Revista M&T - Ed.272 - Abr/2023
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ENTREVISTA – FÁBIO ROBERTO LEITE

“Rental é um aliado na gestão de custos”

O principal movimento para uma expansão do rental é atuar no reforço sobre os diferenciais desse tipo de serviço para os operadores de transporte e logística do país
Por Redação

No Brasil, o mercado de rental há anos vem crescendo como oportunidade de negócios em diversos segmentos – e no setor de veículos e equipamentos pesados isso não é diferente.

Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, o CEO da Addiante, Fábio Roberto Leite, discorre a respeito dos desafios e oportunidades da nova companhia para locação de veículos pesados, fruto de parceria entre as Empresas Randon e a Gerdau formalizada em novembro de 2022.

Dentre outros assuntos, o executivo aponta as vantagens da locação de máquinas para o mercado, especialmente em um cenário de taxa de juros mais elevada e crédito restrito. “A locação de máquinas se apresenta como uma grande aliada para administração dos custos”, avalia o executivo.

Natural da cidade de São Paulo, Leite tem MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em


No Brasil, o mercado de rental há anos vem crescendo como oportunidade de negócios em diversos segmentos – e no setor de veículos e equipamentos pesados isso não é diferente.

Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, o CEO da Addiante, Fábio Roberto Leite, discorre a respeito dos desafios e oportunidades da nova companhia para locação de veículos pesados, fruto de parceria entre as Empresas Randon e a Gerdau formalizada em novembro de 2022.

Dentre outros assuntos, o executivo aponta as vantagens da locação de máquinas para o mercado, especialmente em um cenário de taxa de juros mais elevada e crédito restrito. “A locação de máquinas se apresenta como uma grande aliada para administração dos custos”, avalia o executivo.

Natural da cidade de São Paulo, Leite tem MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em gestão e liderança estratégica pela Fundação Dom Cabral e pela ISE Business School.

Com mais de 25 anos de carreira profissional, já atuou em diversas empresas nacionais e multinacionais do segmento de transporte e máquinas pesadas, incluindo Ouro Verde, Unidas e Bamaq, nas quais atuou nas áreas comercial, de compra de ativos e gestão de suprimentos, entre outras.

“O principal movimento para uma expansão do rental é atuar no reforço sobre os diferenciais desse tipo de serviço para os operadores de transporte e logística do país”, diz ele. Acompanhe.


Segundo Leite, o rental disponibiliza equipamentos com mais tecnologia e inovações sustentáveis

  • Qual sua visão do mercado nacional de máquinas?

O mercado nacional de máquinas passa por um momento interessante, com volumes de equipamentos em índices expressivos, mas ainda com uma penetração muito baixa dos bens disponibilizados por meio de locação. Atualmente, esse índice está na faixa de 1,4% do mercado, mas é um percentual em grande parte mantido por caminhões. Se considerarmos apenas outros tipos de equipamentos, como de Linha Amarela, esse número é ainda menor.

  • O que pode ajudar a expandir o conceito de uso?

O principal movimento para essa expansão é atuar no reforço sobre os diferenciais desse tipo de serviço para os operadores de transporte e logística do país. Há várias vantagens, seja do ponto de vista financeiro ou de sustentabilidade, por exemplo. Em um cenário de taxa de juros mais elevada e dinheiro restrito no crédito, a locação de máquinas se apresenta como uma grande aliada para administração dos custos. Além disso, há várias vantagens operacionais, como soluções adequadas para a jornada de cada operador, com a disponibilidade de equipamentos com mais tecnologia e inovações sustentáveis.

  • Como está estruturado o serviço oferecido pela empresa?

A Addiante chega ao mercado como uma solução de mobilidade que facilita a vida do operador de logística e transporte, oferecendo serviços adequados à jornada do cliente, com disponibilidade de frota e redução de custos. A comercialização dos serviços ocorre por meio da rede de distribuidores da Randon, com mais de 80 pontos no país. Com a nossa equipe especializada, vamos atuar próximos aos clientes, desenhando escopos técnicos alinhados à jornada para alcançar o melhor custo-benefício, levando em conta a disponibilidade de produtos que atendam o segmento de mercado, região e sazonalidades, entre outros fatores. Além disso, a tecnologia agregada ao serviço será um diferencial do nosso produto, com telemetria embarcada que possibilita um trabalho preventivo de manutenção e controle de segurança da frota.

  • Por que optaram por uma joint-venture?

A constituição da joint-venture representa uma oportunidade de apostar em um novo segmento de atuação, impulsionando as jornadas de transformação das companhias. Conectada aos negócios da vertical de serviços financeiros e digitais das Empresas Randon, a Addiante chega para potencializar a estratégia de atuação como um ecossistema completo de soluções para a mobilidade. De maneira complementar, reforça a missão da Gerdau Next, divisão de novos negócios que visa diversificar o portfólio de negócios da produtora de aço em segmentos estratégicos como mobilidade.

  • Qual é o investimento na operação?

O negócio tem investimento inicial de R$ 250 milhões, com participação de 50% de cada sócio nas ações (Gerdau e Empresas Randon). Além desse capital inicial, trabalhamos com outras fontes de captação de recursos, que poderão ser acessadas no futuro.

  • Quais são os principais equipamentos disponíveis para locação?

A Addiante nasce focada em oferecer uma gama de ativos conectada com a jornada do cliente, baseada em disponibilidade operacional e redução de custos. Trabalhamos com um conjunto de produtos como caminhões, implementos, vagões e máquinas para linhas florestal, mineração, construção, saneamento, eletricitário, sucroalcooleiro e agrícola, principalmente. Já estamos construindo parcerias estratégicas com as principais fabricantes para garantir a disponibilidade, aliada à expertise das equipes que estamos constituindo para entender e construir soluções customizadas para cada cliente.

  • Qual é o valor da tecnologia nessa proposta?

Acreditamos muito na adoção de tecnologia embarcada, com telemetria na frota à disposição dos clientes, permitindo a composição de pacotes de serviços e sistemas que contemplem a disponibilidade do equipamento, aliada a serviços de manutenção preventiva e corretiva e soluções financeiras adequadas à realidade de mercado.


Para o executivo, contexto desafiador também é rico em oportunidades de transformação

  • O que enxerga como desafiador nesse segmento?

Pessoalmente, trata-se de mais um grande desafio na minha carreira, que já conta com mais de 20 anos de atuação nos mercados de locação e logística. Acredito que temos todas as condições de atuar com força nesse mercado, que é bastante promissor. Em termos de mercado, o grande desafio é, sem dúvida, avançarmos na jornada de transformação cultural do setor, mostrando os benefícios da locação e leasing de equipamentos. Com as experiências individuais dos nossos times, potencializadas pela reputação das parceiras neste empreendimento, acredito que alcançaremos os objetivos traçados.

  • Como avalia a concorrência do setor no país?

É um segmento ainda em formação e crescimento. Assim como apostamos na locação de veículos pesados, outros players importantes podem aparecer, incluindo joint-ventures, iniciativas de montadoras, multinacionais e empresas brasileiras fortes no segmento. O fundamental é que, com o conceito se difundindo, o mercado se aqueça e todos possam conquistar seu espaço.

  • Como analisa os setores de construção e mineração?

Neste momento, estamos focados em construir soluções aderentes ao mercado nacional de locação de máquinas. Queremos chegar a todos os estados do Brasil com a oferta dos nossos serviços aos operadores de transporte e logística. Isto posto, acreditamos que os cenários dos mercados de construção e mineração no país se manterão nos bons níveis dos últimos anos, especialmente pelas safras recordes no agronegócio e a estabilidade do quadro do Brasil como grande polo exportador na área de mineração.

  • Quais são as oportunidades do setor de transporte e logística no país?

A matriz rodoviária segue predominante no país, mesmo com os investimentos na diversificação da malha. Porém, estamos passando por várias mudanças no mercado de transporte e logística. Comércio on-line, medidas de contenção da pandemia que potencializaram o last mile, pequenas entregas etc., somadas à aceleração de inovações tecnológicas, descarbonização dos transportes, novos tipos de motores, entre outros movimentos. Esse contexto é desafiador por exigir grandes mudanças em pouco tempo, mas também é rico em oportunidades de transformação, como a adoção da locação para otimizar custos e se manter conectado às inovações.

  • Como a sustentabilidade está mudando o setor da mobilidade?

Cada vez mais, a mobilidade se encaminha para tornar-se um grande vetor de sustentabilidade. Novas tecnologias que reduzem o impacto na natureza e otimizam os usos e aplicações estão chegando de forma acelerada, beneficiando a sociedade. Para o mercado de locação, esse será um alicerce fundamental. As locadoras de sucesso serão aquelas que oferecerem as soluções mais aderentes à jornada do cliente, que permitam a adoção de tecnologias disruptivas e sustentáveis. Cito como exemplo o caso do cliente que desejar adotar compromissos ambientais. Ele pode se valer das nossas soluções para aplicar na frota elementos como veículos elétricos, híbridos ou movidos por energias limpas, com tecnologia e telemetria embarcada, entre outros serviços. É um ambiente de oportunidade que acreditamos e apostamos.


Comercialização de serviços da Addiante é feita pela rede da Randon, informa o CEO

  • Quais são os próximos passos da empresa?

Para este ano, estamos trabalhando na estruturação de times e pessoas, apresentando a empresa ao mercado e participando de feiras e eventos com a participação dos nossos potenciais clientes, além de ações para que o público conheça a marca, como a nossa participação no Carnaval de Salvador, na Bahia, onde nossos equipamentos serviram para puxar o trio elétrico do bloco da cantora Ivete Sangalo – feito com aço Gerdau 100% reciclável. Também vamos trabalhar para acelerar nosso trabalho de comercialização de serviços e soluções por meio da Rede de Distribuidores da Randon, presente em quase todos os estados do país.

  • Por fim, quais as expectativas comerciais para 2023?

Nosso objetivo é fechar o primeiro ano de operação da empresa com um índice de mais de 500 ativos alugados, independentemente do tipo de equipamento locado, como caminhão ou implemento rodoviário. Aos poucos, vamos compor o portfólio completo, ampliando nosso mix de produtos com equipamentos para várias linhas de máquinas e vagões.

Saiba mais:
Addiante:
addiante.com.br

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