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Revista M&T - Ed.71 - Jun/Jul 2002
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CORPORATIVO

Cat X Cat

Os testes da Caterpillar, que comprovam a maior produtividade nas operações de carregamento de caminhão e abertura de valetas da nova escavadeira hidráulica 330C, em relação ao modelo anterior.

A escavadeira hidráulica 330C, recém-lançada pela Caterpillar Brasil, é um produto mundial, top de linha da marca, e representa um novo estágio tecnológico em relação ao modelo anterior da família 300 - a 330 série B. O "upgrade" mais evidente é o aumento de 11% na potência do motor e de 2% no torque de giro. A taxa de fluxo na 330C também é 1 7% superior, resultando em tempo de ciclo mais rápido. Para comprovar os ganhos de produtividade e desempenho entre um modelo e outro, a Caterpillar colocou lado a lado as duas escavadeiras, trabalhando nas mesmas condições operacionais.
A 330B e a 330C operaram conjuntamente, por exemplo, no carregamento de um caminhão basculante de 11 toneladas métricas, no mesmo nível e g


Os testes da Caterpillar, que comprovam a maior produtividade nas operações de carregamento de caminhão e abertura de valetas da nova escavadeira hidráulica 330C, em relação ao modelo anterior.

A escavadeira hidráulica 330C, recém-lançada pela Caterpillar Brasil, é um produto mundial, top de linha da marca, e representa um novo estágio tecnológico em relação ao modelo anterior da família 300 - a 330 série B. O "upgrade" mais evidente é o aumento de 11% na potência do motor e de 2% no torque de giro. A taxa de fluxo na 330C também é 1 7% superior, resultando em tempo de ciclo mais rápido. Para comprovar os ganhos de produtividade e desempenho entre um modelo e outro, a Caterpillar colocou lado a lado as duas escavadeiras, trabalhando nas mesmas condições operacionais.
A 330B e a 330C operaram conjuntamente, por exemplo, no carregamento de um caminhão basculante de 11 toneladas métricas, no mesmo nível e girando 90°, em uma pedreira no Japão. Embora ambas trabalhassem com uma lança R, com braço de 3,2 m e caçamba de 1,4 m3, o ciclo da 330C, em função de sua potência e torque de giro, foi 8% mais rápido que o da 330B, somados os tempos de carregamento, de giro carregada, despejo e giro vazia.

A produtividade foi de 935 ton./h para a primeira e de 820 ton./h para a segunda, equivalendo a uma diferença de 12%.
m outro teste, no campo de provas da Caterpillar em Peoria (EUA), as duas máquinas foram utilizadas na escavação de valetas da largura de suas caçambas, com 4 m de profundidade e 27 m de comprimento. Também nesse caso, a 330B acabou em desvantagem, com uma produção 10% menor - 307 m3/h contra 340 m3/h, cargas úteis menores por caçamba e ciclo de tempo 7% mais lento.
Adicionalmente, testes de aceleração realizados pela fabricante, com os dois equipamentos, com tomadas de tempo de giro a cada 30 segundos, demonstraram que a aceleração da 330C foi de 4 a 6% mais rápida que a da 330B. Outra vantagem foi o melhor desempenho do sistema de arrefecimento, já que na 330C o arrefecedor de óleo é instalado atrás da cabina, evitando sua interferência no radiador e permitindo uma boa ventilação. Nesse quesito, foi possível comprovar uma eficiência 12% superior que o da 330B, mesmo com uma colmeia menor, através da troca do material e formato das aletas.
Outro diferencial notado foi a válvula de controle adicional, que permite o acréscimo de três válvulas auxiliares para permitir o uso de várias ferramentas hidráulicas. Já na 330B, justamente pela inexistência dessas válvulas, qualquer instalação de ferramentas especiais exige a modificação da estrutura da escavadeira. O mesmo acontece com o sistema de controle de ferramenta que tem opções desde um simples circuito unilateral dedicado até um sistema programável para controle eletrônico das válvulas empilháveis, ajuste do fluxo e da pressão e mudança entre uma ou duas bombas, também não disponível no modelo da série anterior. Além do sistema hidráulico para controle de ferramenta, outros dois pacotes vêm instalados de fábrica o de rompedor e o de mandíbula.
Durante a operação da 330C, também não foi preciso optar pela prioridade do giro ou da lança, mantendo-se ambas. Outros recursos adicionais no projeto da 330C também contribuíram para melhoria das condições operacionais e de manutenção, em relação ao modelo 330B. Os filtros hidráulicos e os do motor foram centralizados em dois pontos, facilitando o acesso, em lugar de três como ocorre na 330B. Já a lubrificação dos pinos frontais da articulação, com exceção dos pinos que circundam a caçamba e são autolubrificantes, teve seu intervalo aumentado de 50 para 100 horas.
A cabina do operador teve seu espaço interno aumentado enquanto o painel do monitor foi diminuído, ganhou mensagens escritas na tela, comunicação em até sete idiomas e capacidade de armazenar informações sobre manutenção. A claraboia é maior e foi instalada uma janela do lado direito, o apoio para o braço tem ajuste de altura e o assento é bi cromático com dois níveis de dureza - o maior, para dar suporte ao corpo diminuindo a fadiga durante operações longas. A nova configuração da cabina também permite, ao contrário da 330B, que o Sistema de Proteção Contra Queda de Objetos (FOGS) seja aparafusado diretamente nela.

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