Celebrando 70 anos de presença no país em 2024, a Caterpillar mantém-se há décadas na vanguarda tecnológica no que se refere à oferta de soluções inovadoras em produtos e serviços, com foco em qualidade, segurança e confiabilidade.
Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o executivo Carlos Alexandre Medeiros de Oliveira, que assumiu em 2022 a presidência da empresa no Brasil, discorre sobre o momento da companhia em uma data tão significativa, detalhando estratégias de gestão, resultados operacion
Celebrando 70 anos de presença no país em 2024, a Caterpillar mantém-se há décadas na vanguarda tecnológica no que se refere à oferta de soluções inovadoras em produtos e serviços, com foco em qualidade, segurança e confiabilidade.
Com três unidades fabris no país – Piracicaba (SP), Curitiba (PR) e Sete Lagoas (MG) –, a marca atende a diversos setores produtivos no país, incluindo construção, mineração, pavimentação, agricultura, florestal, geração de energia, locação e aplicações industriais e ferroviárias.
Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o executivo Carlos Alexandre Medeiros de Oliveira, que assumiu em 2022 a presidência da empresa no Brasil, discorre sobre o momento da companhia em uma data tão significativa, detalhando estratégias de gestão, resultados operacionais, investimentos em novas tecnologias e esforços na transição energética, sempre buscando cumprir as metas globais do grupo.
“Qualquer corporação precisa de uma estratégia bem-definida para planejar o que espera para o futuro”, ele ressalta.
Natural de Volta Redonda (RJ), Oliveira é formado em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com MBA em gestão de negócios pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP).
Como profissional, teve passagem como engenheiro de planejamento e vendas na Iochpe Maxion entre 1996 e 1998, antes de chegar à Caterpillar.
Após ingressar na empresa, o executivo passou por diferentes áreas no Brasil, na Bélgica e nos Estados Unidos, atuando com compras, cadeia de fornecimento, comércio exterior, transportes, engenharia de manufatura, planejamento avançado e lean manufacturing, acumulando experiências que abriram oportunidades de manter-se cada vez mais próximo do dia a dia das operações.
“Nosso objetivo não é simplesmente expandir o negócio, pois crescimento rentável significa investir em áreas com potencial de criar valor”, diz ele.
Acompanhe os principais trechos.
É uma conquista a ser celebrada. Se pararmos para pensar no que nos trouxe até aqui, poderíamos listar diversos motivos, mas entre os principais está o compromisso com a qualidade de produtos e serviços. Uma das premissas inegociáveis, além da segurança, é justamente a qualidade – e isso perdura desde o início das operações no Brasil, em 1954. Embora tenhamos uma área dedicada em ampliar e aprimorar a qualidade de processos e garantir as certificações, sabemos que o compromisso com a qualidade é responsabilidade de todos – todos os dias.
Segundo Oliveira, a qualidade é uma das premissas inegociáveis da marca
Qualquer empresa precisa de uma estratégia bem-definida para planejar o futuro. Senão, corre-se riscos com ações desencontradas ou ineficiência, deixando de preparar a empresa no longo prazo. A estratégia ajuda a ter clareza e definição de prioridades no plano de ação. Sempre conversamos com nossos funcionários sobre isso. E claro, nada disso funciona se não tivermos fundamentos e responsabilidade no dia a dia, que representam os nossos valores em ação.
Integridade, excelência, trabalho em equipe, compromisso e sustentabilidade formam a nossa base, o que define “o quê” e “como” fazemos. Globalmente, a Caterpillar conta com 113.200 funcionários, e trabalhamos para criar um ambiente seguro e saudável para todos. Temos o compromisso de promover um local de trabalho que respeite e celebre as diversas origens, experiências e perspectivas. Trabalhamos para que todos tenham oportunidades de desenvolvimento e sejam bem-vindos para aprender, conectar-se e promover um ambiente de pertencimento.
Geralmente, essa interface é feita através de associações de classe, para que possamos estar inseridos em diferentes diálogos que afetam o desenvolvimento da infraestrutura no país. Assim, nossas equipes integram diretorias e comissões da Anfavea, Abimaq, Amcham, AEB e outras. Conseguimos ver o importante papel desempenhado pelas associações, que representam o setor em diferentes discussões. Esse diálogo promove a transparência e a colaboração, podendo levar a decisões mais acertadas.
Em 2023, a Caterpillar obteve o melhor desempenho global de sua história. As receitas chegaram a US$ 67,1 bilhões no ano, um aumento de 13% em comparação aos US$ 59,4 bilhões em 2022. Isso ocorreu devido ao maior volume, impulsionado por vendas aos usuários finais, parcialmente compensado pelo impacto das mudanças nos estoques dos revendedores. Neste ano, continuamos a executar nossa estratégia e a investir para que o crescimento seja sustentável no longo prazo. Mas o objetivo não é simplesmente expandir o negócio, pois crescimento rentável significa investir em áreas com potencial de criar valor.
Isso ajuda a identificar as áreas individuais do negócio que estão criando ou consumindo valor. Em seguida, implementamos estratégias para melhorar a posição competitiva em negócios rentáveis e alocamos recursos para áreas com o melhor potencial de crescimento futuro. Essa estratégia reflete o legado e o compromisso contínuo em satisfazer às necessidades dos clientes e comunidades onde vivemos e trabalhamos.
Atualmente, a Caterpillar possui mais de 1,5 milhão de ativos conectados. Essa conectividade robusta permite que os clientes trabalhem de maneira mais inteligente e eficiente, usando os dados da máquina. Inclusive, nossas equipes têm evoluído na forma como extraímos dados dos equipamentos. Estamos aproveitando a próxima onda de tecnologias de conectividade – como 5G, Next-Gen Satellite e C-V2X – para construir soluções mais inteligentes em todos os setores que atendemos, buscando fazer melhores recomendações aos clientes.
Em 2023, lançamos a nova versão do VisionLink, que permite que os clientes rastreiem e acompanhem, em um único aplicativo, as emissões estimadas de CO2 relacionadas ao consumo, inclusive de outras marcas. Um cliente no Chile, por exemplo, monitorou mais de 2.300 h de operação em um novo D6 XE, obtendo uma redução de 30% no consumo em relação ao D6T na mesma operação. As diferentes ferramentas digitais são criadas para fornecer as melhores recomendações energéticas e financeiras, além de maior produtividade e eficiência nas operações.
A conectividade permite construir soluções mais inteligentes, diz o executivo
A transição energética e a crescente demanda global de energia expandem as oportunidades de crescimento no longo prazo, especialmente por meio do aumento da procura de produtos e serviços. Espera-se, por exemplo, que a busca por commodities aumente devido à crescente adoção de veículos elétricos, armazenamento de baterias e energia eólica e solar. Mas o aumento da procura mundial de energia também exigirá investimentos em renováveis e outras formas tradicionais de energia, bem como a modernização da rede. Ou seja, a transição energética requer investimentos significativos em infraestrutura global.
A Caterpillar apoia a transição para um futuro de baixo carbono e estamos contribuindo significativamente para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em nossas operações. Mas nossa visão de sustentabilidade não se limita aos processos de fabricação. Para nós, a sustentabilidade também vem da criação de produtos e serviços que ajudem os clientes a atingir as metas relacionadas ao clima em suas próprias operações. Isso inclui, por exemplo, ganhos de produtividade com novas tecnologias, economia de combustível, aumento da segurança operacional e outros.
Isso não é algo novo para nós, pois a Caterpillar tem apoiado os clientes no tema de transição energética por quase 100 anos. E essa experiência permite oferecer oportunidades que ajudem os clientes na transição para uma economia de baixo carbono. Como área de foco, as oportunidades começam com a redução das emissões de GEE das operações e estendem-se para ajudar os clientes a alcançar os objetivos relacionados ao clima, seja através do investimento contínuo em novos produtos, tecnologias e serviços que facilitam a flexibilidade de combustível, como no aumento da eficiência operacional e na redução de emissões.
Se falarmos sobre emissões de produtos e eficiência energética, 100% dos novos produtos da marca até 2030 serão mais sustentáveis do que a geração anterior, seja através da colaboração com clientes, redução de resíduos, design aprimorado, emissões mais baixas ou maior eficiência. Além disso, definimos metas de Escopo 1 e 2 (diretas e indiretas) com base científica para reduzir em 30% as emissões absolutas de gases de efeito estufa em nossas operações entre 2018 e 2030. Inclusive, já tivemos um progresso de 35% nas emissões absolutas de GEE desde 2018.
Inovações ajudam os clientes em suas próprias metas de sustentabilidade
Os diversos produtos, serviços e tecnologias para reduzir as emissões de GEE, proporcionar flexibilidade energética e melhorar a eficiência e a produtividade permitem ajudar os clientes a alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade. E a capacidade de fornecer essas soluções se reflete em investimentos de mais de US$ 30 bilhões em P&D nos últimos 20 anos, visando oferecer inovações do setor. Essa inovação tem como centro as tecnologias que chamamos de AACE (Autonomy, Alternative Fuels, Connectivity & Digital, Electrification). Com o crescimento contínuo das necessidades de sustentabilidade dos clientes, nosso compromisso com a inovação e o investimento em P&D permanecerão fortes.
Segundo a Anfavea, existe uma perspectiva positiva para o setor de máquinas rodoviárias se olharmos para esse investimento, seja em obras do PAC, saneamento básico ou outras frentes. Agora, vamos aguardar e acompanhar a concretização desses planos e, claro, torcemos pelo desenvolvimento das diferentes regiões do país. Em relação aos novos planos, quaisquer iniciativas que apoiem a indústria são sempre bem-vindas.
Saiba mais:
Caterpillar: www.caterpillar.com/pt
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade