz recontratou 800 funcionários e abriu novas vagas de trabalho, enquanto a Iveco ampliou a capacidade de sua fábrica de Sete Lagoas (MG) de 6 mil para 20 mil caminhões/ano”, completa Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que compareceu à abertura da feira.

Nesse ritmo, a indústria de implementos também planeja encerrar o ano com o ritmo dos negócios em um patamar próximo ao de 2008, quando bateu seu recorde histórico de vendas. O maior crescimento em vendas, entretanto, deverá ser registrado a partir de 2010, conforme projeta a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Para atender às necessidades do setor, os fabricantes compareceram à feira com lançamentos voltados à maior eficiência e produtividade no transporte. O setor de transporte rodoviário, principal cliente da indústria de caminhões, foi brindado com a maior parte das novidades apresentadas, mas os visitantes também puderam constatar muitos lançamentos destinados às aplicações fora-de-estrada. Veja, a seguir, algumas delas:

MAN produzirá caminhões extrapesados no Brasil
A montadora alemã escolheu a Fenatran para reforçar sua presença no Brasil, onde opera com a linha Volkswagen Caminhões e Ônibus, cujas operações mundiais foram adquiridas pela empresa em 2008. Com isso, a MAN Latin America herda o legado da fabricante que já atuava no Brasil e se prepara para produzir seus próprios modelos na fábrica de Resende (RJ). “Em 2010, começaremos a montar nossos modelos de maior porte no País, destinados ao setor de transporte rodoviário, e a partir de 2012 lançaremos os caminhões para aplicações fora-de-estrada”, adianta Edmir Vieira Camargo, consultor de vendas e marketing da MAN.

Mesmo assim, a montadora já lançou alguns modelos extrapesados de sua linha, que monopolizaram as atenções no estande da empresa: os cavalos mecânicos TGS 26.480 6x4, TGS 28.480 6x2, TGX 33.540 6x4 e o caminhão TGS 41.480 8x4. As linhas TGS e TGX serão as primeiras produzidas no Brasil, com o foco voltado ao atendimento de toda a América Latina. A família TGS conta com modelos de 18 t a 41 t de Peso Bruto Total (PBT) e também encontra aplicação em construção civil, operando como guindastes e autobetoneiras. Além disso, eles também são indicados para os mercados sucroalcooleiro, madeireiro e de transporte. A linha TGX, por sua vez, foi projetada para o transporte pesado em longas distâncias, contando com três configurações de cabines para seus veículos. A MAN também confirmou a parceria com MWM International no fornecimento dos motores diesel que irão equipar sua futura linha de caminhões.

www.vwcaminhoeseonibus.com.br

Júlio Simões adquire primeiro lote de caminhões MAN
Maior empresa do setor de logística e transporte rodoviário do Brasil, segundo o ranking das 500 Maiores e Melhores da revista Exame, a Júlio Simões Logística anunciou a compra de 42 caminhões da MAN Latin America que serão produzidos no Brasil. O primeiro lote dos veículos será entregue em 2011 e a aquisição inclui o modelo TGX 33/540, com capacidade para 40 t. De acordo com a transportadora, os veículos serão usados em operações nas áreas de mineração, sucroalcooleira e de papel e celulose.

O presidente do grupo Júlio Simões, Fernando Simões, justificou a decisão de antecipar a compra pelo fato de a empresa ser um dos maiores compradores de veículos extrapesados do Brasil. “Sempre fomos parceiros da Volkswagen Caminhões, cuja capacidade de inovação nos motivou a nunca investirmos em modelos importados. Com a chegada da MAN, entretanto, a situação muda, pois a qualidade de seus caminhões é reconhecida internacionalmente e ela já ingressa no Brasil por meio de uma marca forte e consolidada no mercado.” Operando com 2,6 mil caminhões próprios, entre cavalos mecânicos e carrocerias, o grupo mantém uma política de renovação da frota a cada 2,5 anos de uso. Apenas em 2009, os investimentos da transportadora em novos modelos totalizaram R$ 280 milhões.

www.juliosimoes.com.br

Shell lança diesel capaz de limpar o motor
O novo óleo diesel, batizado de Shell Fórmula Diesel, foi apresentado pela empresa como um combustível que agrega a capacidade extra de limpeza do motor. Destinado a veículos pesados como ônibus e caminhões, a fórmula foi testada em laboratórios da fabricante e em parceria com uma empresa de transporte. De acordo com a Shell, o novo combustível, lançado na Fenatran 2009, tem componentes que previnem a formação de depósitos nos bicos injetores, o que ajuda a reduzir o consumo de diesel. O produto já está disponível para venda nos postos autorizados e foi desenvolvido principalmente para uso em motores eletrônicos.

Segundo a Shell, as mudanças na formulação atendem os níveis cada vez mais rigorosos de controle de emissão de CO². Para a empresa, tais exigências evoluem de acordo com a modernização da frota brasileira de veículos pesados e a substituição dos motores mecânicos pelos eletrônicos. “A evolução reduziu os índices de tolerância de folgas no interior do motor e a limpeza interna passou a ter maior influência no desempenho do veículo”, explica o engenheiro de combustíveis da Shell, Gilberto Pose. Ele afirma que a nova fórmula oferece economia de até 3% no consumo de combustível, com a consequente redução nos níveis de emissão.

www.shell.com.br

Ford destaca modelos com tomada de força traseira
Para facilitar as implementações especiais nos caminhões Cargo, como a instalação de betoneira e compactador de lixo, a empresa apresentou três modelos da linha com opção de tomada de força traseira. Segundo a Ford, a iniciativa atende à solicitação de clientes e se estende aos pesados Cargo 2628e 6x4 e Cargo 2622e 6x4, além do modelo Cargo 1722e, de porte médio. “A tomada de força traseira é um diferencial importante porque torna mais simples e rápida a instalação de implementos para aplicações de transporte de concreto e coleta urbana de lixo, dois segmentos que apresentam uma demanda crescente no mercado”, diz Pedro de Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões.

O modelo 2628e 6x4 é apontado pela fabricante como líder no segmento de pesados na faixa de 24 t a 31 t e encontra larga aplicação como caminhão basculante ou betoneira, serviços que também podem ser executados pelo 2622e 6x4, que apresenta um peso bruto total (PBT) técnico de 26,2 t. O modelo médio 1722e, por sua vez, é apontado pela montadora como ideal para operações de coleta e compactação de resíduos.

www.fordcaminhoes.com.br

Goodyear amplia linha de pneus fora-de-estrada
O G677OTR é o novo modelo da série de pneus fora-de-estrada 600, da Goodyear, que será comercializado no mercado a partir de janeiro de 2010. O modelo foi projetado para veículos que operam em mineração, obras de infra-estrutura e usinas sucroalcooleiras, contando com uma banda de rodagem construída com compostos de borracha que conferem alta resistência ao arrancamento e picotamento. De acordo com a empresa, trata-se de um pneu de tração robusto, cujo desenho proporciona alta capacidade de frenagem, tanto em pisos secos quanto em úmidos. Ele é produzido com a tecnologia High Elongation Wire, que melhora a construção da carcaça e aumenta a vida útil do pneu, bem como o número de reformas (construção premium com 4 cintas).

www.goodyear.com.br

Bosch destaca linha undertruck recém-adquirida
A Bosch também participou da Fenatran por meio da divisão Automotive Aftermarket, com destaque para os equipamentos destinados ao alinhamento de direção, balanceamento de rodas, montagem e desmontagem de pneus. Indicada para grandes frotistas, oficinas mecânicas, balanceadores e reparadores de pneus, a linha undertruck foi incorporada pela empresa com a aquisição da Hofmann, especializada nesse tipo de solução.

Dois equipamentos monopolizaram as atenções no estande da Bosch. Um deles foi o Powerligner, indicado para a correção de eixos a frio e recém-lançado no mercado, com capacidade para atender toda a frota nacional de veículos pesados. O segundo foi o alinhador computadorizado Truckligner DSP-PRO, apresentado como o único de sua categoria para a linha pesada e com aplicação até mesmo na linha de montagem dos fabricantes de caminhões. Equipado com quatro sensores, ele é modular e permite a atualização posterior para seis sensores, oferecendo ainda o recurso de conexão via wireless (sem fio) para acompanhamento dos dados.

www.bosch.com.br

Hyva investe em basculamento versátil
A Hyva do Brasil aproveitou o evento para lançar no mercado as famílias UMB e UME de cilindros hidráulicos telecópicos, bem como os kits hidráulicos com cilindro frontal e os de baixa pressão, ambos para a linha leve. Entre os diferenciais, os novos cilindros proporcionam maior espaço livre entre a cabine do caminhão e a caçamba, permitindo a instalação de outros equipamentos, como um guindaste.

Eles também possibilitam o basculamento em três diferentes direções (traseiro, para a direita e para a esquerda), o que confere maior versatilidade e opções de aplicação. “Nos mercados onde mais se realizam obras de construção civil e mineração atualmente, como a Ásia e o Oriente Médio, a adoção desses modelos é cada vez maior devido às vantagens que eles proporcionam”, diz Rogério De Antoni, diretor-geral da Hyva para as Américas.

O novo kit hidráulico com cilindro frontal, por sua vez, é indicado para basculantes de 6 a 12 m³ e tem como diferencial a válvula direcional incorporada diretamente na bomba e não sobre o reservatório. Já o kit de baixa pressão é normalmente instalado no chassi e equipado com reservatório de óleo com menor capacidade.

www.hyva.com.br

Cummins se antecipa ao Proconve
A Cummins apresentou o motor ISF, de 2.8 e 3.8 litros, com potência de até 170 cv, preparado para atender as próximas etapas do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve – fase 7), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Indicado para veículos com até 9 t, o novo motor apresenta manutenção simplificada e, entre outros itens, substitui o uso de muitas peças de aço por componentes plásticos. Com capacidade para suportar altas temperaturas de operação, ele se destaca ainda pela redução nas dimensões do sistema de resfriamento. A empresa também ressalta a adoção de sistema de filtros de última geração, que atuam no pós-tratamento dos gases de escape do motor e neutralizam a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx).

www.cummins.com.br

Mercedes-Benz lança Actros rodoviário
Indicado para aplicação em transporte rodoviário, o caminhão 2646 LS 6x4 foi lançado pela montadora como o mais novo integrante da linha Actros. Equipado com motor V6 de 456 cv, ele conta com câmbio totalmente automatizado e sem pedal de embreagem, bem como sistema de orientação de faixa de rolagem e dispositivo de controle de proximidade. Entre outras características, o caminhão vem equipado com bloqueio de deslocamento para partida em rampa, com assistente ativo de frenagem, freio ABS e retardador hidráulico (retarder).

Fabricado na Alemanha, o novo caminhão tem suspensão a ar e cabine Megaspace com piso totalmente plano. Ele recebeu o título de “Caminhão do Ano” no último Salão IAA, na Alemanha, conferido após uma votação envolvendo jornalistas especializados em transporte de 21 países europeus. No estande da Mercedes, a versão fora-de-estrada desse peso-pesado também marcou presença com a exposição do Actros 4844 8x4, indicado para os setores de mineração e construção.

www.mercedes-benz.com.br

Randon lança RK 430M com motor Scania
O novo caminhão fora-de-estrada tem 30 t de capacidade de carga líquida e vem equipado com motor Scania DC9, eletrônico, de 331 cv de potência, bem como transmissão automática da Allison. Segundo a fabricante, o modelo se consolida como a solução ideal para aplicações de transporte em mineração e construção pesada, segmentos que garantem à marca a liderança no mercado off-roads de até 30 t, com uma participação de cerca de 70% na frota nacional.

Aproveitando as comemorações de 60 anos de existência, a empresa expôs outros produtos fabricados pelas demais empresas do grupo, como as caçambas basculantes da Randon Implementos. Além dessa empresa, o grupo controla a Fras-le (fabricante de pastilhas e lonas), Master, (freios hidráulicos e pneumáticos), Jost (engates) e a Suspensys (sistemas de suspensões).

www.randon.com.br

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