Revista M&T - Ed.227 - Setembro 2018
Voltar
Especial Sobratema 30 Anos

Dinâmica de atualização

Marcando seus 30 anos, a entidade anuncia o desenvolvimento de uma plataforma digital integrada, que reunirá os programas voltados para inteligência, jornalismo e capacitação

A nova plataforma editorial da Sobratema será um dos grandes presentes que o mercado ganhará neste 30º aniversário da entidade. Com a atualização, as revistas – por exemplo – passam a ser acessadas por meio de aplicativos de uma plataforma digital integrada, totalmente interativa, de modo que o visitante pode ler uma matéria expandindo links extensivos à reportagem e assistir a vídeos complementares ao tema, como estudos de caso em campo. De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, “a plataforma está totalmente finalizada e será apresentada na programação dos eventos que comemora a efeméride da entidade durante o ano”.

E este é apenas o primeiro passo. Revigorado, o departamento de marketing da Sobratema dedica-se cada vez mais a campanhas de valorização da publicidade digital, que – como mostram as novas tendências do setor – também pode ser dinâmica e interativa. “Da mesma forma que foi feito com o Guia de Equipamentos, que hoje é totalmente digital, estamos estudando a viabilidade de fazer essa migração parcial com as revistas <>


A nova plataforma editorial da Sobratema será um dos grandes presentes que o mercado ganhará neste 30º aniversário da entidade. Com a atualização, as revistas – por exemplo – passam a ser acessadas por meio de aplicativos de uma plataforma digital integrada, totalmente interativa, de modo que o visitante pode ler uma matéria expandindo links extensivos à reportagem e assistir a vídeos complementares ao tema, como estudos de caso em campo. De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, “a plataforma está totalmente finalizada e será apresentada na programação dos eventos que comemora a efeméride da entidade durante o ano”.

E este é apenas o primeiro passo. Revigorado, o departamento de marketing da Sobratema dedica-se cada vez mais a campanhas de valorização da publicidade digital, que – como mostram as novas tendências do setor – também pode ser dinâmica e interativa. “Da mesma forma que foi feito com o Guia de Equipamentos, que hoje é totalmente digital, estamos estudando a viabilidade de fazer essa migração parcial com as revistas M&T e Grandes Construções, tornando-as mais potentes nas plataformas digitais”, explica o dirigente.

MODERNIZAÇÃO

Modernização da plataforma digital facilita a navegação e leitura com dispositivos eletronicos

Segundo o diretor do Instituto Opus, Renato Grampa, todas as plataformas digitais da Sobratema serão modernizadas. Hoje, os sites das revistas já estão totalmente responsivos, ou seja, se adaptam a qualquer meio de acesso utilizado para a internet, o que vem se refletindo também nos demais websites, como a própria homepage da entidade. “O site permaneceu por muito tempo com tecnologia antiga, o que prejudicava a navegação de quem acessa por smartphones ou tablets”, exemplifica.

Ademais, a atualização reforça o editorial das publicações, que ao longo do tempo se consolidaram como referências técnicas no mercado da construção e mineração, tanto em equipamentos como em processos, projetos e serviços. Tanto que, recentemente, ambas foram reconhecidas – nas pessoas de seus respectivos editores – com importantes premiações do campo comunicacional, como o Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico e o Prêmio Especialistas – Negócios da Comunicação.

Revistas se consolidaram como referências técnicas no mercado brasileiro e, agora, buscam ampliar seu público por meio de ferramentas digitais

Este último ciclo de cinco anos também marcou uma inserção mais forte da Revista M&T em eventos internacionais do setor, com coberturas in loco das mais importantes feiras globais, como a bauma (Alemanha e China) e a ConExpo (EUA e Chile).

Em relação aos suportes tecnológicos, a modernização levou as revistas a migrarem para a plataforma Issuu, a maior banca virtual de revistas e livros do internet, possibilitando a leitura flip (agora é possível folhear o PDF de cada edição na tela) e compartilhamento via celular, mantendo ainda as versões digitais em páginas HTML. Com isso, a leitura ficou mais dinâmica, com todas as características da revista impressa, porém totalmente manipulável via celular. “As newsletters das revistas também passaram a ter formato responsivo, de leitura fácil e mais agradável”, destaca Grampa. “E todo esse conteúdo pode ser encontrado nas pesquisas via Google.”

Quanto ao Guia de Equipamentos, outro importante produto da área editorial da Sobratema, o material de referência ganhou em complexidade e, atualmente, pode ser acessado de forma gratuita e interativa. Antes, era comercializada apenas uma versão impressa. Agora, quando se escolhe um equipamento, tem-se à disposição algumas ferramentas de aplicativo que – em um serviço inédito – mostram o dealer mais próximo na região do usuário que acessa o sistema, abrindo uma plataforma similar ao Waze (aplicação para dispositivos móveis baseada na navegação por satélite), que também mostra as rotas mais fáceis para se chegar até ele.

A página do Instituto Opus também foi contemplada. Assim como o Guia, que antes integrava o website da associação, o programa de capacitação passará a contar com um website exclusivo e dinâmico. “Nessa modernização, todos os sites estão em plataforma da Microsoft, o que propicia melhor navegação, velocidade e estabilidade do sistema”, descreve o diretor do programa.

LITERATURA TÉCNICA

Outra área que ganhou reforço foi a de publicação de obras técnicas. Tradicionalmente, os livros editados pela Sobratema oferecem um conteúdo criterioso aos profissionais do setor de equipamentos, pois conciliam teoria à prática, abordam gestão de pessoas e de manutenção, além de técnicas e tecnologias aplicadas a máquinas.

Guia de Equipamentos: material ganhou complexidade e abrangência em sua versão on-line

E este é outro ponto importante de inserção da Associação no mercado. Autor do livro “Conversando com a Máquina” (Sobratema Publicações, 2013), o vice-presidente da Sobratema, Silvimar Reis, recorda que recebeu total apoio de colegas e colaboradores da Sobratema para compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de anos em gestão de manutenção e logística em grandes empresas. “Essa socialização da informação, que disponibiliza conhecimento de profissionais de diferentes segmentos, é um dos propósitos da Sobratema”, reitera o especialista. “Da mesma forma, as publicações, reportagens e artigos técnicos veiculados nas revistas são de fundamental importância para os associados e leitores de forma geral. Os seus conteúdos têm acompanhado praticamente em tempo real a rápida evolução tecnológica dos equipamentos e da eletrônica disponível para a produtividade e gestão”, avalia.

Silvimar frisa que um dos grandes papéis da Sobratema é divulgar o que há de mais moderno em tecnologia e gestão, sem distinções de público, ou seja, para qualquer tipo e tamanho de empresa. “A diretoria e alguns associados fazem parte ou já compuseram quadros executivos estratégicos na área de equipamentos em empresas globalizadas, portanto as informações passaram a estar bem acessíveis”, explica. “Além disso, a participação da Sobratema em eventos e feiras internacionais contribui para essa dinâmica de atualização tecnológica e divulgação para o seu público.”

Segundo Norwil Veloso, autor do livro “Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis” (Sobratema Publicações, 2009, 1ª ed.), em geral as publicações da Sobratema possibilitam aos profissionais uma evolução contínua e constante, por se manterem atualizadas em relação ao que acontece no país e no mundo em termos de equipamentos e tecnologias. “Elas transmitem inovações a leitores de diferentes experiências profissionais, de recém-formados a veteranos”, destaca.

CUSTO HORÁRIO

Ainda no rol de novidades recentes, neste ano a Tabela Custo Horário de Equipamentos passou a contar com mais 33 categorias em dez novas famílias de equipamentos. Esse expressivo crescimento é resultado do compartilhamento de informações com o Guia de Equipamentos, que reúne informações e especificações técnicas dos principais equipamentos da construção, mineração, indústria e agronegócio disponíveis no Brasil.

Com 12 edições realizadas, o Estudo de Mercado é uma contribuição exclusiva da Sobratema para o setor

No total, agora são abrangidas 107 categorias de 30 famílias de equipamentos. No programa interativo, disponível aos associados no Portal Sobratema, a quantidade subiu de 865 para 1.222 modelos de máquinas. “A tabela agora está mais abrangente na medida em que a quantidade de categorias aumentou em 45%. No programa interativo, o número de modelos aumentou em 41%, o que facilita a seleção dos equipamentos para compor a planilha da frota”, conta Nelson Costábile, gerente de projetos especiais da entidade. “Além disso, os valores de todas as parcelas estão atualizados com relação aos preços dos insumos e foi apresentada em nova diagramação para facilitar a consulta” (confira a tabela atualizada nas páginas 84 e 85).

Pela quantidade de consultas técnicas a respeito de custo horário que a Sobratema tem recebido durante todos esses anos, Costábile constata que os objetivos com a tabela foram amplamente alcançados nos setores da construção, mineração e agronegócio, tendo inclusive havido consultas do meio acadêmico. “Isso nos reforça a convicção de que ela se tornou uma referência no mercado”, comemora com razão.

INTELIGÊNCIA

Publicado com exclusividade pela Revista M&T, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos permanece como um dos únicos trabalhos a acompanhar a demanda aparente de máquinas no Brasil.

Criado em 2007, o Estudo visa a estimar a demanda anual no mercado interno de máquinas pesadas. Conceitualmente, isso inclui a soma da produção menos exportação mais importação, com ajuste de estoque. Contudo, em vez desses indicadores, o Estudo baseia-se majoritariamente em estimativas do mercado nacional feitas, categoria por categoria, por empresas participantes (fabricantes e importadoras), além de dados fornecidos por associações de classe – principalmente Abimaq, Anfavea, Sindipeças e Anfir. O levantamento é anual, feito em outubro e divulgado em novembro.

Para sua realização, a Sobratema conta com um Grupo de Apoio que reúne executivos com ampla experiência do setor, tanto no Brasil, quanto na América Latina e Caribe. Preparado por um consultor externo, o Estudo inclui informações fornecidas pelas empresas participantes (fabricantes e importadoras), que são agregadas e posteriormente avaliadas pelo Grupo de Apoio. Assim, é preservada a confidencialidade das informações fornecidas pelas empresas participantes.

Estímulo ao conhecimento é uma das facetas da atuação da Sobratema mais reconhecidas pelo mercado

Duas ou três vezes ao ano, com o apoio de diretores regionais da Sobratema, é efetuada uma “Sondagem de Compradores” – empresas que compram equipamentos para construção, conforme suas necessidades. Tipicamente, esse grupo inclui construtoras e locadoras, nem sempre exatamente as mesmas. Normalmente, participam entre duas e três dúzias de empresas, incluindo as maiores do ramo, mas também algumas de tamanho médio e menores, com boa representatividade geográfica.

Por princípio, o Estudo Sobratema não publica os nomes das empresas participantes, embora não proíba que divulguem sua participação, se assim quiserem. Também não calcula market share de qualquer empresa ou categoria de equipamento, pois publica somente cifras agregadas do mercado, sem menção de dados ou informações que permitam a identificação da fonte. As empresas participantes recebem convite para uma teleconferência fechada para avaliar os resultados preliminares do Estudo de Mercado e discutir os rumos e desafios do setor, normalmente uma ou duas semanas antes da sua publicação.

Ao mesmo tempo em que oferece uma estimativa do ano, o Estudo ajusta a estimativa do ano anterior, incorporando as estimativas finais das empresas participantes e outras fontes, para traçar uma projeção para o ano seguinte. “É importante frisar que o Estudo de Mercado reflete, essencialmente, a visão do setor, e não da Sobratema”, observa Brian Nicholson, coordenador do programa.






UTILIDADE PRÁTICA PARA QUEM TRABALHA COM EQUIPAMENTOS

Há quase 30 anos, a Tabela de Custo Horário de Equipamentos vem sendo um referencial de consulta para as empresas montarem e gerenciarem suas planilhas de custos com a frota. Confira abaixo entrevista com Nelson Costábile, gerente de projetos especiais da Sobratema, um dos fundadores da entidade e que participa da criação da tabela desde a primeira reunião de trabalho.

  • Quando a tabela foi criada?

A Tabela Custo Horário de Equipamentos começou a ser publicada na primeira edição (julho/agosto de 1989) da Revista M&T, sendo então denominada “Estimativa de Custos de Equipamentos”. No início, contava com equipamentos da Linha Amarela e alguns caminhões. De lá para cá, o número de categorias de equipamentos aumentou substancialmente. Hoje, ela é publicada mensalmente na Revista M&T, mas também pode ser consultada gratuitamente no Portal Sobratema.

  • Quais são os objetivos desse programa?

A tabela foi criada como uma ferramenta para acompanhamento de custos e gerenciamento de frotas de equipamentos de construção. A expectativa da Sobratema sempre foi gerar informação que pudesse balizar os profissionais envolvidos com equipamentos de construção, tais como construtoras, locadoras de equipamentos, órgãos públicos detentores de frotas, pequenas mineradoras e empresas agrícolas que utilizam equipamentos de construção, contratantes de obras, orçamentistas, entre outros.

Tabela de Custo Horário auxilia gestores a gerenciar planilhas de custos com a frota

  • Como é feita a atualização?

A metodologia vem sendo constantemente aperfeiçoada, visando acompanhar a evolução tecnológica dos novos equipamentos com relação a desempenho, consumo de combustível, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas atualizações anuais nos valores dos insumos que entram no cálculo, tais como combustível, lubrificantes, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), mão de obra de manutenção e de operação, valores de aquisição de equipamentos novos, dentre outros.

 

  • Qual é a importância dessa tabela para o mercado?

Ela é essencial para o controle e acompanhamento de custos e o gerenciamento de frotas de equipamentos. A tabela e o programa interativo permitem isso, uma vez que são ferramentas muito úteis para apurar, acompanhar e comparar custos estimados com custos reais de cada equipamento trabalhando em uma obra, além de possibilitar uma estimativa de custos de uma frota dimensionada para uma nova obra, bem como comparar custos de equipamentos distintos para uma mesma aplicação.

  • Como é feita a consulta na versão digital?

O programa interativo disponível para os associados no Portal Sobratema permite escolher a marca e o modelo do equipamento, alterar os valores e parâmetros sugeridos, de forma a espelhar melhor as condições de trabalho do equipamento e seu tempo de uso, proporcionando ainda a realização de várias simulações, que possibilitam analisar o comportamento de uma categoria de equipamentos de uma frota, ou mesmo de um equipamento individualmente, bem como montar planilhas de frotas que possam servir como referência futura.

Foco: 30 anos de atuação para democratizar a informação técnica no Brasil

CONCURSO APROXIMA ENTIDADE DAS UNIVERSIDADES

Ainda em comemoração ao 30º aniversário, a Sobratema planeja promover um concurso de charges com as universidades. A ideia é que os universitários tenham um primeiro contato com a associação e, dessa forma, conheçam a história, o papel, o trabalho e os produtos da entidade. “Com essa parceria, o objetivo é que todos ganhem – aluno, professor e universidade –, de maneira que haja estímulo”, detalha Renato Grampa, diretor do Instituto Opus e gerente de marketing da Sobratema.

Segundo ele, a relação é natural. A Sobratema, reforça, tem a missão de captar e distribuir informações relacionadas ao setor, enquanto a universidade é um dos pilares do conhecimento, seja por meio de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado ou pesquisas de campo. “Quem precisar de informação sobre equipamentos de construção, mineração ou agronegócio, encontrará na associação”, diz Grampa. “A ideia é que a informação penetre por diversos meios e seja democratizada em diversas direções.”

"Nessa trajetória de 30 anos, tivemos a oportunidade de somar forças e crescer juntos com a Sobratema. Para a JCB é um motivo de orgulho fazer parte da história desta importante instituição, que é referência nas áreas de construção e mineração em todo o país."

José Luis Gonçalves
Presidente da JCB Latam

 

 

 

 

 

 

 

 

"A Sobratema é incansável na defesa dos segmentos de construção e mineração. Também é um motivo de orgulho figurar nas páginas de suas revistas, pela sua credibilidade e, especialmente, por contribuir com estes dois setores. Precisamos de entidades sérias e comprometidas ao nosso lado. E a Sobratema é uma delas."

Roberto Barral
Vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Parabenizamos a Sobratema por seus 30 anos e por sua contribuição fundamental para a evolução do setor, sempre promovendo debates que favorecem o desenvolvimento da indústria da construção e da mineração, além de fomentar continuamente os negócios no Brasil e na América Latina."

Leandro Moura
Gerente de marketing da Manitowoc para a América Latina

 

 

 

 

"A atuação da Sobratema para o desenvolvimento do segmento no país tem sido marcante, com a promoção de importantes eventos e o desenvolvimento de conteúdos de referência. Não podemos deixar de saudar sua equipe, que – mesmo em anos desafiadores – sempre superou os obstáculos, reinventando-se a cada dia e trazendo soluções inovadoras, utilizando a tecnologia como aliada na transformação das ideias."

Walter Rauen
CEO da Bomag Marini Latin America

 

 

 

 

"A Sobratema é um importante parceiro da construção e mineração, que promove a integração entre os fornecedores e clientes do setor, contribuindo para a geração de negócios e o crescimento do país. Motivos pelos quais cumprimentamos a Associação pelos seus 30 anos de atividades."

Chrystian Garcia
Gerente de desenvolvimento de distribuidores da Komatsu

 

 

 

 

 

"Para o Brasil, é muito importante contar com associações como a Sobratema, que estão focadas em fomentar o mercado para o desenvolvimento do setor, sempre disseminando melhores práticas e trazendo inovações. Além de apoiar a indústria e os profissionais, sua atuação contribui para alavancar as discussões necessárias à infraestrutura brasileira."

Monica Araújo
Diretora geral da Messe München do Brasil

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

Sobratema: www.sobratema.org.br

Galeria de Fotos

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E