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Revista M&T - Ed.79 - Out/Nov 2003
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CURIOSIDADES

De robô a mulata sambista, um show à parte.

A M&T Expo 2003, além das novidades tecnológicas, atraiu milhares de pessoas com originalidade e diversão.

Um robô que conversava com os ^ PI visitantes da feira, ria, fazia e respondia perguntas. Duas verdadeiras baianas, com ingredientes e temperos “importados” da terra de Jorge Amado. Miniaturas acionadas por controle remoto, um mágico, recepcionistas com roupas pretas emborrachadas, ferramentas e capacete amarelo, como se estivessem em um grande canteiro de obra. Um bar inteiro, reproduzido em detalhes dentro de um estande e o traço livre e descompromissado de um caricaturista em meio às formas geométricas e precisas dos equipamentos. Uma bela mulata sambando em cima de uma plataforma e uma escultura feita com materiais de desgaste. Essas foram algumas das atrações à parte da M&TEXPO’2003. “O robô faz parte do marketing da escavadeira Robex R210 LC7, da Hyundai, comercializada na América Latina com exclusividade por nós”, revelou Sérgio Antônio Gusman, sócio-diretor da A. Gusman, empresa que representa as marcas Hyundai e Gomaco. O Johnny 8 - nome dado ao brinquedo cibernético, uma cópia do famoso Johnny 5 do cinema - é na verdade um aparato eletrônico comandado remotamente por um comunicador escondido dentro do estande da empresa, falando em um microfone e monitorando o robô e o público, que interage com ele. “Firmamos um contrato para utilizar o robô por três anos com exclusividade em eventos relacionados com o equipamento que comercializamos”, disse Gusman. Totalmente nacional, o “brinquedo” pode variar sua altura desde, 1,55m ate 1,97m, podendo brincar com crianças, jovens e adultos.

MÁGICAS E ACARAJÉS

Duas diferentes “atrações” chamavam a


A M&T Expo 2003, além das novidades tecnológicas, atraiu milhares de pessoas com originalidade e diversão.

Um robô que conversava com os ^ PI visitantes da feira, ria, fazia e respondia perguntas. Duas verdadeiras baianas, com ingredientes e temperos “importados” da terra de Jorge Amado. Miniaturas acionadas por controle remoto, um mágico, recepcionistas com roupas pretas emborrachadas, ferramentas e capacete amarelo, como se estivessem em um grande canteiro de obra. Um bar inteiro, reproduzido em detalhes dentro de um estande e o traço livre e descompromissado de um caricaturista em meio às formas geométricas e precisas dos equipamentos. Uma bela mulata sambando em cima de uma plataforma e uma escultura feita com materiais de desgaste. Essas foram algumas das atrações à parte da M&TEXPO’2003. “O robô faz parte do marketing da escavadeira Robex R210 LC7, da Hyundai, comercializada na América Latina com exclusividade por nós”, revelou Sérgio Antônio Gusman, sócio-diretor da A. Gusman, empresa que representa as marcas Hyundai e Gomaco. O Johnny 8 - nome dado ao brinquedo cibernético, uma cópia do famoso Johnny 5 do cinema - é na verdade um aparato eletrônico comandado remotamente por um comunicador escondido dentro do estande da empresa, falando em um microfone e monitorando o robô e o público, que interage com ele. “Firmamos um contrato para utilizar o robô por três anos com exclusividade em eventos relacionados com o equipamento que comercializamos”, disse Gusman. Totalmente nacional, o “brinquedo” pode variar sua altura desde, 1,55m ate 1,97m, podendo brincar com crianças, jovens e adultos.

MÁGICAS E ACARAJÉS

Duas diferentes “atrações” chamavam a atenção no estande da Metax. Primeiro, duas baianas, que preparavam e serviam acarajés aos visitantes da empresa, entre outros quitutes da culinária soteropolitana. “Nosso fornecedor de abraçadeiras e luvas é a empresa baiana Mitti, daí a idéia de trazer para nosso estande as tradicionais baianas do acarajé de Salvador, uma forma de homenagear um de nossos mais importantes parceiros”, contou Norberto Martiny, gerente de vendas da Metax.

Quem passou por esse estande não foi pego somente pelo estômago. O mágico Issao, fazia uma série de truques ao vivo diante do público da feira. Num deles, um baralho com cartas onde se viam fotos dos produtos Metax era habilmente manipulado por Issao, que as fazia sumir e aparecer, rasgava-as e reapareciam intactas, tudo isso diante dos olhos atentos da plateia maravilhada. O sucesso foi tão grande que a Metax recebeu dezenas de propostas de futuros clientes interessados em seus serviços e produtos, como andaimes e elevadores para obras.

TÚNEL DO TEMPO

A remessa ao seriado norte-americano que marcou grande parte da geração de final dos anos sessenta até meados dos setenta é imediata. Se ali nenhum cientista “se perdeu em épocas passadas ou futuras”, a Asserc em compensação teve o estande mais visitado da M&T’Expo’2003 e, já a partir do primeiro dia, se tornou um ponto de encontro daqueles que estavam sempre e parada obrigatória dos que vinham pela primeira vez. Preservando uma área externa para exposição dos equipamentos de perfuração, uma gruta ocupava o centro do estande, revestida externamente com um material especial simulando rochas. Para completar a analogia com a área de atuação da empresa, sua entrada era formada por um túnel recoberto com fotografias em preto e branco de minerações subterrâneas e obras de escavação e perfuração de túneis, dispostas em ordem cronológica criando uma ilusão de passagem do tempo, nas quais, utilizando técnicas de montagem, os rostos dos trabalhadores foram substituídos pelos da equipe interna da Asserc.

O interior da gruta reproduzia, através de painéis fotográficos com mais de dois metros de altura e unidos sequencialmente de forma a manter a continuidade do cenário, as paredes e dependências do Dom Quixote Pizza Bar, que fica em São Bernardo do Campo (SP). O clima típico de bares paulistanos era reforçado por mesas e cadeiras de madeira envernizada, pelo balcão ao fundo e pelo trânsito dos garçons, servindo aperitivos e chopp.

À parte a admiração unânime dos visitantes, o espaço equilibrou a discussão de negócios à descontração de um happy-hour ao fim de cada dia de feira. Para Marcos Dechechi, sócio diretor da CDM Comunicação e Eventos, empresa que idealizou e concebeu o estande da Asserc, o resultado foi o melhor possível. “A ideia de um túnel veio da Estância Alto da Serra, em Riacho Grande (SP), onde há uma gruta com a imagem de Santa Bárbara, protetora dos que trabalham em minas subterrâneas e túneis, o que remete ao trabalho da Asserc, que comercializa máquinas para perfurar e concretar túneis”, conta. A repercussão do trabalho foi tão boa que, segundo Dechechi, cinco montadores de estandes se interessaram por contatos posteriores e até mesmo delegações estrangeiras, como as da Alemanha e Espanha, foram conhecer o local.

CANTEIRO DE OBRA

A fabricante de pneus Pirelli esteve na M&T Expo’2003 com um estande temático lembrando um canteiro de obras. Recepcionistas vestidas com roupas pretas emborrachadas, cinto com elementos como pilha de tijolos e caixas d’água, além, é claro, dos pneus Pirelli. Tudo como um grande canteiro de obra. De acordo com Ana Paula Cambrea, coordenadora de eventos da Furura Propaganda — empresa responsável pela criação do estande, o custcr benefício foi bastante vantajoso para nosso cliente nesta aplicação. “O impacto foi muito superior ao esperado, com volume de visitantes bastante alto no estande”, considerou.

CARICATURAS


Em meio a milhares de máquinas e peças expostas na feira, com suas formas geométricas, precisas como a matemática, o traço livre e descompromissado de um caricaturista colocava a visão humana da fisionomia dos que passavam pelo estande da Bozza. O resultado prático de colocar um desenhista oferecendo ao público caricaturas foi uma enorme movimentação em todo o espaço ocupado pela empresa.

A ideia veio de uma das funcionárias do departamento de marketing da própria Bozza. Por ter habilidades com o desenho, mas não exatamente a desenvoltura de um caricaturista profissional, sugeriu a contratação de um expert no assunto. Muitos dos que eram desenhados acabavam conversando com os gerentes e vendedores, interessados nos produtos da empresa.

MULATA SAMBISTA

As delegações e os visitantes estrangeiros ficaram especialmente maravilhados com uma bela mulata com roupas carnavalescas que sambava diante do estande de 77 m2 da Bosch Rexroth - empresa especializada em motores e bombas hidráulicas para equipamentos. A idéia bem sucedida foi da dupla Erich Nold, gerente geral da divisão mobil. e Eusébio Valdez Fredes, gerente de reposição hidráulica móbil (VME). “A escolha da mulata teve bom resultado, especialmente em relação aos visitantes estrangeiros, sempre atraídos pelos motivos do Carnaval brasileiro, do samba”, considerou Marcelo Vetorazo, vendedor técnico sênior da Bosch Rexroth.

ESCULTURA EM PEÇAS

Ao passar pelo estande da Siderúrgica Catarinense (Sical), empresa fabricante de ferramentas de penetração no solo, materiais de desgaste e peças rodoviárias, uma escultura de 2 toneladas chamava a atenção pela originalidade e pelo material com que foi construída. Milhares de peças produzidas especialmente pela Sical e soldadas em uma estrutura de aço laminado formavam a obra de arte, concebida pelo artista plástico Jorge Ferro e executada por Sidinei Francisco Velho. Em aço jateado com aplicação de verniz transparente, as peças tomaram uma tonalidade prateada e segundo João Carlos Bet, diretor comercial da Sical, a obra, segundo o autor, mostra unidade, continuidade, evolução e infinito. “Conceitos traduzidos na elaboração deste elemento gráfico tridimensional, que representa simbolicamente a força da Sical”, definiu Ferro.

Quem teve originalmente a idéia de colocar uma escultura de partes e peças de produtos Sical na M&T Expo foi Almiro Cechinel Filho, em conversa com o próprio Bet. “O público ficou muito atraído pela novidade, paravam para ler o memorial da obra de arte, suas características e o nome do autor”, destacou Bet, feliz com o resultado, “além do esperado”.

JLG LANÇA NOVO MODELO NA M&T EXPO

A JLG Latino Americana lançou durante a M&T Expo’2003 a plataforma de lança articulada 450 AJ Série II. Com altura de trabalho de 15 m, alcance horizontal de 7,47 m e plataforma de 0,76 x 1,83 m, o equipamento possui capacidade para acomodar 230 kg. Um dos principais diferenciais deste novo modelo é ser desenvolvido a partir do conceito “First Pass”, uma técnica de desenvolvimento de produto que possibilita executar o projeto da plataforma simulando virtualmente seu funcionamento, ou seja, por meio de computadores, todos os movimentos e situações em que a máquina será submetida, são analisados antes dela ser produzida. O veículo é propelido a diesel, com tração de duas ou quatro rodas (opcional), velocidade de 7,2 km/h, e raio de giro externo de 4,27 m. O que também aumenta a capacidade de acesso é o jib articulado, que permite um posicionamento da lança da plataforma de + 60 graus a 70 graus em relação ao braço principal. A plataforma 450 AJ também conta com um sistema eletrônico ADE (Advanced Design Electronics) que gerencia a performance do equipamento, incluindo sua bomba eletrônica e a atividade de rotação do motor. A JLG também apresentou na M&T Expo’2003 outros modelos de plataformas e de sua linha de tesouras, que inclui mais de 20 modelos, com capacidades de carga que variam de 230 a 1.134 Kg e altura de elevação de 4,57 m até 15,24 m.

LINHA PARA AGREGADOS E MINERAÇÃO

Ao lado dos equipamentos de pavimentação da linha Dynapac, a Metso Minerais também apresentou na M&T Expo’2003 conjuntos de britagem, peneiramento e transporte contínuo. Os destaques foram o britador de mandíbulas Nordberg Cl00, o britador cônico Nordberg série HP, os componentes Trellex para transportadores de correia e a perfuratriz hidráulica Reedrill SD250. Os britadores de mandíbulas Nordberg Série C têm grande aceitação em todo o mundo. Segundo o fabricante, no que se refere à redução primária de materiais duros e abrasivos com eficiência de custos, os britadores da Série C representam o mais elevado know-how técnico e industrial. São 11 modelos de britadores de mandíbulas, desde os pequenos até os de tamanho gigante. Todos os britadores de mandíbulas Série C estão baseados numa revolucionária construção modular sem soldas. Confeccionados com aço especial de alta qualidade, resultando numa disponibilidade alta do britador, britagem eficiente e baixos custos por tonelada de produto. O ajuste da regulagem é rápido e pode ser feito mecanicamente ou por controle remoto através de cunhas hidráulicas. Outro destaque exposto era o britador cônico Nordberg HP 400. Os equipamentos da série HP (High Performance) caracterizam-se por uma perfeita combinação de rotação, excentricidade e perfil da câmara. Esta combinação revolucionou o projeto, propiciando maior capacidade e melhor qualidade do produto gerado, além de se adequar às mais diversas aplicações. Também os componentes Trellex para transportadores de correia puderam ser vistos na feira. Desde mesa de impacto, raspador primário e secundário, mesa e selo de vedação, até rolos e tambores motriz e de retorno.

Conforme a própria Metso, a Reedrill, por solicitações do mercado, lançou a perfuratriz hidráulica SD250 de superfície, desenvolvida para oferecer menor custo inicial de investimento, maior produção, facilidade de operação e manutenção, e também grande durabilidade.

JUMBO: APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO E MINERAÇÃO

No estande da Sandvik, era quase impossível não notar a imensa máquina de cor laranja ocupando boa parte dos 525 m2 do espaço da empresa. O “astro” da indústria de equipamentos suecos era o jumbo de perfuração Tamrock Axera T08S 290C. O Axera TOS, com chassis articulado e uma grande área de cobertura (alcance de até m e largura de 14,4 m), tem aplicação tanto na construção civil quanto na mineração. Equipado com o sistema de controle inteligente TPC 560, o Axera TOS ganha recursos para uma operação mais eficiente e econômica. destaque para os britadores Hydrocones e Jawmaster. A linha Hydrocone pode ser empregada em todos os estágios de britagem, após os britadores de mandíbulas ou giratórios e em jazidas primárias com tamanhos de alimentação no máximo de 300 a 400 mm. No caso do H3800EC (motor elétrico de 200HP), com capacidade de 210 a 240 t/h na abertura de 32 mm, os principais diferenciais são o sistema hidráulico HYDROSET. para regulagem de abertura com carga, a boca de alimentação até 190 mm, os vários tamanhos de excentricidade e o sistema interno de pressurização para vedação contra pó do óleo lubrificante.

Já o Jawmaster 1108 HD (motor elétrico de 150 HP). possui capacidade de 385 a 505 t/h na abertura de 200 mm. tamanho máximo de alimentação de 800 mm e câmara simétrica de britagem. Indicados para a britagem primária, tanto os Jawmaster, quanto os Hidrocones, estão sendo utilizados nas indústrias de agregados, mineração e cimento, em obras de construção e manutenção de estradas e na recuperação de materiais reciclados da construção civil.

UM “OFF-ROAD” QUE ENFRENTA OS ARTICULADOS

Fundador da empresa que originou o grupo há 54 anos, Raul Anselmo Randon estava visivelmente satisfeito durante a M&T Expo’2003 com o lançamento na feira do mais novo integrante da família de produtos da marca: o caminhão fora-de-estrada Randon RK 430C. Especialmente projetado para trabalhos severos em construção civil e mineração, o novo veículo tem capacidade para 30 toneladas, tração 4x4, novo design da caçamba, basculamento de 71° em 8 segundos, menor custo por tonelada transportada, cabine mais espaçosa e isolamento termoacústico, entre outras características. “O RK 4 3 0C é inédito em seu segmento, pois consegue operar em terrenos difíceis onde antes só trabalhavam caminhões articulados”, disse Raul Randon. f) veículo tem motor Scania DS 1195 A diesel, turboalimentado e com potência máxima de 332 hp (229 kW). Sua caçamba basculante tem nova construção reforçada em aço estrutural com vigas de secção "U" revestimento em chapas de aço resistentes ao desgaste USI AR 360. O fundo da basculante é do tipo sandwich, composto de chapa/ madeira/chapa. Possui diferentes configurações para transporte de materiais com peso específico e grau de empolamento diferentes.

Ao lado do novo fora-de-estrada, outro grande destaque: a retroescavadeira Randon RK 406. Lançado em 2002, o equipamento é o único de sua categoria fabricado por uma indústria 100% brasileira, lembra Astor Schmidt, diretor corporativo da Randon. Segundo ele, a retro da Randon já opera em quatro estados brasileiros e dois países sul-americanos. “Um esmerado trabalho de engenharia, apoiado também em consultas a usuários, resultou em um projeto que incorpora qualidades no campo da multifuncionalidade, da economia aliada à potência do conjunto”. Com um índice de nacionalização dos componentes superior à 85%, a retroescavadeira pode ser adquirida através da linha de crédito do Finame.

GERENCIAMENTO ELETRÔNICO

No estande da Cummins, tradicional fabricante de motores mundialmente reconhecidos, a grande estrela era o motor QSB 5.9 (Quantum System B) de 5.9 litros, com gerenciamento eletrônico total, 24 válvulas, disponível na faixa de 190 a 275 HP, atingindo 990 Nm de torque. O novo motor equipa motoniveladoras, pás-carregadeiras, tratores de esteira e compactadores.

Era possível ver também os motores da série A (de 0.9 a 2.3 litros, com potências entre 18 e 60 HP) e os da série B, como o B 4.5, de 4.5 litros para retroescavadeiras, carregadeiras de rodas, escavadeiras hidráulicas e compactadores. Foi igualmente apresentado ao público um grupo gerador de 35 KVA, produzido pela Cummins1 Unidades geradoras e motores. Cummins Power Generation, braço de energia do grupo Cummins.

Os modelos de Power Unit também estiveram presentes na M&T Expo 2003, como uma aposta da Cummins em sua expansão nos mercados de construção e mineração. Trata-se de conjuntos com motor estacionário instalado sobre uma base transportável, que serve como unidade de força para bombas de água, de lama e de incêndio, moto compressores, bate-estacas, especial de alta qualidade, resultando numa disponibilidade alta do britador, britagem eficiente e baixos custos por tonelada de produto. O ajuste da regulagem é rápido e pode ser feito mecanicamente ou por controle remoto através de cunhas hidráulicas.

Outro destaque exposto era o britador cônico Nordberg HP 400. Os equipamentos da série HP (High Performance) caracterizam-se por uma perfeita combinação de rotação, excentricidade e perfil da câmara. Esta combinação revolucionou o projeto, propiciando maior capacidade e melhor qualidade do produto gerado, além de se adequar às mais diversas aplicações. Também os componentes Trellex para transportadores de correia puderam ser vistos na feira. Desde mesa de impacto, raspador primário e secundário, mesa e selo de vedação, até rolos e tambores motriz e de retorno. Conforme a própria Metso, a Reedrill, por solicitações do mercado, lançou a perfuratriz hidráulica SD250 de superfície, desenvolvida para oferecer menor custo inicial de investimento, maior produção, facilidade de operação e manutenção, e também grande durabilidade.

DO METRÔ DE CARACAS AO DE SÃO PAULO

Tecnologia de escavação de túneis do metrô de Caracas pode ser a mesma a ser empregada na linha 4 do metrô de São Paulo.

Dois shields EPB - Earth Pressure Balance ou Pressão Balanceada do Solos — projetados e fabricados pela alemã Herrenknecht AG, estão executando desde o ano passado 5,9 km de túneis para a implantação da linha 4 do metrô de Caracas, na Venezuela. A aquisição dos equipamentos foi assistida pela Asserc, representante da marca no Brasil e que também responde pelo suporte da operação, o que a credencia a participar do processo de classificação, em andamento, para o fornecimento de outros dois shields e para outra linha 4. desta vez, a do Metrô de São Paulo (SP), que terá sua construção iniciada no primeiro trimestre de 2004.

A tecnologia EPB assegura o controle e sustentação da frente de escavação contínua durante o avanço. O monitoramento computadorizado simultâneo da máquina, foi também um dos fatores determinantes para a escolha desse tipo de shield pela Construtora Norberto Odebrecht, que realiza a obra de Caracas. Atualmente, para qualquer formação geológica, existe um equipamento Shield ou TBM capaz de executar a obra pelo método não destrutivo, ou seja, sem qualquer interferência da ou pela superfície. “A escavação de túneis de forma mecanizada se desenvolveu muito tecnologicamente, inclusive porque é inviável o emprego do método destrutivo em projetos de metrô e em cidades do porte de Caracas ou São Paulo”, explica Edson Peev, engenheiro da Asserc.
Integração — Além disso, a tecnologia agregou produtividade na linha Norte-Sul do metrô de São Paulo, construída na década de 70. O avanço diário de escavação era de cerca de 3 metros, enquanto hoje é possível chegar a mais de 30 metros/dia. “A linha 4 tem como característica a grande variação em termos de geologia o que exigirá equipamentos bastante sofisticados”, diz Edson Peev.

No caso de Caracas, a Asserc também deu assistência técnica comercial na compra e dá assistência às composições dos trens, formadas por vagões Mülháuser e locomotivas Schõma • que retiram o material escavado e carregam para a frente de trabalho as aduelas, o “grout” e outros materiais à planta de anéis da Ceresola e aos equipamentos de concreto projetado da marca Aliva, além de ter fornecido os aditivos para concreto e revestimentos impermeabilizantes da Sika e os produtos de condicionamento de solo e graxas especiais para shields da francesa Condat. “Procuramos agrupar empresas que estão acostumadas a trabalhar em sintonia técnica neste tipo de Obra”, explica Peev.

Outro exemplo recente de solução integrada que a Asserc estruturou ocorreu durante a duplicação da rodovia dos Imigrantes, para onde chegou a fornecer 17 equipamentos, entre eles 3 robôs Aliva, com bombas de projeção de concreto AL285, além de guindastes e manipuladores telescópicos da marca Terex, que introduziu no Brasil, mas que deixou de representar, segundo Peev, por ser estranha ao core business da Asserc. A empresa, que realiza tanto a locação quanto a venda dos equipamentos com recompra, também foi responsável por difundir no País o emprego de tubos cravados com equipamentos de frente balanceada para escavações subterrâneas, em substituição ao método tradicional de anéis segmentados de concreto. A nova tecnologia evita problemas de assentamento na superfície durante a execução do projeto, é mais segura para os operadores e proporciona um aumento significativo da vida útil da obra. com diminuição das intervenções de manutenção. Sua aplicação mais recente é no Projeto de Despoluição do Rio Tietê, para a construção de coletores-tronco de esgoto, através do emprego de mini- shields da Herrenknecht AG, representados pela Asserc.

PAVIMENTAÇÃO

A Ciber lançou durante a M&T EXPO 2003 a Vibro Acabadora AF 5000, equipamento com largura de pavimentação de 5,30 m e motor de 105 CV. AAF 5000 nasce com todos as inovações introduzidas no mercado latino-americano pela AF 6000 M (lançada em 2001) e vai além, disponibilizando uma nova mesa compactadora, equipada com sistema de vibração e tamper, garantindo um maior grau de compactação e homogeneidade, além de produzir uma superfície de rolamento livre de imperfeições. Outro destaque foi a Usina Contra-Fluxo Mistura Externa confeccionada em plataforma única. As novas integrantes da completa linha de máquinas e equipamentos voltados para a pavimentação de estradas e rodovias estavam presentes no estande da CMI Cifali - agora uma empresa do grupo Terex. Os visitantes da M&T Expo 2003 puderam ver a usina de asfalto Magnum, a distribuidora de agregados DS 1000, as vibro acabadoras VDA 300 e Série 721BM e o simulador de tráfego. A linha de produtos da empresa inclui também as usinas de asfalto triple drum TD 110 e TD 180, as usinas de asfalto Road Diamond RD 110 e RD 80, as usinas Linha Eco (móvel e fixa), a usina gravimétrica, as usinas de solos/CCR portáteis, as vibro acabadoras séries VDA 206, 400, 411, 421,600, 621, 700 e 721.

A extensa gama de produtos CMI Cifali inclui ainda a pavimentadoras Bid-Well 5000, as pavimentadoras de concreto SF 3004, HVW, as usinas de asfalto a frio móveis Multiflex 12 e 8, as estabilizadoras RS 325 e 425, as recicladoras e estabilizadoras com asfalto expandido, a fresadora 300 BR e os espargidores rebocável e montado sobre caminhão. A empresa presta também serviço de rebuilding, isto é, de remanufaturamento dos equipamentos usados.

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