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Revista M&T - Ed.276 - Agosto 2023
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ENTREVISTA – Carlos Ribeiro

“Evoluímos no conceito de equipamento como serviço”

Em entrevista exclusiva para a Revista M&T, o presidente da Volvo Financial Services (VFS) na América do Sul, Carlos Ribeiro, acentua a importância do mercado brasileiro para o conglomerado sueco

Ao longo de 30 anos no país, completados neste ano, a divisão do Grupo Volvo focada em financiamento, seguros, consórcio e locação lançou diversos produtos e ações que contribuíram para fomentar o mercado brasileiro e sul-americano de máquinas, equipamentos e veículos pesados.

Em entrevista exclusiva para a Revista M&T, o presidente da Volvo Financial Services (VFS) na América do Sul, Carlos Ribeiro, acentua a importância do mercado brasileiro para o conglomerado sueco, afirmando que o país conta com uma participação da ordem de 40% nas vendas do Grupo Volvo na região.

Formado em contabilidade pelas Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo, o executivo participou de programas avançados em administração financeira e empresarial nas Universidades da Pensilvânia e da Virgínia, ambas nos EUA, bem como de vários programas de desenvolvimento de lideranças na Bélgica e na Suíça.

Com mais de 25 anos de experiência em diferentes posições de liderança, principalmente no setor de serviços financeiros, Ribeiro já ocupou cargos como presidente do Banco Komatsu no Brasil, CFO e COO do Gulf Bank, CEO e vice-presidente regional do GMAC Financial Services, entre outras. Durante a carreira internacional, trabalhou em países como Reino Unido, Estados Unidos, Kuwait, Austrália e Argentina.

Atualmente estabelecido na sede do Grupo Volvo em Curitiba (PR), o executivo integra o restrito VFS Executive Management Team Global, coordenando ainda as atividades de serviços financeiros da marca no Chile e no Peru.

Mesmo em um ano considerado bastante desafiador, especialmente por conta da alta dos juros e – no segmento de caminhões, que detêm a maior demanda do portfólio da marca – da entrada da nova tecnologia Euro 6, Ribeiro afirma que é ainda possível vislumbrar bons resultados em 2023. “Os clientes têm buscado mais o financiamento de 100% para reduzir o impacto sobre o fluxo de caixa das emp


Ao longo de 30 anos no país, completados neste ano, a divisão do Grupo Volvo focada em financiamento, seguros, consórcio e locação lançou diversos produtos e ações que contribuíram para fomentar o mercado brasileiro e sul-americano de máquinas, equipamentos e veículos pesados.

Em entrevista exclusiva para a Revista M&T, o presidente da Volvo Financial Services (VFS) na América do Sul, Carlos Ribeiro, acentua a importância do mercado brasileiro para o conglomerado sueco, afirmando que o país conta com uma participação da ordem de 40% nas vendas do Grupo Volvo na região.

Formado em contabilidade pelas Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo, o executivo participou de programas avançados em administração financeira e empresarial nas Universidades da Pensilvânia e da Virgínia, ambas nos EUA, bem como de vários programas de desenvolvimento de lideranças na Bélgica e na Suíça.

Com mais de 25 anos de experiência em diferentes posições de liderança, principalmente no setor de serviços financeiros, Ribeiro já ocupou cargos como presidente do Banco Komatsu no Brasil, CFO e COO do Gulf Bank, CEO e vice-presidente regional do GMAC Financial Services, entre outras. Durante a carreira internacional, trabalhou em países como Reino Unido, Estados Unidos, Kuwait, Austrália e Argentina.

Atualmente estabelecido na sede do Grupo Volvo em Curitiba (PR), o executivo integra o restrito VFS Executive Management Team Global, coordenando ainda as atividades de serviços financeiros da marca no Chile e no Peru.

Mesmo em um ano considerado bastante desafiador, especialmente por conta da alta dos juros e – no segmento de caminhões, que detêm a maior demanda do portfólio da marca – da entrada da nova tecnologia Euro 6, Ribeiro afirma que é ainda possível vislumbrar bons resultados em 2023. “Os clientes têm buscado mais o financiamento de 100% para reduzir o impacto sobre o fluxo de caixa das empresas”, ele afirma nesta entrevista.

Acompanhe.

  • Como a instituição chega aos 30 anos de atuação no país?

Chegamos a este momento como uma instituição financeira consolidada no transporte comercial. Construímos uma história de parceria com o transportador brasileiro, oferecendo continuamente soluções pioneiras e inovadoras, que contribuíram fortemente para o desenvolvimento do setor. São três décadas de história de criação de produtos e serviços que continuam auxiliando os transportadores a aumentar a produtividade de suas operações e a melhorar a rentabilidade de seu negócio.


Para o presidente da VFS, mercado de caminhões deve ficar entre 20% e 25% abaixo do ano passado

  • Quais são os destaques da atuação nesse sentido?

Somos especialistas em transporte e construção e conhecemos a fundo o negócio de nossos clientes. Assim, estivemos várias vezes na vanguarda entre as instituições financeiras no lançamento de novas soluções. Uma delas foi a criação do primeiro consórcio para caminhões diretamente de fábrica, em 1993. Desde então, o Consórcio Volvo já comercializou mais de 60 mil cotas e disponibilizou mais de 7 bilhões de reais em cartas de crédito para a compra de máquinas, ônibus e caminhões. Em 2001, criamos a Volvo Corretora, pioneira na oferta de seguros de fabricante para o segmento de caminhões e equipamentos de construção no Brasil. Mas a Volvo Financial Services vem apresentando um crescimento sustentável ao longo dos anos. Além de banco, consórcio e seguros, recentemente lançamos o financiamento de peças e serviços e, ainda, a locadora Volvo. Isso representa uma enorme evolução, pois chegamos aos 30 anos com uma trajetória de sucesso no atendimento às necessidades dos clientes.

  • Qual é a participação atual da VFS nos negócios do grupo no Brasil?

No Brasil, temos uma participação da ordem de 40% nas vendas totais do Grupo Volvo. Isso é possível porque investimos continuamente para aumentar a nossa oferta de soluções. E, também, porque imprimimos uma alta velocidade de resposta no atendimento aos nossos clientes. Considerando ainda que somos uma empresa global, com operações em 50 países. Além do Brasil, a divisão da VFS também é responsável pelos mercados do Peru e do Chile na região da América do Sul.

  • Qual é a distribuição de participação dos serviços por divisão de negócios do grupo?

Atualmente, 83% das operações de financiamento da Volvo Financial Services são voltadas para caminhões, com cerca de 10% para máquinas pesadas e 7% para ônibus rodoviários e urbanos.

  • Após a carteira de ativos crescer 45% em 2022, como tem sido o desempenho no 1º semestre em financiamentos?

Em razão das nossas políticas globais e por pertencermos a um grupo industrial internacional com ações na bolsa de valores, não divulgamos os números de forma antecipada. O que posso informar é que, apesar da instabilidade econômica e do mercado mais restrito, estamos tendo uma boa performance este ano.


Segundo o executivo, planos de locação permitem atender às necessidades de cada cliente e segmento

  • Quais são os resultados parciais no semestre e as perspectivas em relação a seguros e consórcio?

Como no caso do banco, também não podemos divulgar os resultados de forma antecipada em relação a seguros e consórcio. Porém, levando-se em consideração o cenário desafiador de 2023, podemos afirmar que estamos registrando bons resultados. Afinal, o Consórcio Volvo continua sendo uma importante ferramenta de renovação e ampliação de frotas de caminhões e ônibus e do parque de máquinas de muitos clientes da marca. O consórcio e a Volvo Corretora sempre angariaram uma excelente reputação no mercado, desde o início das operações. É uma questão de confiança e que demonstra a solidez da marca no mercado. Esperamos manter esse ritmo.

  • Quais são os obstáculos desse “ano desafiador” que comentou?

É um ano desafiador em virtude de vários motivos. A começar pela entrada em vigor da nova tecnologia Euro 6 para caminhões, gerando um mercado de semipesados e pesados que deve ficar entre 20% e 25% abaixo do ano passado. Além disso, os juros elevados e as incertezas econômicas, locais e globais, tornam o ano ainda mais complexo. De qualquer forma, estamos tendo resultados animadores. Somos, por exemplo, líderes da venda de caminhões pesados Euro 6 no Brasil no acumulado do ano.

  • A propósito, como o setor de caminhões rodoviários reagiu em termos de contratações no 1º semestre?

Nossa participação nas vendas está na casa de 40%. E posso afirmar que os volumes movimentados são muito parecidos com os obtidos no 1º semestre do ano passado. Em geral, os clientes têm buscado mais o financiamento de 100% para reduzir o impacto sobre o fluxo de caixa das empresas.

  • Em geral, como o setor financeiro se comporta após a pandemia? O país ainda vive uma crise de crédito?

Como mencionei antes, estamos atravessando um período desafiador por conta do ingresso da nova regulação Euro 6 e de outras incertezas. Mas há 30 anos a Volvo Financial Services está sempre presente na vida de seus clientes, trazendo novas soluções em diferentes contextos. Diferentemente dos bancos tradicionais do mercado, somos uma divisão focada em financiamento, seguros, consórcio e locação para atender às necessidades dos clientes da marca Volvo. Ou seja, nosso DNA é estar sempre presente no dia a dia dos transportadores, tanto nos bons momentos como em períodos mais desafiadores, que é quando o banco de marca faz uma enorme diferença para os clientes.

  • Qual é o produto de financiamento que mais tem apoiado a comercialização de soluções da empresa?

Atualmente, os financiamentos na modalidade CDC e o Finame são o carro-chefe das nossas operações. Mas, o consórcio continua sendo um grande diferencial da nossa oferta para renovação e ampliação de frota. Até porque oferece muitas vantagens. E, agora, também contamos com a Locadora Volvo.

  • Como o Finame pode voltar a ser competitivo? Por que isso seria positivo para o setor?

Continuamos operando Finame normalmente. É um financiamento que continua sendo uma ferramenta importante para os nossos clientes comprarem os produtos da marca. O Banco Volvo é um dos maiores repassadores de recursos do BNDES, figurando sempre entre os cinco maiores de todo o mercado brasileiro.

  • Aliás, como tem sido o desempenho desse novo braço de locação? Já é uma área significativa para a VFS?

A criação da Locadora Volvo faz parte da estratégia do Grupo Volvo de ampliar a oferta de serviços. Atuamos com planos sob medida para atender às necessidades específicas de cadacliente e segmento, seja por quilômetro rodado, hora trabalhada ou assinatura, evoluindo no conceito de veículo ou equipamento como serviço. E logo nos primeiros meses fechamos mais de 200 caminhões para os segmentos de mineração, cana-de-açúcar e florestal.


Valores organizacionais contribuem para uma cultura de alta performance, diz Ribeiro

  • E quais são as principais características desse serviço?

Com prazos que variam de 24 a 60 meses, a locação é uma alternativa adicional para quem precisa renovar ou ampliar frota, com investimento apenas em custos operacionais. Além dos veículos, na locação estão inclusos planos de serviços, seguros e conectividade, dentre outras facilidades.

  • Quais são as novidades programadas e já lançadas para celebrar três décadas no país?

Estamos trabalhando diversas ações internas com nossos funcionários e colegas das áreas de caminhões, máquinas e ônibus. E faremos ainda ações de marketing, como campanhas de vendas ao longo ao ano. Esperamos oportunamente também celebrar este momento com a sociedade, com os clientes e com a imprensa.

  • Como avalia sua experiência profissional desde que assumiu a presidência da VSF?

Estou há três anos nesta posição e muito satisfeito de fazer parte do Grupo Volvo durante todo esse tempo. Trata-se de uma organização global que aposta em valores como sucesso dos clientes, confiança, performance, mudança e paixão. Esses princípios guiam as nossas decisões em todos os níveis e contribuem fortemente para a construção de uma cultura de alta performance e elevado grau de engajamento das pessoas.

Saiba mais:
VFS:
www.vfsco.com/br

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