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Revista M&T - Ed.87 - Fev/Mar 2005
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FUSÃO

CNH consolida marca global

FiatAIlis, Kobelco, Fiat Kobelco, O&K e New Holiand Construction já fazem parte do passado. Toda essa tecnologia agora é "New Holiand".

O Grupo CNH decidiu reunir em uma única marca global as suas linhas de equipamento de construção das marcas FiatAIlis, Kobelco, Fiat Kobelco, O&K e New Holiand Construction. A partir de fevereiro, todas elas ganharam a deno minação New Holiand". A Case, de atuação mundial, que também pertence ao grupo, permanece sendo a outra marca global da CNH.
A criação da nova marca New Holiand consolida a estratégia de atuação global da CNH, pois as cinco marcas que lhe deram origem ou tinham atuação regional ou estavam restritas a algumas linhas de equipamentos. A Kobelco, por exemplo, era uma marca especializada em escavadeiras. A O&K (Orenstein and Koppel), por outro lado, era forte basicamente na Alemanha. Havia um complicador também no caso da Fiat - que era FiatAIlis na América Latina e Fiat Kobelco na Europa. A única exceção talvez fosse a New Holiand Construction, que tinha representação global, mas oferecia produtos diferentes nas diferentes regiões.
Importante do ponto de vista empresarial, a criação da marca New Holiand, de acordo com a CNH, também poderá beneficiar seus usuários. O mercado latino-americano passa a usufruir de um gerenciamento global de reposição de peças, além de poder contar com know-how mundial tanto na tecnologia quanto na assistência técnica de seus produtos. Além disso, em médio prazo, esses clientes participarão de um novo mercado mundial de equipamentos usados da marca New Holiand, o que, conseqüentemente, aumentará o valor de revenda do equipamento nacional.
Nomenclatura - Os novos nomes e as numerações dos equipamentos estão relacionados à herança de todas as marcas que compõ a New Holiand. Alguns produtos mantêm a mesma nomenclatura da FiatA llis para o mundo inteiro, enquanto outros mantêm aqueles relacionados com a New Holiand Construction ou a Fiat Kobelco, por exemplo. Os critérios de escolha foram performance e


O Grupo CNH decidiu reunir em uma única marca global as suas linhas de equipamento de construção das marcas FiatAIlis, Kobelco, Fiat Kobelco, O&K e New Holiand Construction. A partir de fevereiro, todas elas ganharam a deno minação New Holiand". A Case, de atuação mundial, que também pertence ao grupo, permanece sendo a outra marca global da CNH.
A criação da nova marca New Holiand consolida a estratégia de atuação global da CNH, pois as cinco marcas que lhe deram origem ou tinham atuação regional ou estavam restritas a algumas linhas de equipamentos. A Kobelco, por exemplo, era uma marca especializada em escavadeiras. A O&K (Orenstein and Koppel), por outro lado, era forte basicamente na Alemanha. Havia um complicador também no caso da Fiat - que era FiatAIlis na América Latina e Fiat Kobelco na Europa. A única exceção talvez fosse a New Holiand Construction, que tinha representação global, mas oferecia produtos diferentes nas diferentes regiões.
Importante do ponto de vista empresarial, a criação da marca New Holiand, de acordo com a CNH, também poderá beneficiar seus usuários. O mercado latino-americano passa a usufruir de um gerenciamento global de reposição de peças, além de poder contar com know-how mundial tanto na tecnologia quanto na assistência técnica de seus produtos. Além disso, em médio prazo, esses clientes participarão de um novo mercado mundial de equipamentos usados da marca New Holiand, o que, conseqüentemente, aumentará o valor de revenda do equipamento nacional.
Nomenclatura - Os novos nomes e as numerações dos equipamentos estão relacionados à herança de todas as marcas que compõ a New Holiand. Alguns produtos mantêm a mesma nomenclatura da FiatA llis para o mundo inteiro, enquanto outros mantêm aqueles relacionados com a New Holiand Construction ou a Fiat Kobelco, por exemplo. Os critérios de escolha foram performance e aceitação nos mercados.

As fábricas já estão alinhadas para fabricação da nova marca global. Entre as quais as unidades de Contagem (MG), a instalação mais diversificada do grupo, que passará a fabricar produtos das marcas Case e New Holland. Todas as demais fábricas — três na Itália, uma na Alemanha, quatro nos EUA e uma no Japão — assim como os centros de pesquisa, desenvolvimento e de distribuição atuais da CNH serão mantidos.
A marca da New Holland fornecerá uma linha completa de produtos leves e pesados. No mundo, serão 41 modelos pesados básicos, que pertencerão a cinco linhas de produtos, e 30 modelos de equipamentos leves, que pertencerão a sete linhas de produtos. No total, serão 71 modelos básicos e 12 linhas de produtos.
No Brasil serão produzidas cinco linhas com 18 modelos, sendo cinco modelos de pás-carregadeiras, três modelos de motoniveladoras, dois modelos de retroescavadeiras, quatro modelos de tratores de esteira (sendo um florestal), um de escavadeira hidráulica e um de colheitadeira florestal. Além de duas minicarregadeiras e outros equipamentos de maior porte, como escavadeiras e carregadeiras, que serão importadas dos EUA.

Distribuição - A rede de distribuidores no Brasil não sofrerá alterações. A CNH está desenvolvendo uma série de ações para fortalecer concessionários FiatAUis diante da nova realidade. No Brasil, a rede de distribuição de equipamentos para Construção New Holland terá 39 pontos de venda e assistência técnica, cobrindo todo o território nacional. Dentre elas, a implantação do novo programa de padronização dos concessionários para a nova marca, chamado Dealer Standards New Holland, que visa a estabelecer padrões de excelên cia na prestação de serviços e suporte.

Atualmente, a FiatAUis oferta uma gama completa de produtos e detém cerca de 17% do mercado nacional.
Segundo o diretor comercial da FiatAUis e New Holland no Brasil e Mercosul, Gino Cucchiari, esse percentual, com a chegada da New Holland, não somente vai permanecer como tende a aumentar em longo prazo. "A FiatAUis está mudando a sua presença nacional em uma marca mundial, com um sistema global de peças de reposição e assistência técnica, além de um know' how tecnológico global."

Equisul chega a São Paulo como dealer New Holland
A Equisul, concessionária que representa a New Holland no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assumiu também o mercado paulista. "Temos que oferecer um serviço diferenciado e abrangente porque o mercado de São Paulo é muito heterogêneo. Temos usinas, ceramistas, mineradoras, concreteiras e construtoras de grande, médio e pequeno portes, além do mercado de varejo, com prestadores de serviço e locatários", explica o engenheiro civil Vicente Cracasso, gerente geral da Equisul em São Paulo.
Em médio prazo, a concessionária planeja recuperar a participação, entre 20/o e 25%. Para alcançar esses números, a empresa também quer estar mais próxima do cliente e vai abrir filiais em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Cam
pinas no primeiro semestre do próximo ano. Na capital, a filial foi montada em instalações próprias, onde trabalham cerca de 60 pessoas, na avenida Santa Marina, 2.230, na Freguesia do Ó.
A Multirental Locação de Máquinas e Equipamentos, criada pela CNH em 2001, foi adquirida pela Equisul com o objetivo complementar as opções de negócios da filial de São Paulo e expandir a atuação da empresa por todo o Brasil, em parcerias com outras concessionárias da marca. "Com a Multirental, nós podemos antecipar a tendência de negócio e oferecer o produto adequado, de acordo com as condições que o empresário está vivendo naquele momento", diz
Cracasso, que foi o executivo da CNH responsável por implantar a Multirental. Atualmente, a Multirental dispõe de mais de 70 máquinas. Mas o objetivo é de crescimento de 40% sobre inventário atual, sendo 70% para máquinas de cons
trução e 30% para os equipamentos agrícolas. "Em muitos mercados há um encontro da necessidade desses dois tipos de equipamentos, por isso a necessidade de se trabalhar com o agrícola e o de construção." A Equisul também possui um estoque de máquinas usadas com mais de 25 unidades e aposta nesse mercado para atender os pequenos empresários. Vicente Cracasso avalia que a venda de máquinas usadas deve ficar em torno de 20% a 30% do total de
máquinas novas.
A filial de São Paulo também será a responsável por fazer os pedidos de peças à fábrica, que depois serão despachados para a filial que os solicitou. O estoque tem hoje oito mil itens e um total de aproximadamente 90 mil peças, o que permite atender de imediato até 85% dos clientes. O objetivo é chegar a 90%, aumentando o estoque para 15 mil itens. Nos 10% restantes, o atendimento é de 24 a 48 horas. Outra novidade do pós-venda é o departamento de peças e componentes remanufaturados, também implantado com o objetivo de dar rapidez ao atendimento de pós venda.

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